Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Programa Nacional de Formação Continuada em Tecnologia Educacional
Advertisements

Mestrado Profissional em Administração em Rede Nacional
Política de Materiais Didáticos Para a Educação de Jovens e Adultos
PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
Plano Nacional de Formação
Maria Regina de Carvalho Teixeira de Oliveira
1 Resolução /FNDE/CD/Nº48 de 28 de novembro de 2008.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO CEARÁ CENTRO FEDERAL DE EDUCAÇÃO TECNOLÓGICA DO PARÁ PROJETO DE COOPERAÇÃO.
Comissão de Educação dos Profissionais
Tutor: Profº Carlos Roberto das Virgens
FORMAÇÃO DOS PROFISSIONAIS
Universidade Aberta do Brasil – UAB e Expansão do Ensino da Graduação no Brasil Celso Costa – UFF Coordenador Geral UAB.
A EJA trabalha com sujeitos marginais ao sistema de ensino e o PROEJA visa possibilitar-lhes acesso a educação e a formação profissional na perspectiva.
CONVERGÊNCIAS: 1. Demanda dos Cursos Clientela preferencialmente do serviço público/ trabalhadores inseridos no SUS; Diagnóstico para identificar e priorizar.
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde XXIII Congresso Nacional de Secretarias Municipais de Saúde 27 a 30 de junho de 2007 Joinville.
Instrumentos de Avaliação - MEC
Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau
Relatório de Acompanhamento da Educação a Distância (EaD) nas Instituições Federais de Ensino Superior Maria Ieda Costa Diniz 08 de Outubro de 2010.
FUNDAÇÃO DE AMPARO À PESQUISA DO ESTADO DO TOCANTINS – FAPT
REGIME DE COLABORAÇÃO: OS MUNICÍPIOS, O ESTADO E A UNIÃO
FORMAÇÃO DE PROFESSORES
Orientação DEMP/SEM/SB nº 01/2009 de 11 de dezembro de 2009.
Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior - Capes
Educação Ambiental - GPEEA
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
MEC / SEED / CAPES Coordenação de Programas Especiais – CPE
Curso de Especialização Tecnologias em Educação
Formação pela Escola Equipe: Coordenação:Cristiana Gonzaga
RECONHECIMENTO DE SABERES E COMPETÊNCIAS RSC Reunião do GT Carreira Docentes 30/01/2013 Instituições Participantes Governo: MEC (SETEC e SESu) e MP (SRT.
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Diretrizes para a Elaboração de uma Proposta do CCET –
Seminário Nacional Sobre Educação Contextualizada
Santarém 13 a 15 de agosto de 2009 Prof. Licurgo Brito SEDUC-PA.
MEC SECRETARIA DE EDUCAÇÃO BÁSICA NOVEMBRO
Pós Graduação em Docência do Ensino Superior
A Matemática na Educação Básica As Ciências (relações) Novas Tecnologias e a Informática Profissionais (Formação) Profissionais (Formação) Ambientes.
Políticas e instrumentos para a reorganização da Rede e-TEC Brasil
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-graduação em Mestrado Profissional.
Curso de Especialização em Educação Infantil
Universidade Estadual de Alagoas – UNEAL APRESENTAÇÃO DA PROPOSTA: Este subprojeto será realizado com os licenciandos do curso de licenciatura em Ciências.
“PAE: monitoria ou estágio supervisionado em docência?”
USP - São Paulo Polo Estação Ciência
Ministério da Educação Secretaria de Educação a Distância Departamento de Política em EAD- DPEAD Programas do DPEAD.
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Geografia Centro: CCNE Área de avaliação: Geografia.
Laboratório de Ensino a Distância
Política de Formaçã0-Seduc Sala de Educador
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA PRÓ-REITORIA.
Seminário - MESTRADO PROFISSIONAL DIRETRIZES PARA O MESTRADO PROFISSIONAL na ENSP e PORTARIA NORMATIVA MEC No. 17, DE 28/12/2009. VDPG/ADE.
17 e 18 de novembro de 2011 II Seminário Institucional de Avaliação e Planejamento da Pós-graduação da UFSM Programa de Pós-Graduação em Engenharia de.
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
Educação Inclusão A concepção da inclusão educacional expressa o conceito de sociedade inclusiva, aquela que não elege, classifica ou segrega indivíduos,
Profa. Dra. Claudete da Silva Lima Martins Julho de 2014
Antonia Maria Coelho Ribeiro
SEMINÁRIO INSTITUCIONAL DE AVALIAÇÃO E PLANEJAMENTO DA PÓS-GRADUAÇÃO NA UFSM Nome do Programa: Mestrado Profissional em Matemática em Rede Nacional.
CHAPA “ EXCELÊNCIA NA FORMAÇÃO”
Regulamentação da Educação a Distância Sérgio Roberto Kieling Franco SEAD/UFRGS.
PROJETO BOLSA MESTRADO/DOUTORADO
Planejamento em Saúde: proposta de fortalecimento para o SUS-Bahia
CAPACITAÇÃO COORDENADORES DE CURSO 26/04/2010. Conteúdo Atribuições do Coordenador Funcionamento do Curso Articulação Acadêmica Projeto Pedagógico e Currículo.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
UNIVERSIDADE EDUARDO MONDLANE
O papel do Estagio na Formação de Professores
FUNDAMENTOS DA EDUCAÇÃO GESTÃO DEMOCRÁTICA DA EDUCAÇÃO
CURSOS SUPERIORES A DISTÂNCIA Um novo padrão de qualidade Liliane Barros Especialista em Educação a Distância
Bases Legais Resoluções CEB/CNE 03/2010 CEB/CEE 239/2011.
Curso de Filosofia - UFRN apresentação. 1. Dados do curso Centro: CCHLA – Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (Natal) Modalidades: Bacharelado.
10 de junho de VDPG.  Objetivo ◦ Avaliar o processo de construção e desenvolvimento do estágio em docência na ENSP, tendo como parâmetro o 1º.
PDU Quem somos? Assessoria de Educação a distância – AEDI Criação: Resolução 66 2 de 31/03/2009 Missão: Coordenar as ações decorrente da política.
Comitê Assessor Interinstitucional Novembro de 2009.
Projeto EAD em Rede Universidades Associadas da ABRUEM.
Transcrição da apresentação:

Fórum dos Secretários de Educação do Estado do Pará Belém – Fevereiro 2009

Alguns Elementos Necessidade de formação docente Níveis de formação propostos Seleção diferenciada Caracterização da formação Quantificação da formação Estratégia de oferta para a graduação Estratégia de oferta para a formação continuada Acompanhamento da execução do Plano

Funções docentes exercidas sem qualificação adequada

Número de Docentes sem graduação adequada URE Professores sem Formação Superior Professores com Licenciatura mas não na disciplina em que atua Professores com Nível Superior mas sem Licenciatura Total

Níveis de formação propostos Inicial: Graduação Continuada: Especialização, Mestrado e Doutorado

Seleção diferenciada Para a Graduação Para a Graduação: Redação e múltipla escolha da disciplina em que pretende se habilitar. Pré-Inscrição Pré-Inscrição Processo interinstitucional Processo interinstitucional Para todos os níveis da pós-graduação Para todos os níveis da pós-graduação: considerar a experiência docente em desenvolvimento de projetos educacionais.

Objetivo geral Ofertar licenciaturas em nível de graduação, considerando as peculiaridades dos sujeitos a serem formados, propiciar especializações e incentivar docentes para ingressar em programas de mestrado e doutorado em todo o estado do Pará, nas redes estadual e municipal de ensino.

metas Oferecer cursos de licenciatura para adequar as funções docentes de pelo menos 60% dos docentes que atualmente desempenham suas funções sem a formação inicial adequada, seja por formação inicial, segunda licenciatura ou formação pedagógica num prazo máximo de 8 anos. Estimular as IES públicas do Pará, em conjunto ou isoladamente, a propor cursos de graduação em modalidade mista (presencial e a distância) durante o ano de 2009, para todas as áreas de atuação da Educação Básica. Oferecer pelo menos 3 turmas de especialização por URE a cada ano, durante seis anos, de acordo com as necessidades e prioridades de cada URE.

metas Promover cursos para orientação de 100% dos docentes que irão atuar nos cursos de graduação. Produzir materiais didáticos tais como livros, softwares temáticos, Cd ROM, fascículos, documentários e blogs educativos entre outros, de modo a subsidiar os cursos a serem realizados e oferecidos a professores da Rede de Ensino Público do Estado do Pará. Realizar pelo menos um encontro anual, a partir de 2010, para troca de experiências pedagógicas entre docentes e técnicos, congregando URE, com publicação de artigos selecionados. Realizar eventos anuais de avaliação da execução de 100% dos cursos ofertados.

Estratégia de oferta para a graduação Modalidade: Mista Distribuição geográfica: Polos de URE Espaços de trocas de experiências Preparação dos docentes e tutores: informações sobre o Plano de Formação e a estrutura dos cursos.

Estratégia de oferta para a formação continuada Especialização: Temas específicos propostos no Plano ou sugeridos posteriormente pelas secretarias ou pelos docentes nos espaços para troca de experiências. Mestrado e Doutorado: livres OBS: As Monografias e Dissertações devem, quando possível, abordar temas do contexto escolar vivenciado pelos formandos.

Acompanhamento da execução do Plano IES envolvidas Comitê Interinstitucional de Acompanhamento Acadêmico e Financeiro

Outras Estratégias Plano de cargos e salários Edital para IES públicas ofertarem formação em conformidade com as propostas do Plano Convênio com outras IES do Brasil que possuem estrutura para formação de docentes da rede oficial