Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito
Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico
Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - Émile Durkheim e os Fatos Sociais; Mannheim e a Educação como técnica social; Karl Marx: Sociedade, Contradição e Emancipação
Referência Bibliográfica: DURKHEIM, Emile. A evolução Pedagógica. São Paulo: Artmed, 1995. MANNHEIM, Karl. Sociologia da Cultura. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. 2ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 34- 101.
Fundador da Escola Francesa de Sociologia Émile Durkheim Fundador da Escola Francesa de Sociologia Sociologia Moderna Pesquisa empírica + teoria sociológica Francês: 1858 - 1917
“Os fatos sociais devem ser tratados como coisas” Durkheim PREPONDERÂNCIA PROGRESSIVA DA SOLIDARIEDADE ORGÂNICA Consenso da sociedade Solidariedade entre seus membros Solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade Norma moral = norma jurídica
Princípio da “Consciência Coletiva” Socialização Fato social = generalidade (sentimento) + exterioridade (pensamento) + coercitividade (fazer)
“INSTITUIÇÃO SOCIAL : “é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam.”
DA DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL SOLIDADRIEDADE ORGÂNICA ENTRE OS MEMBROS DE UMA SOCIEDADE