Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito
Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico
Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - Émile Durkheim e os Fatos Sociais; Mannheim e a Educação como técnica social; Karl Marx: Sociedade, Contradição e Emancipação
Referência Bibliográfica: DURKHEIM, Emile. A evolução Pedagógica. São Paulo: Artmed, 1995. MANNHEIM, Karl. Sociologia da Cultura. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. 2ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 34- 101.
Karl Mannheim Judeu nascido na Hungria 1893-1947
“Todo ato de conhecimento não resulta apenas da consciência puramente teórica, mas também de inúmeros elementos de natureza não teórica, proveniente da vida social e das influências e vontade a que o indivíduo esteja sujeito.”
Estudos sobre a relação entre pensamento e ação. “A educação apenas será corretamente compreendida se a usarmos como uma das técnicas que influenciam o comportamento humano e como de controle social.” Mannheim
“Mannheim admite que a racionalização da vida levou a um declínio da educação voltada para a formação do homem integral, mas que a democracia das relações sociais permitiu o surgimento de novas esperanças.” “Não concordava com a teoria apenas pela teoria.” “A educação sadia pode contribuir para a regeneração da sociedade e do homem.”
“Para Mannheim a sociedade era irracional, por isso deveria haver um planejamento social elaborado por cientistas e intelectuais que estudariam a sociedade e resolveriam o problema. Somente após o entendimento do planejamento social, poderia haver mudanças.”