Santarém Março a Julho de 2007

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Advertisements

Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Departamento de Ciências da Educação Universidade de Aveiro
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
Formar Professores em Rede
PROJECTO CURRICULAR DE TURMA (Planificação)
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Escola Superior de Educação
ELABORAÇÃO DE PROJETOS
Didáctica da Matemática
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º Ciclo do Ensino Básico 2005/07 Distrito de Évora Departamento de Pedagogia e Educação.
GOVERNO DO ESTADO DO PARANÁ SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO DIRETORIA DE TECNOLOGIA EDUCACIONAL PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA.
Produção de Apresentações Electrónicas com o PowerPoint
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Centro de Competências TIC da ESE de Santarém
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Instituto de Inovação Educacional1 e-EPoca: Educação e Património Enquadramento 1. Suscitar o debate sobre os diferentes modos de configurar a actividade.
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 3: 27 de Maio 10
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
______________________________ Reunião de Coordenadores TIC.
FGV ONLINE Programa de Educação a Distância da Fundação Getulio Vargas.
Generalidades sobre e-learning
Exploração de Recursos Virtuais Teresa Silva Teresa Faria Madalena Santos
Plataformas uma ferramenta na educação??? 2006 Centro de Competência CRIE - FCUL.
Coordenadores TIC 1ª reunião de trabalho Centro de Competência CRIE FCUL 21 Novembro 2007.
Centro de Competência CRIE FCUL
Plataformas uma ferramenta na educação??? Madalena Pinto dos Santos 2006 Centro de Competência CRIE – FCUL
Meteorologia e Estações Meteorológicas
Plataformas uma ferramenta na educação??? Sessão Prática no Agrupamento de Ribamar 26 Abril 2006 Madalena Santos, Teresa Faria, Teresa Silva Centro de.
Seminário Utilização Educativa de Quadros Interactivos Centro CRIE – FCUL 13 Dezembro 2007.
Iniciativa Escolas, Professores e Computadores Portáteis Centro de Competência CRIE FCUL 1.ª Reunião de Trabalho Janeiro 2007.
Matemática e as TIC Recursos virtuais, Actividades colaborativas Madalena Santos Centro de Competência CRIE FCUL – Abril 2007
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Recursos Virtuais e Actividades Colaborativas
antecedentes na FCUL… Projecto MINERVA ( ) Programa Nónio ( ) Programa EduTIC (2005) Programa CRIE ( ) Plano Tecnológico da.
Utilização Educativa da plataforma Moodle
A culpa foi dos Bichos da Seda ou da Plataforma Moodle? Mónica Silva, Teresa Faria e Teresa Silva Centro de Competência CRIE FCUL 10 Julho 2006 – Baixa-Chiado.
Workshop Formação Moodle_FCUL Centro de Competência FCUL, Instituto Educação Grupo 1: 2 e 16 Dez 09, 6 Jan 10
Programa de Educação em Empreendedorismo.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
A CTIVIDADE 4 - T RABALHO I NDIVIDUAL - R ELATO, A NÁLISE E R EFLEXÃO DE E XPERIÊNCIAS COM TIC Trabalho Realizado Por: Nuno M.C. Martins E NSINO E APRENDIZAGEM.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
1 Utilização Educativa da plataforma Moodle Centro de Competência CRIE FCUL Primavera 2007 na FCUL
Workshop Formação Moodle Instituto de Educação_UL Centro Tecnologias e Inovação na Educação Grupo 1 Sessão 2: 20 de Maio 10
Biblioteca do Agrupamento de Arga e Lima
Gestão e organização da Biblioteca Escolar
Os novos ambientes de aprendizagem a distância Ana Augusta Silva Dias Universidade do Minho > Exército Português, 4/5/2011 Comando de Instrução.
Estratégias de actuação: Articulação curricular
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores do 1º e 2º ciclos do ensino básico (PFCM_1_2) Reunião com Agrupamentos de Escolas Centros.
Programa de Formação Contínua em Matemática para Professores dos 1
Aval. Professores Definição de Objectivos Individuais.
II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento II Encontro O Perfil do Professor na Sociedade da Informação e do Conhecimento.
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Projecto de Intervenção Utilização das Tecnologias de Informação e Comunicação: Gestão (In)adequada INSTITUTOPIAGET Campus Académico de Vila Nova de Gaia.
PORTEFOLIO DIGITAL CARLOTA GASPAR. A MINHA FORMAÇÃO ACADÉMICA Licenciatura em Biologia e Geologia Especialização em Ensino das Ciências Tese: Aprendizagem.
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Utilização das TIC nos processos Ensino-Aprendizagem
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Realização Caminhos da escrita: um exemplo de estratégia colaborativa em formação on-line de professores de língua portuguesa Adriana Vieira, Denise Lotito.
A Página da Escola como Fator de Motivação para o Desenvolvimento de Competências por Professores e Alunos EB1 Afonsoeiro 26 de março de 2012.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
PROINFO INTEGRADO INTRODUÇÃO À EDUCAÇÃO DIGITAL PROPOSTA DE CURSO 40 HORAS
AS TIC E AS TECNOLOGIAS DE APOIO NO ENSINO E APRENDIZAGEM DE ALUNOS COM NEECP Oficina de Formação.
Formar Professores em Rede Formadores na Cercifaf: António Marcelino Lopes Teresa Lacerda.
Transcrição da apresentação:

Santarém Março a Julho de 2007 Centro de Competência CRIE FCUL http://cccrie.fc.ul.pt Com as mãos na massa... Actividades Experimentais em Ciências com as TIC Santarém Março a Julho de 2007

Plano da Sessão de manhã Apresentações dos participantes da oficina do site do CC CRIE FCUL Realização de uma actividade experimental (Ar) Inscrição na plataforma Moodle

Plano da Sessão de tarde Pesquisas na Internet - “Saber Mais” Ponto da situação Participação num Fórum da Plataforma Balanço da Sessão Trabalho até dia 9 de Maio

Oficina “Com as mãos na Massa...” Objectivos Contribuir para o aumento da literacia científica de professores e alunos Sensibilizar os professores para uma utilização crítica das TIC na sua prática pedagógica em Ciências Desenvolver capacidades de pesquisa, análise crítica e transformação de informação, com recurso às TIC, visando o aprofundamento de temas e conceitos de ciência e a preparação de propostas de trabalho com os alunos Promover a concepção, planificação e implementação de actividades experimentais com os alunos Incentivar o trabalho colaborativo e a troca de experiências entre professores (plataforma Moodle)

Oficina “Com as mãos na Massa...” Conteúdos Análise, exploração e realização de propostas educativas no âmbito das actividades experimentais em Ciências Pesquisa, análise crítica e transformação de informação, com recurso às TIC, visando o aprofundamento de temas e conceitos de ciência e a preparação de propostas de trabalho com os alunos Elaboração/adaptação de propostas de trabalho experimental e definição de estratégias de trabalho prático Intervenção no terreno - implementação das actividades experimentais com os alunos em contexto de sala de aula Utilização da plataforma Moodle e das suas principais ferramentas de comunicação síncrona e assíncrona para o desenvolvimento do trabalho colaborativo, para a comunicação entre os participantes na formação e para a partilha de materiais e recursos Produção, apresentação e análise de portefolios que sejam reveladores do processo de desenvolvimento das actividades e das aprendizagem realizadas pelos formandos.

Sessões Presenciais – 25 h Oficina “Com as mãos na Massa...” Sessões Presenciais – 25 h Datas Horário N.º de horas 29 de Março 10h - 13h 14h 30 - 17h 30 6 h 9 de Maio 16h - 19 h 3 h 10 de Maio 16h - 19h 4 de Julho 5 de Julho 9h - 13h 7 h

Sessões não Presenciais – 25 h Oficina “Com as mãos na Massa...” Sessões não Presenciais – 25 h Na sala de aula Preparação de propostas de trabalho Implementação das actividades experimentais em contexto de sala de aula Na plataforma Moodle Utilização de ferramentas de comunicação para o desenvolvimento do trabalho colaborativo Produção e apresentação de portefolios ilustrando o processo de desenvolvimento das actividades e das aprendizagem realizadas

Avaliação dos Formandos Oficina “Com as mãos na Massa...” Avaliação dos Formandos Incidência sobre o desenvolvimento das competências dos formandos ao longo da Oficina. São tomados em consideração os seguintes aspectos: nível e qualidade da participação nas sessões de trabalho presenciais; nível e qualidade de realização das actividades propostas nas sessões de trabalho presenciais e no trabalho não presencial realizado entre aquelas; nível e qualidade das interacções com os restantes elementos do grupo em formação e formadores, suportada pelo uso das TIC; análise dos portefolios desenvolvidos pelos formandos.

O site CC CRIE FCUL http://cccrie.fc.ul.pt

Linhas Orientadoras TIC na Educação… como indutoras de transformação educativa contemplando uma utilização que não se limite à simples melhoria da eficácia do ensino tradicional ou à mera actualização tecnológica da escola valorizando uma formação de professores participada, uma perspectiva interdisciplinar e o trabalho colaborativo no quadro de actividades de projecto

Vertentes de Trabalho Actividades com Agrupamentos de Escolas Produção de Recursos Virtuais Utilização da plataforma Moodle para sustentar as actividades de formação e o desenvolvimento dos recursos virtuais No sentido de procurar apostar na utilização das TIC como ferramenta para ajudar a reforçar o conceito de agrupamento não apenas como uma organização que funciona na vertente administrativa mas apostando mais e investindo na vertente pedagógica incentivando a construção da identidade do agrupamento Actividades com Agrupamentos de Escolas formação e apoio aos professores na utilização das TIC

A plataforma do CC CRIE FCUL http://noniob.fc.ul.pt/plataforma/

Ponto da situação Reflexão e partilha sobre as experiências realizadas Materiais e recursos existentes nas escolas “cantinho das ciências”, computadores, estações meteorológicas... Ideias de exploração de actividades experimentais com os alunos

“Pensando no trabalho com os alunos...” Participação no Fórum “Pensando no trabalho com os alunos...” Como pensam pôr em prática as actividades experimentais na sala de aula com os alunos? Que ideias têm? Que dificuldades ainda sentem?

Para ir pensando... Como integrar a realização de actividades experimentais em ciências nas rotinas de sala de aula? Como organizar a sala de aula? Que materiais são necessários? Quem faz as actividades experimentais? Como conduzir a realização das actividades? Como fazer a exploração da experiência com os alunos? Como sistematizar as aprendizagens?

Trabalho até dia 9 de Maio Na sala de aula Realizar uma actividade experimental com os alunos Registar a sua realização e exploração: cartazes, fotos, textos, desenhos, vídeos... Na plataforma Participar no Fórum com ideias, dúvidas, reflexões... Escrever um pequeno texto (no Word) que relate as actividades desenvolvidas durante o mês de Abril e publicá-lo como anexo no Fórum.