ANALISE CRITICA Prof. Ms. Cid Hernandes.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O discurso na sala de aula de Matemática
Advertisements

Parceira Programa SuperAção e Escola de Tempo Integral
Desenvolvimento profissional docente: Refletindo sobre as possíveis contribuições de colaboração, metacognição e tecnologia Vânia Maria Santos-Wagner Universidade.
FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS INTERATIVAS
O objetivo e a Justificativa do estudo
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
INSTITUTO POLITÉCNICO DO PORTO ESCOLA SUPERIOR DE EDUCAÇÃO Programa de Acompanhamento e Formação em Matemática O conceito de competência Uma parte do problema.
Educação Digital Fala-se muito das contribuições positivas do uso da tecnologia digital em sala de aula. Os professores que já experimentaram, no entanto,
Metodologia Científica
Resenha Profa. Ms. Gabriela Azeredo Santos
Titulo da monografia Nome do aluno: Orientadora:
A Avaliação no processo ensino-aprendizagem:
CONTEÚDOS ESCOLARES E DESENVOLVIMENTO HUMANO : QUAL A UNIDADE ?
ENCAMINHAMENTOS METODOLÓGICOS
PROGRAMA DE FORMAÇÃO PROFESSORES COORDENADORES
Palavra Aberta Nilce dos Reis Oliveira Cordeiro. Objetivo: Motivar a discussão sobre a temática referente a pesquisa. Resgatar o conhecimento anterior.
Avaliação Mediadora.
Pensando sério em pesquisa
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Para onde vai a educação? Tradução de Ivette Braga,
LOCAL: Centro Espírita “LAR DE MARIA”
Construindo uma identidade profissional
A maioria dos fenômenos psicológicos – como o pensamento, a motivação, as emoções, a aprendizagem, a memória, o conhecimento, o raciocínio, a percepção,
PLANO DE TRABALHO DOCENTE
Como elaborar um texto Argumentativo
As regras de um debate Quando participamos num debate há aspectos e regras que não podemos esquecer.
serviço de psicologia e orientação (spo) rita raposo
MetodologiaTrabalhoeProjecto Projecto é um plano com um conjunto descritivo de acções, instrumentos e componentes necessários à concretização de um produto.
Prof. Dr. Eduardo J. Legal Curso de Psicologia UNIVALI - Itajaí
AD EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA
ARTIGO CIENTIFICO.
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
BEM VINDO À BIBLIOTECA PROCURA INFORMAÇÕES SOBRE UM TEMA OU UM AUTOR? PRETENDE CIRCUNSCREVER-SE AO OBJECTO DA INVESTIGAÇÃO, APRECIANDO A SUA AMPLITUDE,
Diretrizes para leitura e análise de textos
Aula de leitura – COL Não basta ir às aulas para garantir êxito nas disciplinas, precisa-se ler e ler bem. Quem não sabe ler não saberá resumir, tomar.
Disciplina: Estágio Supervisionado I
Resenha Produção de texto.
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
19ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
O que é ensinar história?
Trabalhos Científicos Usuais: Caracterização e Estrutura
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
Prof. Gabriel Henrique Collaço, Esp.
TEXTO DE REFERÊNCIA COMO TRABALHAR…
METODOLOGIA DA CIÊNCIA
18ª Mostra de Pôster – FATEC 2014
PÓS-GRADUAÇÃO EM PSICOPEDAGOGIA
O PROCESSO DE AVALIAÇÃO DE APRENDIZAGEM DO ENSINO DE MATEMÁTICA NA 4ª SÉRIE DO ENSINO FUNDAMENTAL DENISE DE AGUIAR SILVA ABEL FIGUEIREDO – PA 2007.
QUAL A MINHA POSIÇÃO SOBRE AS IDÉIAS DO AUTOR?
Metodologia Ensino e Estágio de Língua Portuguesa III
ALUNAS: MARIA DIVINA DE OLIVEIRA MARIA ELENA GONÇALVES MARIUSA PEREIRA
Figura 1 – Alunos realizando atividades sobre literatura infantil
Uergs-Licenciatura em Pedagogia, Tecnologia da Educação
RESUMO.
EDUCAÇÃO MATEMÁTICA Ana Valéria Dacielle Elvys Wagner Rinaldo
Inclusão que bicho é esse?
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
13 Liderança nos Grupos - Atividades
10 Aluno-Professor Professor-Aluno Perguntas Reflexivas Sobre a
Proposta de trabalho nº2 Educação Sexual Nas Escolas
Como elaborar um plano de aula
PIBID - Subprojeto de Geografia no Assis Chateaubriand Professora Ms. Juliana Nóbrega Professora Coodernadora Drª Jossandra de Melo Discentes: Ana Paula,
A PESQUISA EM INSTITUIÇÕES PRIVADAS Oscar Hipólito 09/11/2013.
Para que os professores, a equipe escolar possam criar projetos que ampliem, enriqueçam, aprofundem temas em estudo, e também beneficiem alunos com dificuldades.
Projeto: SOU LETRANDO. Acadêmicos: Thainara Lobo e Ailton Ourique
COMPETÊNCIAS E HABILIDADES DO PROFISSIONAL ATUAL Esclarecendo um pouco mais...
A MOTIVAÇÃO PROPICIADA PELA ABORDAGEM DE UM TEMA DA FÍSICA MODERNA COM ALUNOS DO ENSINO MÉDIO Luciene Fernanda da Silva¹, Alice Assis² ¹ USP / Programa.
Literacia da Informação ESCOLA EB23 da Sertã BE/CRE.
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
IMPLEMENTAÇÃO PEDAGÓGICA PDE/2008 ANA LIDIA OSSAK.
Transcrição da apresentação:

ANALISE CRITICA Prof. Ms. Cid Hernandes

O que se pretende, no caso de uma análise crítica, é uma abordagem a um tema, onde se apresente um conjunto bem estruturado de opiniões fundamentadas. Deve procurar-se explorar todas as questões e ideias principais levantadas pelo objeto da análise. Vá por partes: depois de ler/ver/ouvir o objeto da sua análise, interprete-o para si próprio; divida o objeto da análise em partes temáticas; dê um título a cada uma delas; relacione as ideias principais, expressas em cada parte; pense no assunto sobre o qual recai a sua análise; leia alguma bibliografia e tome nota das referências; tome nota do que lhe for ocorrendo a respeito do que consulta; redija um texto onde esteja patente a divisão que fez, com a respectiva justificação. Não se deve esquecer de dar um cunho pessoal ao que escreve. A sua opinião é fundamental. Não se esqueça também de como deve escrever. O texto deve ser coeso e coerente.

O PODER DA PSICOCIBERNÉTICA NA INTENÇÃO DE APRIMORAR O DESENVOLVIMENTO PEDAGÓGICO E ACADÊMICO DO DISCENTE E POR CONSEGUINTE DO DOCENTE A priori há que se motivar o aluno a aprender, e isto não é das tarefas mais fáceis, haja vista que os métodos utilizados pelos docentes no contexto atual de competição com as novas tecnologias que preconizam o envolvimento do aluno com seu habitat natural é quase uma conseguência de seu modo operantes no dia a dia; trazendo isto para o contexto de sala de aula deve o docente aproveitar esse processo para desenvolver seu conteúdo e estabelecer parâmetros para utilizá-lo em sala de aula, em virtude principalmente do método retrógrado que alguns profissionais da área que apenas falam o tempo todo ou escrevem no quadro indiscrimidamente. O papel do “novo educador” deve ser o de lutar contra as amarras do poder, tentando formar indivíduos críticos e pensantes, pois a sociedade atual é complexa e atravessada por interesses diversos, exigente de sujeitos conscientes, assim como apregoado por Foucault (1985, p.151), o papel do intelectual não é dar conselhos, mas sim, mostrar aos interessados, o que está acontecendo, alertá-los da maquinaria em que estão envolvidos, formando, assim, pessoas abertas para a mudança. (CRUZ; FREITAS, 2011, p. 48).