SISTEMA CONSTRUTIVISTA Jean Piaget 1896 - 1980
DESENVOLVIMENTO COGNITIVO Entrevista Clínica Métodos: Observação Teses Básicas: a compreensão da criança é qualitativamente diferente da do adulto. sujeito epistêmico: pensador ativo erro construtivo 4. a cognição se desenvolve em estágios reflexos raciocínio abstrato do adulto
Esquema: moldes mentais a partir dos quais organizamos nossas experiências. Ações: efetivas, materiais Operações: ações interiorizadas, simbólicas, que podem ser combinadas de várias maneiras, invertidas (reversíveis) assimilação Invariantes funcionais acomodação
Faixa etária Descrição Fenômenos 0 a 2 Sensório-motor Permanência do objeto ações (sugar, tocar olhar, etc.) Ato instrumental 2 a 6 Pré-operatório Egocentrismo representação Linguagem Imitação diferida/indireta Faz-de-conta Desenho
Faixa etária Descrição Fenômenos 7 a 11 Operatório concreto Conservação pensamento lógico Seriação analogias Classificação operações aritméticas 12 anos Operatório Formal lógica abstrata é poderia ser raciocínio abstrato raciocínio moral adulto
Psicológico propriamente dito (espontâneo) Desenvolvimento Psicossocial (escolar, familiar) Intelectual, cognitivo Interesse de Piaget
DESENVOLVIMENTO DO JULGAMENTO MORAL Moralidade Moralidade Heterônoma Autônoma Autoridade Pares Competição Cooperação
DESENVOLVIMENTO DA LINGUAGEM O desenvolvimento da linguagem é estruturado pelo desenvolvimento cognitivo e depende dele. Linguagem Sensório Pré Operatório Operatório Motor Operatório Concreto Formal Balbucio Linguagem Linguagem egocêntrica socializada
FALA EGOCÊNTRICA PIAGET VYGOTSKY 1. Linguagem Comunicativa 1. Linguagem Egocêntrica 2.Linguagem Egocêntrica -Repetição -Monólogo - Monólogo Coletivo 3.Linguagem Privada 2. Linguagem Socializada (7a) Informação adaptada OBS.: origem da Crítica ou menosprezo linguagem sempre social, Ordens, pedidos, ameaças porque é gerada na -Perguntas relação com o outro.
CARACTERÍSTICAS Fala Egocêntrica/Fala Privada: abreviada, predicativa, pouco (menos) compreensível para os outros. Fala Socializada/Comunicativa: expandida + completa + compreensível, informação adaptada ao interlocutor; críticas ou menosprezo, ordens pedidos ou ameaças, perguntas ou respostas.
ESTUDOS ESTUDOS PIAGET VYGOTSKY Observações naturalísticas Experimentos com intervenções Experimentos sem intervenções Porcentagem: 44 a 47 % Porcentagem ↑ ou ↓ dependendo das condições em que a criança se encontra. Surdos, estrangeiros, barulho, sós: ↑ Coletivas e/ou atividade bloqueada: ↓ Tentativa de bloqueio da fala privada paralisa a criança.
FUNÇÕES PIAGET VYGOTSKY Acompanha as ações Planejamento das ações Não tem papel fundamental na Reorganiza o pensamento organização do pensamento Reflexão sobre as ações Modifica os processos psi afetiva cognitiva DESTINO Atrofia-se, desaparece não se atrofia, internaliza-se Pode externalizar-se (dificuldades/obstáculos) FUNÇÕES DESTINO
3 a 5 anos: estão aprendendo que devem adaptar suas mensagens de acordo com o seu interlocutor Gravaram crianças de 4 anos falando com uma criança de 2 e com um adulto: ajustam suas falas para o nível de entendimento do ouvinte. usam sentenças curtas e escolhem cuidadosamente as frases que atraíam e mantinham a atenção das crianças. Com adultos explicavam como o brinquedo funcionava em sentenças complexas e eram geralmente mais educadas. (excerto de Shaffer)