Logística Empresarial – Unidade 4: As forças do mercado Marcus Vinícius Prestes Pereira Pâmella Ingrid Patrícia Ramos de Quadros Luiza Miranda Logística Empresarial – Unidade 4: As forças do mercado
Repensando a Logística Enfoque tradicional da Logística é insuficiente para atender os anseios da sociedade atual Problemas: - Falta de foco no cliente - Altos custos - Baixos Níveis de Serviço
Repensando a logística Cadeia logística tradicional: Fontes Fornecedores Processadores Distribuidores Varejistas Consumidores
Repensando a Logística Pressões sofridas pelo ciclo tradicional da logística: Menor ciclo de vida do produto Clientes mais fortes Maior concorrência Demandas por parcerias Novos canais para os consumidores Papel mais restrito dos distribuidores
Repensando a Logística Ciclo de vida do produto: - Avanços Tecnológicos - Renovação mais intensa de produtos
Repensando a logística Racionalização do ciclo de fornecedores: - Parcerias (Preço, Produtos) - Sistema modular de fornecimento: Cadeia de Subfornecedores
Repensando a logística Papel mais restrito dos distribuidores: - Desutilização do canal de distribuidores - Ligação em via direta com o cliente - Eliminação de etapas de abastecimento
Repensando a logística Demanda por parcerias: - Parcerias com fornecedores - Grau de envolvimento com os mesmos
Supply chain É o esforço envolvido nos processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos ou serviços para o consumidor
DESEMPENHO DO SUPPLY CHAIN Capacidade de resposta às demandas dos clientes Qualidade de produtos/serviços Velocidade, qualidade e timing da inovação Efetividade dos custos de produção e entrega