2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
DEPARTAMENTO DE EDUCAÇÃO BÁSICA
Advertisements

DIDÁTICA DO ENSINO DE CIÊNCIAS Robledo Lima Gil
Reunião com pais 2º. ao 5º. Ano EF SEJAM BEM-VINDOS !!!
Reflexões sobre Didática da História Ensino de História: fundamentos e métodos Circe M.F.Bittencourt Disciplina Didática- 2º ano de História Profa. Cidinha.
DIRETRIZES OPERACIONAIS PARA EDUCAÇÃO BÁSICA NAS ESCOLAS DO CAMPO
O Currículo na Educação Infantil
Educação Politécnica EPSJV/FIOCRUZ
Elisa Maria de Assis
I- Concepção de Educação
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Ações educativas inclusivas: experiências implantadas nas IES
De Marina Menna Barreto
Apresentação dos Conteúdos Programáticos
PROJETO “reinventando o ensino médio”
ESPORTE E EDUCAÇÃO: UMA RELAÇÃO IMPRESCINDÍVEL
Parâmetros Curriculares Nacionais
SEMINARIO DE EDUCAÇÃO APLB – SINDICATO
DIRETRIZES CURRICULARES DA EDUCAÇAO BÁSICA
Curso Pedagogia UFSC: reforma curricular
Prof. Esp. Marcelo Valente
SÉRIES INICIAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL
PNLD 2014 – Ensino Fundamental II
Parâmetros Curriculares Nacionais de Ciências Naturais
LICENCIATURA EM LETRAS-PORTUGUÊS UAB – UNB
Definição de Problema Introdução a Prática da Pesquisa em Educação II:
PENSAMENTO MATEMÁTICO: DESENVOLVIMENTO DE CONCEITOS E APLICAÇÕES I
Curso de Pedagogia Interação com o Mundo Natural: Ciências da Natureza II Prof. M.Sc. André Matassoli.
Prof.ª Camila Belarmino
1ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
3ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I.
TEMA A Importância do Lúdico e do Concreto na Educação Infantil e nas Primeiras Séries do Ensino Fundamental (Parte Final) Jogos Lúdicos e o Ensino da.
ENSINO MÉDIO POLITÉCNICO ENSINO MÉDIO-CURSO NORMAL
CIÊNCIAS NO ENSINO FUNDAMENTAL E NA EDUCAÇÃO INFANTIL
ANÁLISE DO LIVRO DIDÁTICO
Deliberação Prof. Nilson 02/04/2017
MAPA CONCEITUAL DO CURSO DE LICENCIATURA EM EDUCAÇÃO DO CAMPO
PLANO TRABALHO DOCENTE ALGUMAS ORIENTAÇÕES. IMPORTÂNCIA DO PTD Organização Sequência Efetivar o Currículo expresso no PPP Efetivar a Proposta Pedagógica.
Os conteúdos, as metodologias e as formas de avaliação deverão ser organizados de tal forma que ao final do ensino médio o educando demonstre domínio dos.
METODOLOGIAS DA ÁREA DE CIÊNCIAS HUMANAS
Atuais Propostas Curriculares.
PLANEJAMENTO 2013 GEOGRAFIA PCNP Adriana Simi
FACULDADE INTERNACIONAL DE CURITIBA
História nas atuais propostas curriculares
Nossos conteúdos estão organizados em três blocos:
VIII SEMINÁRIO DE FORMAÇÃO DOS GESTORES E EDUCADORES DO PROGRAMA EDUCAÇÃO INCLUSIVA: DIREITO À DIVERSIDADE I SEMINÁRIO REGIONAL DE POLÍTICAS DE EDUCAÇÃO.
Universidade Federal de Uberlândia
Ensino Médio e Educação Profissional
Domínio Conexo 2 Domínio Conexo 3 Domínio Conexo 1 Domíno Conexo n
EDUCAÇÃO FÍSICA ESCOLAR
1 Universidade Federal do Rio Grande do Sul Faculdade de Medicina Programa de Pós Graduação em Ciências Cardiológicas Linha de pesquisa Educação e Saúde.
DISCIPLINAS Lógicas separadas. Questões políticas separam fronteiras
CURSO DE HISTÓRIA EAD.
PENSANDO O LIVRO DIDÁTICO E SUAS IMPLICAÇÕES NO ENSINO DE HISTÓRIA
Curso de Especialização. 1ª. UNIDADE 2ª. UNIDADE3ª. UNIDADE.
MODALIDADE DE ENSINO EJA TEMPOS FORMATIVOS Tempos de Formação I e II Tempo de Saber.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica
Boas Vindas! Profª: Quelen 2015.
SAÚDE RENOVADA Essa abordagem vai ao encontro do movimento biológico higienista, entretanto o que difere é a participação de todos nas atividades, além.
PARFOR – UNEB Formação de Professores em Exercício
Interdisciplinaridade: o que é isso?
A Importância dos Jogos e Brincadeiras na Educação Infantil
TEMAS TRANSVERSAIS.
Área de Ciências Humanas no Ensino Fundamental
Educação, Tecnologia e Sociedade Docentes: Alexandre Brasil
ORIENTAÇÃO TÉCNICA: Base Nacional Comum Curricular (BNC)
Secretaria Municipal de Educação de Ponta Grossa
Seminário Programa Nacional do Livro Didático – PNLD 2015 Sociologia.
UNIVERSIDADE DO VALE DO ITAJAÍ NÚCLEO DAS LICENCIATURAS CURSO DE HISTÓRIA.
Orientações Curriculares da Rede Estadual para a Educação Básica Atividade complementar 03 e04 Apresentação 03.
Área de projecto/educação para o empreendedorismo 1 ÁREA DE PROJECTO vs EDUCAÇÃO PARA O EMPREENDEDORISMO “Ter Ideias para Mudar o Mundo” 2009/2010 Escola.
Transcrição da apresentação:

2ª. AULA Disciplina: Identidade, Cultura e Sociedade: História e Geografia I

1. Fundamentos: teórico metodológicos de ensino de geografia e de história. O multiculturalismo da sociedade brasileira: herança geohistórica da formação da Nação e do Estado do Brasil.

1.2 O Ensino da Geografia da História e os Estudos Sociais na História da educação Brasileira. A importância das fontes históricas. As pesquisas da sociedade Brasileira de História da Educação. As múltiplas influencias dos estudos na área de ciências humanas e sociais a História, a Geografia e os Estudos Sociais. Espacialidade - Temporalidade no processo ensino aprendizagem. As propostas curriculares para a Educação Infantil ensino fundamental (séries) iniciais). Os temas transversais: Ética Meio Ambiente. Pluralidade Cultural, Saúde, Orientação Sexual, Trabalho, Consumo e Cidadania. As tentativas de articulação interdisciplinar e as barreiras para efetividade no momento atual.