Apresentação da Disciplina SAÚDE EM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
HISTORIA DA ENFERMAGEM
Advertisements

Tecnologias do conhecimento Os desafios da educação.
Gestão em Saúde Introdução aos conceitos: Gestão e Saúde Justificativas da disciplina... Prof. Helena Kanashiro.
Prof. Dr. Douglas Roque Andrade Educação Física e Saúde
Psiquiatria Conceito Relações c/ outras ciências Nosologia Psiquátrica
Contexto histórico - “A modernidade”
Senso moral e consciência moral
PREVENÇÃO Promoção # Prevenção Promoção é mais amplo e visa desenvolvimento de pessoas, melhor entendimento e controle de sua saúde e bem estar; visa.
 Sociedade de antigo regime: A Sociedade do Antigo Regime caracteriza-se por ser fortemente hierarquizada e estratificada em ordens. Esta divisão organiza-se.
Aprendizagem Cognição Desenvolvimento Crescimento Maturação Conhecimento.
Prof. (a) Vivianne Montezuma EEEP Joaquim Albano.
DISCIPLINA – INTRODUÇÃO AO DIREITO Prof. Msc. Aparecida Correia da Silva -
EVOLUÇÃO DA PSIQUIATRIA PRIMEIRA ETAPA. ÉPOCAS REMOTAS Influências malignas: não havia diferença entre a doença física e mental. Seres possuídos por demônios.
Movimentos sociais (movimentos estudantis de 1968, "Diretas Já" em 1984, Caras Pintadas em 1992, e em 2013).
Psicologia Ciência e Profissão Prof. Felipe Pinho Aula 1 – Introdução à Psicologia.
Thomas Hobbes: o estado de natureza como guerra entre todos
POSSIBILIDADES E DESAFIOS PARA INCLUSÃO DE UM ALUNO
Objetivos que deverão ser atingidos com o estudo da unidade:
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
JEAN JAcQUES ROUSSEAU.
Prof. Fabio de Mello Enfermagem - UDC
História Natural da Doença
SOCIEDADE, POVO, NAÇÃO, PAÍS , ESTADO.
Disciplina: Organização e Métodos
Origem da palavra Ética e Moral
Viktor Emil Frankl.
Psicologia É a ciência que trata da mente e de fenômenos e atividades mentais e, que estuda o comportamento humano e animal em suas relações com o meio.
PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS
Psicologia: Ciência e Profissão.
Metodologia do Ensino de Física I
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
REABILITAÇÃO PSICOSSOCIAL
Psicologia: Ciência e Profissão.
Saúde Mental e Trabalho
Universidade Estadual do Ceará. Fortaleza, Ceará
O Cuidar da Enfermagem: Aspectos Psicológicos. Com Jaqueline e Thamires.
Revoluções Burguesas e o Estado de Direito
Conceito de Acidente Aquele que ocorre pelo exercício do trabalho a serviço da empresa, no exercício de suas atividades, provocando lesão corporal ou.
Docência e Gestão Pedagógica do Ensino Superior
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 02
“O PENSAMENTO CRIADOR” Palestra Pública Baseado no livro “Mecanismos da Mediunidade” pelo espírito André Luiz.
A psicopatologia do trabalho. Origens e desenvolvimentos recentes na França ( Grupo 1 )  A discussão sobre SM&T iniciou-se na França após a II Guerra.
Fundamentos do Psicodiagnóstico
O Ser Humano Multidimensional. Aura, Chacras e Corpos Sutis. .
Método psicanalítico.
Fundamentos Históricos Teóricos Metodológicos dos Fundamentos Filosóficos Módulo 7 – Aula 01 Profª Ms. Mirela Ferraz.
Disciplina: IPC Prof.ª Ms: Nátalli Araújo
Psicologia no Contexto Social: Institucional
ESTÉTICA 1.
Arcadismo Contexto Histórico.
POLÍTICAS PÚBLICAS DE SAÚDE MENTAL
História Natural da Doença
Principais contribuições dos clássicos da sociologia
A Reforma Sanitária e o processo de implantação do Sistema Único de Saúde no Brasil.
 Com o reconhecimento da Psicologia como ciência (1879), a psicoterapia foi reconhecida como método que possibilita conhecer em profundidade o funcionamento.
“A mediocridade não está em não saber, mas sim em não querer saber”
Áreas da Filosofia.
ENFERMAGEM: TEORIA, CONCEITOS, PRINCÍPIOS E PROCESSO.
A PSICOLOGIA OU AS PSICOLOGIAS. CIÊNCIA E SENSO COMUM Quantas vezes no dia usamos a PSICOLOGIA? Usamos o termo psicologia, no nosso cotidiano, com vários.
Ética e Moral O problema da ação e dos valores Prof. Ms. Joelson Silva de Araújo.
USO DE PSICOFÁRMACOS E ESTRATÉGIAS PARA A PROMOÇÃO DO USO RACIONAL: proposta de intervenção na Unidade da Estratégia Saúde da Família Anna Florência, Ponte.
Aula 1.1 : O que é Filosofia? Elisa Santos Meier.
PRINCIPAIS PERÍODOS DA HISTÓRIA DA FILOSOFIA
Diretrizes de um programa de prevenção
AS RELAÇÕES ENTRE INDIVÍDUO E SOCIEDADE Marx, Durkheim,Weber, Norbert Elias e Pierre Bourdieu.
1. O sentido do fenômeno religioso Entendemos como fenômeno religioso aquilo que aparece, que se apresenta e que se mostra. A religiosidade quando se.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Usos da Epidemiologia nos Serviços de Saúde: Sistemas de Informação e Indicadores de Saúde Thais B Santos.
REFORMA SANITÁRIA. ANOS 20: Tensão entre a lógica privada e a lógica pública ANOS 30/40: Fragmentação Seletividade Atendimento aos mais pobres HISTÓRICO.
Transcrição da apresentação:

Apresentação da Disciplina SAÚDE EM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL

DataAtividade e conteúdo - 27/04 /2019Conceitos e princípios de saúde e doença mental Estudo Dirigido : Saúde mental na história 04/05/2019Legislação em saúde mental 11/05/2019A reforma psiquiátrica no Brasil Resenha do Filme Bicho de Sete Cabeças 18/05/2019Principais psicopatologias humanas 25/05/2019Seminário temático: Psicopatologias 01/06/2019Atenção ao paciente psiquiátrico 08/06/2019Redes de Atenção Primária em Saúde 15/06/2019Abordagem multidisciplinar em saúde mental 22/06/2019A extinção dos manicômios e inclusão dos pacientes na sociedade.

SAÚDE EM ATENÇÃO PSICOSSOCIAL Aula 1: Conceitos e princípios de saúde e doença mental SAÚDE MENTAL Profª Enfª Cássia Campos

OBJETIVOS Ao final desta aula, o aluno será capaz de: 1.Conhecer o processo histórico da psiquiatria e saúde mental para que possa compreender as mudanças neste campo; 1- Relacionar contexto sociocultural na saúde mental; 2- Reconhecer a história da loucura e sua relação com a psiquiatria; 3- Compreender os fatos históricos que configuraram as mudanças no campo da psiquiatria culminando com a Atenção Psicossocial. Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Concepções do processo saúde-doença mental e as terapêuticas no decorrer da história da humanidade A seguir apresentação de como era percebido o louco/loucura nos diferentes períodos históricos.

A definição oficial de Saúde possui implicações legais, sociais e econômicas; segundo a OMS, Saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social e não apenas a ausência de doenças” Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1 O termo psicossocial tem sido utilizado para referir uma grande variedade de fatores psicológicos e sociais que se relacionam com a saúde e a doença mental. PROCESSO... CONCEITOS “resultante das condições de alimentação, habitação, renda, meio ambiente, trabalho, transporte, lazer, liberdade, acesso e posse da terra e acesso aos serviços de saúde”.

Para você... Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1 O que significa saúde mental? Por que preferimos falar em “Enfermagem Saúde Mental”? Por que não usarmos o velho termo “Enfermagem Psiquiátrica”,que, afinal de contas, até parece nos dar maior status ? Por que mudar? O termo Saúde Mental se justifica, assim, por ser uma área de conhecimento que, mais do que diagnosticar e tratar, liga-se à prevenção e promoção de saúde, preocupando-se em reabilitar e reincluir o paciente em seu contexto social.

A Organização Mundial de Saúde afirma que não existe definição "oficial" de saúde mental. Diferenças culturais, julgamentos subjetivos, e teorias relacionadas concorrentes afetam o modo como a "saúde mental" é definida. Saúde mental é um termo usado para descrever o nível de qualidade de vida cognitiva ou emocional. A saúde Mental pode incluir a capacidade de um indivíduo de apreciar a vida e procurar um equilíbrio entre as atividades e os esforços para atingir a resiliência psicológica. Admite-se, entretanto, que o conceito de Saúde Mental é mais amplo que a ausência de transtornos mentais" Saúde Mental Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

O que pode influenciar a saúde mental? Fatores socioculturais - presença ou não de rede social, expectativas da sociedade e do meio cultural, influências da família, de amigos, modelos de papéis sociais, … Fatores psicológicos - processos cognitivos como o nível de resiliência a fatores estressores... Fatores biológicos - genética, metabolismo e/ou fatores externos que influenciam o organismo...

Designa-se por louco aquele indivíduo cuja maneira de ser é “diferente” em comparação com uma outra maneira de ser considerada pela sociedade como “normal”. Porém com as diferenças: culturais, sociais, éticas, filosóficas, religiosas existentes, como se poderia definir o que é um indivíduo normal? O QUE É LOUCURA? Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Recortes históricos da loucura  Nem sempre a loucura foi vista como uma doença ou um problema de integração social.  Assim como a conceituação de loucura, os cuidados dedicados as pessoas com transtorno de comportamento variaram no decorrer dos tempos, sempre influenciados por crenças, costumes, religião. Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Antiguidade Conhecimento Científico ? Interferência dos deuses. Portador ou intérprete? Castigo? Endemoninhado? Doença Mental Raio Trovão Fases da lua Marés explicações mágico religiosas, que atribuíam uma força sobrenatural a origem dos transtornos mentais. Tratamento Expulsar forças demoníacas Ritos

Idade Média ritual exorcismo religioso Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Na Antiguidade Forças sobrenaturais, que assumiam o controle da pessoa ditando seus comportamentos. Os antigos egípcios, árabes e hebreus acreditavam que o comportamento distinto era decorrente de possessão por forças sobrenaturais, deuses irados, maus espíritos e demônios As formas de intervenção: utilizavam desde encantamentos;preces ou poções ; imposição de sofrimentos físicos, como apedrejamento e açoitamento; objetivando livrar a pessoa das possessões. Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Nas eras grega e romana Diferentes tipos fisiológicos: o sanguíneo, o fleumático, o colérico e o melancólico Sangue, fleuma, bílis amarela e bílis negra procedentes, do coração, cérebro, fígado e baç o Teoria Humoral Hipócrates (460 – 377 a.C.), conhecido como o “pai da medicina moderna ” Ênfase mudou para explicações naturais ou fisiológicas Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1 século IX a.C. – 476 d.C.)

Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1 Nas eras grega e romana As formas de intervenção Meios terapêuticos racionais tais como: banhos de imersão, dieta vegetal, sangrias, música e viagens. Havia também a visão passional, expressada nas tragédias gregas, a qual acreditava que a gênese da loucura encontrava- se nas emoções intensas e descontroladas - DUAS VISÕES. Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1 RAIZ DA INSANIDADE século IX a.C. – 476 d.C.)

Idade Média (500 – 1500 d.C) Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1 Novamente, atribuídas aos demônios  Hipócrates cai no esquecimento  Surge na Europa um movimento de perseguição religiosa aos judeus, aos protestantes, às bruxas e aos loucos, em que as pessoas com comportamentos estranhos eram vistas como uma ameaça social.  As formas de intervenção: Exorcismo para expulsar os demônios, sendo que tais pessoas eram rotuladas de bruxas e acreditava-se que deveriam ser destruídas numa tentativa de proteger a sociedade dos seus malefícios. A punição ou a redenção eram concebidas como forma de tratamento

Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1 Reconhecidos como doentes, ao invés de possuídos  Confinamento e o acorrentamento das pessoas às paredes, de modo que as impediam de se deitarem para dormir;  Início do processo de reabsorção dos excluídos; Loucos permaneciam encarcerados: considerados perigosos para o convívio social.  Hospital na Idade Média: Instituição de caridade com objetivo oferecer:  abrigo  alimentação  assistência religiosa aos pobres, miseráveis, mendigos, desabrigados e doentes.  Filantropia exercida por religiosos  Medicina não era exercida No século XVI As formas de intervenção

A partir da metade do século XVII França Hospital Geral Percepção moral Deixou de ser apenas filantrópico e passou a cumprir função de ordem social e política. definiu um novo “lugar social para o louco e para a loucura na sociedade ocidental“. ” O hospital transcende um caráter de caridade para “funções mais sociais e políticas” Foucault referiu-se ao Hospital Geral como a “Grande Internação ”: pobres de Paris, de todos os sexos, lugares e idades, de qualquer qualidade de nascimento, e seja qual for sua condição, válidos ou inválidos, doentes ou convalescentes, curáveis ou incuráveis. O que tinham em comum: pobres, improdutivos, de não trabalharem, não pelo desemprego, mas segundo a concepção vigente, pelo esmorecimento da disciplina e a frouxidão dos costumes. Portanto, uma percepção moral sobre todos aqueles considerados indesejáveis. Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Final do século XVIII: Revolução Francesa Político: separação dos poderes – Legislativo, Executivo e Judiciário;  concepção moderna de democracia Declaração dos Direitos do Homem e do Cidadão, com ênfase na liberdade, igualdade, à propriedade e à segurança. entendida como o direito de fazer tudo aquilo que não prejudique outrem;  Abolição das Lettres de cachet : eram cartas assinadas pelo Rei e utilizadas, dentre outras finalidades, para autorizar a prisão de alguém.  Os loucos são separados dos seus companheiros da Grande Internação e a questão relativa à loucura recebe uma nova face. - Institucionalizados para terapias. Mudança significativa dos direitos humanos, sociais e políticos Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

 Loucura adquire estatuto de doença mental que requer saber médico e técnicas específicas ;  Fica constituída a psiquiatria como saber médico;  Philippe Pinel: medicalização do Hospital Geral de Paris;  O tratamento de Pinel incluía métodos como banhos de água fria e camisa de força como terapia  Pinel passou a dirigir o Hospital de Bicêtre e Salpêtrière;  Loucos que Pinel encontra: os indesejáveis de toda ordem, os vagabundos, os indigentes, os desempregados, os delinquentes e os pobres;  Pinel introduziu o conceito de alienação mental e a profissão de alienista. Alienação mental “era conceituada como um distúrbio das paixões, capaz de produzir desarmonia na mente e na possibilidade objetiva do indivíduo perceber a realidade”. A alienação mental seria a desordem parcial da razão. Alienado significa “alguém de fora, estrangeiro, alienígena [...] fora da realidade, fora de si, sem o controle de suas próprias vontades e desejos. [...] Alienado, de alienare e alienatio, significa também tornar-se outro” (AMARANTE, 2007, p. 30). Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Salpêtrière

Philippe Pinel à la Salpêtrière

Os pilares da construção alienista estão definidos por: um saber médico sobre a loucura, a outorga de um estatuto de doença mental, a alienação, um espaço próprio e a tecnologia assistencial, estabelecendo, dessa forma, o tratamento moral baseado em cinco pilares: 1.Isolamento 2.Organização do espaço terapêutico 3.Vigilância 4.Distribuição do tempo 5.Repressão, controle e individuação Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

início do século XX – Neurologia X Psiquiatria Causa orgânica para as doença psíquicas Neurologia, dedicou-se ao estudo do córtex e base do cérebro descobrindo relações associativas.  Alois Alzheimer e Arnold Pick - estudo das demências;  Emil Kraepelin - estudos com base na observação clínica e na identificação das lesões cerebrais da loucura  Morel - classificou as patologias mentais a partir da etiologia,  Bleuler – cunhou o termo esquizofrenia Psiquiatria Sigmund Freud ( ) Os problemas eram os conflitos inconscientes Compreender a loucura não como defeito biológico O inconsciente – contendo desejos, medos e conflitos que exercem uma forte influência sobre o comportamento da pessoa, embora ela esteja completamente inconsciente de sua existência. Teoria psicodinâmica Tratamento : Psicanálise Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Tratamento choque insulínico em doentes esquizofrênicos; eletroconvulsoterapia; psicofármacos 1952: sintetizada em laboratório o primeiro neuroléptico do mundo: clorpromazina primeiras intervenções psicocirúrgicas primeira lobotomia frontal No decorrer da história observou-se que o tratamento da loucura passou por várias etapas e, mesmo assim, não atingiu os fins propostos para a cura, pois os estudos estavam centrados na doença, deixando de lado o ser humano Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Manfred Sakel começou a usar este hormônio para tratar os sintomas de abstinência de opiáceos. Terapia da insulina Terapia moral Trepanação tratamento das doenças mentais e da epilepsia eletroconvulsoterapia Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Século XX- mudança Psiquiatria institucionaliza a loucura como seu objeto de conhecimento; Críticas abordam duas questões distintas : condutas institucionais inadequadas necessidade atualizar as práticas gerenciais, precárias condições dos asilos. Critica os fundamentos, o saber da psiquiatria e as instituições e práticas decorrentes deste saber. Leva ao surgimento: 1. Psicoterapia institucional; 2.Comunidades terapêuticas, representando as reformas restritas ao âmbito asilar; 3. Psiquiatria de setor 4. Psiquiatria preventiva. Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1 Reforma psiquiátrica mundial

Reforma Psiquiátrica Mundial  A partir da segunda metade do século XX, impulsionada principalmente por Franco Basaglia, psiquiatra italiano, inicia-se uma radical crítica e transformação do saber, do tratamento e das instituições psiquiátricas.Franco Basaglia  Esse movimento inicia-se na Itália, mas tem repercussões em todo o mundo e muito particularmente no Brasil.  Nesse sentido é que se inicia o movimento da Luta Antimanicomial que nasce profundamente marcado pela idéia de defesa dos direitos humanos e de resgate da cidadania dos que carregam transtornos mentais.  Aliado a essa luta, nasce o movimento da Reforma Psiquiátrica que, mais do que denunciar os manicômios como instituições de violências, propõe a construção de uma rede de serviços e estratégias territoriais e comunitárias, profundamente solidárias, inclusivas e libertárias.

Comunidade Terapêutica Maxwell Jones 1972 Metodologia assistencial marcada pela adoção de medidas liberalizantes que visam a participação de toda a comunidade hospitalar, objetivando a transformação da dinâmica do hospital. Neste contexto é utilizada a terapia ativa ou terapia ocupacional Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Psicoterapia Institucional - François Tosquelles, no Hospital Saint-Alban – França Terapia ativa e psicanálise ; Recuperar o potencial terapêutico do hospital; Tratar os males da instituição para que esta cumpra com a sua finalidade de tratar o doente; Trocas do mundo interno com o externo. Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Psiquiatria de Setor Era uma denominação para delimitar áreas geográficas em que os profissionais pudessem acompanhar os pacientes, onde as equipes se responsabilizavam pelos pacientes conforme sua área. Conciliar o hospital e a rede extra-hospitalar Essa estratégia reflete-se atualmente na regionalização em saúde. Setor Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Psiquiatria Comunitária ou Preventiva década de 60 - EUA Novo enfoque tendo como objeto privilegiado não mais a doença, mas a saúde mental, o objetivo não é a cura mas a prevenção; No século XX, o manicômio deixa de ser o espaço definitivo do louco. A liberdade terapêutica passou a ser um questionamento ao saber psiquiátrico, às formas de tratamento manicomial do louco e da loucura e à discussão sobre os direitos e ao acesso a formas substitutivas de tratamento que ofereçam dignidade a vida humana. A Liberdade Terapêutica inicia a discussão dos direitos humanos dos loucos buscando, assim, formas de cuidar da pessoa em sofrimento. Conceitos e princípios de saúde e doença mental – Aula 1

Balada do louco