Departamento Jurídico-Financeiro

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
MÓDULO 5 - A ADMINISTRAÇÃO DE CAIXA
Advertisements

Demonstrações Contábeis
Módulo 11 – A organização e a Administração das empresas
O que é gestão financeira
DEMONSTRATIVOS FINANCEIROS
Contabilidade e custos
O Processo do Planejamento Estratégico Módulo 3
Reforço - Estrutura das Demonstrações Contábeis Módulo 6.1 Prof. Wilter Furtado (34) –
O que é Capital de Giro?. Definições existentes: 1) Conjunto de valores necessários para a empresa fazer seus negócios acontecerem (girar); 2) Conjunto.
Análise Financeira Hermano Perrelli
CAPITAL DE GIRO PLANEJAMENTO DE CAIXA: - estratégico – longo prazo
ADMINISTRAÇÃO DO CAPITAL DE GIRO
FLUXO DE CAIXA REALIZADO E PROJETADO.
O BALANÇO PATRIMONIAL ATIVO PASSIVO ATIVO CIRCULANTE Disponibilidades
VOCÊ NÃO COMPROU UMA FRANQUIA PARA ADMINISTRAR FLUXO DE CAIXA
ESTÁTICA PATRIMONIAL *Capítulo 3 do livro-texto (p.45 a 65)
BALANÇO PATRIMONIAL O Balanço Patrimonial é um demonstrativo estático padronizado, que discrimina de forma sintética e ordenada os saldos de todos os valores.
Estudo de Texto INTELIGÊNCIA FISCAL PLANEJAMENTO TRIBUTÁRIO.
OBJETIVOS E CRITÉRIOS DA ANÁLISE DE BALANÇOS
ADMINISTRAÇÃO E DEMONSTRAÇÃO DO
Departamento Jurídico-Financeiro
Faculdade de Ciências Aplicadas - FASA Curso de Administração PLANO DE AULAS 4. Estática patrimonial 4.1 Patrimônio; conceito; aspectos quantitativos.
Análise das Demonstrações Financeiras
NBC TG RESOLUÇÃO CFC Nº 1.255/09
Planejamento Financeiro
Demonstrações Contábeis
ADMINISTRÇÃO FINANCEIRA
Função da Administração:
DEMONSTRAÇÕES CONTÁBEIS III
POR QUE ESTUDAR A CONTABILIDADE
Balanço Patrimonial da Cia. Expert
M ANUAL DE C ONTAS Passivo 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
M ANUAL DE C ONTAS PASSIVO 16- Passivo Circulante Classificam-se as contas que representam obrigações cujos vencimentos ocorram durante o exercício social.
FUNDAMENTOS DE CONTABILIDADE
ESTÁTICA PATRIMONIAL PATRIMÔNIO  CONJUNTO DE BENS, DIREITOS E OBRIGAÇÕES DE UMA ENTIDADE: PESSOA JURÍDICA, SOCIEDADE EMPRESÁRIA, COM FINS LUCRATIVOS.
Análise de Demonstrações Financeiras - Aplicação Prática
Unidade I – Introdução e conceitos básicos para análise financeira
1 UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CENTRO DE CIÊNCIAS JURÍDICAS E ECONÔMICAS DEPARTAMENTO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS DETERMINAÇÃO DA ESTRUTURA DE ATIVO.
Módulo 03 Capital de Giro.
CONTROLADORIA Demonstração do Fluxo de Caixa DFC: Resenha de Artigo:
Profa. Nilcéia Cristina dos Santos
Técnico Contabilidade
Procedimentos de Análise Financeira, Econômica e Patrimonial.
Etapas do processo orçamentário
Como montar e gerenciar o relatório de Fluxo de Caixa
ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA
Analise das Demonstrações Contábeis
Controles Financeiros
PROF. JOSÉ MANOEL DA COSTA
Administração Financeira
 Ching sintetiza o interessa de cada um dos usuários das demonstrações financeiras na seguinte tabela: UsuárioQuestões ProprietáriosRentabilidade,
Análise das Demonstrações Contábeis
PLANEJAMENTO FINANCEIRO
Nicolle Oliveira Alencar
Análise das Demonstrações Contábeis
GERENCIAMENTO DE CAPITAL DE GIRO Prof. Amaury Rios
MODELOS DE PLANILHAS PARA JOGOS DE EMPRESAS
Etapas do processo orçamentário
Quais são as Origens (Fontes) dos Financiamentos (Recursos) ?
Administração Financeira e Orçamentária I
Administração Financeira e Orçamentária I
FINANÇAS CORPORATIVA 3ª PARTE - Analise Ecônomico/Financeira das Empresas.
Decisão de Investimento
GESTÃO FINANCEIRA ADMINISTRAÇÃO CURTO PRAZO
COMPRA PAGAMENTOS ARRENDAMENTO PRODUÇÃOVENDA INTERMEDIAÇÃO RECEBIMENTOS EMPRÉSTIMOSFINANCIAMENTOSAPLICAÇÕESINVESTIMENTOS MUNDO DOS NEGÓCIOS ENTRADASSAÍDAS.
FLUXO DE CAIXA.
Sistemas de Informações Sistemas Informações Empresariais 3. SIG Contábil e Financeiro Márcio Aurélio Ribeiro Moreira
Recebimentos das Vendas
Contabilidade e Análise de Balanços Silvia Pereira de Castro Casa Nova
Transcrição da apresentação:

Departamento Jurídico-Financeiro Diretor: Victor Emmanuel da C Cirilo

Dicas para uma boa Gestão Financeira

Dicas para manter uma boa Gestão Financeira de uma Empresa Elaborar e manter os relatórios gerenciais (controles financeiros) sempre atualizados; Acompanhar periodicamente os indicadores financeiros; Manter os estoques em níveis compatíveis com o volume de vendas. Evitar os excessos de compras; Fuja sempre que possível de desconto de cheques pré-datados e duplicatas, evitando assim o aumento das despesas financeiras; Mantenha um controle permanente das despesas fixas, procurando mantê-las compatíveis com a capacidade da empresa;

Dicas para manter uma boa Gestão Financeira de uma Empresa Determine um valor fixo e data fixa para pagamento do seu pró-labore, não esquecendo de limitar seu valor dentro das possibilidades da empresa; Peça orientações do seu contador sobre o melhor enquadramento tributário da sua empresa, visando reduzir a carga tributária; Adote políticas de formação de preços de venda, que mantenham a empresa competitiva, porém sempre pensando na rentabilidade do negócio; Sempre que fizer propaganda, análise o custo/benefício da mesma para os negócios da empresa; Evite os descasamentos de prazos entre os pagamentos de compras com os recebimentos das vendas a prazo;

Dicas para manter uma boa Gestão Financeira de uma Empresa Procure adotar critérios seguros e adequados para liberar o crédito nas vendas a prazo, livrando, assim, o aumento da inadimplência; Não se esqueça de que as três principais áreas de sua empresa são: Compras e Estocagem, Vendas e Marketing e Administração e Finanças. Normalmente os problemas financeiros são decorrentes da falta de planejamento, organização, liderança e controle nas atividades empresariais de compras, estocagem e vendas.

Erros da Gestão Financeira

Quais os erros mais comuns na gestão financeira? A inexistência de uma adequada gestão financeira pelas empresas provoca uma série problemas de análise, planejamento e controle financeiro das suas atividades operacionais: Não ter as informações corretas sobre saldo do caixa, valor dos estoques das mercadorias, valor das contas a receber, valor das contas a pagar, volume das despesas fixas ou financeiras, etc. Isso ocorre porque não fazem o registro adequado das transações realizadas.

Quais os erros mais comuns na gestão financeira? Não saber se a empresa está tendo lucro, ou não, em suas atividades operacionais, porque não elaboram o demonstrativo de resultados. Não calcular corretamente o preço de venda de seus produtos, porque não conhecem os seus custos e despesas. Não conhecer corretamente o volume e a origem dos recebimentos, e o volume e o destino dos pagamentos, porque não elaboram o fluxo de caixa.

Quais os erros mais comuns na gestão financeira? Não saber o valor patrimonial da empresa, porque não elaboram o balanço patrimonial. Não saber quanto os sócios retiram de pró-labore, porque não estabelecem um valor fixo para a remuneração dos sócios. Não conhecer corretamente o custo das mercadorias vendidas, porque não fazem um registro adequado do estoque de mercadorias.

Quais os erros mais comuns na gestão financeira? Não saber corretamente o valor das despesas fixas da empresa, porque não fazem separação das despesas pessoais dos sócios em relação às despesas da empresa. Não saber administrar corretamente o capital de giro da empresa, porque não conhecem o ciclo financeiro de suas operações. Não fazer análise e planejamento financeiro da empresa, porque não tem um sistema de informações gerenciais (fluxo de caixa, demonstrativo de resultados e balanço patrimonial).

Erros que levam a falência

Que tipos de ações levam as empresas à falência? Um dos erros mais comuns, e também mais sérios, é o de confundir gastos pessoais com gastos da empresa. O patrimônio da empresa não deve ser misturado ao patrimônio dos donos. Ausência de um plano de negócios compatível à realidade do mercado. Investimento não planejado, ou seja, investir, e fixar metas, sem uma avaliação precisa das necessidades operacionais.

Que tipos de ações levam as empresas à falência? Ausência de controle dos custos, bem como de outros controles internos ligados à capacidade de gerenciamento de uma empresa, tais como: compras, vendas, estoques, finanças, contabilidade, recursos humanos, etc. Estabelecer prazos de venda sem levar em conta o capital de giro. Acumular dívidas e utilizar recursos emprestados, a uma alta taxa de juros, para suportar os gastos da empresa.

Que tipos de ações levam as empresas à falência? Fazer vendas a prazo, sem adotar uma análise de crédito criteriosa, como comprovante de renda ou residência, referências, consultas de crédito, etc. Inexperiência dos sócios no ramo de atividade escolhido para o empreendimento. Remuneração dos sócios incompatível com a situação financeira da empresa. Ressalta-se, contudo, a importância da constante capacitação do empresário.