FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO

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Transcrição da apresentação:

FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA FUNDAMENTOS POLÍTICOS-ECONÔMICOS DA EDUCAÇÃO Prof. Marcelo Muzi Silva

TEORIA DO CAPITAL HUMANO

Contextualizando O conceito de capital humano surgiu na década de 1950, e foi formulado por  Theodore W. Shultz, economista norte-americano falecido em 1998, vencedor do prêmio Nobel de Economia de 1979, junto com Sir Arthur Lewis.

Capital humano  É a capacidade de conhecimentos, competências e atributos da personalidade com o objetivo de realizar trabalho de modo a produzir valor econômico. São os atributos adquiridos por um trabalhador por meio da educação e experiência. 

Segundo o próprio Schutz O Capital Humano é a totalidade dos investimentos do indivíduo adquiridos por conhecimentos ao longo de sua vida. Todo este conhecimento passa a ser usado para reverter em benfeitoria como, por exemplo, melhores empregos.

Educação para o Capital Humano A Teoria do Capital Humano ressalta que a economia não cresce apenas com capital e produtividade, mais precisa da participação do homem que executa suas atividades e esse homem necessita da educação para adquirir o conhecimento.

Para ele, o homem é considerado Capital Humano quando adquirire um determinado conhecimento específico que lhe permita atuar no mercado em diferentes funções. Com o conhecimento, o indivíduo, além de se tornar capacitado para exercer funções, obtém melhores empregos e remunerações.

Crescimento do Capital Humano O capital humano é calculado de acordo com a qualificação do indivíduo. Quanto maior a qualificação adquirida ao longo de vida (treinos técnico e/ou científicos), mais o trabalhador se aperfeiçoa e desempenha a atividade profissional com qualidade. Melhora o desempenho do trabalhador, consequentemente, sua remuneração

Educação como fonte de riqueza de um país Em estudo da situação do Ensino em diferentes países do mundo, Schutz constatou que quanto maior a riqueza de um país, maior era o nível de instrução de sua população. Seus estudos foram baseados em dados estatísticos, a partir dos quais concluiu que o grau de instrução de um país determinava a sua riqueza.

Considerava que a riqueza de um país não estava no volume de recursos naturais. Para ele, havia uma nítida relação entre escolarização e riqueza. Sua conclusão foi que quanto mais anos de estudo maior a tendência do individuo em reunir um grande patrimônio individual.

A Educação segundo a Teoria do Capital Humano Os sistemas educacionais devem desenvolver competências exigidas pelo mercado, que garante ao indivíduo a “empregabilidade”. Agora a escola perde o papel de formar cidadãos, passando a ter como papel a capacitação de indivíduos para atuar no mercado trabalho.

A educação como instrumento de promoção social permanece no discurso de muitos empresários, políticos e até mesmo de pedagogos.