SISTEMA CONSTRUTIVISTA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO II
Advertisements

Jean Piaget (1896 – 1980).
Vygotsky e a Psicologia Histórico-Cultural
Teoria de Piaget sobre o desenvolvimento cognitivo
Aprendizagem e Desenvolvimento
PSICOLOGIA.
A Epistemologia genética de Jean Piaget
Psicologia Genética (Jean Piaget)
Epistemologia genética – Jean Piaget
Piaget- Teoria Psicogenética
PIAGET.
O Processo de construção de conhecimento matemático e o fazer didático
APRENDER A APRENDER Juan Delval
AS ESTRUTURAS DE CONJUNTO DO PENSAMENTO FORMAL
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Teorias construtivistas Grande parte da produção e do debate sobre aprendizagem gira em torno do Construtivismo.
PENSAMENTO E LINGUAGEM
Concepções de Aprendizagem.
OS PROCESSOS DE CONSTRUÇÃO DE CONHECIMENTO MATEMÁTICO
Prática de Ensino em Matemática I Aula 01
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Jean Piaget Entrevista Clínica
Piaget e a Linguagem e o Pensamento das Crianças
Teoria cognitivista de Piaget
PSCIOLOGIA DA EDUCAÇÃO E APRENDIZAGEM
Teoria Psicogenética de Piaget
A Teoria do desenvolvimento humano de Jean Piaget (1896 – 1980)
Teorias de Desenvolvimento
Piaget: linguagem e as operações intelectuais
O Ensino de Ciências e suas Relações com o Contexto Social
Jean Piaget ( ) PESQUISOU e elaborou uma TEORIA
Didática: organização do trabalho pedagógico
O Desenvolvimento Cognitivo Elaine Regina Rufato Delgado
VYGOTSKY ( ) - Teoria psicológica, com enfoque nas interações sócio-culturais. - O desenvolvimento dos processos psicológicos superiores (consciência)
Resultados POC – PRODEL
TEORIAS DE APRENDIZAGEM (reflexões...)
Vygotsky – Pensamento e linguagem
Para onde vai a Educação? De Jean Piaget (1971)
A TEORIA PSICOGENÉTICA DE PIAGET
Desenvolvimento Cognitivo Segundo Jean Piaget
Os estágios do desenvolvimento cognitivo
MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
Elaborado por: Anuar D. Morais Marlusa B. da Rosa Rosália Lacerda Porto Alegre, 20 de abril de 2010.
ABORDAGEM INTERACIONISTA E SOCIOINTERACIONISTA
COGNITIVISMO E APRENDIZAGEM
O trabalho de Jean Piaget
Profª. Esp. Maria Helena Carvalho
Aprendizagem e Desenvolvimento Motor
PSICOLOGIA Jean Piaget Estádios de Desenvolvimento Cognitivo.
CARACTERÍSTICAS DE CRIANÇAS DE ED
Jean Piaget Foi professor de Psicologia na Universidade de Genebra de 1929 a 1954 e tornou-se mundialmente reconhecido pela sua revolução epistemológica.
MEDIAÇÃO.
Construções Lógico –Matemáticas – Aula 01
A LINGUAGEM LÓGICO MATEMÁTICA
Unidade 1: CORPO E CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO
Jean Piaget ( ) biólogo suíço
Psicopatologia da Inteligência
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
INTRODUÇÃO AO MÉTODO CLÍNICO PIAGETIANO
JEAN PIAGET Jean Piaget revolucionou as concepções
Teoria do Desenvolvimento Cognitivo
Estágios de desenvolvimento
UNIP- UNIVERSIDADE PAULISTA PSICOLOGIA
Teoria do desenvolvimento cognitivo
Jean Piaget e as Fases do Desenvolvimento Infantil
PSICOLOGIA DO DESENVOLVIMENTO
A formação social da mente: Interação entre aprendizado e desenvolvimento. Lev S. Vigotski.
Psicologia da Educação (Educação Física e Ciências Biológicas)
Psicologia, Infância e Educação
Aprendizagem da matemática
J EAN P IAGET S UÍÇA ( ). EPISTEMOLOGIA GENÉTICA Como o pensamento humano se desenvolve? Como adquirimos a capacidade cognitiva da qual dispomos?
Transcrição da apresentação:

SISTEMA CONSTRUTIVISTA Jean Piaget 1896 - 1980

DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Entrevista Clínica Métodos: Observação Teses Básicas: a compreensão da criança é qualitativamente diferente da do adulto. sujeito epistêmico: pensador ativo erro construtivo 4. a cognição se desenvolve em estágios reflexos raciocínio abstrato do adulto

Esquema: moldes mentais a partir dos quais organizamos nossas experiências. Ações: efetivas, materiais Operações: ações interiorizadas, simbólicas, que podem ser combinadas de várias maneiras, invertidas (reversíveis) assimilação Invariantes funcionais acomodação

Faixa etária Descrição Fenômenos 0 a 2 Sensório-motor Permanência do objeto ações (sugar, tocar olhar, etc.) Ato instrumental 2 a 6 Pré-operatório Egocentrismo representação Linguagem Imitação diferida/indireta Faz-de-conta Desenho

Faixa etária Descrição Fenômenos 7 a 11 Operatório concreto Conservação pensamento lógico Seriação analogias Classificação operações aritméticas 12 anos Operatório Formal lógica abstrata é poderia ser raciocínio abstrato raciocínio moral adulto

Psicológico propriamente dito (espontâneo) Desenvolvimento Psicossocial (escolar, familiar) Intelectual, cognitivo Interesse de Piaget

DESENVOLVIMENTO DO JULGAMENTO MORAL Moralidade Moralidade Heterônoma Autônoma Autoridade Pares Competição Cooperação

DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM O desenvolvimento da linguagem é estruturado pelo desenvolvimento cognitivo e depende dele. Linguagem Sensório Pré Operatório Operatório Motor Operatório Concreto Formal Balbucio Linguagem Linguagem egocêntrica socializada

FALA EGOCÊNTRICA PIAGET VYGOTSKY 1. Linguagem Comunicativa 1. Linguagem Egocêntrica 2.Linguagem Egocêntrica -Repetição -Monólogo - Monólogo Coletivo 3.Linguagem Privada 2. Linguagem Socializada (7a) Informação adaptada OBS.: origem da Crítica ou menosprezo linguagem sempre social, Ordens, pedidos, ameaças porque é gerada na -Perguntas relação com o outro.

CARACTERÍSTICAS Fala Egocêntrica/Fala Privada: abreviada, predicativa, pouco (menos) compreensível para os outros. Fala Socializada/Comunicativa: expandida + completa + compreensível, informação adaptada ao interlocutor; críticas ou menosprezo, ordens pedidos ou ameaças, perguntas ou respostas.

ESTUDOS ESTUDOS PIAGET VYGOTSKY Observações naturalísticas Experimentos com intervenções Experimentos sem intervenções Porcentagem: 44 a 47 % Porcentagem ↑ ou ↓ dependendo das condições em que a criança se encontra. Surdos, estrangeiros, barulho, sós: ↑ Coletivas e/ou atividade bloqueada: ↓ Tentativa de bloqueio da fala privada paralisa a criança.

FUNÇÕES PIAGET VYGOTSKY Acompanha as ações Planejamento das ações Não tem papel fundamental na Reorganiza o pensamento organização do pensamento Reflexão sobre as ações Modifica os processos psi afetiva cognitiva DESTINO Atrofia-se, desaparece não se atrofia, internaliza-se Pode externalizar-se (dificuldades/obstáculos) FUNÇÕES DESTINO

3 a 5 anos: estão aprendendo que devem adaptar suas mensagens de acordo com o seu interlocutor Gravaram crianças de 4 anos falando com uma criança de 2 e com um adulto: ajustam suas falas para o nível de entendimento do ouvinte. usam sentenças curtas e escolhem cuidadosamente as frases que atraíam e mantinham a atenção das crianças. Com adultos explicavam como o brinquedo funcionava em sentenças complexas e eram geralmente mais educadas. (excerto de Shaffer)