I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO 2009-2011 CAMPUS FLORESTAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Bem-vindos!.
Advertisements

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
FACULDADE METROPOLITANA
CANDIDATA AO CARGO DE DIRETOR(A) DO DEDC XV
Capacitação de Coordenadores de Cursos de Graduação
Formação e Produção Científica e Tecnológica na Educação Profissional Integrada à Educação de Jovens e Adultos – Um Projeto em Parceria - Apresentadora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
UnisulVirtual – Educação Superior a Distância
Coordenação Geral de Educação em Direitos Humanos
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
Apresentação do Campus Porto Alegre
Compromisso Todos pela Educação Decreto n. 6
PLANO DE GESTÃO.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
PROGRAMA DE INSERÇÃO DO NOVO SERVIDOR À VIDA NO CAMPUS
Decreto nº de 24 de abril de 2007
SENSIBILIZAÇÃO A comunidade é convidadada para o engajamento na inadiável tarefa de definir os compromissos sociais que a Unicamp deve assumir. Participação:
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Diretrizes para os Institutos Federais
I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO CAMPUS DE RIO PARANAÍBA Diretor Geral: Prof. Luciano Baião Vieira Data: 04/07/2011.
Pró-Reitoria de Assuntos Comunitários
II Seminário de Acompanhamento do Plano de Gestão
PRÓ-REITORIA DE ENSINO. Tem por objetivo coordenar, superintender e avaliar as atividades de ensino de graduação e de níveis médio e tecnológico da Universidade.
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
II SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMETO DO PLANO DE GESTÃO Data: 13 de setembro de 2011 Local: Auditório do CCE Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação.
OBJETIVO INSTITUCIONAL Nº 13 Aprimorar a política de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universitária.
SEMINÁRIO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL DA UFPA
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Talentos para Inovação
Plano de Desenvolvimento Institucional da UFSCar
PROGRAMA DE GESTÃO RENOVAR PARA AVANÇAR (biênio )
PLANO NACIONAL DE DESENVOLVIMENTO DO ESPORTE
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
FÓRUNS DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA ESTRATÉGIA DE FORTALECIMENTO DA GESTÃO DO SISTEMA NACIONAL DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA NO SUS AVANÇOS Existência e permanência.
Pró-Reitoria de Planejamento
Seminário Nacional de Gestão Estadual da Educação Profissional
UNIVERSIDADE DE SÃO PAULO Campus “Luiz de Queiroz” - PUEA
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
OBJETIVOS: A FASC em suas atribuições, tem por objetivo oferecer aos profissionais e acadêmicos uma prática constante de atualização, por intermédio de.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção Conceito na Capes: 3 Início.
CNPq Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico.
Universidade de São Paulo - Campus “Luiz de Queiroz” Plano Diretor Socioambiental Participativo do Campus LQ GT Educação e Percepção Ambiental Programa.
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação Engenharia de Produção.
FUNDAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE PRÓ-REITORIA DE ASSUNTOS COMUNITÁRIOS E ESTUDANTIS CONCEPÇÃO DE EXTENSÃO Atividade acadêmica que articula o.
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Comissão de Pós-Graduação. A Pós-Graduação do IAG 4 Programas Astronomia ▫Criado em 1973 (Mestrado) ▫Ativação do Doutorado em 21/11/1974 ▫Constituição.

09 e 10 de setembro de 2010 Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Administração Conceito.
AGENDA DE DESENVOLVIMENTO TERRITORIAL INTEGRADO DE ALFABETIZAÇÃO E EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS I SEMINÁRIO DE MOBILIZAÇÃO.
ÁREA SOCIAL Grupo 3.
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROEJA Luiz Augusto Caldas Pereira Diretoria de Formulação de Políticas de Educação Profissional e Tecnológica.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE VIÇOSA Pró-Reitoria de Planejamento e Orçamento Pró-Reitoria de Administração Plano de Gestão II Seminário de Acompanhamento.
Superando os limites do espaço/tempo Uma proposta de EAD para a Bahia.
Processo de construção com a participação da Comunidade CPII PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO 2015 COLÉGIO PEDRO II.
Avaliação Própria de Curso (APC) Resultados Preliminares.
PRESENÇA DA UNESP NOS MUNICÍPIOS SEDE DE SUAS UNIDADES UNIVERSITÁRIAS.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL DEPARTAMENTO DE QUÍMICA.
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
PLANO DE DESENVOLVIMENTO INSTITUCIONAL – PDI COMISSÃO PERMANENTE DE ENSINO - CPE.
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO
Relatório de Avaliação do Sistema de Educação de Santa Catarina promovido pela Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico - OCDE Governo.
Perspectivas Internas e Externas
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

I SEMINÁRIO DE ACOMPANHAMENTO DO PLANO DE GESTÃO CAMPUS FLORESTAL

OBJETIVOS SELECIONADOS: I. Ampliar o acesso aos programas de ensino, pesquisa e extensão da UFV por meio da educação a distância. II. Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais. III. Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. IV. Aprimorar a política de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universitária.

OBJETIVOS SELECIONADOS: V. Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. VI. Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. VII. Aprimorar políticas de intercâmbio acadêmico com instituições nacionais e internacionais. VIII. Aprimorar os sistemas viário, de água, esgoto, energia e resíduos nos campi da UFV. IX. Aprimorar os sistemas de tecnologia da informação e comunicação de dados e voz nos campi da UFV.

OBJETIVOS SELECIONADOS: X. Consolidar políticas institucionais de biosegurança e de proteção da propriedade intelectual e de transferência de produtos e processos para o setor produtivo. XI. Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós- graduação stricto sensu e lato sensu. XII. Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. XIII. Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário.

OBJETIVOS SELECIONADOS: XIV. Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. XV. Promover a participação da UFV em iniciativas, nacionais e internacionais, voltadas para a solução dos desafios nas áreas da saúde, acesso à educação, no avanço tecnológico, na segurança alimentar e em programas de responsabilidade social e ambiental. XVI. Prover continuamente condições para melhor uso do solo, das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de segurança patrimonial e comunitária.

OBJETIVOS SELECIONADOS: XVII. Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar. XVIII. Aprimorar a política cultural, esportiva e de lazer da UFV e ampliar política de gestão social voltada para a qualidade de vida da comunidade universitária. XIX. Aprimorar o diálogo e a integração universidade- sociedade. XX. Consolidar e aprimorar o modelo de universidade multicampi.

OBJETIVOS SELECIONADOS: XXI. Consolidar os processos de planejamento e avaliação como instrumentos de tomada de decisão e compatibilizar a estrutura organizacional acadêmico-administrativa com as diretrizes estratégicas institucionais. XXII. Estabelecer e consolidar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino.

Objetivo I: Ampliar o acesso aos programas de ensino, pesquisa e extensão da UFV por meio da educação a distância. Meta: Ampliar o acesso da sociedade aos conhecimentos gerados na UFV por meio de programa de educação a distância (ensino técnico).

Objetivo I: Ampliar o acesso aos programas de ensino, pesquisa e extensão da UFV por meio da educação a distância. Destaque para as seguintes Ações: Criar novos pólos e estabelecer novas parcerias (500 alunos) – Pólo na cidade de Formiga. Abrir pelo menos mais 1 curso técnico à distância Elaboração do Projeto do Curso de Informática

Objetivo II: Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais Metas: Implantar rádio universitária no Campus Florestal. Intensificar a divulgação da unidade UFV- Florestal. Aprimorar e manter atualizado o site do campus Florestal. Ampliar a participação dos professores em editais e projetos de pesquisa. Incentivar a publicação científica em periódicos indexados.

Objetivo II: Ampliar a produção científica, intelectual e cultural e, prover, continuamente, apoio aos veículos de comunicação e às iniciativas de criação de mídias e suportes digitais Destaque para as seguinte ações: Rádio Universitária; Plano de Divulgação: novas estratégias (ex. mostra de profissões visitantes em 2011); Revisão do layout e do conteúdo; Capacitação dos professores para pesquisa; Criar indicadores de monitoramento da produção científica.

Objetivo III: Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. Metas Elaborar organograma e regimento do CAF. Aumentar o espaço físico destinado às atividades administrativas do CAF. Melhorar as condições do ambiente organizacional dos diversos setores do Campus da UFV-Florestal visando a melhoria da qualidade do trabalho e satisfação dos servidores.

Objetivo III: Aprimorar a eficiência administrativa, financeira e econômica da UFV, por meio da otimização de recursos e dos processos de aquisição, distribuição, aplicação e controle de bens e serviços. Destaque para as seguinte ações: Revisar o organograma apresentado (aprovado em 2010) e elaborar o regimento do campus. Identificar e melhorar setores com problemas de espaço físico.

Objetivo IV: Aprimorar a política de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universitária. Metas: Aumentar a oferta de cursos de extensão focados na qualificação profissional no CAF. Aprimorar a divulgação das atividades de extensão no CAF. Incrementar o processo de parcerias com a iniciativa privada para o desenvolvimento de projetos de extensão no CAF. Incentivar e apoiar docentes na elaboração e desenvolvimento de projetos de extensão no CAF. Implantar o Conselho de Extensão do CAF.

Objetivo IV: Aprimorar a política de extensão da UFV, em consonância com o Plano Nacional de Extensão Universitária. Destaque para as seguintes ações: Realizar diagnóstico das empresas interessadas em parcerias com projetos de extensão. Elaborar e submeter no mínimo 10 projetos de extensão às agências de fomento. Total de Projetos de Extensão aprovados em 2009, 2010 e 2011: 30;

Objetivo V: Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. Meta: Promover a capacitação do corpo docente. Promover a capacitação do corpo técnico- administrativo. Adequar o corpo docente e técnico-administrativo às demandas de expansão do CAF. Estruturar o Serviço de Pessoal.

Objetivo V: Aprimorar a política de gestão integrada e de desenvolvimento de pessoas. Destaque para as seguintes Ações: Estabelecer um plano de ações no sentido de garantir recursos financeiros para apoiar a participação de docentes em ao menos um eventos por ano (congresos, seminários, simpósios, etc). Criar e estruturar da Divisão de Recursos Humanos (hoje serviço de pessoal).

Objetivo VI: Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. Metas: Oferecer o curso Técnico em Informática concomitante ao ensino no período diurno no CAF. Ampliar o número de cursos superiores oferecidos no CAF. Implantar os cursos técnicos em Eletrônica e Eletrotécnica Concomitantes ao Ensino Médio. Expandir a modalidade Programa Nacional de Integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação jovens e Adultos - PROEJA para todos cursos técnicos do CAF. Consolidar e ampliar os cursos técnicos à distância.

Objetivo VI: Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. Metas: Implantar modalidade de ensino Programa Nacional de integração da Educação Profissional com a Educação Básica na Modalidade de Educação jovens e Adultos na Formação Inicial e Continuada com Ensino Fundamental-PROEJA FIC no CAF. Ampliar a estrutura didático-pedagógica para os novos cursos de graduação do CAF. Implantar o Programa de Tutoria no CAF. Implantar e ampliar o convênio do campus com a secretaria de Estados da Educação de Minas Gerais.

Objetivo VI: Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. Destaque para as seguintes ações: Implantar os seguintes cursos superiores: Licenciaturas (2009) em Matemática, Química, Ciências Biológicas, Física e Educação Física; e os Bacharelados (2010) em Administração, Agronomia e Engenharia de Alimentos. Elaborar o projeto e implantar o curso de Ciência da Computação (adequação do curso ADS). Elaborar o projeto e implantar o bacharelado em Matemática.

Objetivo VI: Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. Destaque para as seguintes ações: Implantar Laboratórios para aulas práticas, através da reforma de espaços e aquisição de equipamentos. Adquirir livros das bibliografias básica e complementares.

Objetivo VI: Consolidar e aperfeiçoar os cursos de graduação e de nível médio, observando as políticas de expansão da Instituição. Destaque para as seguintes ações: Implantar o Programa de Tutoria nos cursos de Graduação (100%). Implantar o Programa de Tutoria nos cursos Técnicos e Médio, principalmente os alunos do Proeja (Não iniciada). Implantar o convênio com a Secretaria do Estado de Minas Gerais para o oferecimento do Ensino Médio (100%).

Objetivo VII: Aprimorar políticas de intercâmbio acadêmico com instituições nacionais e internacionais. Meta: Incentivar o intercâmbio de discente e docentes de instituições nacionais e internacionais com o CAF. Elaborar Plano de Ações de Intercâmbio (nacional e internacional). (Não iniciada)

Objetivo VIII: Aprimorar os sistemas viário, de água, esgoto, energia e resíduos nos campi da UFV. Metas: Ampliar e reformar a rede de água e esgoto do Campus UFV - Florestal. Reformar e Ampliar a rede viária e de energia do campus.

Objetivo VIII: Aprimorar os sistemas viário, de água, esgoto, energia e resíduos nos campi da UFV. Destaque para as principais ações: Consolidar a estação de tratamento, através da complementação da obra. Reformar e ampliar a rede de água e esgoto. Elaborar projeto para melhorar as condições do sistema viário e da rede elétrica do Campus.

Objetivo IX: Aprimorar os sistemas de tecnologia da informação e comunicação de dados e voz nos campi da UFV. Metas: Disponibilizar suporte e apoio logístico, na área de tecnologia da informação, às atividades de ensino, pesquisa, extensão e administração. Ampliar os recursos humanos do serviço de tecnologia da informação. Modernização dos equipamentos do serviço de tecnologia da informação.

Objetivo IX: Aprimorar os sistemas de tecnologia da informação e comunicação de dados e voz nos campi da UFV. Destaque para as seguintes ações: Implantar rede de fibra ótica interligando os setores separados geograficamente no campus. Realizar a contratação de ao menos 2 terceirizados para o STI. Levantar demandas de compra e despesas fixas necessárias à modernização.

Objetivo X: Consolidar políticas institucionais de biosegurança e de proteção da propriedade intelectual e de transferência de produtos e processos para o setor produtivo. Metas: Incentivar políticas institucionais de biossegurança. Incentivar o registro de patentes de produtos e processos, bem como cultivares. Estabelecer estratégias de incentivo às empresas juniores no campus.

Objetivo X: Consolidar políticas institucionais de biosegurança e de proteção da propriedade intelectual e de transferência de produtos e processos para o setor produtivo. Destaque para as seguintes ações: Adequar os laboratório do campus às normas de biosegurança. Promover uma palestra sobre a conscientização dos servidores e discentes quanto às normas de biossegurança. Estabelecer ações de acompanhamento e apoio à Consultec Jr., buscando envolvê- la ao máximo nos eventos e atividades do Campus.

Objetivo XI: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Metas: Propor a criação do Curso de Pós Graduação lato sensu na área de Meio Ambiente no CAF. Propor a criação do Curso de Pós Graduação stricto sensu na área de Produção Sustentável e Conservação da Biodiversidade no CAF.

Objetivo XI: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Destaque para as seguintes ações: Elaborar o Projeto de criação do Curso de Pós-Graduação Lato Sensu por Tutoria a Distância em Meio Ambiente Especialização em Gestão Ambiental. Implantar o curso.

Objetivo XI: Fortalecer a política institucional de apoio à criação, consolidação e expansão de programas de pós-graduação stricto sensu e lato sensu. Destaque para as seguintes ações: Elaborar projeto para criação de infraestrutura de pesquisa a ser submetido a FINEP, na área de produção vegetal. Elaborar projeto de criação de Curso de Mestrado na área de Produção Vegetal. Implantar o curso.

Objetivo XII: Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. Metas: Estimular a formação de grupos de pesquisa em diversas áreas do conhecimento. Implantar projetos de pesquisa de iniciação científica no CAF. Ampliar o número de projetos de pesquisa no CAF.

Objetivo XII: Fortalecer políticas institucionais de pesquisa por meio de apoio à iniciação científica, aos projetos individuais, aos núcleos, às redes e aos institutos de pesquisa. Destaque para as seguintes ações: Implantar laboratórios de ensino nas áreas de: Física, Biologia, Química, Matemática, Educação Física, Engenharia de Alimentos, Agronomia. Acompanhar o número de projetos de pesquisa em andamento. (Projetos aprovados: 20) Estabelecer, de acordo com a opinião de cada docente, o plano de metas para o próximo triênio ( ).

Objetivo XIII: Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário. Metas: Construir instalações para a realização de eventos acadêmicos, culturais e de extensão no CAF. Construir salas de aulas, laboratórios e gabinetes de docentes do CAF. Ampliação das estruturas físicas administrativas e de produção. Garantir que a estrutura da biblioteca, refeitório e auditório atendam a demanda.

Objetivo XIII: Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário. Destaque para as seguintes ações: Elaborar o projeto e construir um espaço para a realização de eventos. Ampliar o número de salas de aula. Ampliar o número de gabinetes de professores. Construir e equipar novos laboratórios de aulas práticas.

Objetivo XIII: Promover a expansão e, ou, a modernização das áreas físicas do sistema didático-científico e comunitário. Destaque para as seguintes ações: Elaborar Projeto para reforma, ampliação, construção dos setores de produção do CAF. Ampliar o espaço físico das Unidades Administrativas do campus. Construção do almoxerifado. Expansão do espaço físico do setor de transporte. Construir a biblioteca, o refeitório e o auditório.

Objetivo XIV: Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. Metas: Implementar o Programa de Formação Continuada de Professores da UFV, no campus UFV-Florestal. Implantar mecanismo de acompanhamento de egressos do campus UFV-Florestal. Implantar o sistema de Avaliação de Disciplinas nos cursos superiores. Implantar o sistema de Avaliação de disciplinas para os cursos técnicos e médio.

Objetivo XIV: Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. Metas: Aprimorar as matrizes curriculares dos cursos técnicos e superiores oferecidos pelo campus UFV- Florestal. Aprimorar os projetos pedagógicos dos cursos técnicos e superiores oferecidos pelo Campus UFV-Florestal.

Objetivo XIV: Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. Destaque para as seguintes ações: Realizar no mínimo 3 cursos do Programa de Formação continuada de professores da UFV no campus por ano. Liberar o acesso aos estudantes para avaliarem disciplinas e professores. Definir semestralmente estratégias de ação com base na análise dos resultados da avaliação de disciplinas.

Objetivo XIV: Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. Destaque para as seguintes ações: Solicitar a adequação do sistema de avaliação de disciplinas aos cursos técnicos (Sapiens 2). Liberar o acesso aos alunos à avaliação de disciplinas. Definir semestralmente estratégias de ação com base na análise dos resultados da avaliação de disciplinas.

Objetivo XIV: Aprimorar o Projeto Pedagógico Institucional, as matrizes curriculares, as políticas de formação, avaliação, mobilidade, integração acadêmica e de acompanhamento a egressos. Destaque para as seguintes ações: Contratar uma Pedagoga, seguindo diretrizes do projeto REUNI. Elaborar e implantar projeto de orientação educacional para os alunos dos cursos dos níveis técnico, médio e superior. INSUCESSO

Objetivo XV: Promover a participação da UFV em iniciativas, nacionais e internacionais, voltadas para a solução dos desafios nas áreas da saúde, acesso à educação, no avanço tecnológico, na segurança alimentar e em programas de responsabilidade social e ambiental. Meta: Ampliar as relações do campus com as instituições de Ensino, Pesquisa e Extensão nacionais e internacionais. Criar Comissão Permanente de Relações Institucionais.

Objetivo XVI: Prover continuamente condições para melhor uso do solo, das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de segurança patrimonial e comunitária. Metas: Promover a melhoria das instalações físicas e equipamentos do CAF. Implementar pontos de vigilância e de monitoramento remoto no CAF. Criar condições para o desenvolvimento e a implantação do Plano de Desenvolvimento Físico Ambiental do CAF.

Objetivo XVI: Prover continuamente condições para melhor uso do solo, das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de segurança patrimonial e comunitária. Destaque para as seguintes ações: Aprimorar os setores de produção. Reformar o alojamento. Reformar o telhado do Prédio Principal. Renovar a frota de veículos. Reformar a casa sede.

Objetivo XVI: Prover continuamente condições para melhor uso do solo, das edificações e de equipamentos da UFV, considerando os aspectos de responsabilidade ambiental e de segurança patrimonial e comunitária. Destaque para as seguintes ações: Realizar um estudo dos pontos de vigilância e de monitoramento. Elaborar projeto visando viabilizar a implementação desses pontos. Nomear Comissão responsável pelo desenvolvimento e implantação do Plano de Desenvolvimento Físico Ambiental da CAF.

Objetivo XVII: Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar. Metas: Ampliar e Aprimorar a Assistência Comunitária Estudantil do CAF. Implementar programas voltados para a comunidade acadêmica em geral no CAF. Estabelecer parcerias com empresas privadas e com o poder público das cidades circunvizinhas para melhorar o acesso ao campus Florestal.

Objetivo XVII: Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar. Destaque para as seguintes ações: Ampliar os serviços da área de saúde. Ampliar a capacidade de atendimento do Refeitório Universitário em função da demanda. Ampliar o número de bolsas moradia para os discentes do campus Florestal de acordo com a demanda.

Objetivo XVII: Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar. Destaque para as seguintes ações: Apoiar o desenvolvimento de no mínimo 2 projetos voltados para atividades físicas, esporte e lazer. Elaborar Programação Cultural Anual. Elaborar anualmente atividades de recepção de calouros com palestras educativas.

Objetivo XVII: Ampliar o plano de assistência estudantil visando à formação qualificada e a redução das desigualdades, da retenção e da evasão escolar. Destaque para as seguintes ações: Elaborar Projeto de melhoria do acesso ao campus, com base no estudo de demanda, para apresentar à empresas privadas e ao poder público das cidades vizinhas. Não iniciado.

Objetivo XVIII: Aprimorar a política cultural, esportiva e de lazer da UFV e ampliar política de gestão social voltada para a qualidade de vida da comunidade universitária. Metas: Estimular, apoiar e acompanhar o desenvolvimento de projetos e eventos culturais do CAF. Implementar no CAF programas visando à qualidade de vida da comunidade universitária em geral. Institucionalizar programas para pessoas com necessidades especiais no CAF.

Objetivo XVIII: Aprimorar a política cultural, esportiva e de lazer da UFV e ampliar política de gestão social voltada para a qualidade de vida da comunidade universitária. Destaque para as seguintes ações: Buscar fomento e ampliar as atividades culturais dos eventos previstos em calendário. Estimular e apoiar e capacitar os servidores para projetos de extensão que priorizam atividades culturais. Elaborar Programa para incentivar a melhoria de vida, da segurança e das condições físicas nos ambientes de trabalho e laboratórios de ensino da instituição.

Objetivo XIX: Aprimorar o diálogo e a integração universidade- sociedade. Metas: Desenvolver projetos voltados para a comunidade de Florestal e região. Fortalecer a relação bidirecional universidade- sociedade.

Objetivo XIX: Aprimorar o diálogo e a integração universidade- sociedade. Destaque para as seguintes ações: Realizar levantamento das necessidades da comunidade de Florestal e região. A partir das demandas incluir na Política de Extensão do CAF com ao menos um projeto anual voltado à comunidade de Florestal e região. Levar ao conhecimento da comunidade informações sobre o campus através de meios de comunicação, tais como jornal informativo.

Objetivo XXI: Consolidar os processos de planejamento e avaliação como instrumentos de tomada de decisão e compatibilizar a estrutura organizacional acadêmico-administrativa com as diretrizes estratégicas institucionais. Metas: Consolidar os processos de Planejamento e Avaliação.

Objetivo XXI: Consolidar os processos de planejamento e avaliação como instrumentos de tomada de decisão e compatibilizar a estrutura organizacional acadêmico-administrativa com as diretrizes estratégicas institucionais. Destaque para as seguintes ações: Estabelecer reuniões anuais do Conselho Acadêmico Administrativo para discussão, elaboração e/ou avaliação do Plano de Gestão. Contribuir com os processos de avaliação institucional e com o desenvolvimento do PDI. Criar rotina de elaboração de Relatórios anuais de atividades do campus por parte dos Chefes, Diretores e Coordenadores de divisões/unidades.

Objetivo XXII: Estabelecer e consolidar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino. Meta: Incentivar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino.

Objetivo XXII: Estabelecer e consolidar programas voltados para o desenvolvimento de projetos de ensino. Destaque para as seguintes metas: Estabelecer parceria com a Secretaria Estadual de Educação Dar visibilidade aos resultados e às novas oportunidades de projetos de ensino durante a Semana Acadêmica