Trabalho Infantil Elaborado por Gabriela de Sampaio Bragança.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
São Tomé e Príncipe, 03 e 06 de dezembro de 2012
Advertisements

OS ADOLESCENTES E OS DIREITOS HUMANOS
Planejamento Estratégico Financeira Foco de Atuação Partes Interessadas Sustentação Estimular voluntariado Promover a educação continuada.
Estatuto da Criança e do Adolescente
Programa TEC NEP UM PROGRAMA CIDADÃO.
Secretaria-Geral da Presidência da República Construir a Participação Social Fóruns de Desenvolvimento, Participação e Inclusão – PPA
Secretaria de Estado da Família e Desenvolvimento Social Lei nº 16
CAPACITAÇÃO DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL
Histórico ª CNDPI - "Construindo a Rede Nacional de Proteção e Defesa da Pessoa Idosa - Renadi" DELIBERAÇÃO 8: Garantir, a cada ano, a realização.
Crianças e Adolescentes
Joaquina Araújo Amorim Coordenadora Estadual
ATUAÇÃO DOS AGENTES DO CONTROLE SOCIAL
Seminário de Conclusão do Curso de Extensão:
XXXII CONGRESSO DA ABMP Trabalho Infantil Doméstico
Ação das entidades que promovem integração ao mercado de trabalho
Profª Maria Cecilia Ziliotto
Programa Internacional para Eliminação do Trabalho Infantil
A PRIMEIRA INFÃNCIA NA AGENDA DO UNICEF BRASIL
Presidência da República Secretaria Especial dos Direitos Humanos Implementação do Plano Nacional do Direito de Crianças e Adolescentes à Convivência.
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso 201 0
Seminário Regional Entre Redes – Cuiabá/MT Os Desafios à implementação do Plano Nacional de Convivência Familiar e Comunitária no Estado de Goiás Expositora:
A primeira infância,cidadania já.
CARTA DE INTENÇÕES São José dos Campos
O desafio do trabalho em “rede”
Rua Jacanã, 328 Bairro Divinéia Unaí-MG
Saúde e Prevenção nas Escolas - SPE
KIT PREFEITURA.
FILME. Governo do Estado do Rio Grande do Sul Secretaria Estadual da Saúde - coordenação Secretaria Estadual da Educação Secretaria Estadual do Trabalho,
Direito da Infância e Adolescência
Estatuto da Criança e do Adolescente
Sensibilização das Famílias e Comunidades para o Desenvolvimento da Primeira Infância 1 1.
Utilidade Pública Municipal – Lei 6868/07
Rio Mulher.
Desafios para a Prevenção e Eliminação do Trabalho Infantil
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
TRABALHO DO MENOR.
Às pessoas em situação de risco para a violência doméstica e familiar
* TRABALHO DECENTE * ARAXA – 04/10/ O compromisso do governo brasileiro com a promoção do trabalho decente inicia-se formalmente com a assinatura.
Política e Sistema Nacional de Participação Social
REUNIÃO ORDINÁRIA DO CONSELHO DIRETIVO DO INSTITUTO INTERAMERICANO DEL NIÑO.
Mude a história cuidando das crianças hoje novembro, 2014.
ESTATUTO DA Criança e do Adolescente
SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS – SGD: uma breve revisão
PROF. MARIA CECILIA ZILIOTTO
Plano Nacional de Trabalho Decente - PNTD
PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA
GOVERNO DO ESTADO DO RIO GRANDE DO SUL SECRETARIA DO TRABALHO E DESENVOLVIMENTO SOCIAL FUNDAÇÃO DE PROTEÇÃO ESPECIAL Secretário: Luis Augusto Lara Presidente:
Ministério Público do Trabalho
ANDI-21 anos A Primeira Infância e Mídia no Brasil O caso do PL 6.998/ PLC 14/2015.
ECA 21 ANOS DE EXISTÊNCIA.
Secretaria Municipal de Educação PROGRAMA FAMÍLIA-ESCOLA Belo Horizonte 2010.
Linha do Tempo. Linha do Tempo Referência Metodológica Expansão das ações do PIM Desenvolvida no Rio Grande do Sul, desde Política pública (Lei.
MAIO 2010.
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
Fórum Nacional de Prevenção e erradicação do Trabalho Infantil
TRABALHO INFANTIL MINISTÉRIO PÚBLICO DO TRABALHO O que é o trabalho infantil? É aquele realizado por crianças e adolescentes com idade inferior a 16 anos.
Sis Plano Estadual de Promoção, Proteção e Defesa dos Direitos de Crianças e Adolescentes à Convivência Familiar e Comunitária COFAC/MS - Comissão Intersetorial.
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
FNPETI Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil “Desafios da Erradicação das Piores Formas de Trabalho Infantil no Brasil” Seminário:
P A I R Secretaria Especial dos Direitos Humanos Presidência da República.
AGENDA CURITIBA DE TRABALHO DECENTE - ACTD. Agenda Curitiba de Trabalho Decente.
A DEMOCRACIA BRASILEIRA – Constituição de 1988 A DIGNIDADE DA PESSOA HUMANA; O DIREITO DO INDIVÍDUO À SUA CIDADANIA; RECONHECIMENTO DA IGUALDADE BÁSICA.
Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S. Secretaria Executiva de Segmentos Sociais SES S ESTA LEI FICOU 15 ANOS TRAMITANDO ATÉ SER FINALMENTE.
Sistema de Garantia de Direitos Organização: Psic. Angelo Motti.
Conselho Municipal de Educação de Joinville O CME de Joinville foi criado pela Lei Municipal nº 2389/90, em 24 de abril de Teve seu efetivo funcionamento.
SECRETARIA DE DIREITOS HUMANOS COORDENADORIA DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE REDE AQUARELA REDE AQUARELA/ PAIR ABRIL/10.
As Politicas Publicas para o enfrentamento da violência Dorival da Costa Mestre em Tecnologia.
Transcrição da apresentação:

Trabalho Infantil Elaborado por Gabriela de Sampaio Bragança

Legislação Importante - Constituição Federal - Consolidação das Leis do Trabalho – CLT - Estatuto da Criança e do Adolescente – ECA (Lei 8.069/90) - Convenção 138 da OIT (Idade Mínima de Admissão ao Emprego) - Convenção 182 da OIT (piores formas de Trabalho Infantil) - Decreto 6.481 - 12/06/08 (piores formas de Trabalho Infantil)

CONVIVÊNCIA FAMILIAR E COMUNITÁRIA Casais sem filhos Pai, Mãe e filhos Pai e filhos Mãe e filhos Mãe, Padrasto, filhos/enteados Pai, Madrasta, filhos/enteados Avos e netos Tios e sobrinhos Casais Homo-afetivos e filhos adotivos União consensual duradoura ou não Incluindo tutelados e agregados ÉPOCA – 29-12-2003 Novo perfil da família

Proibição aos Menores de 18 - Trabalho insalubre, perigoso ou penoso - Trabalho noturno - Horas-extras sem AC ou CC - Horários que não permitam frequência à escola - Locais prejudiciais à sua formação e ao seu desenvolvimento físico, psíquico, moral e social - Trabalho nas ruas, praças e outros logradouros - Atividades com emprego de força muscular superior a 20kg ou 25kg

Ciclo da Pobreza Pobreza Trabalho precoce Subemprego ou desemprego Evasão escolar Falta de profissionalização Falta de acesso à educação

Hortas de Várzea Grande/MT

J.A - 14 anos - Choque Elétrico Foto : FLLima J.A - 14 anos - Choque Elétrico

X Mito: “É melhor trabalhar do que usar drogas”. Mitos e Verdades X Mito: “É melhor trabalhar do que usar drogas”. ☻Verdade: As pesquisas demonstram que o trabalho não evita o consumo de drogas. Existem dados que confirmam o uso de drogas por trabalhadores precoces como forma de alienação das difíceis condições materiais de existência. Flh. Est. 28-09-2008

das crianças e adolescentes? Como será uma família formada nestas condições Do que sobrevivem? Quais são os espaços das crianças e adolescentes?

Mitos e Verdades De acordo com o Relatório “Emprego, Desenvolvimento Humano e Trabalho Decente”, 19% das crianças e adolescentes brasileiros que trabalham não estudam e aqueles que ainda conseguem freqüentar a escola apresentam dificuldades de aprendizado, devido ao cansaço e ao reduzido tempo para se dedicarem às tarefas escolares. (Cepal/Pnud/OIT. 2008)

CONS.TUT CRAS CREAS Cabe a Rede Socioassistencial contribuir na proteção e promoção da sustentabilidade social, libertando o cidadão(ã) da esmola, do favor, da dependência do Estado e de terceiros, promovendo sua liberdade e garantindo sua autonomia, finalidade primordial da Rede.

C.R.A.S PAIF; Atende a Família; Articula a rede; Desenvolve ações comunitárias Esta Rede terá que caminhar com seus membros, de forma integrada e articulada, considerando a intersetorialidade, a complementaridade, a parceria e a multidisciplinaridade, com a finalidade de proteção social no que diz respeito a transferência de renda, acolhimento, internação, capacitação, produção de Informação e conhecimento, acesso a tecnologia, tratamento medico-hospitalar e a convivência familiar e comunitária.

Estou deprimido… Sem telefone… Sem dinheiro para o aluguel Estou deprimido… Sem telefone… Sem dinheiro para o aluguel.. Sem dinheiro para ajudar as crianças… Sem dinheiro para as dívidas… Dinheiro!!!… Sou perseguido pela viva lembrança de assassinatos, cadáveres, raiva e dor… Pelas crianças feridas ou famintas… Pelos homens malucos com o dedo no gatilho, muitas vezes policiais, carrascos… Se eu tiver sorte, vou me juntar ao Ken… Março de 1993 SUDÃO Kevin Carter foi premiado com o Prêmio Pulitzer por Recurso Fotográfico em 23 de maio de 1994 na Universidade de Colúmbia em Nova Iorque.

Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil FEPETImt Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil

Missão “Ser um espaço permanente e democrático de articulação, sensibilização e mobilização das instituições governamentais e da sociedade civil para a prevenção e erradicação do trabalho infantil no estado de Mato Grosso”

Trajetória Articulação política pela SRTE/MT - Seminário em 12 de junho de 2008 Assinatura da bandeira do FEPETImt – Compromisso moral Primeira Reunião Ordinária – 18/07/08 – participação OIT e FNPETI - Lançamento do site: www.fepetimt.org - SRTE/MT – Secretaria-Executiva

Coordenação Colegiada Governo Sociedade Civil Trabalhadores Empregadores Operadores do Direito

Conferência Estadual Pelo Trabalho Decente

Atuação Plano Estadual para a Erradicação do Trabalho Infantil em Mato Grosso 2009 a 2012 Agenda do Trabalho Decente em Mato Grosso

O que Fazer 1°) Um levantamento dos envolvidos com a temática do trabalho infantil em seu município. 2°) Marcar reuniões a fim de apresentar o que é o FEPETImt e solicitar apoio, convidando-os para a criação de um fórum regional/municipal. As reuniões podem ser com cada representante de entidade/órgão ou feitas com vários destes ao mesmo tempo. Caso seja necessário, a Secretaria-Executiva do FEPETImt pode enviar ofícios e participar da primeira reunião.

Faça a sua parte O momento é de reflexão e ação. Nós todos juntos somos responsáveis pela proteção e defesa de nossas crianças e adolescentes. Mude essa história. Participe você também do FEPETImt! Secretaria-Executiva: (65) 3616-4842 contato@fepetimt.org www.fepetimt.org