FTAD - Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Karine Oliveira.

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Transcrição da apresentação:

FTAD - Formação Técnica em Administração de Empresas Módulo de Contabilidade e Finanças Prof. Karine Oliveira

Competências a serem Trabalhadas PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO GESTÃO FINANCEIRA CONTABILIDADE ACI : ESTUDO DE VIABILIDADE ECONÔMICO-FINANCEIRA

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Introdução Conceito de Planejamento Níveis de Planejamento Sistema de Orçamento Elementos principais do estudo e elaboração de um orçamento (Princípios) Elaboração

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Filosofia de Planejamento Conceitos Fundamentais Planilhas de Orçamento Processo de Planejamento Execução Vantagens Análise SWOT

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Introdução Conceito de Planejar – É uma ferramenta administrativa, que possibilita perceber a realidade, avaliar os caminhos, construir um referencial futuro Conceito de Orçamento – É a quantidade estimada de dinheiro necessária para atender a certas despesas, ou seja, é o calculo antecipado das receitas e das despesas de uma empresa

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Conceito de Planejamento É a antecedência as necessidades da empresa em relação às despesas e receitas ∙ Níveis de Planejamento: Planejamento Estratégico – é o processo intelectual que consiste em estruturar e esclarecer a visão dos caminhos que a organização deve seguir e quais os objetivos que deve alcançar; Planejamento Tático – Refere-se às varias fases e processos realizados para alcançar os objetivos do planejamento estratégico ; Planejamento Operacional – é considerado a fornalização dos objetivos e procedimentos a seguir, principalmente através de documentos escritos

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Sistema de Orçamento É um instrumento de planejamento e controle de resultados econômico e financeiro, expressam quantitativamente, as políticas de compra, vendas, recursos humanos, gastos gerais, qualidade e tecnologia

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Princípios para Elaboração de Orçamento ∙Envolvimento da alta administração; ∙Sistema de Custeio bem definido; ∙Comunicação integral; ∙Expectativas realistas; ∙Destacar as diferenças significativas; ∙Participação nos lucros

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Elaboração ∙ A área de orçamento solicita ao departamento comercial a projeção anual de vendas; ∙A projeção de vendas é repassada ao outros departamentos, para que eles a utilizem como base para projetar seus gastos anuais; ∙Utilizando-se das projeções receitas e despesas o departamento de orçamento elabora a DRE e projeção para o ano seguinte; ∙A DRE projetada é levada para à alta administração para aprovação; ∙A projeção da DRE é aprovada pela alta administração e os orçamentos distribuídos aos departamentos; ∙ A execução dos orçamentos pelos departamentos é acompanhada pela aera de orçamento durante todo o exercício contábil.

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Filosofias de Planejamento ∙ Filosofia da satisfação; ∙ Filosofia da otimização; e ∙ Filosofia da adaptação; IMPORTANTE : CUSTO FIXO – são aqueles que não sofrem alteração de valor, independem seu valor esta diretamente ligado a produção; CUSTO VARIAVEL – são aqueles que variam de acordo com o nivel de produção

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Planilhas de Orçamento Planilha de Orçamento da Produção: determina o custo do produto

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Planilha de Orçamento de Vendas: determina a quantidades e o valor total dos produtos a vender, calculo os impostos PRODUTO A (UND) – R$ 75,00 PRODUTO B (UND) – R$ 64,00

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO IMPORTAMTE: A produção acompanha as projeções de vendas, com a finalidade de produzir em função de vendas. Conceito de JUST IN TIME – produzir apenas o que o mercado necessita, minimizando espaço de tempo e armazenagens. Conceito de DESPESAS – é o gasto necessário para obtenção de receita

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO CAPITAL - Recursos adquiridos ou aplicados, provindos de capital próprio ou de terceiro. CAIXA - Demonstra todas as despesas e receitas, possibilitando a apuração imediata do resultado.

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO EXECUÇÃO Através de informações confiáveis geradas, possibilita aos gestores executar estratégias administrativas VANTAGENS Segundo Welsch (1993), Sanvicente e Santos (1994),em qualquer tipo de planejamento existem vantagens e limitações. Quando são vantagens: com base em resultados econômicos financeiros projetos, importantes decisões podem ser tomadas com maior grau de acerto; aumenta o grau de participação de todos os membros da administração na fixação de objetivos; facilita a delegação de poderes; os controles gerencias tornam-se mais objetivos

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Limitações Os orçamentos baseiam-se em estimativas, estando sujeitos a erros maiores ou menores, segundo a sofisticação do processo de estimação O custo de implementação e manutenção do sistema, não permite sua utilização plena por todas as empresas Os atrasos na emissão de dados realizados, prejudicam significativamente a implementação de ajustes em tempo hábil.

ANÁLISE SWOT Análise SWOT É um modelo de avaliação da posição competitiva da organização, onde se avalia a posição estratégica da empresa no ambiente em questão. A analise divide em ambiente interno e ambiente externo.

ANÁLISE SWOT Análise SWOT Para Ansoff e McDonnell (1993), estratégia é um conjunto de regras de tomada de decisões, que direcionam o comportamento das organizações, estipulando o sentido do crescimento e do seu desenvolvimento, fazendo com que as empresas estruturem suas políticas operacionais para o alcance de seus objetivos.

ANÁLISE SWOT

PLANEJAMENTO ORÇAMENTÁRIO Estas análises de cenário se dividem em: ambiente interno (Forças e Fraquezas) - Principais aspectos, que diferencia a empresa dos seus concorrentes (decisões e níveis de performance que se pode gerir); ambiente externo (Oportunidades e Ameaças) - Corresponde às perspectivas de evolução de mercado; Fatores provenientes de mercado e meio envolvente (decisões e circunstâncias externas ao poder de decisão da empresa). As forças e fraquezas são determinadas pela posição atual da empresa e se relacionam, quase sempre, a fatores internos. Já as oportunidades e ameaças são antecipações do futuro e estão relacionadas a fatores externos. Ambiente Interno Strengths ( FORÇAS ) - Vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. Weaknesses ( FRAQUEZAS ) - Desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. Ambiente Externo Opportunities ( OPORTUNIDADES ) - Aspectos positivos da envolvente com potencial de fazer crescer a vantagem competitiva da empresa. Threats ( AMEAÇAS ) - Aspectos negativos da envolvente com potencial de comprometer a vantagem competitiva da empresa.

Módulo Contabilidade e Finanças Planejamento Orçamentário Gestão financeira Contabilidade ACI : Estudo de Viabilidade Econômico-Financeira

Gestão Financeira Introdução Conceito Objetivos Funções Estudo de viabilidade econômica Gestão de fluxo de caixa

Gestão Financeira SERVIÇOS FINANCEIROS Área de finanças voltada à concepção e assessoria, tanto na entrega de produtos financeiros a indivíduos, empresas O modelo de gestão financeira determina e governo. trazer segurança nas decisões econômicas e financeiro da empresa. ADMINISTRAÇÃO FINANCEIRA  Diz respeito às responsabilidades e atividades do administrador financeiro dentro de uma empresa.

Gestão Financeira CONCEITO DE GESTAO FINANCEIRA Conjunto de ações e procedimentos administrativos, envolvendo o planejamento, analise e controle das atividades financeiras da empresa, visando a maximizar os resultados decorrentes de suas atividades operacionais.

Gestão Financeira Funções As principais funções da administração financeira são: 1) Análise e planejamento financeiro: analisar os resultados financeiros e planejar ações necessárias para obter melhorias; 2) A boa utilização dos recursos financeiros: analisar e negociar a captação dos recursos financeiros necessários, bem como a aplicação dos recursos financeiros disponíveis; 3) Crédito e cobrança: analisar a concessão de crédito aos clientes e administrar o recebimento dos créditos concedidos;

Gestão Financeira Funções 4) Caixa: efetuar os recebimentos e os pagamentos, controlando o saldo de caixa; Contas a receber e a pagar: controlar as contas a receber relativas às vendas a prazo e contas a pagar relativas às compras a prazo, impostos e despesas operacionais; Contabilidade: registrar as operações realizadas pela empresa e emitir os relatórios contábeis

Gestão Financeira A gestão financeira tem como objetivo maximizar os resultados financeiros de uma empresa a partir do controle, analise e planejamento das suas movimentações financeiras.

CONCEITOS IMPORTANTES : Gestão financeira CONCEITOS IMPORTANTES : Ativo - É importante para gestão financeira pois determina futuros fluxos de caixa : Tangíveis ou corpóreos Bens direitos e créditos. Intangíveis e incorpóreos São valores que representa marcas e patentes.

Gestão Financeira Investidor - Quem dispõe a aplicar recursos financeiro com base em gerar riquezas. Tipos: Conservador Moderado Agressivo ou dinâmico

Gestão Financeira Conservador - Não esta determinado a arriscar, tem segurança em suas decisões. Moderado - Um pouco mais afoito, arrisca parte dos recursos em longo prazo, concentra investimento no médio prazo. Agressivo - Investidor mais afoito consiste em ter boa rentabilidade, investe tanto no médio prazo quanto no longo prazo, arrisca no mercado mesmo com ele possa ter resultados negativos.

Gestão Financeira IMPORTANTE O QUE É RISCO? E a probabilidade do investido ter sucesso ou não em seu investimento. Administração de riscos O planejamento de riscos e importante para mostrar a realidade e anteceder possíveis eventos que venham impactar no investidor.

Gestão Financeira Rating - O "rating" é uma opinião sobre a capacidade de uma empresa saldar seus compromissos financeiros. A avaliação é feita por empresas especializadas, as agências de classificação de risco, que emitem notas, expressas na forma de letras e sinais aritméticos, que apontam para o maior ou menor risco de ocorrência de um "default", isto é, de suspensão de pagamentos. Fonte: folha.uol(2009)

Gestão Financeira Relação entre lucratividade e giro de estoques. Retorno - Os cálculos de riscos e retorno, envolvem variações consideradas como vantagens e desvantagens. As taxas de retorno são avaliadas de diversas maneiras. Relação entre lucratividade e giro de estoques. TX RETORNO = (lucro liquido / vendas) x (vendas / total de ativos) Relação entre retorno que o ativo pode favorecer TX RETORNO = lucro liquido / total de ativos

Gestão Financeira Relação de retorno de investimento isolado TX RETORNO = lucro liquido / investimento Relação de tempo necessário retorno de capital investido TX RETORNO = Investimento / lucro

Gestão Financeira Exemplo: Lucro líquido – R$ 1.200,00 Vendas – R$ 4.600,00 Total de ativos – R$ 30.000,00 Investimento – R$ 48.000,00

Gestão Financeira TX RETORNO = (lucro liquido / Vendas) x (Vendas / Total de ativos) TX RETORNO = (1.200 / 4.600) x (4.600 / 30.000) TX RETORNO = 0,26 x 0,15 = 0,04 TX RETORNO = (lucro liquido / total de ativos) TX RETORNO = 1.200 / 30.000 = 0,04

Gestão Financeira TX RETORNO = lucro liquido / investimento TX RETORNO = investimento / lucro TX RETORNO = 48.000 / 1.200 = 40 IMPORTANTE: GERALMENTE PERCENTUAL

ATIVIDADE 1- Qual o conceito de analise SWOT? 2 - O que e rating? 3 – Calcule o “tempo” de retorno do capital investido. segue dados: lucro:R$ 12.000,00 Capital investido: R$ 360.000,00

ATIVIDADE Entrega: 19/05/2012 até às 23:00h EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA

DÚVIDAS Acesse o Fórum de dúvidas e discussões Chat dia no horário: 10/05/12 das 20:00 às 21:30 Hrs