GRUPO DE ESPECIALISTA DE DESPESA COM SERVIÇOS TERCEIRIZADOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

Braço Nordestino da SEF
Principais erros em auditorias
Divulgação da IN 015/TCER-2005
Controladoria Geral do Estado de Alagoas
INFORMAÇÕES COMPLEMENTARES
NORMA DE EXECUÇÃO SRA Nº 01, DE 19 DE JUNHO DE 2011
Rita de Cássia T. S. Ribeiro
Unidade II: Contratos administrativos Noções Gerais
Gestão Financeira de Projetos PROGRAMA NACIONAL DE APOIO À GESTÃO ADMINISTRATIVA E FISCAL DOS MUNICÍPIOS BRASILEIROS - PNAFM.
ORIENTAÇÕES PARA COMPRA DE SERVIÇOS DE SAÚDE
O modelo OS do Espírito Santo e a gestão e controle das organizações qualificadas Flávio Alcoforado
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
FREQÜENTES EM PROCEDIMENTOS
REGISTRO DE PREÇOS.
Férias CLT: Artigos 129 a 153.
Jornada Noturna Art. 73 CLT.
Programa Natura Semear
CONTRATO ADMINISTRATIVO
TERCEIRIZAÇÃO: Solução ou problema ?
Departamento de Material e Serviços Auxiliares
GERENCIAMENTO DE AQUISIÇÕES PMBOK
RETENÇÃO NA FONTE E SUBSTITUIÇÃO TRIBUTÁRIA
A Transparência Pública e a Responsabilidade da Guarda da Informação.
CGEB Coordenadoria de Gestão da Educação Básica
SERVIÇOS TERCEIRIZADOS
CONTROLE DE EXECUÇÃO E PAGAMENTO DE HORAS EXTRAS
SEPLAG ORIENTAÇÕES SOBRE A PROGRAMAÇÃO OPERATIVA DE 2008 E PROCEDIMENTOS PARA EXECUÇÃO DOS PROJETOS DO MAPP.
Gestão de Processos Administrativos na ANEEL
Conceito Legal Equipamento de Proteção Individual é todo dispositivo ou produto, de uso individual, utilizado pelo trabalhador, destinado a proteção de.
Coordenação de Material e Patrimônio
Prof. Carlos Ruberto Fragoso Jr.
Comunicação com controle e baixo custo. Atualizada em 01/11/2009.
Terceirização de Serviços na Administração Pública.
Alterações introduzidas pela Lei Complementar nº 147, de 7 de agosto de 2014, acerca do Estatuto da Micro e Pequena Empresa (Lei Complementar nº 123, de.
Controladoria-Geral da União 1 DIÁLOGO PÚBLICO 2005 Qualidade dos Gastos Públicos: Contribuições dos Órgãos de Controle à Gestão Municipal.
Sávio Mespollet Perdigão Gerente de Atendimento Mobiliário Secretaria Municipal de Finanças.
CURSO DE PÓS GRADUAÇÃO Direito Processual do Trabalho Programa TRT Campinas Prof. Gabriel Lopes Coutinho Filho 1º sem/2015 DIREITO INDIVIDUAL E TUTELAR.
COMO O GOVERNO COMPRA: Análise e Procedimentos Adotados
LICITAÇÕES E CONTRATAÇÕES PÚBLICAS
Título do evento Rogerio da Silva Fernandes Auditor-Chefe Substituto Auditoria Interna do Inmetro – Audin Reunião Regional Sul e Sudeste 28 a 31/7/2014.
Auditoria Interna do Inmetro – Audin
Licitação e Contratação para Prestação de Serviços Uma Visão do TCM/SP
Profª. Patrícia Barreto
Estágio Supervisionado
Ponto Informatizado Gestor/ Colaborador (Implantação CESVI – Junho/07)
Falhas freqüentes em procedimentos de licitação e contratos
HISTÓRICO LEGISLATIVO
COORDENAÇÃO DE SAÚDE PROFISSIONAIS:
INTRUÇÃO NORMATIVA 001/2007 Dispõe sobre a prestação de contas dos convênios no âmbito da Prefeitura Municipal de Charqueadas.
Controle dos gastos públicos Fabiano de Oliveira Luna Analista de Controle Externo O Tribunal de Contas da União na promoção da cidadania e do controle.
TRÂMITE PROVIDÊNCIAS ADMINISTRATIVAS E TOMADA DE CONTAS ESPECIAL
Atenção TESOURARIA E GESTÃO DOS RECURSOS: __Movimentação de recursos financeiros em Instituições Financeiras não oficiais. art.164§3ºCF __ Não aplicação.
Tribunal de Contas da União Secretaria de Controle Externo no Mato Grosso Falhas Freqüentes em Procedimentos de Licitação e Contratos.
Gestão e Fiscalização de Contratos (tópicos selecionados) Ronaldo Corrêa Chefe do Setor de Administração e Logística Polícia Federal em Sergipe 1.
Programa Jovem Aprendiz
Definição Serviços Contínuos São aqueles que têm como característica principal o prazo de vigência. requerem prestação continuada para atender necessidades.
PREFEITURA MUNICIPAL DE VITÓRIA SECRETARIA DE TURISMO TRABALHO E RENDA CAPACITAÇÃO: AMARIV e ASCAMARE - ATRIBUIÇÕES DA DIRETORIA - PROCEDIMENTOS ADMINISTRATIVOS.
Atividades e atos administrativos Aula 17 Contratos administrativos.
ROTINAS PARA OS FISCAIS DE CONTRATOS
ORIENTAÇÕES PARA ELABORAÇÃO DE TERMO DE REFERÊNCIA / PROJETO BÁSICO
O CONTROLE DE CONTRATOS NA ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA FEDERAL Assegurar que o objeto contratado seja efetivamente realizado, no tempo e modo devidos, com o.
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
CAUTELAS A ADOTAR NO MONITORAMENTO DOS CONTRATO A postura do fiscal servidor público Fundamento da fiscalização do contrato Artigo 67 da Lei 8.666/93 Súmula.
1. - Facilitam a adequada instrução processual; - Agilizam a elaboração de editais, termos de referência e contratos; - Viabilizam análise jurídica mais.
TERCEIRIZAÇÃO Súmula 331 do TST Nova Redação - Res. 174/ DeJT 27/05/2011 Temos uma relação terceirizada quando a empresa tomadora contrata uma empresa.
CENTRO ADMINISTRATIVO, FINANCEIRO E INFRAESTRURURA – CAF O.T
 ELEMENTOS PRIMORDIAIS:  O QUE?  QUANDO?  COMO?
Transcrição da apresentação:

GRUPO DE ESPECIALISTA DE DESPESA COM SERVIÇOS TERCEIRIZADOS GED TERCEIRIZADOS

TERCEIRIZAÇÃO CONCEITO DE TERCEIRIZAÇÃO É a contratação de serviços por meio de empresa intermediária COMO FUNCIONA A TERCEIRIZAÇÃO NO ÂMBITO DO PODER PÚBLICO? A administração pública, por meio de processo licitatório, contrata empresas especializadas para desempenharem atividades-meio: atividades acessórias que não fazem parte do objetivo institucional do órgão ou entidade Não há qualquer transferência de gestão do serviço público ao privado; o que existe é uma forma de execução indireta, regida por cláusulas contratuais que determinam quais os serviços e a forma pelos quais esses serão fornecidos à Administração

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS – ART. 173 DA LC 381/2007 SERVIÇOS QUE PODE TERCEIRIZAR serviços de conservação limpeza segurança vigilância transportes informática copeiragem recepção mensagens reprografia telecomunicações manutenção de veículos outros SERVIÇOS QUE NÃO PODE TERCEIRIZAR atividades que façam parte da finalidade do órgão/entidade atividades que sejam inerentes às categorias funcionais abrangidas pelo plano de cargos EXCEÇÃO: cargo extinto, total ou parcialmente, no âmbito do quadro geral de pessoal Não haverá vínculo empregatício entre o órgão/entidade contratante e o empregado da contratada

SERVIÇOS TERCEIRIZADOS SERVIÇOS CONTÍNUOS são considerados serviços auxiliares e necessários à Administração Pública que, se interrompidos, podem comprometer a continuidade de suas atividades PRORROGAÇÃO DO CONTRATO Duração da contratação em mais de um exercício financeiro, art. 57, II, da Lei nº 8.666/93 previsão no edital e contrato comprovação de condição mais vantajosa para Administração

GARANTIA CONTRATUAL COMPROVANTE DE PRESTAÇÃO DE GARANTIA Prazo de apresentação: 10 dias úteis, da data da assinatura do contrato Valor: correspondente a 5% do valor contratual Validade: período de vigência do contrato Modalidades de garantia: art. 56, §1°, incisos I, II e III, da Lei nº 8666/93 DECISÃO DO TCU – ACÓRDÃO N° 859/2006 “O agente público que deixa de exigir da contratada a prestação das garantias contratuais, conforme previsto no art. 56 da Lei n° 8.666/1993, responde pelos prejuízos decorrentes de sua omissão”

CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Os contratos de prestação de serviços possuem o objetivo único de contratar a atividade que será prestada pela contratada, não importando quem fará o serviço Esse é o tipo de contratação lícita, pois nesse caso, o que importará é o resultado final: o serviço prestado A mão-de-obra empregada é de responsabilidade exclusiva do contratado

Prestação de serviços terceirizados # Locação de mão-de-obra CONTRATAÇÃO DE SERVIÇOS TERCEIRIZADOS Prestação de serviços terceirizados # Locação de mão-de-obra Mão de obra locada é a contratação de profissional que efetuará os serviços da contratante Locação de mão de obra é vedada pelo art. 37, II da CF/88 e art.21 do Anexo I do Dec. 2.617/09 COMO EVITAR A CONTRATAÇÃO DE LOCAÇÃO DE MÃO DE OBRA? definir o objeto como prestação de serviço terceirizado estabelecer cláusulas objetivas que evitem entendimento diverso afastar qualquer hipótese de formação de vínculo empregatício com a Adm.

PAPEL DA FISCALIZAÇÃO DESIGNAÇÃO DO GESTOR E FISCAL DE CONTRATO POR PORTARIA mecanismos de controle registro de ocorrências relatório de medição carta de colaborador Nota fiscal GRF(FGTS), GPS, CND-SEF, ISS comprovantes quitação dos encargos trabalhistas e previdenciários resumo folha de pagamento lista empregados, postos, carga horária RE – SEFIP nº de postos aplicação de penalidades por inexecução e execução parcial (lista de imperfeição)

PAPEL DO GESTOR DO CONTRATO EXECUTAR ATOS ADMINISTRATIVOS aprovar o planejamento com a justificativa da necessidade da contratação aprovar a minuta do edital e do contrato e autorizar a realização da contratação e sua prorrogação representar a Administração contratante na celebração dos ajustes (contrato e aditivos) aprovar e determinar os pagamentos do serviço, conforme apontado no Relatório de Medição, baseado no Formulário de Ocorrências (glosas) abertura de processo administrativo para apurar eventuais sanções à contratada

FALHA NA GESTÃO - ALTERAÇÃO VERBAL DO CONTRATO INEXISTÊNCIA DE TERMO ADITIVO Lei 8.666/93* Art. 60.  (...) Parágrafo único.  É nulo e de nenhum efeito o contrato verbal com a Administração, salvo o de pequenas compras de pronto pagamento, assim entendidas aquelas de valor não superior a 5% (cinco por cento) do limite estabelecido no art. 23, inciso II, alínea "a" desta Lei, feitas em regime de adiantamento. Exemplos POSTO SERVIÇO HORÁRIO CONTRATADO HORÁRIO REALIZADO Jardineiro 8h (dom a dom) 8h45min (seg a sex) Zelador Servente 12x36 (intrajornada) 11 horas

PLANEJAMENTO DA CONTRATAÇÃO definir quais são os serviços que são passíveis de terceirização, certificando-se de que os mesmos não fazem parte de atividades-fim do órgão ou entidade realizar estudos para quantificar o número de postos de serviços para o cumprimento das atividades especificar os postos a serem contratados, os locais onde serão prestados os serviços, a carga horária empregada e a periodicidade do serviço justificar a contratação de serviço com jornada 12x36, a superior a 6 horas, bem como a noturna especificar as qualificações técnicas indispensáveis para o cumprimento de determinadas atividades definir exaustivamente as atividades a serem executadas de cada posto contratado: descrição dos serviços especificar, detalhadamente, na planilha de custos a descrição dos EPIs e dos equipamentos que serão utilizados definir o modelo de uniforme a (tipo de camisa verão/inverno, calça, sapato, guarda-pó, etc.) e a periodicidade da troca ?????? necessidade de preposto e/ou encarregado (líder de grupo)

PAPEL DO REPRESENTANTE DA CONTRATADA INTERMEDIÁRIO ENTRE A CONTRATANTE E A CONTRATADA preposto, encarregado, líder de grupo Edital: previsão de se manter no local da prestação do serviço um representante da empresa contratada sem que se configure 1 posto de serviço FUNÇÃO DO PREPOSTO coordenar a execução do serviço (distribuição terceirizados) responsável pela ficha ponto, vale transporte, vale alimentação, contra-cheque verificar as ausências, substituições e outras situações que comprometam a prestação dos serviços atender aos terceirizados em suas necessidades aplicar eventuais advertências aos terceirizados (verbais e escritas) encaminhar registros de ocorrência à empresa para: manifestação de defesa, correção do serviço ou aplicação de glosa

PAPEL DO FISCAL DO CONTRATO O fiscal será responsável pelo acompanhamento diário, verificando se o contrato está sendo executado conforme seus termos e gerando informação para o gestor

DA FISCALIZAÇÃO acompanhar a execução do contrato registrar as ocorrências relacionadas à execução do contrato e arquivá-las em processo específico informar ao gestor sobre eventuais vícios e irregularidades não sanadas, propor sanções e/ou rescisão contratual determinar a contratada o dever de regularizar eventuais incompatibilidades entre os serviços entregues e os contratado propor ao gestor a realização de alterações contratuais elaborar documento sintetizando o histórico de gerenciamento do contrato com registros formais de todas as ocorrências positivas e negativas da execução do contrato, por ordem histórica

PERIGOS DA CONTRATAÇÃO: DESVIO DE FUNÇÃO Exemplos de casos Instrutor de informática (office boy, digitador) Recepcionista (digitador, telefonista) Digitador (SIGEF, caixa) Zelador (servente, caixa) Servente (digitador, zelador)

PERIGOS DA CONTRATAÇÃO: VÍNCULO E SUBORDINAÇÃO Poder de mando ou chefia aos empregados da contratada COMO PROCEDER? Evitar a comunicação direta do servidor com o terceirizado, exceto com relação às atividades contratadas (importância do detalhamento do serviço no edital) Não interferir nas questões empregatícias do terceirizado: horário de chegada/saída, férias, sistema de compensação, troca de jornada, troca de posto de serviço (“promoção”) Não autorizar o terceirizado a faltar ou a compensar a sua falta (não cabe ao servidor aceitar atestado médico) Não autorizar o terceirizado a se apresentar sem uniforme ou sem identificação

PERIGOS DA CONTRATAÇÃO: DESVIO DE FUNÇÃO A contratação de terceirizado para um posto e a sua alocação em outra atividade que não a contemplada na descrição do serviço Isso se chama disfunção! A contratante deve estar sempre de olho para que isso não aconteça !!!

DIGNÓSTICO DAS VISITAS ausência de acompanhamento e fiscalização desconhecimento de normas (edital, CLT, Decreto) por parte dos gestores descumprimento do contrato pela contratada desvio de função e ausência de controle de presença inexistência de registros de correções/aplicação de sanções deficiência na documentação para liquidação e pagamento

METODOLOGIA UTILIZADA ENTREVISTA COM GESTORES E FISCAIS ENTREVISTAS AOS TERCEIRIZADOS = “TODOS” DIAGNÓSTICO = INFORMAÇÕES BOAS PRÁTICAS

ENTREVISTA GESTOR E FISCAL

PLANEJAMENTO PARA NOVA CONTRATAÇÃO

REGISTRO DE OCORRÊNCIAS FORMULÁRIO DE OCORRÊNCIAS E/OU CORREÇÕES DOS SERVIÇOS FORMULÁRIO DE OCORRÊNCIAS E/OU CORREÇÕES DOS SERVIÇOS CONTRANTE: CONTRATADA: Nº Contrato: Mês: Postos de serviço: Data do evento Ocorrência observada e/ou correção solicitada: Data e Visto preposto Foram tomadas providências? Glosar despesa? Observações: ____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ Data: _____/____/_______.

DEFICIÊNCIA DE FISCALIZAÇÃO UNIFORME Modelos de uniformes não conhecidos previamente Dificuldades dos terceirizados no recebimento de uniformes Distância entre o local de serviço e a empresa Horários e dias de entrega Falta de peças (sazonalidade e tamanho) Quantidade de uniformes insuficiente para atendimento Sapato desconfortável, em número insuficiente, não aderente, inapropriado para uso prolongado * CARTÃO PONTO Falta de preenchimento Todo preenchido Hora-extra Somente assinado

UNIFORMES E EPIs

PREENCHIMENTO DE CARTÃO PONTO Legenda: cartão com registro indicando hora extra Legenda: cartão com registro antecipado em 2 dias. O dia da visita foi em 03/10 e o registro data de 05/10.

CONTROLE DE AUSÊNCIA / AFASTAMENTO MODELO DE CARTA DE APRESENTAÇÃO DE COLABORADOR/VOLANTE AO CLIENTE: POSTO: Apresentamos por meio deste o(a) colaborador(a) ______________________, identificação funcional nº ____________________, na função de ___________________ em substituição ao(a) colaborador(a) _________________________ Motivo da Substituição: ( ) Implantação ( ) Afastamento ( ) Falta ( ) Férias ( ) Serviço Extra ( ) Atestado Médico ( ) Solicitação do cliente ( ) Demissão ( ) Reforço ( ) Outro ______________________ Horário de trabalho: _________________ Esta substituição será pelo período de _____ dias _________________________ _________________________ Assinatura do cliente Assinatura do Preposto

INADEQUADA DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES EDITAL – SERVIÇO DE COPEIRA EM HOSPITAL DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES ÁREA ADMINISTRATIVA E ÁREA HOSPITALAR responder pela cozinha e pela copa da Secretaria responder pelo atendimento aos servidores da Secretaria responder pelos serviços gerais da Secretaria controlar os estoques de água, café, gêneros alimentícios e utensílios da sala de lanche responder pela guarda de materiais e equipamentos localizados na copa … responder pela organização do serviço de limpeza e controle de estoque de materiais … exercer outras atividades afins ou compatíveis com as atribuições do cargo

INADEQUADA DESCRIÇÃO DE ATIVIDADES CONTRATO - SERVIÇOS DE VIGILÂNCIA - DESCRIÇÃO DAS ATIVIDADES “ (...) dentre outras atividades típicas do serviço” Função de recepcionista e portaria = em diversos hospitais e órgãos Atendimento a pacientes neurológicos e sob custódia judicial = Hospital IPQ manutenção da segurança dos internos e dos técnicos em enfermagem imobilização de paciente com surto psicótico para ministração de medicamentos resgate de pacientes, na ocasião de fuga Recomendação reavaliação das atividades executadas pelos vigilantes em todos os hospitais avaliação das atribuições do corpo técnico dos hospitais contratação de recepcionistas posto permanente PM para atuar na guarda de pacientes custodiados - Lei nº 10.216/2001.

SANÇÕES As empresas que não cumprirem as normas de licitação e as obrigações contratuais assumidas estarão sujeitas às sanções e penalidades estabelecidas na Lei Federal nº 8.666, de 21 de junho de 1993 e no Decreto Estadual nº 2.617, de 16 de setembro de 2009, quais sejam: I – Advertência II - Multa III – Suspensão IV – Declaração de inidoneidade para licitar e contratar com a Administração Pública, em caso de faltas graves apuradas através de processo administrativo.

GED TERCEIRIZADOS OBRIGADA! Fabiana Ribeiro Borges Josane Mara Maciel