Alexandre Xavier / Fernanda Matzenbacher

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Desenvolvimento ágil: eXtreme Programming vs SCRUM Tiago Rodrigues de Mello CCO-230 – ENGENHARIA DE SOFTWARE / 2010.
Advertisements

O mundo ágil do SCRUM Alexsandro Marques 02/09/2009.
Do NADA ao MONUMENTAL ao ÁGIL Marco Santiago [ março | 2009 ] Baseado no material de Paulo Pereira.
Ticket Kick-off Reunião de Abertura de Projeto. Plano de Trabalho Papéis e Responsabilidades Ferramenta de comunicação e gestão Próximos Passos Objetivo.
APLICATIVO PARA ATUALIZAÇÃO AUTOMÁTICA DE UM SISTEMA DE GESTÃO EMPRESARIAL Marlon Gracietti de Amorim Orientador: Prof. Cláudio Ratke.
EA976 – Engenharia de Software AULA 4 Desenvolvimento Ágil.
Sistema Web para Gerenciamento Eletrônico de Documentos em Projetos de Implantação de ERP Eder Gonçalves Orientador: Prof. Marcos Rogério Cardoso FURB.
Qualidade de Software Aula 5 Prof. Dr. Luís Fernando Garcia
Ambiente Virtual de Avaliações Utilizando Certificados Digitais Fernando Gevard – Acadêmico Paulo Fernando da Silva - Orientador.
ITIL (Information Technology Infrastructure Library) Profª Cynara Carvalho.
Sistemas de Informação via Web para Controle Financeiro de uma Microempresa Leonardo Filipe Pamplona Orientador: Roberto Heinzle.
GESTÃO DE PROJETOS. 2. Guia PMBOK ® 2.1. Guia PMBOK ®. Histórico. Processo Elaboração e Revisões. Conteúdo e Estruturação (Áreas de conhecimento, Processos.
SISTEMA DE GERENCIAMENTO DE MUDANÇAS BASEADO NAS MELHORES PRÁTICAS DA ITIL Karin Schoenfelder Orientador: Wilson Pedro Carli.
Ferramenta para gestão ágil de projetos de software Robson Ricardo Giacomozzi Orientador: Everaldo Artur Grahl.
Ferramenta Web para testes de fórmulas matemáticas Kauê da Silva Vieira Orientador: Aurélio Faustino Hoppe.
MÓDULO DE AVALIAÇÃO DO RETORNO DE INVESTIMENTO EM SISTEMA DE RASTREABILIDADE ANIMAL Eduardo Ehlert Orientador: Mauro Marcelo Mattos.
MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing MARKETING MANAGEMENT Gestão Eficiente de Contratos de Marketing.
Roteiro da apresentação  Introdução  Objetivos  Fundamentação teórica  Especificações do sistema  Desenvolvimento do sistema  Operacionalidade do.
Implantando um ERP com sucesso Sistemas de Gestão Integrada - ERP Juliana Maria Lopes Alexandre Moya João Roberto Magazoni 27LI – Julho 2005.
Engenharia de Software Definição: Estabelecimento e uso de sólidos princípios de engenharia para que se possa obter economicamente um software que seja.
Portfólio de Serviços TI
especificação de requisitos do software
CIM – Computer Integrated Manufacturing Prof. Dr. Airton Nabarrete FEI / IECAT.
Família Crystal e Iconix
Olá sou Willian Marques, natural de Minas Gerais que atualmente mora na cidade São Paulo. Programador.
Professor: Luiz José Hoffmann Filho
RESPOSTAS A INCIDENTES E PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS
Desenvolvimento Ágil de Software
IMPLANTAÇÃO CRM 20/09/2017. CONCEITO CRM ESCOPO DO PROJETO GESTÃO DE MUDANÇA CASE - EUCATEX STATUS DO PROJETO AGENDAAGENDA.
Valéria Maria Lauande Março/2010
RUP(Rational Unified Process)
Projeto de Redes 4º Semestre Aula 2 Prof
Gestão de processo Dutra 2017.
Componentes: Erivelton Costa, Reijilene Bomfim, Rodrigo Costa,
Trabalho de Conclusão de Curso
Metodologia otimizada
Orientanda: Ana Paula Joslin de Oliveira
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Aprendizagem do Século XXI
especificação de requisitos do software
Gerência de Projetos 4º Semestre Aula 3 Prof
Histórias do Cliente Cliente Equipe do Cliente
UNIVERSIDADE REGIONAL DE BLUMENAU
Vendendo um produto ou serviço
Prof. Dr. Luís Fernando Fortes Garcia
Processos de Design de IHC
Simulador de Negócios via Web: Funções Produção e Planejamento de Materiais Acadêmico: Viviane Aparecida Boll Prof. Orientador: Dr. Oscar Dalfovo.
Workshop Agile tdd - Test Driven development
Treinamento.
Projeto estacionamento
Universidade Católica de Moçambique
GSI030 – engenharia de software
DONO DO PROCESSO Um Papel responsável por garantir que um processo seja adequado para seu propósito . As responsabilidades incluem: patrocínio; desenho;
TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO
Mestrando: Roberto Pinho Mazzilli
Aula 5 – Ferramentas de Modelagem
Soluções Inteligentes para ONGs Esportivas
GSI030 – engenharia de software
SCRUM
Visão Geral do RUP.
Desenvolvimento de Software com Metodologia AGILE
Avaliação de Desempenho Avaliação por Objetivos Prof. Rodrigo Toledo.
Área: Contracts Management Cargo: Analista de Planejamento SR (31815)
Projetos Liderança de equipe, organização para projetos.
Projetos Cargo Delineador Offshore Gestor Alexander Guimarães
Alexandre Marques O DIÁRIO DE UM P.O..
GERENCIAMENTO DE PROJETOS Esteira de acúmulo Aluno: Daivison Campos Ferreira Orientador: Ricardo Ciuccio.
Jean Carlo Cainelli Estratégia de Produto Jean Carlo Cainelli
Desenvolvimento orientado a teste, isso funciona mesmo?
O segredo para um marketing de resultados
Transcrição da apresentação:

Alexandre Xavier / Fernanda Matzenbacher Trilha – Análise de Negócios A Transformação da Análise de Negócios frente às Mudanças de Metodologias 1) Capa 2) Apresentação - 1 minuto cada um 3) Agenda - Fernanda - 1 minuto 4) Estrutura da TI - Fernanda - 1 5) Dell Digital - Alexandre / Fernanda - 1 6) Metodologias (1) - Alexandre - 2 7) Metodologias (2) - Fernanda - 2 8) Metodologia Pivotal - Fernanda - 2 9) BDD - Alexandre - 2 10) BDD aplicado - Alexandre - 1 11) Transformação de Cargo - Fernanda - 2 12) Área de Negócios (1) - Fernanda - 2 13) Área de Negócios (2) - Alexandre - 1 14) Fechamento - Alexandre - 1 Alexandre Xavier / Fernanda Matzenbacher

Apresentação Alexandre Xavier Fernanda Matzenbacher Product Owner na Dell Atua há mais de 10 anos na empresa Mestre em Sistemas de Informação – UFRGS 30 anos no mercado de TI, atuando em diversas áreas Fernanda Matzenbacher Product Owner na Dell Atua há mais de 8 anos na empresa Bacharel em Análise de Sistemas - PUCRS 12 anos no mercado de TI, atuando parte deste tempo com Qualidade de Software

Agenda Apresentação Estrutura da TI dentro da Dell Mudanças de Metodologia de Desenvolvimento Waterfall > Agile Agile > Pivotal BDD / TDD Transformação de Cargo BSA > PO Área de Negócios frente às Mudanças de Metodologia ** Fernanda

Estrutura da TI dentro da Dell “Dell Digital” é o nome da área de TI da Dell atualmente. Compreende: Serviços internos de TI para a própria Dell Desenvolvimento/Suporte de Aplicações Internas Serviços de suporte técnico para clientes Operação e infraestrutura da loja online da Dell ** Fernanda

DELL Digital (TI) 66k people around the globe ** Alexandre

Metodologias WATERFALL – Desenvolvimento em etapas fechadas e sequenciais com escopo definido no início do projeto AGILE – ciclos contínuos de desenvolvimento e testes com entregas frequentes SCRUM - método do Agile para gerenciar tarefas do time de dev e tests Pivotal Labs – método criado pela Pivotal que usa Agile, programação em pares e BDD. Propõem também o uso de TDD e soluções na nuvem (PCF – Pivotal Cloud Foundry) ** Alexandre

Metodologias ** Fernanda

Metodologia Pivotal Transformação Digital da Dell usa a tecnologia e metodologia da Pivotal aliadas à infraestrutura da Dell e VMware para mudar a cultura de desenvolvimento na empresa. ** Fernanda A Pivotal e sua metodologia de desenvolvimento são parte importante do processo de modernização da operação interna da Dell.  Com um time de desenvolvedores ágeis, gerentes de produto e designers, a proposta da Pivotal é trabalhar junto ao cliente para desenvolver e implantar softwares de maneira conjunta. Para evitar a demora na liberação de novos recursos ou falta de adaptação dos usuários, a Pivotal trabalha com conceitos de programação extrema (XP, na sigla em inglês), design centrado no usuário e Lean. A Dell tem investido na criação de ferramentas que nos permitem mais flexibilidade, velocidade de resposta e conhecimento sobre os clientes. Isso foi feito com uma combinação da Pivotal e tecnologia da Dell. Além do método de desenvolvimento da Pivotal Labs, a empresa conta com tecnologias como a plataforma em nuvem Pivotal Cloud Foundry e soluções da VMware para desenvolver novas ferramentas. As organizações estão aproveitando a metodologia, as ferramentas e os processos de "programação em par" Pivotal para possibilitar a nossa transformação digital. Tanto a programação em pares quanto o Pivotal Cloud Foundry são componentes-chave que permitirão essa visão.

Behavior-Driven Development BDD – “Behavior-Driven Development” é uma forma de escrever requisitos para facilitar e automatizar as etapas de desenvolvimento e testes Gherkin é uma linguagem para gerar o BDD (Given, When, Then) À partir de uma estória de usuário criada com BDD/Gherkin pode-se automatizar a geração do código e mesmo do teste (TDD – Test-driven development). ** Alexandre

BDD aplicado ** Alexandre

Transformação de Cargo Business System Analyst * Documentar * Facilitar discussões * Determinar funcionalidades * Desenvolver casos de uso * Desenvolver interfaces de usuário * Desenvolver design funcional * Revisar casos/scripts de teste * Esclarecer requisitos Product Owner * Gerenciar Backlog * Planejar Releases * Escrever User Stories * Priorizar User Stories * Esclarecer User Stories * Validar critérios aceitação das Uss * Garantir atendimento dos requisitos/USs ** Fernanda BSA Entender as necessidades de negócio e documentar os requisitos do projeto Facilitador das discussões do projeto dando ênfase ao design, desenvolvimento, e implementação das funcionalidades Responsável por determinar o fechamento das funcionalidades para não haver distorção no escopo Trabalhar com a equipe de engenharia para desenvolver funcionalidades, casos de uso e interface de usuário para o projeto Desenvolver o documento de design funcional para o projeto Revisar casos de teste e scripts de teste Participar de status de reunião diária com a equipe de desenvolvimento PO Definir, Priorizar e Gerenciar o Backlog do Produto Junto com o Gerente do Produto executa o Planejamento da Release Escreve as User Stories Prioriza as features de acordo com as necessidades dos stakeholder, sequencia as stories baseado no valor de negócio Garante que os critérios minímios de entradas das stories sejam cumpridos Árbitro final no backlog do produto; faz decisões de tradeoff relacionadas ao tempo, orçamento e escopo Negocia critérios de aceitação para os resultados de trabalho e aceita/rejeita o trabalho da equipe Lidera o envolvimento da experiência do usuário: garantir que a interface do usuário atenda às necessidades funcionais Peers Reviews do Backlog do Produto e Stories quando houver interlocks

Área de Negócios frente às Mudanças de Metodologia Interação diária com TI Agilidade nas entregas Entregas mais frequentes Redução de reclamações Entregas mais pontuais Racionalização de custos Resistência das áreas de TI e Negócio Capacitação dos funcionários Reestruturação dos times Adaptação aos novos processos ** Fernanda Melhor alinhamento das necessidades de negócio / TI Utilização mais eficaz dos gastos com a TI Corrigida a distribuição distorcida de custos com gastos maiores indo em direção ao desenvolvimento do que outras despesas indiretas Tempo de comercialização mais rápido – *4 em média semanas de lançamento das novas funcionalidades Maior número de entregas no mesmo período de tempo usando Agile em comparação ao Waterfall Correções mais fáceis no meio do percurso Crescimento da automação usando ferramentas Open Source Benefícios Mover código de aplicações internas para produção a cada hora Interação diária TI e área de negócio  Agilidade na entrega de novas tecnologias para o cliente interno Redução de reclamações de clientes externos em 25% no ano devido ao uso de Data Science e Machine Learning Aumento de mais de 40% na pontualidade das entregas de produtos

Casos de Uso Adoção do Agile no escopo do dep. Jurídico Financeiro “Agile” não é assim tão ágil! O porquê do Backlog Financeiro Preciso reportar para o governo! Entregas parciais? E o fechamento contábil? Alexandre e Fernanda

Fernanda Matzenbacher Alexandre Xavier alexandre_xavier@dell.com Fernanda Matzenbacher fernanda_matzenbache@dell.com