META ESTADUALMETA NACIONAL Sensibilizar 50% dos Municípios brasileiros para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA
Advertisements

Estruturas em Rede para Geração de Resultados de Desenvolvimento
1º Seminário Internacional de Mobilização Social pela Educação
POLÍTICAS E PROGRAMAS PRIORITÁRIOS EM SAÚDE – 2008/2011 (PAC – SAÚDE)
BREVE HISTÓRICO: Plano de Ação de Viena em 1993;
Seminário SANTA CATARINA ECONOMIA E MEIO AMBIENTE Macro diretriz: Aumentar, de forma sustentável, a competitividade sistêmica do estado Áreas de.
ROCHA, Arlindo Carvalho
PLANO DE GESTÃO.
PLANEJAMENTO TERRITORIAL PARTICIPATIVO
Ação Social do Governo do Estado de São Paulo
Pacto pela Saúde Consolidação do SUS
DIRETORIA DE GESTÃO DO PLANEJAMENTO E DESCENTRALIZAÇÃO DA SAÚDE
Novas Perspectivas de Apoio e de Avaliação de Políticas para MPEs em Arranjos Produtivos Locais Seminário RedeSist-SEBRAE Rio de Janeiro, 4 de julho de.
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
A EDUCAÇÃO FISCAL COMO EXERCÍCIO DE CIDADANIA
ATUAÇÃO DOS AGENTES DE CONTROLE SOCIAL.
CONTAG Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura
O Sinaes na perspectiva das Instituições Públicas e Privadas
1 3ª Reunião do Comitê Temático de 2ª Geração de Políticas para APLs Brasília, 28 de junho de 2012.
Fabiano André Vergani
METODOLOGIA NA ESCOLA CONFERÊNCIA NACIONAL DE EDUCAÇÃO.
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
POLÍTICA NACIONAL DE EDUCAÇÃO
(CONSOLIDAÇÃO DOS GRUPOS)
Ministério da Cultura.
PROPOSTA DE REORGANIZAÇÃO DO SISTEMA NACIONAL DE AUDITORIA - SNA
1º Setor 2º Setor 3º Setor Ambiente Estado Mercado
META ESTADUALMETA NACIONAL Sensibilizar 50% dos Municípios brasileiros para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de.
METODOLOGIA DE EFETIVAÇÃO DO PROGRAMA
Metodologia de Elaboração do PPA-Plano Plurianual – 2012/2015
PLANEJAMENTO E COODENAÇÃO GERAL
Programa Nacional de Capacitação de Conselheiros
Conceito de Cultura A Cultura é produto e meio da vida em suas
AMM. OBJETIVOS DO PROGRAMA •GERAL Fortalecer a Consciência Fiscal da sociedade mato-grossense, para o pleno exercício da cidadania, de modo a estabelecer.
5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRANJOS PRODUTIVOS LOCAIS 5ª CONFERÊNCIA BRASILEIRA DE ARRAJOS PRODUTIVOS LOCAIS PRÉ-EVENTO 1º ENCONTRO DOS NÚCLEOS ESTADUAIS.
Departamento de Micro, Pequenas e Médias Empresas
Sistema de Governança do Pacto pela Educação do Pará
Conselho Nacional de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar - CONDRAF Grupo Temático: Educação do Campo.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL –PNEF
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
Educação básica de qualidade para todos
DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO LOCAL
COEGEMAS/SC: Colegiado Estadual de Gestores
Programa Nacional de Educação Fiscal. Responsável pela Coordenação Geral do PNEF “Desenvolver pessoas para o aperfeiçoamento da gestão das finanças públicas.
GT das Grandes Cidades Brasília, agosto de 2008
Psicologia e Segurança Pública
Formas de controle Publico Tribunal de contas Ministerio Publico CONFERENCIA Audiência Publica Ação Popular.
Comissão de EJA de Alagoas
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
AP01 – Apresentação do PNE e PME
Uma Escola do Tamanho do Brasil
Atuação dos agentes de Controle Social
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Agarra a oportunidade e volta à universidade. A. ENQUADRAMENTO/CONTEXTO Neste momento de grave crise económica, são muitas as famílias que não conseguem.
CIDADANIA DIGITAL JÁ Inclusão e oportunidades reais.
GAFCE SC Grupo de Articulação de Fortalecimento dos Conselhos Escolares de Santa Catarina Nádia Regina Machado
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO
SALVADOR-BA SECRETARIA MUNICIPAL DE GESTÃO Coordenadoria Central de Tecnologia de Gestão.
Gustavo Nogueira Presidente do Conselho de Secretários de Estados do Planejamento Secretário de Estado do Planejamento e Gestão da Paraíba Brasília, 24.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
GOVERNO DO ESTADO DE SANTA CATARINA SECRETARIA DE ESTADO DA FAZENDA PROGRAMA EDUCAÇÃO FISCAL.
Comissão de Desenvolvimento Econômico, Indústria e Comércio Audiência Pública “Pirataria, Prevenção, Repressão e seus Impactos na Economia do País” Rodolfo.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ INSTITUTO DE CIÊNCIAS SOCIAIS APLICADAS FACULDADE DE ADMINISTRAÇÃO CURSO DE BACHARELADO EM ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA SEMINÁRIO.
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
PROGRAMA NACIONAL DE EDUCAÇÃO FISCAL - PNEF EDUCAÇÃO FISCAL O cidadão fazendo a diferença
UNIDADE 1 – INTRODUÇÃO AO PLANEJAMENTO E AO ORÇAMENTO PÚBLICO.
A AGENDA 21 Profª MS. Milena Beatrice Lykouropoulos.
Transcrição da apresentação:

META ESTADUALMETA NACIONAL Sensibilizar 50% dos Municípios brasileiros para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de Educação Fiscal em Municípios brasileiros até o Final do PPA Capacitar Disseminadores do Programa Nacional de Educação Fiscal até o final do PPA Sensibilizar 03 milhões de alunos de Ensino Fundamental e Médio na rede pública e privada no PNEF até o final do PPA Sensibilizar 80% dos Municípios para o Programa Nacional de Educação Fiscal Formalizar o Programa Nacional de Educação Fiscal em 105 Municípios até o Final do PPA Capacitar Disseminadores do Programa Nacional de Educação Fiscal até o final do PPA Sensibilizar 120 mil alunos de Ensino Fundamental e Médio na rede pública e privada no PNEF até o final do PPA

META ESTADUALMETA NACIONAL Implantar o Programa Nacional de Educação Fiscal em escolas públicas até o final do PPA Formalizar, por meio de instrumento de Cooperação técnica, até o final do PPA a inclusão de 100 % das instituições gestoras do PNEF nos PPAs das três esferas de governo Ampliar a rede de parceiros estratégicos do Programa Nacional de Educação Fiscal Ampliar em 50% os recursos do PNEF no PPA do Ministério da Fazenda até o final de Implantar o Programa Nacional de Educação Fiscal em 300 escolas públicas até o final do PPA Formalizar o Programa e os Projetos ou Atividades, nos instrumentos de Gestão Governamental (PPA, LDO, LOA e PTA) Estadual e Municipal Ampliar a rede de parceiros estratégicos do PNEF, junto ao Primeiro, Segundo e Terceiro Setor Articular junto ao poder legislativo estadual e federal, até o final de 2011, uma PEC para garantir a política de Educação Fiscal.

DIMENSÕES DA MUDANÇA HUMANA SOCIAL ECONÔMICA CAPITAL HUMANO CAPITAL SOCIAL CAPITAL ECONÔMICO Esses laços de reforço constituem o fenômeno do Desenvolvimento VISÃOCOMPETÊNCIARESPALDORECURSOSP.AÇÃOMUDANÇA = REQUISITOS PARA PROMOVER MUDANÇA

Modelo de Gestão MODELO DE GESTÃO Metas O Metas P Contratos de Gestão Organização A ONG PPP Organização B Organização N METASMETAS Projeto 1 Projeto 2 Projeto 3 Projeto 4 Projeto n CENTRAL DE RESULTADOS DA GESTÃO MATRICIAL GEFE Grupo Estadual de Educação Fiscal

GESTÃO ESTRATÉGICA GESTÃO DE PROCESSOS GESTÃO DE CONHECIMENTO CONTEXTO CIDADÃO E SOCIEDADE PROCESSOS RESULTADO LIDERANÇA ESTRATÉGIAS E PLANOS PESSOAS INFORMAÇÃO Modelo de Gestão MODELO DE GESTÃO

Modelo de Gestão METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO Padronização Diretrizes da alta administração Ação corretiva Revisão periodica dos problemas crônicos Problema crônicos prioritarios Metas Mantém Melhora

EFETIVAR IMPLANTAR IMPLEMENTAR MOBILIZAR INSTITUCIONALIZAR SENSIBILIZAR ARTICULAR CONSOLIDAR AVALIAR SISTEMATIZAR METODOLOGIA DE GERENCIAMENTO

Recursos Insumos Atividades ProdutosEfeitosImpactos ConsistênciaEficiênciaEficáciaEfetividade Recursos Insumos - Atividade Atividade - ProdutosProdutos - EfeitosEfeitos - Mudança ImplantarImplementar Institucionalizar Sensibilizar Mobilizar ArticularConsolidar Sistematizar Avaliar Gestão do Conhecimento Pessoas Informações Gestão Estratégica Gestão de Processos Estratégias e Planos Lideranças Processos Resultados Cidadão Sociedade MONITORAMENTO E AVALIAÇÃO

Recursos e Insumos AtividadesProdutosObjetivos EspecíficosObjetivos Gerais Recursos e Insumos AtividadesProdutosEfeitoImpacto Consistência Eficiência Eficácia Efetividade Impacto - Mudança

INDICADORES PROCESSUAIS, DE RESULTADO E DE DESEMPENHO Indicadores de Verificacão/ProcessuaisIndicadores de Resultado e Desempenho ConsistênciaEficiênciaEficáciaEfetividade INDICADORES DE IMPACTO ÍNDICE Caracterização do ÍndiceSuas DimensõesOs indicadores de Impacto Dimensão SocialDimensão EconômicaDimensão Humana

INDICE DE DESENVOLVIMENTO DA CONSCIÊNCIA E CIDADANIA FISCAL - IDCF O Índice As Dimensões Os indicadores de Impacto Índice de Desenvolvimento da Consciência e Cidadania Fiscal Humana Social Econômica Grau de Conhecimento e informações sobre finanças e politicas públicas Grau de responsabilidade cidadã na formação de parcerias que possam gerar o empoderamento, visando relações éticas na gestão das finanças e políticas publicas Grau de responsabilidade fiscal na co-gestão dos recursos públicos Grau de comprometimento com o controle social Grau de satisfação social com a política tributária e a política do gasto público Grau de responsabilidade social dos cidadãos que atuam no mercado consumidor, e cumprem com suas obrigações econômico fiscais QualitativosQuantitativos % de Cidadãos com conhecimento e informações sobre finanças e politicas públicas % de instituições que promovem a responsabilidade cidadã formando parcerias que possam gerar o empoderamento, visando relações éticas na gestão das finanças e políticas publicas % de Cidadãos com responsabilidade fiscal na co-gestão dos recursos públicos % de Cidadãos que participam de instituições comprometidas com o controle social % de Cidadãos satisfeitos com a política tributária e a política do gasto público % de Cidadãos com responsabilidade social, que atuam no mercado consumidor, e cumprem com suas obrigações econômico fiscais

Dimensão Humana Grau de Conhecimento e informações sobre finanças e politicas públicas Grau de responsabilidade fiscal na co-gestão dos recursos públicos O quantitativo de pessoas que participaram de eventos formativos e informativos de Educação Fiscal Total de eleitores do Município O quantitativo de pessoas que participaram das sessões e audiências promovidas pelos Poderes legislativos municipal e estadual Total de eleitores do Município

Dimensão Social Grau de Comprometimento com o Controle Social Grau de responsabilidade cidadã na formação de parcerias que possam gerar o empoderamento visando relações éticas Na gestão das finanças e políticas públicas O quantitativo de pessoas que participam de entidades da sociedade civil (conselho, sindicato, associação, etc), e contribuem com o processo de controle social dos recursos públicos Total de eleitores do Município O quantitativo de instituições da sociedade civil (conselho, sindicato, associações, etc) que apresentaram projetos aos poderes legislativos municipal e estadual Total de instituições representativas da Sociedade civil

Dimensão Econômica Grau de Satisfação com a politica tributária e a política do gasto público Grau de responsabilidade social dos cidadãos que atuam no mercado consumidor e cumprem com suas obrigações econômico-fiscais Pesquisa por amostragem

1º Setor2º Setor3º Setor Ambiente EstadoMercadoSociedade organizada Agente Governo e poderes públicos Empresas Organizações Não-governamentais Finalidade precípua RegulaçãoLucroEmancipação e Justiça Social Iniciativas públicas com fins públicos privadas com fins privados privadas com fins públicos Público Alvo

Primeiro Setor Empresas Públicas Instituições de Ensino Público Empresas Públicas Estaduais Empresas Públicas Municipais Escolas Estaduais Públicas Empresas Municipais Públicas Universidades e Faculdades Públicas

Segundo Setor Empresas Privadas Instituições de Ensino Privado Escolas Estaduais Particulares Empresas Municipais Particulares Universidades e Faculdades Particulares Empresas Agropecuárias Empresas Comerciais Empresas Industriais Empresas Prestadoras de Serviços

Terceiro Setor Instituições Nao Governamentais Associações Clubes de Serviços Conselhos Sindicatos

ENSINO PESQUISAEXTENSÃO EDUCAÇÃO FISCAL

Organização Proponente: Responsável pela Ação: Equipe de Trabalho: Telefones: s:

Público Alvo Primeiro SetorSegundo Setor Terceiro Setor Empresa Pública Instituição de Ensino Público Instituição de Ensino Privado Empresa Privada Instituições Não-governamentais ( ) Estadual ( ) Agropecuária( ) Associações ( ) Municipal ( ) Comercial( ) Conselhos ( ) Superior ( ) Industrial( ) Sindicatos ( ) Serviço( ) Clube de Serviços Eixo Vetor de Atuação ( ) Ensino( ) Pesquisa ( ) Extensão Temática ( ) A Educação Fiscal no Contexto Social ( ) Relação Estado Sociedade ( ) Gestão Democrática dos Recursos Públicos ( ) Sistema Tributário Nacional Dimensão ( ) Humana( ) Econômica( ) Social

PLANO DE AÇÃO MEDIDA ( WHAT ) OQUE RESPONSÁVEL ( WHO ) QUEM PRAZO ( WHEN ) QUANDO LOCAL ( WHERE ) ONDE RAZÃO ( WHY ) PORQUE PROCEDIMENTO ( HOW ) COMO CUSTO (HOW MUCH) QUANTO CUSTA