Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
INTRODUÇÃO À ECONOMIA.
Advertisements

CONCEITOS PRELIMINARES
OS PROBLEMAS ECONÔMICOS FUNDAMENTAIS
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
TEORIA DO COMÉRCIO INTERNACIONAL
Política Fiscal e Déficit Público
Macroeconomia Aula 2.
Capitalismo / Socialismo
MACROECONOMIA INTRODUÇÃO.
Disciplina : Introdução a Economia (2) Professor Ms Regis Ximenes
Introdução Comércio exterior Economia internacional Conceitos básicos
Prof. Paulo Gonzaga, MSc. CONCEITO DE MARKETING II FUNDAMENTOS DE MARKETING.
MACROECONOMIA AULA 1.
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
Fundamentos de Economia
GF 115: Economia do Desenvolvimento Prof. Rui Albuquerque SESSÃO 3 – CONCEITOS ECONÔMICOS 17 de agosto de 2005.
Economia e Mercado 3ª AULA.
ECONOMIA EMPRESARIAL.
INTRODUÇÃO Definições de Economia
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
INTRODUÇÃO O Problema da escassez
CE_06_Liberalismo e Comércio Internacional (1a. Parte)
Instrumentos de Política Macroeconômica
ECONOMIA E MERCADO – SISTEMA ECONÔMICO
Prof. Frederico Cavalcanti
Prof. Dr. Alexandre H. de Quadros
Microeconomia Aula 1 Prof. André Nascimento
Microeconomia – aula 4 Microeconomia para Administração
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
O SISTEMA ECONÔMICO PROFª. ECON. MSC. JARMONIELLE DE OLIVEIRA
Introdução a Microeconomia
Karl Marx e a História da Exploração
FUNDAMENTOS DE ECONOMIA
MICROECONOMIA.
Prof.ª Me. Marcela Ribeiro de Albuquerque
FUNCIONAMENTO DOS MERCADOS
GABARITANDO Economia Política Aula 1.
Noções gerais de Economia
Fundamentos de economia
ECONOMIA AGENTES ECONÔMICOS.
EDUARDO DINIZ ECONOMIA EDUARDO DINIZ
Introdução à Economia Faculdade de Rolim de Moura – FAROL
Macroeconomia Determinação da Renda e Produto Nacional
Divisão do estudo Econômico: Microeconomia e Macroeconomia
Sistema Econômico / Organização Econômica
Assuntos preliminares
ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA
Economia e Análise de Mercado
SISTEMA CAPITALISTA X SISTEMA SOCIALISTA
PRINCIPAIS FORMAS DE ORGANIZAÇÃO ECONÔMICA – SISTEMAS ECONÔMICOS
Introdução à Macroeconomia
Economia Empresarial Fichamento das aulas.
Prof. Me. Sidinei Silvério da Silva
ECONOMIA E FINANÇAS Quinta Aula Professor Dr. Jamir Mendes Monteiro.
Oferta de Mercado Aula 5.
FUNDAMENTOS/CONCEITOS BÁSICOS
Economia Conceitos Básicos.
PROTECIONISMO X LIBERALISMO
INTRODUÇÃO À ECONOMIA IN: Fundamentos de Economia, de Marco Antonio S
O Setor Público Aula 13.
MECANISMOS DE INTERVENÇÃO NA ECONOMIA
Profa. Helane Cabral DIREITO I E INSTITUIÇÕES DE DIREITO RAMOS DO DIREITO.
POLÍTICA FISCAL Ações do governo do lado dos gastos públicos e da arrecadação tributária.
TIPOS DE SOCIEDADES, CONCEITO DE TECNICA COMERCIAL E MARKETING
Capitalista Socialista Misto
Objetivos e Instrumentos
OS GRANDES TEMAS DA ECONOMIA INTERNACIONAL BAUMANN, R, CANUTO O., GONÇALVES, R (2004) – CAP. 1 CAVES, R.E.(2001), Introdução KRUGMAN, P.; OBSTFELD, M.
A BASE ECONÔMICA DA SOCIEDADE
Transcrição da apresentação:

Microeconomia – aula 5 Microeconomia para Administração Prof. André Nascimento Faculdade Internacional Signorelli

O que você sabe sobre o Sistema Econômico? É o conjunto de relações técnicas, básicas e institucionais que caracterizam a organização econômica de uma sociedade. É um particular sistema de organização da produção, distribuição, consumo de todos os bens e serviços que as pessoas utilizam buscando uma melhoria no padrão de vida e bem-estar.

Sistema Econômico É a reunião dos diversos elementos participantes da produção e do consumo de bens e serviços que satisfazem as necessidades da sociedade, organizados do ponto de vista econômico, social, jurídico e institucional. Aiub (2009)

Classificações dos Sistemas Econômicos Sistema capitalista ou economia de mercado (Liberal): É regido pelas forças de mercado, predominando a livre iniciativa e a propriedade privada dos fatores de produção. Sistema socialista ou economia centralizada ou ainda economia planificada: Questões econômicas fundamentais são resolvidas por um órgão central de planejamento Predomina a propriedade pública dos fatores de produção (meios de produção) englobando os bens de capital, terra, prédios, bancos, matérias- primas.

Classificações dos Sistemas Econômicos Os países organizam-se segundo esses dois sistemas, ou de forma intermediária entre elas. Sistemas de economia mista: prevalecem as forças de mercado, mas com a atuação do Estado, tanto na alocação e distribuição de recursos como na própria produção de bens e serviços, nas áreas de infra-estrutura, energia, saneamento e telecomunicações.

Características do Sistema Capitalista A economia desenvolve-se melhor de acordo com a liberdade econômica de produtores e consumidores. O ponto de equilíbrio entre produtores e consumidores é regulado pelo mercado. Livre concorrência entre os agentes. Mínima interferência do Estado na economia.

Características do Sistema Socialista Os estados controlam os meios de produção, as diretrizes estratégicas da economia e a política geral do estado. As fábricas, os barcos, o comércio, as terras são de propriedade estatal. O plano substitui o mercado (pouca sensibilidade à demanda global e perda de eficiência produtiva). Muita burocracia imposta pela centralização.

Características do Sistema de Economia Mista Combina o mercado, a propriedade privada e a intervenção do Estado. Se apropria do melhor que os modelos liberal e coletivista possuem. O governo procura garantir um patamar mínimo para o conjunto de população de forma que todos possam satisfazer suas necessidades básicas.

Classificações dos Sistemas Econômicos Economia Fechada: Economia típica de um país isolado. Não há importação nem exportação de produtos. Esse tipo de economia praticamente não existe no mundo atual. Mas é útil como modelo para se analisar de que forma o total das despesas de consumo, gastos governamentais, investimentos e tributos interagem para determinar os níveis do emprego e renda nacional. Exemplos atuais praticamente inexistentes, sendo o mais próximo: Cuba.

Classificações dos Sistemas Econômicos Economia Aberta: Economia baseada na livre ação dos agentes econômicos, objetivando a concorrência, ao investimento, ao comercio e ao consumo. Princípios do liberalismo econômico, pelo qual a única função do Estado seria garantir a livre concorrência entre as empresas. Constitui-se num modelo em que há a interveniência do setor externo (importação e exportação). Exemplos: Brasil.

O que você sabe sobre os Sistemas de Trocas? Além da produção e do consumo, existe outra atividade que é comum em qualquer sistema econômico e que tem grande importância: as trocas. Cada sujeito geralmente possui habilidades e recursos diferentes dos demais e deseja consumir bens diversificados. A tendência natural é trocar aquilo que se possui em abundância pelo que não se tem e beneficiar- se mutuamente pelo intercâmbio. O intercâmbio faz possível a especialização e a divisão de trabalho, e esta contribui para a eficiência

O que você sabe sobre os Sistemas de Trocas? A divisão de trabalho em várias fases permite: a) a especialização; b) maior capacidade de cada operário; e c) a introdução de ferramentas e maquinarias específicas.

O que você sabe sobre os Sistemas de Trocas? A especialização e a divisão do trabalho precisam de um sistema em que os indivíduos possam vender os seus excedentes e adquirir o que necessitam (escambo). A troca realizada dessa forma levaria muito tempo, já que exige que cada indivíduo encontre alguém disposto a adquirir precisamente o que ele pretende trocar; ou seja, a troca requer uma coincidência de necessidades. Outro inconveniente da troca deriva da indivisibilidade de alguns bens.

Trocas Indiretas As mercadorias-moeda solucionaram os principais inconvenientes do escambo primitivo. Os mercados se ampliaram e o comércio evoluiu com seu emprego. A divisão social do trabalho e a especialização foram estimuladas.