Criação da SUBPLAN Lei Complementar n. 122, de 28/07/08

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
BENCHMARKING.
Advertisements

Avaliação do Plano Plurianual
Gerenciamento Pelas Diretrizes
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Capacitação de Comitês de Educação em Direitos Humanos 30 e 31 de agosto 01 e 02 de setembro.
PLANO GERAL DE ATUAÇÃO PGA.
ESCOLA DE GESTÃO PÚBLICA DO CEARÁ
Curso GD Gerenciamento de Desempenho
Gestão Estratégica.
Ana Cristina Ghisleni
A participação da FECAM e da EGEM na elaboração dos Planos Locais de Habitação de Interesse Social - PLHIS: FECAM Assessoria e consultoria aos Municípios.
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
RECURSOS HUMANOS RH GESTÃO DE PESSOAS O QUE É ?
Planejamento Estratégico
Movimento Brasil Competitivo
Melhoria de sua integração com a cadeia produtiva Desenvolvimento de opções de geração de renda Fortalecimento dos laços comunitários e solidários.
Treinamento para Orientação na Implantação do Guia de Boas Práticas
6ª frente de trabalho do pmimf:
GESTÃO MODERNA DE RECURSOS HUMANOS NOS ÓRGÃOS PÚBLICOS
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
1ª Jornada Internacional da Gestão Pública “O caso MDIC”
Organização, Planejamento e Gestão De Projetos Educacionais
Planejamento Administrativo Petrópolis, março 2008.
AUDIÊNCIA PÚBLICA.
Objetivos do Trabalho Mapa Estratégico - Senado Federal
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Projetos Estratégicos Direh/VPGDI
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
G ESTÃO DA M EMÓRIA E P OLÍTICAS DE I NFORMAÇÃO Prof. Elmira Simeão Universidade de Brasília Faculdade de Ciência da Informação.
Estrutura Funcional da Rede Goiás
PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO
Projeto de Modernização Integrada do Ministério da Fazenda - PMIMF
PLANO DE METAS E AÇÕES Margarida Maria Flores Prates
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
II Seminário Nordeste da Rede Brasileira de Monitoramento e Avaliação – RBMA   Salvador, 29 de agosto de
Comitê Q Papel e Estrutura Reunião em 25 Janeiro de 2005.
Missão, Visão e Valores da Ouvidoria
MOVIMENTO AÇÃO INTEGRADA RESGATANDO A CIDADANIA
11a Reunião da COGEF Brasília, 30/Mar/2011 CT-PRODEV-COGEF e o monitoramento do PROFISCO.
PLANO DE DESENVOLVIMENTO DOS INTEGRANTES DA CARREIRA
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
PROGRAMA DE DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE TERRITÓRIOS RURAIS
A Experiência da ANEEL na Gestão por Processos
Gerência de Educação Profissional GEPRO
1. ABERTURA E APRESENTAÇÃO DOS PARTICIPANTES 2. APRESENTAÇÃO DA METODOLOGIA 3. APRESENTAÇÃO DA NOVA PROPOSTA DO PDR APRESENTAÇÃO DA REDETEC.
Promover com excelência a educação,
SÃO SEBASTIÃO FEVEREIRO DE 2011 PLANO MUNICIPAL DE HABITAÇÃO DE INTERESSE SOCIAL.
1° Encontro Intermunicipal de Escolas de Governo da Região de Sorocaba Roda de Conversa Março/2014.
Trabalho Socioambiental nas obras do PAC
Do esforço em conjunto e por uma nova realidade: Pensando e fazendo uma Segurança Cidadã.
OSM Organização, Sistemas e Métodos
Atuação dos agentes de Controle Social
PROF. Ms. DELANO GURGEL DO AMARAL. A Estruturação das Soluções dos Treinamentos ou cursos de curta duração, são Customizadas, combina diferentes eixos.
1ª REUNIÃO ORDINÁRIA 2015 Brasília, 23 e 24 de abril de 2015.
Fortalecimento do sistema de controle externo como instrumento de cidadania, incluindo a intensificação das relações intergovernamentais e interinstitucionais,
Programa de Modernização e Qualidade do Tribunal de Contas do Estado de Goiás. Coordenação: Serviço de Capacitação Funcional e Qualidade Consultoria de.
Mapeamento de Processos
Programa de Modernização da Gestão Thaner Castro Nogueira
Secretaria de Educação Básica Ministério da Educação
Gestão por competência
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Dezembro de O IGS e o fortalecimento da Governança Social em MG Termo de Parceria Firmado em Outubro de 2007 entre o Governo do Estado de Minas.
Fases Metodológicas do Planejamento Social
RETROSPECTIVA DO M&A DA APS EM MATO GROSSO Cuiabá 2011.
BALANÇO DE METAS 2013 e PROPOSIÇÃO DE METAS 2014 ADJUNTORIA DE GESTÃO ESTRATÉGICA.
PODER JUDICIÁRIO JUSTIÇA DO TRABALHO TRIBUNAL REGIONAL DO TRABALHO DA 13ª REGIÃO PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO Oficina para Desdobramento e Alinhamento do Planejamento.
O papel pedagógico do órgão gestor
MINISTÉRIO DO PLANEJAMENTO Decreto nº 6.114/2007 Orientações sobre a Gratificação por Encargo de Curso ou Concurso – GECC.
2ª REUNIÃO DO FNG (Agosto/2013) GT - INDICADORES Análise dos 3 Indicadores selecionados pelo GT-Indicadores do FNG para serem monitorados pelos Ministérios.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

Subprocuradoria Geral de Justiça para assuntos de Planejamento Institucional - SUBPLAN Criação da SUBPLAN Lei Complementar n. 122, de 28/07/08 Estruturação e implementação (resolução PGJ n. 2372/08 – campo de atuação da SUBPLAN – e resolução PGJ n. 2396 – plano de diretrizes 2008-2009) Desafios de um setor inteiramente novo, numa instituição pública de alta complexidade (demandas internas, demandas externas, dispersão geográfica, autonomia funcional, mudança organizacional, qualificação e sensibilização internas para uma “cultura” de planejamento”, natural aversão ou pouca familiaridade escassez de recursos).

Equipe da SUBPLAN Subprocurador para assuntos de Planejamento: Bruno Sérgio Galatti - Procurador de Justiça Assessores:  Sérgio Renato Sinhori - Promotor de Justiça em 2º grau. Eliezer Gomes da Silva - Promotor de Justiça    Apoio técnico-administrativo:  Fabiane Vargas Bueno de Macedo - Auxiliar Técnico Rita Maria Franco Ribeiro – Técnica em Planejamento Ana Helena Blasi Lemos – Técnica em Planejamento Rogério Eduardo Bittencourt – Programador

Escopo de atuação

Planejamento global e estratégico da instituição.

Assessorar, gerenciar e monitorar o cumprimento dos objetivos e metas institucionais, especialmente as fixadas no planejamento estratégico.

Elaboração legislativa de matérias institucionais. Regulamentação interna.

Aprimoramento institucional, tanto das atividades “meio” quanto das atividades “fim”. Planejamento deixa de ser um atributo exclusivo dos setores administrativos. Atividades cotidianas do MP podem e devem ser incorporadas ao planejamento estratégico da instituição.

Diagnósticos de desempenho institucional, quanto à execução de seus planos, projetos e atividades institucionais. Mudanças de rumo, aperfeiçoamento, superação de pontos críticos. Integração de setores da administração superior (Subprocuradoria Administrativa, Jurídica, Ouvidoria, Corregedoria). Unificação de bancos de dados. Tratamento profissional e estratégico das informações. Constante diálogo com todos os setores do Ministério Público.

Coleta, análise e tratamento técnico de informações de âmbito social, político e econômico para dar suporte às atividades, estudos, programas e metas institucionais.

Planejamento Estratégico aliado à Tecnologia da Informação.

Organizar, racionalizar rotinas e procedimentos administrativos.

Fomentar a integração da sociedade civil no planejamento estratégico da instituição (audiências públicas, canais de comunicação e atendimento). Ministério Público – Ministério do Povo. Missão constitucional do Ministério Público. Planejamento estratégico de uma instituição democrática, defensora do regime democrático. Direito e Democracia.

Capilaridade e interdisciplinaridade da SUBPLAN. Integração, comunicação, reunião de esforços, metodologia. Radical aprimoramento dos instrumentos de tecnologia da informação. Trabalho integrado com a SUBPLAN. Modernização.

Desenvolvimento o Planejamento Estratégico no MPPR Instituição complexa - Pensamento estratégico complexo.

Estratégia, eficiência e impessoalidade. Tendência nacional - Iniciativas importantes. CNMP, CNJ, STJ, TCU, MPs estaduais.

Racionalização das atividades do Ministério Público

Disseminação de iniciativas.

Simultaneidade de ações.

Intercâmbio de informações

Priorizando esforços

Pensar coletivamente Trabalhar em “rede”

Pensar estrategicamente.

Idealismo e inovação Planejamento estratégico não é uma atividade burocrática nem "autocrática“, mas autocrítica. Amplo espaço para inovações, participação, sugestões. Novos projetos, novos iniciativas, novos planos.

A SUBPLAN precisa de contribuições criativas e inteligentes para o melhor desempenho das funções institucionais do MP.

Criatividade e participação de todos em torno do planejamento. "Alinhamento estratégico". Metodologias BSC (“balanced score card”), Norton e Kaplan (1992) e GPD

Objetivos Valores Metas Indicadores de desempenho Projetos Planos de Ação

Planejamento estratégico na iniciativa privada e Planejamento estratégico nas organizações públicas. Colaboração e adaptação. Experiências de sucesso em instituições jurídicas.

Pensar estrategicamente é preciso. Planejar, comunicar, interagir e trocar informações. Buscar a racionalização (metodológica e finalística) das atividades institucionais.

Iniciativas em andamento Elaboração de termo de referência para abertura de procedimento licitatório para contratação de consultoria e treinamento especializado em planejamento estratégico. Ultimada a contratação, será realizado evento de "Alinhamento Estratégico" (primeiro semestre de 2009). Máximo contingente de membros do MP e servidores para fixação dos objetivos e metas estratégicas.

Iniciativas em andamento Amplo levantamento interno de dados ínstitucionais e sócio-econômicos em relação a cada Comarca (movimentação processual, relação Promotor/habitante, número de municípios atendidos por Comarca, IDH, índice GINI, etc). Parceria com IPARDES. Objetivo: Subsidiar as decisões acerca da alocação de recursos humanos e materiais. Priorizar atuação institucional específica (saúde, educação, meio ambiente) em determinadas regiões.

Iniciativas em andamento Intercâmbio de informações/experiências/boas práticas com outros órgãos públicos (STJ, TCU, MPs de Goiás, Bahia e Rio Grande do Sul). “Benchmarking” Encontro nos dias 4/5 de dezembro em Curitiba.

Iniciativas em andamento Início do Ges-Pública - Servidores, a partir de novembro. Processo contínuo, de sensibilização de um grupo de líderes, para posterior harmonização com o planejamento estratégico da instituição.

Iniciativas em andamento Elaboração de amplo questionário, a membros do MP (auto-diagnóstico da instituição).

Iniciativas em andamento Realização simultânea, no início do ano, de audiências públicas em todas as Comarcas do Paraná. Consolidação dos resultados. Ministério Público, Ministério do Povo.

Iniciativas em andamento "Mapa estratégico" será resultado da participação de membros e servidores no "Alinhamento Estratégico", na "GES-Pública", nos processos de auto-avaliação, e nas demandas, críticas e sugestões decorrentes das audiências públicas.

Gentilmente cedido pelo TCU Plano Estratégico Plano de Diretrizes Desdobramentos do plano de diretrizes

Iniciativas em andamento Definição de plano de diretrizes para 2009 (planejamento a curto prazo). “Gerenciamento por diretrizes”. 28 diretrizes. A partir das diretrizes, desenvolvem-se os planos de ação, projetos e atividades funcionais. Resolução n. 2396/08.

Iniciativas em andamento Adaptação do sistema e-CAR (CELEPAR) para gerenciamento minucioso, via WEB, dos projetos e ações vinculadas ao planejamento tático e operacional (plano de diretrizes) e ao planejamento estratégico. e-PLAMP Objetivo: permitir o rápido conhecimento acompanhamento de todas as ações e projetos estratégicos para o MPPR. Interface colaborativa. Deverá ter interface de recepção (para o gerente da diretriz ou coordenador do projeto) das sugestões e informações encaminhadas por membros e servidores.

Uma pequena prévia do e-PLAMP