A DMINISTRAÇÃO DE R ECURSOS M ATERIAIS - 100 JC – A - Professor: Guillermo Jose Asper Y Valdes Grupo: 07/ Bárbara Neves; 07/31650 Débora Freitas; 07/46193.

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Transcrição da apresentação:

A DMINISTRAÇÃO DE R ECURSOS M ATERIAIS JC – A - Professor: Guillermo Jose Asper Y Valdes Grupo: 07/ Bárbara Neves; 07/31650 Débora Freitas; 07/46193 Ellen Sarmento; 07/34179 Juliana Torelly; 07/ Marcela Correia

CHING, H. Y. G ESTÃO DE E STOQUES NA C ADEIA DE L OGÍSTICA I NTEGRADA. 3 E D., E DITORA A TLAS, 2006, P

P REFÁCIO - J USTIFICATIVA Escassez do tema Logística Integrada Decisão de escrever um livro de referência no assunto para alunos e profissionais da área

P REFÁCIO - O BJETIVO Apresentar o SCM (Supply Chain Management) como uma ferramenta de gestão de negócios, em que a empresa certamente conquistará vantagens competitivas perenes e significativas sobre seus concorrentes.

C APÍTULO 1 - L OGÍSTICA Insuficiente difusão da logística nas empresas levou a realização de atividades relativas a movimentação de materiais e ao fluxo de informações de forma segmentada Consequencias nocivas como ciclos logísticos de maior duração, custos logísticos elevados e nível de serviços aquém do desejado

C APÍTULO 1 - L OGÍSTICA Supply Chain Management ou Logística Integrada : Integração das diversas áreas envolvidas na produção, dimensionamento e layout de armazéns, alocação de produtos em depósito, transportes (roteirização, dimensionamento de frota de veículos), distribuição, seleção de fornecedores e clientes externos. Origem da logística: Década de 40, durante a Segunda Guerra Mndial.

C APÍTULO 1 - L OGÍSTICA A logística assume um papel fundamental em ambientes competitivos que exigem maior agilidade, melhores performances e a constante procura por redução de custos. O sucesso da empresa depende de seu relacionamento com o macroambiente, que nem sempre permanece fixo em determinado estado. As mudanças do ambiente podem ser de caráter laminar ou de caráter turbulento.

C APÍTULO 1 - L OGÍSTICA Laminar Trajetórias se mantêm estáveis Previsões confiáveis Foco no volume Demanda sustentada Turbulento Trajetórias não se mantêm estáveis Previsões pouco confiáveis Foco em resultado Demanda variável

C APÍTULO 1 - L OGÍSTICA Logística como diferencial competitivo costuma ocorrer em ambiente turbulento onde a empresa precisa oferecer resultados: Quantidade Variedade Qualidade Prazo Preço

C APÍTULO 1 – L OGÍSTICA P RINCIPAIS MISSÕES DA L OGÍSTICAS Fornecer quantidade desejadas de serviços aos clientes, objetivando alcançar níveis de custos aceitáveis e competitivos; Proporcionar subsídios e condições para que se movimentem da maneira mais rápida e eficaz possível; Contribuir para gestão comercial da companhia por meio de confiabilidade e eficácia da movimentação dos materiais, bem como nos prazos e metas de atendimento aos pedidos efetuados pelos clientes.

C APÍTULO 1 – L OGÍSTICA L OGÍSTICA M ODERNA Foco no atendimento de diferentes necessidades dos clientes, através de níveis de serviço diferenciados; Integração total entre áreas e entidades externas; Soluções eficazes, menores custos no trabalho logístico; Uso de Tecnologia da informação; Área independente, em sincronia com as outras áreas de uma empresa.

C APÍTULO 1 – L OGÍSTICA I NTEGRAÇÃO L OGÍSTICA Perfil de senioridade: responsabilidade e autonomia; Comunicação transparente e otimizada: sem incoerências e morosidade; Serviço ao cliente: a satisfação do cliente em primeiro lugar; Trabalho em equipe: visa minimizar conflitos e permitir a perfeita integração dos departamentos.