Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Relembrando... A Investigação como processo tem seis etapas sucessivas: Construção do problema Entendimento do problema: a partir de quais perspectivas.
Advertisements

Dinâmica e Gênese dos Grupos
A visão Grega da Ciência
AULA 6 MAX WEBER Slides utilizados na disciplina – Sociologia Aplicada para o Curso de Administração/UFSC Por Prof. Juliana Grigoli.
DIREITO & SOCIEDADE DISCIPLINA: SOCIOLOGIA JURÍDICA TURMA: C-02 PROF
Dimensões da Ciência e da Tecnologia no Ambiente Educacional
Metodologia Científica
Ciência e Compreensão da Realidade. Tipos de Conhecimento.
CIÊNCIA POLÍTICA A definição dos termos ciência e política.
CAMPOS DE ESTUDO DA SOCIOLOGIA
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
HIPÓTESE Enunciado geral de relações entre fatos ou fenômenos
Métodos e Técnicas de Investigação Sociológica I
CIÊNCIA E TECNOLOGIA O Engenheiro deve desenvolver suas atividades com o auxílio da pesquisa científica e desenvolvimento tecnológico. A pesquisa e o.
Iniciação a Pesquisa Científica
CIÊNCIA E CONHECIMENTO CIENTÍFICO
Método Hipotético-dedutivo Segundo Bunge
METODOLOGIA DO TRABALHO CIENTÍFICO
MOMENTOS PEDAGOGICOS E AS SITUAÇÕES DIDÁTICAS
Ciência e Conhecimento científico
O que é Pesquisa Científica?
MÉTODO CIENTÍFICO AULA02.
Filosofia da Ciência Objeto de Pesquisa
Tema 2 – teoria e empiria exercício 1
AULA 3 O Conceito de Ciência.
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
CIÊNCIA E MÉTODO CIENTÍFICO
INTERAÇÃO COM O MUNDO NATURAL:
Pesquisa: Conceitos e Definições
Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo
E o Espírito do Capitalismo
OBJETO DA ÉTICA Nas relações cotidianas dos indivíduos entre si surgem continuamente problemas. Ex: Devo ou não devo falar a verdade! Desta forma faz se.
Conhecimento.
Metodologia de Pesquisa
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Jan/2014
Pesquisa Científica Metodologia Científica na Ciência da Computação
AULA 3 TIPOS DE CONHECIMENTO.
HUM Metodologia da Pesquisa
Metodologia da Pesquisa em Linguística Aula 1 Professor José Ferrari Neto
A construção do conhecimento em Durkheim, Weber e Marx
PESQUISA.
A PESQUISA E SUAS CLASSIFICAÇÕES
CONHECIMENTO A nossa relação com o mundo dos objetos ou mundo exterior acontece mediante processos empíricos, intuitivos e racionais. (Oliveira, 2002)
Universidade Federal de Goiás Faculdade de Ciências Sociais Políticas Públicas Antropologia II Prof° Dra. Janine Helfst Liccht Collaço Arthur Alves Santiago.
Introdução à Economia A CIÊNCIA ECONÓMICA “Ciência da administração dos recursos raros.” Barre, R. (1969) “Ciência que estuda o comportamento humano em.
O conhecimento científico
Sociologia: uma ciência da sociedade Parte.01
UNIDADE I MÉTODO CIENTÍFICO
FUNDAMENTOS DE CIÊNCIAS HUMANAS
ELEMENTOS COMUNS À DECISÃO
CIÊNCIA E CONHECIMENTO
METODOLOGIA CIENTÍFICA Profª. Msc. Silmere Alves Santos de Souza
Max Weber ( ) Nasceu em Erfurt – Alemanha Estudou Filosofia – História e Sociologia Berlim 1895 (Heidelberg) Participou da constituição da República.
Apostila de Práticas Investigativas
Plano de Aula Definição Atitude Científica Fatos e Teorias
Conceitos e Modalidades
TCC1 Prof. Sergio Roberto Martins
O que é Ciência.
Conhecimento Científico
Metodologia Científica Prof. Marcel Dupret Fatec Osasco Fevereiro/2014
Curso de Ciências Biológicas FILOSOFIA DA CIÊNCIA Faculdade Católica Salesiana Faculdade Católica Salesiana Prof. Canício Scherer.
Max Weber.
Tipos de conhecimento e método científico
Aula sobre Ciência, método, pesquisa Profa. Lílian Moreira.
Uso de técnicas qualitativas e quantitativas
TEORIA DO DIREITO.
Max Weber Luciano Mendes.
UNIVERSIDADE TECNOLÓGICA FEDERAL DO PARANÁ Campus Londrina Projetos de Pesquisa e Conhecimento Científico Uma visão.
Transcrição da apresentação:

Sociologia das Organizações Prof. Robson Silva Macedo

Ciências Sociais e Sociologia Ao conceituar Ciências Sociais, a primeira preocupação é estabelecer noções básicas sobre ciência e distinguir as ciências denominadas Sociais e Humanas das demais ciências.

Entendemos por ciência uma sistematização de conhecimento, um conjunto de proposições logicamente correlacionadas sobre o comportamento de certos fenômenos que se deseja estudar. “A ciência é todo um conjunto de atitudes e de atividades racionais dirigidas ao sistemático conhecimento com objetivo limitado, capaz de ser submetido à verificação.”

Pode-se conceituar o aspecto lógico da ciência como o método de raciocínio e de inferência acerca de fenômenos já conhecidos ou a serem investigados. A lógica da ciência manifesta-se através de procedimentos e operações intelectuais que:

possibilitam a observação racional e controlam os fatos; permitem a interpretação e a explicação adequada dos fenômenos; contribuem para a verificação dos fenômenos, positivados pela experimentação ou pela observação; fundamentam os princípios da generalização ou o estabelecimento dos princípios e das leis.

Portanto, a ciência constitui-se em um conjunto de proposições e enunciados, hierarquicamente correlacionados de maneira ascendente ou descendente, que vai gradativamente de fatos particulares para os gerais e vice-versa (conexão ascendente = indução; conexão descendente = dedução).

Sociologia: estuda de forma científica as relações sociais, as formas de associação, destacando-se os caracteres gerais comuns a todas as classes de fenômenos sociais, fenômenos que se produzem nas relações de grupos entre seres humanos.

A Sociologia não é normativa, nem emite juízos de valor sobre os tipos de associações e relações estudados, pois se baseia em estudos objetivos que melhor podem revelar a verdadeira natureza dos fenômenos sociais. Desta forma estuda o conhecimento objetivo da realidade social.

A Sociologia apresenta duas diferenças básicas em relação às demais Ciências Sociais; a primeira seria relativa ao universo sociocultural; a segunda diz respeito à concepção da “natureza” do ser humano e às inter-relações dos fenômenos sociais.

Compete à Sociologia das Organizações o estudo sistemático das relações sociais e da interação entre indivíduos e grupos relacionados com a função econômica da produção e distribuição de bens e serviço necessários à sociedade.

Síntese da Sociologia Geral Sociologia é a ciência social que: “estuda as estruturas sociais, o comportamento social as variações das sociedades, Suas formas e seus fatores” (Castro, 2000, p.47)

Competência da Sociologia Geral Definir os conteúdos básicos que caracterizam o comportamento, a estrutura e as mudanças sociais, bem como sistematizar e unificaras teorias. Analisar os fenômenos das relações sociais humanas.

Relações sociais humanas Conteúdo cultural que se manifesta como: conhecimento, religião, política, arte, literatura, direito, Economia.

Síntese da Sociologia Aplicada Campos do conhecimento em suas peculiaridades como fatos sociais. Dupla finalidade: 1. teorizar, 2. intervir.

Sociologia Aplicada Conceito Teorizar Os fenômenos sociais no domínio humano além de comporem uma teia complexa de relações, envolvem a liberdade individual. É a finalidade explicativa para a ocorrência de determinado fato.*

Sociologia Aplicada Conceito Intervir É uma finalidade de características terapêuticas. Aponta para as disnomias que atingem elementos polarizadores escolhidos para análise, estado de anomia e as opções para equacionamento e solução desses problemas.

Requisito para uma intervenção Conhecimento específico das condições de alteração do objeto pela prática. (mediante investigação empírica sistemática)

Estudo de Caso O povo brasileiro, no ano de 2001, viu-se obrigado a racionalizar o consumo de energia. Esse fato deveu-se a falta de planejamento do governo que, no entanto, estabeleceu limites para o consumo e sanções para o não-cumprimento.

Relevância da Sociologia Apontar os caminhos para decisões objetivas A decisão apóia-se na ciência, mas é ato político. Portanto, a intervenção é racional e política.*

Problema Se um empresa requisita a participação da Sociologia para estudar determinado problema que solução receberá? Resp: Equacionamento de acordo com as tendências estruturais ou anestruturais. Daí vem a decisão do empresário.*

Natureza da Sociologia Exigir que a Sociologia atue politicamente, é comprometer-lhe o caráter científico de deturpar-lhe a natureza. A Sociologia não estabelece as leis da evolução social, ela verifica as regularidades tendências.*