Módulo 6 - Estudo de Caso e Plano de Ação Pedagógica

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Transcrição da apresentação:

FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES EM TECNOLOGIAS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO ACESSÍVEIS Módulo 6 - Estudo de Caso e Plano de Ação Pedagógica PLANO DE AÇÃO PEDAGÓGICA ESTUDO DE CASO Elisabet do Rocio dos Santos e mail: bethy.bewel@gmail.com

ESTUDO DE CASO: IDENTIFICAÇÃO Aluno: Leonardo Deficiência: Deficiência Física Tetraparesia:perda parcial das funções motoras dos membros inferiores e superiores. Idade: 10 Escolaridade: 2º ano Ensino Fundamental

INFORMAÇÕES SOBRE A ESCOLA Escola Municipal de Curitiba Estrutura Arquitetônica: Necessidades de adaptações como: -corrimões/barras de apoio ( corredores, pátio, quadro negro...); -mobiliário adaptado para a sala de aula; -utensílios adaptados para alimentação; -materiais pedagógicos adaptados; -prancha de comunicação alternativa;

INFORMAÇÕES ESCOLAR: Possui vínculo com aprendizagem e com as pessoas; Demonstra interesse em participar de todas as atividades, possui autonomia; Dificuldades de Fala e Alimentação; Os movimentos dos braços muitas vezes são demasiadamente irregulares e imprevisíveis,não possui movimento de preensão e apreensão; Movimentos Duros e difíceis das mãos e braços; Coordenação dos movimentos e equilíbrio ruins; Marcha em tesoura; Fluxo de saliva da boca; Dificuldades matemática e português: dificuldade na construção números nas dezenas simples,nível silábico alfabético;

INFORMAÇÕES FAMILIAR: Pais separados:mora com a mãe, a vó e a tia que cuida dele em casa e orienta as tarefas; Tem contato e bom relacionamento com o pai, que colabora no que for necessário; Atendimentos:neurologia, ortopedia -Tem indicação para fisioterapia, otorrinolaringologia e odontologia; Expectativas da família:os pais acreditam no potencial do filho, mas questionam sobre a escola:número de alunos em sala, recursos materiais necessários,estrutura arquitetônica, falta professores capacitados.

PARA REFLETIR... ''A educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda.'' Paulo Freire