GERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
ESPAÇOS TERRITORIAIS ESPECIALMENTE PROTEGIDOS EM SENTIDO AMPLO
Advertisements

A IMPORTÂNCIA DO REGISTRO DE IMÓVEIS
Compensação de Reserva Legal como possibilidade de PSA para comunidades tradicionais do Vale do Ribeira Fórum de Desenvolvimento Agroflorestal e Serviços.
Simone Paschoal Nogueira
Instituto de Biologia – UFBA
ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE INDÍGENAS
DA RESERVA LEGAL.
DA RESERVA LEGAL. Reserva Legal Área localizada no interior de uma propriedade ou posse rural, delimitada nos termos do art. 12, com a função de assegurar.
REGULARIZAÇÃO FUNDIÁRIA DE ASSENTAMENTOS URBANOS
Sistema Estadual de Meio Ambiente
Proteção Jurídica da Flora
2. Legislação Cadastral 2.1. Constituição Federal Brasileira
Secretaria do meio ambiente e Recursos Hídricos
Gerente de Áreas Protegidas
Ana Claudia La Plata de Mello Franco
Professor Leandro Eustaquio (
O Novo Código Florestal – Lei 12651/12
Novo Código Florestal – Lei /12
Veja as mudanças aprovadas na Câmara
Áreas de Preservação Permanente (APPs)
ÁREAS DE CONFLITO – EÓLICAS E APP
Meio Ambiente ANA PAULA MELLO APÁVIO MONTEIRO CARLOS ALBERTO
DA RESERVA LEGAL.
Marco Legal Compensação: Cotas de Reserva Ambiental e Servidão Florestal no estado do Pará, de acordo com o novo Código Florestal.
LEGISLAÇÃO AMBIENTAL TERRITÓRIO
Avaliação econômica da floresta nativa em propriedades rurais, em face do novo Código Florestal Marcelo Leoni Schmid
Novo Código Florestal: Federal x Estadual
O Código Florestal e a Propriedade Rural
Programa Cooperativo de Silvicultura de nativas
Marli T. Deon Sette 2012 Marli T. Deon Sette 2013.
Meio Ambiente ESPAÇO RESERVADO PARA O NOME DO PALESTRANTE
Novo Código Florestal Lucélia Denise P. Avi Analista de Meio Ambiente
Associação dos Plantadores de Cana do Oeste do Estado de São Paulo
Prof. Dr. Enio Giotto Departamento de Engenharia Rural
ADILTON DOMINGOS SACHETTI 19 de agosto de Programa Mato-Grossense de Regularização Ambiental Rural MT-LEGAL.
”Regulamentação” das “Exceções” em APP
Aspectos relevantes do Código Florestal (CAR - APP – RL)
ÁREAS CONSOLIDADAS EM RL Prof. Rafaelo Balbinot UFSM –FW 2012.
Gestão das Águas / Outorga de Direito do Uso da Água .
CÓDIGO FLORESTAL. Substitutivo ao PL 1.876/1999 Código Florestal (criado em 1965) 13 anos de discussão; mais de 60 modificações; Entre 1965 e 2009 foram.
INSTITUTO AMBIENTAL DO PARANÁ
Contribuições para o aperfeiçoamento da legislação
Espaços Territoriais Especialmente Protegidos
USO INDUSTRIAL DE IMÓVEIS Experiências e tendências Andre GeraldesLeandro Viecili.
CADASTRO AMBIENTAL RURAL
SEMINÁRIO: Projeto de Lei 3.057/2000 – A Nova Lei de Responsabilidade Territorial Secretaria de Recursos Hídricos e Ambiente Urbano PAINEL – A regularização.
RECIVIL Módulo 3 Qualificação em notas, com ênfase no Código de Normas
BRUNO HENRIQUE BEILFUSS
O que é o CAR? É um registro público eletrônico de âmbito nacional com as informações das propriedades rurais, onde o produtor informa em uma imagem de.
O Código Florestal é a lei que institui as regras gerais sobre onde e de que forma a vegetação nativa do território brasileiro pode ser explorada. Ele.
Sistema Estadual de Meio Ambiente SISEMA. Palestrante: Ricardo Aguilar Galeno Data: 20/10/09.
FLORESTAS Direito Ambiental e Agrário Prof. Luiz Gustavo Assad Rupp.
Informações complementares sobre o preenchimento do CAR.
Willian Jose da Fonseca Engenheiro Ambiental e Sanitarista Agência Avançada de Meio Ambiente de Presidente Olegário Instituto Estadual de Florestas -
Pagamentos por Serviços Ambientais
Discente: Clara Grazielly;
CÓDIGO FLORESTAL BRASILEIRO
Situação do Licenciamento Rural em Mato Grosso. Áreas Monitoradas.
APRESENTAÇÃO Projeto Condomínio Ambiental. QUEM SOMOS O Instituto Educa Brasil (IEB) é uma Organização Não Governamental que atua na preservação do meio.
Programa Mais Ambiente: impactos nos processos administrativos e nas ações civis públicas Decreto Federal 7.029/2009 Seminário Grupo Amazônia Legal – Belém/PA.
CONSTITUIÇÃO DA RESERVA LEGAL Klabin Florestal – SC Atalanta, SC, 06 e 07 de Novembro de 2008.
PRINCIPAIS ALTERAÇÕES NAS DEFINIÇÕES DAS ÁREAS DE PRESERVAÇÃO PERMANENTE E DAS RESERVAS LEGAIS COM O ADVENTO DO NOVO CÓDIGO FLORESTAL"
Sistema de Manutenção, Recuperação e Proteção da Reserva Florestal Legal e Áreas de Preservação Permanente - SISLEG CREA – PR ANOTAÇÃO DE RESPONSABILIDADE.
Henrique Varejão de Andrade Procurador-Chefe Nacional PFE/IBAMA Setembro de 2014 “Grade Permanente de Direito Ambiental” Módulo Cadastro Ambiental Rural.
Programa Terra Legal Novembro de 2011 Sistema de Proteção da Amazônia Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária Ministério do Desenvolvimento.
Implantação do Código Florestal Cadastro Ambiental Rural (CAR) Marco O. Morato Analista da Gerência Técnica e Econômica OCB Brasília, 13 de fevereiro de.
CÓDIGO FLORESTAL Lei n /2012 Aspectos relacionados à Agricultura Familiar Brasília, 25/9/2014 Procuradoria Federal Especializada junto ao INCRA.
Aula 11 A proteção florestal. Proteção florestal e Constituição Art 225: 1º: Para assegurar a efetividade desse direito (ao meio ambiente ecologicamente.
INCENTIVOS AMBIENTAIS ECONÔMICOSINCENTIVOS AMBIENTAIS ECONÔMICOS Curso Novo Código Florestal – Escola da AGU – 24 de setembro de 2014.Curso Novo Código.
CÓDIGO FLORESTAL. DESMATAMENTO Apresenta ç ão da á rea total, vegeta ç ão suprimida e remanescente dos biomas extra-amazônicos at é o ano de Fonte:
Transcrição da apresentação:

GERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE SUPERINTENDÊNCIA DE GESTÃO E PROTEÇÃO AMBIENTAL CADASTRO AMBIENTAL RURAL - CAR OFF LINE GERÊNCIA DE BIODIVERSIDADE

O QUE É O CAR? Cadastro Ambiental Rural - é o registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.

OBJETIVOS - Integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento. - Promover a regularização ambiental dos imóveis rurais.

INSTRUÇÃO NORMATIVA FEDERAL BASE LEGAL LEI COMPLEMENTAR 140/2011 LEI FEDERAL 12.651/2012 LEI FEDERAL 12.727/2012 DECRETO FEDERAL 7830/2012 LEI ESTADUAL 18.104/2013 INSTRUÇÃO NORMATIVA FEDERAL

PROCEDIMENTOS PARA INSCRIÇÃO NO CAR O Cadastro Ambiental Rural - CAR deverá contemplar os dados do proprietário, possuidor rural ou responsável direto pelo imóvel rural, a respectiva planta georreferenciada do perímetro do imóvel, das áreas de interesse social e das áreas de utilidade pública, com a informação da localização dos remanescentes de vegetação nativa, das Áreas de Preservação Permanente, das Áreas de Uso Restrito, das áreas consolidadas e da localização das Reservas Legais. (Art. 5º Decreto 7830/2012)

Conhecendo o CAR Cadastro Ambiental Rural www.car.gov.br

www.car.gov.br

VANTAGENS DO CAR Controle de desmatamentos irregulares Regularização ambiental Celeridade nos processos Informatização dos dados Simplificação e padronização (formulação e análise) dos processos. Acompanhamento on line do status do processo Licenças poderão ser emitidas somente com o recibo de inscrição no CAR Substituirá a averbação de RL no cartório Banco de dados: planejamento e ordenamento da paisagem e de formação de corredores ecológicos.  

código florestal federal Curiosidades do código florestal federal

RESERVA LEGAL Extinção de Reserva Legal em áreas urbanas; Abastecimento público de água e tratamento de esgoto, rodovias, ferrovias – isenção; Sobreposição de RL em APP; Não poderá registrar como CRA – RPPN sobreposta Reserva Legal; A reserva legal da pequena propriedade poderá ser instituída como CRA; Recomposição – a cada dois anos 1/10 - 50% exóticas Art. 67. até 4 mf em 2008 – a rl será constituída com a vegetação existente a época, vedada novas conversões

APP Até 15 módulos é admitido aquicultura em APP. Para geração de energia – desapropriação ou instituição de servidão administrativa; Vereda – somente com a presença de buritis; Intervenção em APP – utilidade pública, interesse social ou baixo impacto; Recomposição diferenciada; USO RESTRITO 25º à 45º OUTROS Área abandonada

“Ontem passado. Amanhã futuro. Hoje agora. Ontem foi. Amanhã será. Hoje é. Ontem experiência adquirida. Amanhã lutas novas. Hoje, porém, é a nossa hora de fazer e de construir”. Chico Xavier