Cálculo Numérico / Métodos Numéricos

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Transcrição da apresentação:

Cálculo Numérico / Métodos Numéricos Solução de sistemas não lineares Método de Newton 23 mar 2009 . 14:45

Várias equações, várias incógnitas 23 mar 2009 . 15:14 Várias equações, várias incógnitas Queremos resolver: f1 (x1, x2, ..., xm) = 0 f2 (x1, x2, ..., xm) = 0 ... fm (x1, x2, ..., xm) = 0

Exemplo (2x2) – 2 variáveis, 2 incógnitas 23 mar 2009 . 15:14 Exemplo (2x2) – 2 variáveis, 2 incógnitas raízes x2 + y2 = 4 x2 -y2 = 1 y Escrevendo na forma do slide anterior x f(x,y) = x2 + y2 - 4 =0 g(x,y) = x2 -y2-1

Tomando duas funções quaisquer 23 mar 2009 . 15:14 Tomando duas funções quaisquer f(x,y) = 0 g(x,y) = 0 Suponha que (x0, y0) é uma aproximação de uma solução do sistema. Vamos usar o desenvolvimento de Taylor em torno deste ponto: f(x,y) ≈ f(x0,y0) + fx(x0,y0)(x-x0) + fy(x0,y0)(y-y0) g(x,y) ≈ g(x0,y0) + gx(x0,y0)(x-x0) + gy(x0,y0)(y-y0)

Exemplo - Taylor (1/2) f(x,y) = x2 + y2 - 4 =0 g(x,y) = x2 -y2-1 23 mar 2009 . 15:14 Exemplo - Taylor (1/2) f(x,y) = x2 + y2 - 4 =0 g(x,y) = x2 -y2-1 fx = 2x , fy = 2y , gx = 2x, gy = -2y Pelo teorema de Taylor, sabemos que perto do ponto (x,y) = (1.5,1.5), podemos escrever: f(x,y)em torno de (x,y)=(1.5,1.5) ≈ f(x0,y0) + 3(x-x0) + 3(y-y0) g(x,y)em torno de (x,y)=(1.5,1.5) ≈ g(x0,y0) + 3(x-x0) - 3(y-y0)

Exemplo - Taylor (2/2) f(x,y) = x2 + y2 - 4 g(x,y) = x2 -y2-1 23 mar 2009 . 15:14 Exemplo - Taylor (2/2) f(x,y) = x2 + y2 - 4 g(x,y) = x2 -y2-1 f(x,y)(em torno de (x,y)=(1.5,1.5) ≈ f(x0,y0) + 3(x-x0) + 3(y-y0) g(x,y)(em torno de (x,y)=(1.5,1.5) ≈ g(x0,y0) + 3(x-x0) - 3(y-y0) No ponto (1.6,1.6): f(x,y) = 1.12 g(x,y) = -1 f(x,y) ≈ 0.5 + 3*0.1 + 3*0.1 = 1.1 g(x,y) ≈ -1 + 3*0.1 - 3*0.1 = -1

Como queremos obter uma raiz: 0 = f(x,y) ≈ f(x0,y0) + fx(x0,y0)(x-x0) + fy(x0,y0)(y-y0) 0 = g(x,y) ≈ g(x0,y0) + gx(x0,y0)(x-x0) + gy(x0,y0)(y-y0) 0 ≈ f(x0,y0) + fx(x0,y0)(x-x0) + fy(x0,y0)(y-y0) 0 ≈ g(x0,y0) + gx(x0,y0)(x-x0) + gy(x0,y0)(y-y0) -f(x0,y0) ≈ fx(x0,y0)(x-x0) + fy(x0,y0)(y-y0) -g(x0,y0) ≈ gx(x0,y0)(x-x0) + gy(x0,y0)(y-y0)

Em forma matricial: -f(x0,y0) ≈ fx(x0,y0)(x-x0) + fy(x0,y0)(y-y0) 23 mar 2009 . 15:14 Em forma matricial: -f(x0,y0) ≈ fx(x0,y0)(x-x0) + fy(x0,y0)(y-y0) -g(x0,y0) ≈ gx(x0,y0)(x-x0) + gy(x0,y0)(y-y0) J(x0,y0) = Matriz Jacobiana no ponto (x0,y0)

23 mar 2009 . 15:14 Resolvendo Problema: Custoso calcular J-1

Resolvendo um sistema linear 23 mar 2009 . 15:14 Resolvendo um sistema linear Em vez de calcular J-1, vamos chamar (x-x0) de r e (y-y0) de s: Matriz conhecida Variáveis Vetor conhecido Sistema linear

23 mar 2009 . 15:14 Processo iterativo Ao resolvermos o sistema, teremos s e r e poderemos facilmente obter os novos valores de x0 e y0 x = r + x0 y = s + y0 Lembre que x, y não são os valores de x, y, mas os valo- res de uma nova aproximação, ou seja: x1 = r + x0 y1 = s + y0

23 mar 2009 . 15:14 Método de Newton Repetindo o processo, temos o processo iterativo de Newton:

23 mar 2009 . 15:14 Método de Newton Podemos generalizar o processo iterativo de Newton para sistemas lineares de dimensão n: Precisaremos de métodos eficientes para resolver os sistemas lineares

23 mar 2009 . 15:14 Método de Newton Convergência Quando o método converge, a convergência é quadrática. O método de Newton converge se: As funções fi (x,y,...,z) para i = 1, ..., n e suas derivadas parciais ate segunda ordem sejam continuas e limitadas numa vizinhança V contendo a raiz (x*,y*,...,z*). o determinante do Jacobiano é diferente de zero em V. A solução inicial deve ser suficientemente próxima da raiz.

Método de Newton - Algoritmo 23 mar 2009 . 15:14 Método de Newton - Algoritmo resolva o sistema linear determine a nova solução

Método de Newton - Algoritmo 23 mar 2009 . 15:14 Método de Newton - Algoritmo calcule o erro_atual norma infinito

Voltando ao exemplo f(x,y) = x2 + y2 - 4 =0 g(x,y) = x2 -y2-1 = 0 23 mar 2009 . 15:14 Voltando ao exemplo f(x,y) = x2 + y2 - 4 =0 g(x,y) = x2 -y2-1 = 0 fx = 2x, fy = 2y gx = 2x, gy = -2y Iteração de Newton:

23 mar 2009 . 15:14 Voltando ao exemplo y x Tome (x0,y0) = (1.2, 0.7) , Calcule (x,y) com erro menor que 10-3