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Transcrição da apresentação:

Como elaborar uma monografia Estudo científico de um tema. Trabalho exigido para conclusão de curso de graduação ou de pós-graduação.

A monografia inicia-se com uma dúvida que o estudante tem sobre um assunto PROBLEMA HIPÓTESES A partir do qual, cria-se respostas provisórias PESQUISA ...iniciando uma elaborando primeiramente o ... PROJETO Levanta-se informações através da COLETA DE DADOS que são sintetizados e intercalados aos dados teóricos através da ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO ... e chega-se a uma CONCLUSÃO

ETAPAS DA ELABORAÇÃO DE UM PROJETO DE PESQUISA O que fazer e por que fazer? 1. Escolha, delimitação e justificativa do tema 2. Definição dos objetivos Para que fazer? 3. Elaboração do referencial teórico Quais foram os trabalhos já realizados sobre o tema? 4. Identificação do plano de pesquisa (ou metodologia) Como, onde e com que fazer? (local – campo de pesquisa e recursos) 5. Elaboração do cronograma Quando fazer cada etapa?

O pesquisador deverá definir: A Coleta de Dados Inicia-se após a aprovação do projeto de pesquisa Objetivo: reunir todos os dados pertinentes ao problema a ser investigado O pesquisador deverá definir: a modalidade da pesquisa: pesquisa bibliográfica pesquisa empírica estudo de caso relato de experiência os recursos apropriados para a coleta dos dados: questionário / entrevista observação sistemática análise documental Referências / Publicações

A Análise dos Dados Inicia-se após a coleta dos dados Objetivo: analisar, classificar e interpretar os dados coletados Esta etapa exige CRIATIVIDADE, para que o trabalho monográfico não torne uma simples compilação de dados e opiniões sobre um determinado tema. O que devem ser feitos na análise dos dados: classificar e organizar as informações; estabelecer as relações existentes entre os dados coletados; comentar os pontos de convergência e divergência, etc.

Estrutura da monografia Capa Folha de Rosto Dedicatória (opcional) Agradecimentos (opcional) Epígrafe (opcional) Resumo Sumário Elementos pré-textuais 1 Introdução 2 Desenvolvimento: 2.1 Referencial teórico 2.2 Discussão dos resultados (metodologia e análise dos dados) 3 Conclusão Elementos textuais Elementos pós-textuais Referências Anexos / Apêndices (opcionais)

Estrutura da monografia Apresentação do que trata a monografia: o assunto: a idéia geral da pesquisa; a delimitação e a importância do tema; os objetivos da pesquisa. E L M N T O S X U A I 1 INTRODUÇÃO Núcleo fundamental do trabalho: comunica os resultados da pesquisa; 2 DESENVOLVIMENTO mostra a estrutura lógica do desenvolvimento do tema; divide-se em seções / capítulos: títulos mais importantes e subdivididos de acordo o desdobramento do assunto.

Estrutura da monografia 2 DESENVOLVIMENTO 2.1 REFERENCIAL TEÓRICO E L M N T O S X U A I Seção teórica que esclarece os principais conceitos, através de um diálogo com os autores consultados. Apresenta-se as considerações teóricas sobre o tema. Ao finalizar, destaca-se o problema ou as questões da investigação.

Estrutura da monografia 2 DESENVOLVIMENTO 2.2 DISCUSSÃO DOS RESULTADOS E L M N T O S X U A I 2.2.1 Metodologia Descrição do tipo da pesquisa e dos procedimentos realizados para levantar os dados (o quê, onde e como) 2.2.2 Análise dos dados Apresentação e comentários sobre os dados (quadros, tabelas ou gráficos) Caracterização, análise e interpretação da amostra Tratamento estatístico e/ou qualitativo dos dados coletados.

Estrutura da monografia L M N T O S X U A I 3 C O N L U S Ã Apresentação do que se constatou de importante; Síntese dos argumentos que buscaram responder as questões levantadas. Pode-se apresentar pistas para aprofundar a pesquisa ou novas questões.

Estrutura da monografia L M N T O S P Ó - X U A I Relação do material consultado e citado no trabalho como livros, sites, revistas científicas, etc. (conforme as normas da ABNT). Referências (obrigatório) Modelo de questionário, roteiro de entrevista, roteiro de análise de documentos, formulários, etc. (todo material importante que não possa ser incluído no corpo do texto) (capítulos I e II) Anexos / Apêndices (opcionais)