Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Auguste Comte (1798 – 1857) Visava resolver os problemas da sociedade de sua época. Como organizar a nova sociedade que estava em ebulição depois da.
Advertisements

CONCEITOS SÓCIO-ANTROPOLÓGICOS
Profª: Gabrielle Bertolli
DCE SOCIOLOGIA 2008.
violência. trabalho. cultura. religião. educação política. modernidade
O QUE É SOCIOLOGIA?.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
ATUALIDADE DOS CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DA SOCIOLOGIA Profª. Cleide Ap. Martins Barillari
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
SOCIALIZAÇÃO E CULTURA DO TRABALHO A existência humana é marcada pela cultura e é ela a própria fundamentação da humanidade. Cultura é criação/aprendizagem/
CURSO DE EXTENSÃO: Marxismo e as suas contribuições para a educação
AULA 1 Apresentação do Professor Apresentação da Disciplina.
Cultura “Aquele todo complexo que compreende o saber, a crença, a arte, a moral, o direito, o costume e quaisquer outras qualidades e hábitos adquiridos.
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Didática: organização do trabalho pedagógico
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
ARTE E EDUCAÇÃO CURSO: PEDAGOGIA
A sociologia de Florestan Fernandes
A sociologia de Max Weber
Profª. Taís Linassi Ruwer
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Estudos sobre sociologia
Sociedades Humanas por que tantas ?
Fundamentos das Ciências Sociais
FUNDAMENTOS SÓCIO ANTROPOLÓGICOS E ÉTICOS DA EDUCAÇÃO
Sociologia Clássica e Educação
Sociologia Curso de Ciências Biológicas
A sociologia como ciência
Maximilian Karl Emil Weber (Max Weber)
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
O Pensamento Sociológico Clássico
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
DIDÁTICA A inter-relação da Educação com a Licenciatura, a Pedagogia e a Didática Objetivos: Estabelecer relações entre Educação, Licenciatura e Pedagogia.
PSICOLOGIA DA EDUCAÇÃO
POLÍTICAS PÚBLICAS DA EDUCAÇÃO BÁSICA.
Surgimento da sociologia e Sociologia Clássica
Educação: um objeto de estudo histórico e sociológico.
Max Weber.
Sociologia da Educação. Ementa Concep ç ão de Sociologia. Compreensão da sociologia como instrumento de conhecimento e interpreta ç ão da realidade socioeducacional.
CURSO DE GRADUAÇÃO EM MUSEOLOGIA. CURSO DE MUSEOLOGIA - Sede do curso: Escola de Ciência da Informação - Período: matutino -Duração: oito semestres letivos.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - Émile Durkheim e os Fatos Sociais; Mannheim e a Educação como técnica social; Karl Marx: Sociedade, Contradição e Emancipação

Referência Bibliográfica: DURKHEIM, Emile. A evolução Pedagógica. São Paulo: Artmed, 1995. MANNHEIM, Karl. Sociologia da Cultura. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. 2ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 34- 101.

Karl Mannheim Judeu nascido na Hungria 1893-1947

“Todo ato de conhecimento não resulta apenas da consciência puramente teórica, mas também de inúmeros elementos de natureza não teórica, proveniente da vida social e das influências e vontade a que o indivíduo esteja sujeito.”

Estudos sobre a relação entre pensamento e ação. “A educação apenas será corretamente compreendida se a usarmos como uma das técnicas que influenciam o comportamento humano e como de controle social.” Mannheim

“Mannheim admite que a racionalização da vida levou a um declínio da educação voltada para a formação do homem integral, mas que a democracia das relações sociais permitiu o surgimento de novas esperanças.” “Não concordava com a teoria apenas pela teoria.” “A educação sadia pode contribuir para a regeneração da sociedade e do homem.”

“Para Mannheim a sociedade era irracional, por isso deveria haver um planejamento social elaborado por cientistas e intelectuais que estudariam a sociedade e resolveriam o problema. Somente após o entendimento do planejamento social, poderia haver mudanças.”