Projeto de Pesquisa: As Mulheres na Ditadura Militar do Brasil

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O lugar onde vivo Público alvo: 7ª série da Escola Municipal de Ensino Fundamental Padre Vicente Bertoni. Disciplina: Língua Portuguesa Professora: Patrícia.
Advertisements

Orientações  para o desenvolvimento dos trabalhos de Iniciação Científica! Autora: professora Ana Fuchs (teatro)
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FUVEST 2010 Na civilização em que se vive hoje, constroem-se imagens, as mais diversas, sobre os mais variados aspectos; constroem-se imagens, por exemplo,
POLÍTICAS EDUCACIONAIS E TECNOLOGIAS EDUCACIONAIS
Silvia Tatiana Maurer Lane
A dor da inconsciência avassala a Terra
EJA vem se expandindo no país, ocupada por professores sem uma formação específica
PSICOLOGIA DA PERSONALIDADE
 .
Bases de Dados 2 José Júlio Alferes Departamento de Informática
Problematizando os relatos pessoais:
SEXO SE APRENDE NA ESCOLA.
DIRETRIZES CURRICULARES DE HISTÓRIA NRE DE LARANJEIRAS DO SUL 2009.
Participante do Programa de bolsa do PIIC – CUFSA 2010
Aluno: Gregory H. B. Monteiro Orientadora: Lívia Cotrim
Programa aluno pesquisador
BOLSA ALFABETIZAÇÃO 2º semestre / 2008.
DISCIPLINA DE LEITURA E PRODUÇÃO DE TEXTO
ESCOLA E FAMÍLIA: UM COMPROMISSO COM A EDUCAÇÃO
Santiago Alves de Siqueira
Memória de Produção   Sequência Didática –Construção de Sonetos    Objetivos: Conscientizar sobre a importância que a escola exerce na vida de todos os.
Profª Dra Teresa Cristina Barbo Siqueira
Iniciação científica Orientações gerais.
APRENDER POR PROJETOS. FORMAR EDUCADORES Pedro Ferreira de Andrade
Acompanhamento Período de Experiência Profissionais do Colégio SESI
Projeto de pesquisa Migrantes: Nas Veias do Brasil
Curso Direito à Memória e à Verdade
Trabalho final de curso
Projeto de Pesquisa em Psicologia Social – PPPS MÉTODOS DE COLETA DE DADOS na Pesquisa Qualitativa 25/04/2011 2º bimestre.
Curriculum Vitae e outros documentos
CONHEÇO MINHA COMUNIDADE? Fabiana Costa Peres
Participante do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica do CUFSA – PIIC RESGATE, ANÁLISE, ATUALIZAÇÃO E DIVULGAÇÃO DOS DADOS E RESULTADOS.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
Paula Cristina dos Reis
13º ENCONTRO Webfólio Debora Gil.
TarefaAvaliaçãoReferênciaConclusãoCréditosIntrodução 321 Processo Esta WebQuest foi elaborada para alunos do 8º ano. Professora Débora Soifer Clones Demais.
PLANO DE ENSINO: orientações para elaboração
Conceitos importantes... Aula: 10/09/2012
Memoriais e o fortalecimento das identidades
Mestrando: Roberto Luiz Mendonça Garcia
EDUCAÇÃO FÍSICA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL:
PROPOSIÇÕES CURRICULARES DA PREFEITURA MUNICIPAL DE BELO HORIZONTE
Memórias de Experiências Traumáticas
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
O QUE É A OLIMPÍADA? A Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro tem por objetivo contribuir para a melhoria do ensino da leitura e escrita nas.
Etapas de uma sequência didática
PROJETO DE MONOGRAFIA 5 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA :
Reescrita - conceituações
SERVIÇO SOCIAL 5º PERÍODO.
Aldiceia Machado Pereira UERJ/FEBF
EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS UM DESAFIO PARA A DOCÊNCIA
Sexualidade na Escola.
NΨTRA – Núcleo de Psicologia do Trabalho Universidade Federal do Ceará
Docência universitária: repensando a aula
RESULTADOS E DISCUSSÃO REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
O PERFIL DA EJA Alunas: Maria A. J. dos Santos, Márcia dos Santos e Neli Costa - PEAD/UFRGS Prof. Orientadora: Dóris Maria Luzzardi Fiss Tutora Orientadora:Luciane.
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
A música é um discurso, e não uma “língua universal”, e é muito mais do que uma “linguagem”. Discurso = argumento, intercâmbio de idéias, conversação,
Projeto Mundo Leitor – Memórias - Diário
Memórias 5º ano - Itaim Maria Do Carmo Cordeiro Pelegrini.
Grafite: Uma arte de protesto em espaços públicos
Projeto: “Colcha de Retalhos”
QUEM SÃO OS ALUNOS E AS ALUNAS DA EJA? Juçara Karla Becker Magali Regina Borne Sandra Nara Dos Reis Oliveira Sheila Kist Silveira Silvana Maria Da Silva-
O primeiro beijo.  Público alvo - 9º ano  1ª Etapa:  Leitura silenciosa individual da crônica “Meu primeiro beijo” de Antonio Barreto.Antonio Barreto.
Política, ética e sociedade.  Tema 1 – Direitos humanos Tema 2 – A Política Normativa Tema 3 – Autonomia Política Tema 4 – Liberalismo e Democracia Tema.
PROJETO DE ESTÁGIO CAPA: Identificar o nome do (a) aluno (a), tema delimitado, instituição de origem, local e data em que o estágio está sendo realizado.
COORDENADORES PEDAGÓGICOS
Matriz de avaliação processual
Psicologia Social Comunitária no Brasil Marcos Antônio de Carvalho Anhanguera Educacional Psicologia – comunidade - grupos.
Transcrição da apresentação:

Projeto de Pesquisa: As Mulheres na Ditadura Militar do Brasil (1964-1985) Aluna: Luciana Ferreira da Silva Orientador: Antônio Rago Filho Participação do Programa de Bolsa do PIIC -2010

Resumo do projeto O objetivo desta pesquisa de Iniciação Científica é reconstruir a memória histórica das mulheres, no período ditatorial brasileiro, enquanto protagonistas dessa importante luta, a fim de analisar e evidenciar a participação delas nas organizações de esquerda, que combatiam a ditadura militar. Mostrar as marcas físicas, psicológicas e morais que a tortura causou nas mulheres estudadas, e como isso afetou e as fazem recordar do período vivenciado, como tal experiência está marcada em suas memórias.

Memórias de uma luta Inicialmente, é necessário analisar a historiografia referente ao período ditatorial para a reconstituição de seus momentos significativos dando suportes ontológicos para a própria memória histórica por meio dos dizeres femininos e suas práticas opositoras. Os registros, que em sua esmagadora maioria se referem aos acontecimentos do período a partir do prisma masculino, tocam na participação feminina em poucas linhas, muitas vezes em notas de rodapé. A memória social brasileira ainda não recuperou o conteúdo de uma importante etapa da história do país. Muitas das vivências foram perdidas, acumulam-se silêncios historicamente constituídos, já que a história verdadeira muitas vezes é silenciada. Assim, através dos depoimentos das mulheres que entrevistamos e iremos entrevistar, esperamos dar continuidade e expansão ao processo de construção de memória e de redefinição de identidade, pelas características das trajetórias de vida das ex-militantes políticas.

Metodologia Através do conteúdo das narrativas, podemos reescrever o passado – com suas lembranças e a conseqüente reconstrução de suas histórias de vida mesmo que por meios depoimentos orais, adquire um sentido político vital.A memória constrói um arquivo pessoal que possibilitam resgatar os fatos passados, ainda mais quando são tratados aspectos traumáticos como esses, de torturas e repressões. Pretendo apresentar as experiências de vida dessas mulheres a partir de sua militância, a entrada na clandestinidade até os dias de hoje, passando pelo momento da prisão e torturas, a reconstituição das trajetórias de vida dessas mulheres, que se deram através de dados recolhidos em entrevistas. Tendo como recurso à fonte oral, além da necessidade de referências bibliográficas para transpor para o trabalho.

Atividades desenvolvidas e à desenvolver 1º semestre: Foram desempenhadas as tarefas de leitura da bibliografia referente; primeiro contato com as entrevistadas. Essas entrevistas variam de acordo com a disponibilidade e necessidade de cada colaboradora. A duração de cada entrevista não tem tempo estipulado, a princípio será desenvolvido a partir de uma longa conversa, respeitando a disponibilidade de tempo de cada entrevistada. 2º semestre: Serão realizadas as entrevistas para cumprir com o objetivo da pesquisa, que é refletir os danos infligidos a essas mulheres, que se apresentam, no físico, moral e psicológico. Pensar sobre os danos é refletir sobre a tortura como prática social aplicada pelo Estado no período ditatorial.