Estatística e Probabilidade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Correlação e Regressão
Advertisements

Estatística amintas paiva afonso.
Prof. Darlan Marcelo Delgado
ANÁLISES DE REGRESSÃO.
Analise de Regressão Parte 2.
AJUSTE DE CURVAS 6.1 Introdução 6.2 Método dos quadrados mínimos
MÉTODOS QUANTITATIVOS
TESTE PARA ESTRUTURA ESPECIAL DE CORRELAÇÃO
Geoestatística Aplicada à Agricultura de Precisão I
Medidas de Dispersão.
REGRESSÃO LINEAR. O coeficiente de correlação não mede a relação causa-efeito entre duas variáveis, apesar de que essa relação possa estar presente. Por.
Regressão Linear Aula 09 Prof. Christopher Freire Souza
7a. e 8a. Aulas – Correlação e Regressão
Geoestatística Aplicada à Agricultura de Precisão I
MB751 – Modelos de previsão
MEDIDAS DE DISPERSÃO Medidas de tendência central fornecem um resumo parcial das informações de um conjunto de dados. A necessidade de uma medida de variação.
O que você deve saber sobre
Estatística Aplicada (Aula 4)
Diagramas de dispersão
Introdução aos Sistemas de Controle
Profª. Sheila Regina Oro
Análise da Regressão múltipla: Inferência Revisão da graduação
Laís Araújo Lopes de Souza
1 ESTATÍSTICA. 2 UDIII - Relação Entre Duas ou Mais Variáveis ESTATÍSTICA Ass 01: Regressão Simples.
FUNÇÃO DE 1º GRAU.
DELINEAMENTOS CORRELACIONAIS
Estatística Para um dado conjunto de dados, podemos calcular as seguintes grandezas: 1) Medidas de posição 2) Medidas de dispersão 3) Parâmetros de simetria.
O que é Estatística, afinal de contas?
Interpolação.
Site: Estatística Prof. Edson Nemer Site:
Regressão Múltipla Profas: Gardênia da Silva Abbad Elaine Rabelo Neiva
Aula 6 - Método não-experimental ou de seleção não-aleatória
Professor Antonio Carlos Coelho
Matemática e suas Tecnologias – Matemática
De acordo com o texto sobre a suposição feita pelos gregos, é correto afirmar que eles acreditavam que o tempo em queda livre de um corpo é função.
Regressão Linear.
GRÁFICO DE CORRELAÇÃO É um método gráfico de análise que permite verificar a existência ou não de relação entre duas variáveis de natureza quantitativa,
Aula Teórica 3: Função de Transferência
2.3 Experimentos Fatoriais 22 Efeitos das Interações
Contabilidade e Regressão Linear
Aula 12 - Teste de associação1 DATAAulaCONTEÚDO PROGRAMÁTICO 10/03Segunda1Níveis de mensuração, variáveis, organização de dados, apresentação tabular 12/03Quarta2Apresentação.
Regressão e Previsão Numérica.
Revisão básica Distribuição normal: conhecido o valor de z, podemos dizer qual a probabilidade de encontrar valores entre quaisquer dois números. Por.
Regressão.
Ajuste do Modelo Avaliação dos Coeficientes
PROBABILIDADE E ESTATÍSTICA APLICADA À ENGENHARIA
Curva padrão Sucessão crescente ou decrescente de pontos obtidos da relação entre A concentração da espécie padrão pela sua intensidade de sinal proveniente.
Noções de Estatística - I
Associação entre duas variáveis: análise bidimensional
Metodologia da Pesquisa em Ensino de Ciências I
Descrição Bivariada Comparando Duas Distribuições
Estatística e Probabilidade
CORRELAÇÃO E REGRESSÃO
Estatística Básica usando o José CARDOSO Neto Professor Associado Departamento de Estatística - UFAM 26 a 30 de outubro de 2015 IX.
PPGTI AULA 3 Prof. Dr. Márcio A. Fiori –
Métodos Estatísticos Aplicados às Ciências Biológicas - 11ª aula -
Regressão Linear Simples
Correlação e regressão
Média e valor médio No estudo da estatística descritiva, para além das tabelas de frequências e gráficos, estudam-se outros métodos para resumir a informação.
AULA 3 – O Modelo de Regressão Simples
MATEMÁTICA E SUAS TECNOLOGIAS
Correlação Análise do grau de relacionamento entre duas variáveis quantitativas.
Experimentação e Instrumentação Regressão Linear e Múltipla
Inferência 1:Estimação de Parâmetros Relembrando o Teorema Central do Limite Da aula anterior: a) Os estimadores da média e da s 2 são não viciados e de.
AULA 07 CORRELAÇÃO Igor Menezes.
AULA 11 – REGRESSÃO Parte I
LINEARIDADE Kamila Dias Nayara Rayanne Pereira Renata Fernandes Solange Araújo.
Estatística - Gráficos em escala logarítma
Regressão Linear (aula 14 – Parte 2).
Como construir modelos empíricos. Nos modelos estudados, cada fator foi fixado em dois níveis Por esta razão temos que nos contentar com uma visão limitada.
Transcrição da apresentação:

Estatística e Probabilidade CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR 1. Exercícios.

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO LINEAR Quando considera-se as observações de duas variáveis que podem estar relacionadas como causa e efeito, ou variável independente e variável independente, os procedimentos conformam as teorias da correlação e da regressão linear. Duas ou mais variáveis relacionadas podem ser analisadas por um procedimento similar, a regressão múltipla Nesta disciplina, estudaremos a correlação e a regressão linear entre duas variáveis. Esta pode ser simples, de um par de variáveis, uma condicionadora ou independente e outra dependente, ou ainda múltipla, onde há duas ou mais variáveis condicionadoras.

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Quaisquer hipóteses de correlação podem ser observadas inicialmente nos diagramas de dispersão, a representação gráfica das variáveis no eixo “x” (independente) e eixo “y” (dependente). Por exemplo, uma amostra aleatória, de dez dos 98 alunos de uma classe da Universidade A: notas obtidas Matemática e Estatística:

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Representando os pares ordenados (x,y), obtemos uma nuvem de pontos que denominamos diagrama de dispersão. Esse diagrama nos fornece uma idéia grosseira, porém útil da correlação existente. Quais as análises estatísticas que se pode desenvolver sobre a significância desta correlação? Por definição, correlação é a relação entre duas variáveis que expressam a relação de causa e efeito ou que variam concomitantemente. São variáveis consideradas correlacionadas. O grau de relacionamento para dados amostrais é dado pelo coeficiente de correlação linear, r .

1. CORRELAÇÃO E REGRESSÃO Posteriormente à análise da significância da correlação, procede-se na análise matemática e gráfica desta correlação, construindo-se a equação da reta entre x e y, na etapa da regressão linear. A análise da regressão linear permite a projeção de valores de y a partir dos valores reais de x. Permite portanto a previsão de resultados. Como se calcula r e como se analisa a sua significância?

2. COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO LINEAR O grau de relacionamento para dados amostrais é dado pela seguinte expressão:

2. COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO LINEAR Onde: n é o número de observações e r é o coeficiente de correlação linear para uma amostra. Esta equação pode ser simplificada em duas etapas como (VER LIVRO TEXTO): r = Σ (x- ) (y- ) ------------------ √ Σ (x- )2 Σ (y- )2 e finalmente,

2. COEFICIENTE DE CORRELAÇÃO LINEAR EXEMPLOS: Desenvolva o primeiro exercício do livro ; A seguir encontre o coeficiente de correlação r para os dados da tabela anterior (acima) usando a equação simplificada. (X) (Y) XY X2 Y2 5 6 30 25 36 8 9 72 64 81 7 56 49 10 100 3 4 12 16 48 2 65 473 481 475

3. Propriedades do coeficiente r . O valor de r está sempre entre –1 e 1. O valor de r não varia se todos os valores de qualquer uma das variáveis são convertidos para uma escala diferente. O valor de r não é afetado pela escolha de x ou y. O r mede a intensidade, ou grau, de um relacionamento linear. Não serve para medir a intensidade de um relacionamento não-linear.

4. Coeficiente de determinação r2: O coeficiente de determinação r2 indica aproximadamente o percentual de variação na série atribuído à variável independente; Da mesma forma 1- r2 indica o percentual de variação atribuído a outros fatores. Todos os programas estatísticos calculam o r, r2 e a significância de r. Como avaliar-se a significância de r ?

5. Significância do coeficiente de correlação linear. A significância de r está baseada no seu afastamento de zero. Uma aplicação do teste t é geralmente utilizada para a avaliação da significância de r. Justifica-se como a observação da diferença do r calculado de zero, que indica a inexistência de qualquer correlação. A equação e os graus de liberdade (pares na série) usados são:

6. CORRELAÇÃO POSITIVA E NEGATIVA. Caso as variáveis x e y cresçam no mesmo sentido, isto é, quando x cresce, y também cresce, diz-se que as duas variáveis têm correlação positiva. As notas de matemática e notas de estatística dos alunos tem correlação positiva, porque quando uma das variáveis cresce, a outra , em média, também cresce. CORRELAÇÃO NEGATIVA: caso as variáveis x e y variem em sentido contrário, isto é, quando x cresce, em média y decresce, diz-se que as duas variáveis têm correlação negativa.

7. INTENSIDADE DA CORRELAÇÃO.

8. Exemplo final. Observe os dados da tabela a seguir e discuta: Qual é o coeficiente de correlação da série? O que significa?:

8. Exemplo final