APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania 1 GOVERNO FEDERAL MINISTÉRIO DA JUSTIÇA PROGRAMA NACIONAL DE SEGURANÇA PÚBLICA COM CIDADANIA PRONASCI.
Advertisements

Projeto de Ações Coordenadas de Prevenção à Tortura
F ÓRUM N ACIONAL DE S ECRETARIAS DO T RABALHO C URITIBA, 12 E 13 DE SETEMBRO DE 2013 A Câmara Federal em Defesa da Rede SINE.
Associação de Proteção e Assistência aos Condenados - APAC
INSTITUTO LATINO AMERICANO DAS NAÇÕES UNIDAS PARA PREVENÇÃO DO DELITO E TRATAMENTO DO DELINQÜENTE - BRASIL -
Comissão de Educação dos Profissionais
PAI-PJ – TJMG COMARCA DE BELO HORIZONTE
Justiça juvenil sob o marco da doutrina da proteção integral Desafios político-institucionais para a garantia do pleno desenvolvimento.
“Administração de Recursos Humanos II”
Apresentação do Projeto
2º ENCONTRO DE COORDENADORES DE FISCALIZAÇÃO 2º ECOFIS Teresina, agosto/2010.
TM175 Tópicos Especiais em Engenharia Mecânica IV: Ética
Higiene e Segurança do Trabalho
Controle de Recursos Públicos
T. C. U Instituto Serzedello Corrêa Diálogo Público 2006 O Tribunal de Contas da União na Promoção da Cidadania e do Controle Social do Terceiro Setor.
REDE DE SOLIDARIEDADE DO IDOSO
I CONFERÊNCIA NACIONAL DA APRENDIZAGEM PROFISSIONAL
Título título título -Texto O Convênio nº11/2008/SRJ-MJ/PGJ-MPPE, que viabilizou a criação e estruturação do Núcleo de Apoio a Mulher, faz parte da ação.
SECRETARIA DE ESTADO DE JUSTIÇA E SEGURANÇA PÚBLICA
Conceitos; Diretrizes; Projetos; Realização: Prefeitura E.T.Avaré Apoio: Secretária Nacional Antidrogas – SENAD Conselho Estadual sobre Drogas – CONED.
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE NATAL JUSTINO DA COSTA
Associação Pestalozzi de Magé - RJ
SENARS Serviço Nacional de Aprendizagem Rural
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
METODOLOGIA DE MONITORAMENTO DO CUMPRIMENTO DA PENA/MEDIDA DE PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS À COMUNIDADE  Marco Antonio da Rocha.
Modelo anterior de atendimento. Modelo atual de atendimento Escola.
Ministério Público do Estado do Paraná 2006
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Estatuto da Criança e do Adolescente
CONSELHO MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL RIO NEGRINHO
CORREGEDORIA-GERAL Órgão da Administração Superior do MP, orientador e fiscalizador das atividades funcionais e da conduta de membros do Ministério.
CONSELHOS DA COMUNIDADE Guia para Criação
AÇÃO EM REDE NO COMBATE DA EVASÃO ESCOLAR
COMUDs – Conselhos Municipais de Políticas sobre Drogas
Rio Mulher.
PROJETO EXTRAS PAPO DI ROCHA VIDEOS FOTOS Acesse nosso blog:
O projeto JUSTIÇA PARA O SÉCULO 21 tem por escopo incorporar as práticas restaurativas na Justiça da Infância e da Juventude.
CONSELHO ESTADUAL DE ENTORPECENTES DO RIO GRANDE DO NORTE
NÚCLEO DE ATENÇÃO PERMANENTE AO PRESO – NAPP
Legislação Estrutura organizacional Objectivos. FERSAP – Federação Regional de Setúbal das Associações de Pais Lei das Associações de Pais e Encarregados.
Gabinete de Intervenção ao Aluno
ATRIBUIÇÕES PROFISSIONAIS
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Projeto “Jovem Legal”.
PROJETO EXTRAS PAPO DI ROCHA VIDEOSFOTOS Acesse nosso blog:
Projeto individual Em atendimento à primeira fase do Movimento Paraná sem Corrupção Julho à dezembro de 2012 Encontro Movimento Paraná sem Corrupção.
ASSOCIAÇÃO ASSISTENCIAL PAULO FRANCES Elaboração : Ivani Salomão Barbosa – Diretora Presidente.
Centro de Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente
CTR Nova Iguaçu.
Instituto Nacional de Identificação
Plano Cidadão O Povo Realizando um Futuro Cada Vez Melhor.
ACORDO ENTRE A REPÚBLICA FEDERATIVA DO BRASIL E A SANTA SÉ Profº Elcio Cecchetti.
2005 Criação do Comitê de Responsabilidade Social do Grupo (CRS) Objetivo: unificação e coordenação das ações de Responsabilidade Social do Grupo 2006.
EXECUÇÃO DAS PENAS REGIMES DE EXECUÇÃO
Ministério Público.
Prefeitura de Caratinga Secretaria de Defesa Social
Estatuto da OAB Aula 14.
A Prevenção do Uso de Drogas na perspectiva da Associação Terra da Sobriedade Belo Horizonte 2015.
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Subsecretaria de Promoção e Defesa dos Direitos Humanos BRASÍLIA – DF Junho de 2006 PROGRAMAS.
Uma estratégia para empresas e governos atuarem juntos por cidades mais justas e sustentáveis Fórum Empresarial de Apoio às Cidades Sustentáveis.
Atribuições das Unidades Escolares
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL
ASSESSORIA TÉCNICA. - Consiste em um conjunto de estratégias técnico-metodológicas (de articulação e mobilização social e de instrumentalização das equipes.
LDB Leis Diretrizes e Bases da Educação
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
CETREMI.
Políticas de Saúde Criança e Adolescente Conselho Tutelar profª Magda Levantezi Art A criança e o adolescente têm direito à liberdade, ao respeito.
PRÊMIO FRANCO MONTORO VISA PREMIAR PROJETOS RELEVANTES DOS CONSEGS.
“O Passo-a-passo para a criação de uma APAC”
Transcrição da apresentação:

APAC - Associação de Proteção e Assistência aos Condenados Material de apoio desenvolvido pelo Centro de Apoio às Promotorias Criminais, de Júri e Execução Penal – Área Execução Penal MINISTÉRIO PÚBLICO DO ESTADO DO PARANÁ

O que é uma APAC? A Apac possui uma estrutura física nos moldes de uma prisão, onde a pessoa condenada pela Justiça cumpre integralmente sua pena. Seu objetivo é recuperar e reintegrar pessoas condenadas a penas privativas de liberdade, em regime aberto, semiabarto e fechado.

O que é uma APAC? A Apac opera como entidade parceira dos Poderes Judiciário e Executivo, respectivamente na execução penal e na administração do cumprimento das penas privativas de liberdade. É filiada à Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados (FBAC), órgão coordenador e fiscalizador das Apacs, o qual tem a função de orientar, assistir e manter a unidade de propósitos das associações.

Qual a diferença entre a APAC e o Sistema Prisional comum? 1) Na Apac os próprios presos (chamados de recuperandos) são corresponsáveis pela sua recuperação. 2) Possuem assistência espiritual, médica, psicológica e jurídica prestada pela comunidade. 3) A segurança e a disciplina do presídio são asseguradas com a colaboração dos recuperandos, tendo como suporte funcionários, voluntários e diretores da entidade, sem a presença de policiais e agentes penitenciários.

Qual a diferença entre a APAC e o Sistema Prisional comum? 4) Os recuperandos frequentam cursos supletivos e profissionalizantes, bem como participam de atividades variadas. 5) A metodologia Apac caracteriza-se pelo estabelecimento de uma disciplina rígida, baseada no respeito, na ordem, no trabalho e no envolvimento da família do sentenciado. 6) O condenado cumpre pena em presídio de pequeno porte, preferencialmente em sua terra natal e/ou onde reside sua família.

Qual a diferença entre a APAC e o Sistema Prisional comum? 7) Valorização humana, pois busca colocar em primeiro lugar o ser humano, e, nesse sentido, todo o trabalho é conduzido de modo a reformular a autoimagem da pessoa. Em reuniões de cela são utilizado métodos psicopedagógicos, no sentido de que o recuperando se volte para sua valorização.

Como a APAC se mantém? 1) Contribuições de seus sócios, de promoções sociais, de doações de pessoas físicas, jurídicas e entidades religiosas. 2) Parcerias e convênios com o Poder Público (prefeituras, governo do Estado) e Instituições educacionais e outras entidades. 3) Captação de recursos em fundações, institutos e organizações não governamentais. 4) Comercialização dos produtos das oficinas profissionalizantes.

Como implantar a APAC? 1) Realização de audiência pública na Comarca que será conduzida por um dos membros do Projeto Novos Rumos na Execução Penal, ocasião em que é abordada a metodologia APAC. 2) Composição de uma Comissão Representativa que terá como objetivo criar a APAC. 3) Visita da Comissão Representativa à APAC de Itaúna (MG) ou em outra APAC em funcionamento mais próxima.

Como implantar a APAC? 4) Criação jurídica observando regulamentação específica. 5) Realização de Seminário de Estudos sobre o Método APAC para a comunidade, com objetivo de recrutar voluntários. 6) Criação de equipes de voluntários, através de palestras de motivação e de cursos permanentes de formação de voluntários e estudo do método.

Como implantar a APAC? 7) Organização de equipe de voluntários para desenvolver a formação educacional, cursos profissionalizantes e captação de empregos para os recuperandos do regime aberto, assim como para assistência à saúde, espiritual e jurídica, se possível na cadeia pública local. Esses trabalhos servirão como treinamento para equipe. 8) Realização de parcerias.

Como implantar a APAC? 9) Estágio de dois ou três recuperandos da Comarca na APAC de Itaúna. O Juiz da Comarca onde a APAC interessada estiver instalada deverá solicitar o referido estágio ao Juiz da Vara de Execução Criminal da Comarca de Itaúna. 10) Realização do Curso de Formação de Voluntários. 11) Estágio dos funcionários administrativos na APAC de Itaúna ou em outra APAC consolidada.

Como implantar a APAC? 15) Desenvolvimento periódico de aulas de valorização humana, de espiritualidade, de prevenção ao uso de drogas, bem como de reuniões de celas coordenadas por voluntários. 16) Realização de novas audiências públicas, seminários ou curso de formação de voluntários, promovendo periodicamente campanhas de sensibilização e mobilização da comunidade acerca do problema prisional, caso a APAC local sinta necessidade.

Como implantar a APAC? 12) Retorno dos recuperandos estagiários à sua Comarca de origem, acompanhados de dois a três recuperandos da Comarca de Itaúna para colaborarem na implantação do método. 13) Transferência do recuperandos da nova APAC para o Centro de Reintegração Social, em grupos de sete, em intervalo de 10 a 15 dias. 14) Realização anual de Cursos de Conhecimento sobre o Método APAC.

Como implantar a APAC? 17) Estabelecer comunicação permanente com a Fraternidade Brasileira de Assistência aos Condenados, Secretaria responsável pela difusão do projeto e Projeto Novo Rumos, enviando relatórios periódicos.

Referências Tribunal de Justiça do Estado de Minas Gerais. Programa “Novos Rumos”, dezembro de 2011.