A sessão tem início às 17H30 1 - Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Visão Global do Projecto
Advertisements

FORMAÇÃO DE COORDENADORES DE AGRUPAMENTOS/ESCOLAS
Projecto: “Espaço – Outra Visão”
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Visão Global do Projecto
Livro de Curso Documentos AutoresMicrosoft Portugal Criar um livro de curso; Adquirir e desenvolver as competências necessárias à utilização de um processador.
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES
Matemática para todos Educação Básica
Apresenta: Projecto Ideia. Projecto: Ideia – Inclusão Digital com Ensino Interactivo Acessível. Conteúdos do 1º Ciclo para crianças com deficiência neuromotora.
Escola Superior de Educação
A escola é uma escada, cada degrau prepara para o degrau posterior.
UNIVERSIDADE ESTADUAL DE MATO GROSSO DO SUL - UEMS
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
O COMPUTADOR COMO MEIO E COMO FIM
Centro de Competência CRIE da CERCIFAF. Escola Secundária de Fafe. José Salsa Os Blogues no Ensino-Aprendizagem das Ciências Escola Secundária de.
9h30 - Boas Vindas Direcção Regional de Educação e Plano Tecnológico da Educação 9h40 – A Microsoft e Iniciativa Magalhães Visão e Contexto Desafios e.
Exploração do CD-Rom Enciclopédia Universal Formação Cívica.
ESTUDO ACOMPANHADO.
Em conformidade com as Orientações Oficiais
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
Escola E B 2,3 deSantiago Maior- Beja
“Ver para Dizer Ciência”
Produzir filmes com o Windows Live Movie Maker
PLANO DA MATEMÁTICA II PMII.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Propostas de layout Modelo 1
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PERGUNTA-SE As escolas dão a devida atenção aos CONSELHOS DE CLASSE?
Departamento do Ensino Secundário
TIC 10º ano de escolaridade
Santarém Março a Julho de 2007
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Definir regras e orientações Definir regras e orientações Planear tarefas e actividades Planear.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos As TIC e a aprendizagem As TIC e a aprendizagem Desenvolver competências Desenvolver competências.
Poll 2 Assistiu às anteriores sessões deste ciclo de webcasts? a)Sim, assisti a todas as sessões. b)Assisti a cerca de metade das sessões. c)Assisti.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
© Setembro, 2009 Prémio Serviço ao Cidadão – Ensino Projecto TurmaMais Direcção Regional de Educação do Alentejo Entrevista por.
Utilização educativa de blogues Centro de Competência CRIE FCUL Formação Primavera Março na Escola EB 2, 3 Gaspar Correia.
No âmbito da Formação “Ensino e Aprendizagem com TIC na Educação Pré-Escolar e No 1º Ciclo do Ensino Básico” e com o objectivo de criar e futuramente.
Implementação do Projecto Competências TIC Fevereiro de 2009.
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com.
Sessão De Trabalho Na Universidade de Caxias do Sul, RS Brasil
Análise de uma ferramenta ou recurso
A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção “Unmute” activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver.
Escola Secundária da Portela - Loures Ensino Secundário Curso Científico-Humanístico de Ciências e Tecnologias 12.º Ano de Escolaridade – Área de Projecto.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
1 RePe Centro de Competência TIC da ESE - Santarém E-Portefólio SEMINÁRIO PEDAGÓGICO O Contributo do Portefólio para.
Projeto: Conta que eu conto
JORNADAS DE ABERTURA DA PRÁTICA PEDAGÓGICA 2008 Instituto Politécnico de Santarém Escola Superior de Educação com o Magalhães – Centro.
Plano de Actividades 1º ano Ano lectivo 2008/2009.
Quando pensamos em tecnologia, a primeira coisa que nos vêm à cabeça é o computador. Mas, muitas outras coisas são tecnologias. Como exemplo: a televisão,
Perguntas de Modelação
A Página da Escola como Fator de Motivação para o
Acção : Física e Matemática Calculadoras Gráficas, CBL e CBR SELECÇÃO DA ACTIVIDADE Vai de encontro aos programas das duas disciplinas no 11º ano; São.
Compreensão oral Expressão oral Competências da oralidade
O trabalho com as capacidades transversais Formação coordenada por João Pedro da Ponte Lurdes Serrazina Programa de Matemática, 1.º, 2.º e 3.º Ciclos Formação.
Reunião de Pais 2º ano Ano lectivo 2009/2010.
Tutorial com as orientações básicas para o primeiro acesso dos acadêmicos ao portal universitário.
Uma construção Europeia Inter-Escolas Lucília Batista.
ACOMPANHAMENTO E OBSERVAÇÃO EM SALA DE AULA
APLICAÇÃO DE JOGOS COMO RECURSO DIDÁTICO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENIDZAGEM NO ANOS INICIAIS NO ENSINO FUNDAMENTAL.
Virtual Classroom Tour AnteriorSeguinteHomeSaída Conteúdos Formas de trabalho Formas de trabalho Papéis na sala de aula Papéis na sala de aula Dicas e.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Aula – 05 – UNIDADE 1 O PAPEL DO PROFESSOR
A construção de um Plano de Aprendizagens - II [KALANTZIS, Mary & Bill Cope (2005) Learning by Design, Melbourne: Common Ground Publishing] APRENDIZAGEM.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

A sessão tem início às 17H Verificar se tem a opção Unmute activada. Se o ícone de áudio, disponível no menu do canto superior direito, estiver com o sinal de proibido, deverá clicar em cima do mesmo para activar o Unmute. 2 - Se ainda assim estiver com dificuldades, clique emVoice&Vídeo, acessível no menu do canto superior esquerdo. 3 - Pode também experimentar a opção Set Up Audio and Video… para fazer os respectivos testes. 4 - Quando aparecer a janela abaixo clique em Yes para iniciar os testes. 5. Faça os testes de emissão e recepção de som Se tiver problemas de som...

Algumas informações Certificados Ao entrar na sessão devem introduzir o nome que pretendem figure no Certificado de Participação Todos os certificados da 1ª sessão foram já enviados Certificados das 2ª e 3ª sessões até ao princípio da próxima semana A partir desta sessão terão os Certificados no prazo máximo de 3 dias Gravação das Sessões Todas disponíveis nas páginas de cada Sessão Sessões 2 e 3 exige introdução do nome e do mail Assistir à Gravação não atribui certificado de Participação

Questão 1 A quantas sessões do Ciclo Webcast Magalhães já assistiu? a)Todas (3). b)Duas. c)Uma. d)Esta é a primeira. A quantas sessões do Ciclo Webcast Magalhães já assistiu? a)Todas (3). b)Duas. c)Uma. d)Esta é a primeira.

O Magalhães na sala de aula Identificar diferentes dinâmicas de utilização do computador em sala de aula, explorando meios e estratégias para o fazer de forma articulada com os objectivos curriculares.

Questão 2 Já utilizou o Magalhães na sala de aula com os seus alunos? a)Sim, já usei mas apenas para explorar o computador. b)Sim, já realizei actividades com o computador. c)Não, mas já usei outros computadores. d)Não, nunca usei computadores nas aulas. Já utilizou o Magalhães na sala de aula com os seus alunos? a)Sim, já usei mas apenas para explorar o computador. b)Sim, já realizei actividades com o computador. c)Não, mas já usei outros computadores. d)Não, nunca usei computadores nas aulas.

Actividades para desenvolver competências. Momentos e situações de utilização nas aulas. Organização do trabalho em sala de aula. Potencialidades das TIC na educação. PorquêComo Para quêQuando O Magalhães na sala de aula

Vantagens educativas Porquê? Envolvimento nas suas aprendizagens Curiosidade e espírito de descoberta Motivação e interesse

O Magalhães na sala de aula Vantagens educativas Porquê? Situações de aprendizagem significativas Encontro com outras culturas Trabalho colaborativo e interactivo

Comunicação Interacção oral e escrita. O Magalhães na sala de aula Porquê? Desenvolvimento de competências Mais do que motivar e envolver os alunos nas suas aprendizagens, as tecnologias apoiam o desenvolvimento de competências gerais. Pensamento crítico Análise e avaliação de situações.

Criatividade Expressão de ideias e inovação. O Magalhães na sala de aula Porquê? Desenvolvimento de competências Autonomia Iniciativa e tomada de decisões. Colaboração e cooperação Construção de saberes em conjunto.

Questão 3 Qual considera ser a melhor forma de trabalho para as aulas com recurso ao computador? a)Trabalho individual. b)Trabalho de pares. c)Trabalho de grupo. d)Todos os anteriores. e)Não sei. Qual considera ser a melhor forma de trabalho para as aulas com recurso ao computador? a)Trabalho individual. b)Trabalho de pares. c)Trabalho de grupo. d)Todos os anteriores. e)Não sei.

O Magalhães na sala de aula Como? Formas de trabalho A utilização do computador na sala de aula aponta para formas de trabalho colaborativo, mas não só. Com trabalho individual, cada aluno: utiliza o seu próprio computador; realiza actividades comuns ou específicas para si. Individualizar o processo de aprendizagem. Permitir ao aluno um ritmo de trabalho próprio.

O Magalhães na sala de aula Como? Formas de trabalho Com trabalho a pares, os alunos: estabelecem parcerias; apoiam-se mutuamente ao longo das tarefas. Fomentar a colaboração e discussão de ideias. Com trabalho de grupo, os alunos: podem realizar projectos de maior complexidade; usam estratégias de trabalho em equipa. Levar os alunos a negociar, a decidir em conjunto e a avaliar.

O Magalhães na sala de aula Como? Disposição da sala de aula Sala de aula tradicional: Mesas de um ou dois alunos, organizadas por filas. Dificulta que o professor veja e acompanhe o que os alunos estão a fazer no computador.

O Magalhães na sala de aula Como? Disposição da sala de aula Alternativas que permitem uma melhor supervisão por parte do professor: Juntar as mesas duas a duas, criando ilhas de trabalho. Dispor a sala em U.

Questão 4 Relativamente à organização em sala de aula qual dos aspectos pensa que poderá trazer-lhe alguns constrangimentos? a)Acompanhar o trabalho dos alunos quando cada um tiver um computador. b)Adequar a disposição da sala à utilização do computador. c)Ambos. d)Nenhum dos anteriores. Relativamente à organização em sala de aula qual dos aspectos pensa que poderá trazer-lhe alguns constrangimentos? a)Acompanhar o trabalho dos alunos quando cada um tiver um computador. b)Adequar a disposição da sala à utilização do computador. c)Ambos. d)Nenhum dos anteriores.

O Magalhães na sala de aula Quando? Fases do ensino e da aprendizagem Para que momentos do processo de ensino e aprendizagem faz sentido planear tarefas e actividades com o computador? Na introdução /exploração de um tema Projecção de imagens, vídeos, conceitos. Links disponibilizadas aos alunos que lhes permitem explorar e saber mais. Em várias situações, com o objectivo de criar experiências de aprendizagem relevantes para aqueles alunos.

O Magalhães na sala de aula Quando? Fases do ensino e da aprendizagem Na realização de projectos Apresentações sobre temas que exploraram nas aulas. Desenhos, filmes, textos sobre visitas de estudo/ actividades. Criação do espaço da turma online para divulgação de trabalhos. No momento de treinar competências Aplicações específicas para determinadas áreas. Actividades de escrita. Jogos de lógica e raciocínio. Programas de desenho.

O Magalhães na sala de aula Quando? Frequência e regularidade É preciso integrar tranquilamente esta nova ferramenta. O computador deve ir sendo assumido como mais um elemento do material escolar. O tempo e as regras para a utilização do Magalhães em sala de aula devem ser explicados aos alunos. A frequência depende dos objectivos e da pertinência de usar o computador como recurso para as actividades.

Questão 5 Em qual das seguintes fases do ensino e da aprendizagem pensa em utilizar mais o computador? a)Na introdução /exploração de um tema. b)No momento de treinar competências. c)Na realização de projectos. d)Em todos. e)Ainda não tenho opinião formada. Em qual das seguintes fases do ensino e da aprendizagem pensa em utilizar mais o computador? a)Na introdução /exploração de um tema. b)No momento de treinar competências. c)Na realização de projectos. d)Em todos. e)Ainda não tenho opinião formada.

O Magalhães na sala de aula Para quê? Desenvolver competências O computador é uma ferramenta transdisciplinar. A sua integração na sala de aula tem como objectivo apoiar o desenvolvimento das competências dos alunos. Currículo Nacional do Ensino Básico Competências gerais Transversais Competências específicas Por área disciplinar

O Magalhães na sala de aula Para quê? 1# Mobilizar saberes culturais, científicos e tecnológicos para compreender a realidade e para abordar situações e problemas do quotidiano. Competências gerais Procurar mais informação sobre a realidade.

O Magalhães na sala de aula Para quê? Competências gerais Alargar o conhecimento sobre o universo. Representar os espaços a 3 dimensões.

O Magalhães na sala de aula Para quê? 3# Usar correctamente a língua portuguesa para comunicar de forma adequada e para estruturar pensamento próprio. Competências gerais Criar ou recontar histórias.

O Magalhães na sala de aula Para quê? Desenvolver histórias colaborativas entre alunos ou turmas. Criar um blogue da turma. Competências gerais Olá colegas. Aqui vai a minha continuação da nossa história. Já estamos quase no fim e quero muito saber como é que vai acabar! Beijinhos João A nossa história - parte4

O Magalhães na sala de aula Para quê? 6 # Pesquisar, seleccionar e organizar informação para a transformar em conhecimento mobilizável. Competências gerais Fazer caças ao tesouro (webquests) e realizar trabalhos posteriores.

O Magalhães na sala de aula Para quê? Língua Portuguesa – Experiências de aprendizagem propostas no currículo Competências específicas

O Magalhães na sala de aula Para quê? Língua Portuguesa Apresentações electrónicas. Pesquisas orientadas online. Vídeos temáticos. Projectos inter-escolas. E-correspondentes. Espaço online da turma.

O Magalhães na sala de aula Para quê? Matemática – Experiências de aprendizagem propostas no currículo Competências específicas

O Magalhães na sala de aula Para quê? Matemática Jogos de lógica e estratégia. Folhas de cálculo simples. Animações sobre áreas, espaços e dimensões. Criação de jogos.

O Magalhães na sala de aula Para quê? Estudo do Meio – Experiências de aprendizagem propostas no currículo Competências específicas

O Magalhães na sala de aula Para quê? Estudo do Meio Exploração do Universo Visualização de espaços através de mapas. Projectos de investigação temáticos. Representação de espaços a 3 dimensões.

Questão 6 Como vê a relação entre a utilização do computador e o desenvolvimento de competências dos alunos? a)Vejo o computador como um bom auxiliar no desenvolvimento de competências. b)Tinha algumas dúvidas, mas agora reconheço mais potencialidades. c)Acho que o computador não é muito útil nesse sentido. d)Não tenho opinião formada. Como vê a relação entre a utilização do computador e o desenvolvimento de competências dos alunos? a)Vejo o computador como um bom auxiliar no desenvolvimento de competências. b)Tinha algumas dúvidas, mas agora reconheço mais potencialidades. c)Acho que o computador não é muito útil nesse sentido. d)Não tenho opinião formada.

O Magalhães na sala de aula O computador, devidamente integrado nos diferentes contextos de aprendizagem, pode apoiar os alunos na aquisição e no desenvolvimento de competências. s

Questão 8 Como avalia a utilidade desta sessão? a)Muito útil b)Útil c)Pouco Útil d)Não sei Como avalia a utilidade desta sessão? a)Muito útil b)Útil c)Pouco Útil d)Não sei

O Magalhães na sala de aula Explorar os recursos do Magalhães e perceber como os integrar nos processos de ensino e de aprendizagem.

Próxima Sessão Desafio Professores Inovadores Iniciativa Magalhães Prémios para as Escolas Prémios para os Professores Prémios para os Alunos

Obrigada Até 5ª feira 26 Fevereiro