Fundamentos Socioantropológicos da Educação

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O QUE É SOCIALIZAÇÃO? Fernanda Henrique, aluna do Curso de Ciências Sociais – UFPR – bolsista do PET.
Advertisements

Sociologia Émile Durkheim ( ).
David Émille Dhurkheim.
Émile Durkheim Os fatos sociais.
Sociologia Émile Durkheim
Profª: Gabrielle Bertolli
DCE SOCIOLOGIA 2008.
Sociologia DURKHEIM.
ALGUMAS OBSERVAÇÕES IMPORTANTES
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados,
UM BREVE RESUMO DO SEMESTRE: SOCIOLOGIA Caro(a) aluno(a), o presente resumo permite ter uma visão panorâmica dos tópicos mais importantes ministrados.
O QUE É SOCIOLOGIA. Trata-se de uma ciência Social/Humana.
Alguns teóricos e seus conceitos.
ORIGENS DA SOCIOLOGIA. ORIGENS DA SOCIOLOGIA ORIGENS HISTÓRICAS DA SOCIOLOGIA A sociologia é fruto das transformações econômicas, políticas e culturais.
Visão de mundo = natureza das ideias
BEM-VINDO À DISCIPLINA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Prof. Everton da Silva Correa
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
VIDA, OBRAS E CONCEPÇÕES
DURKHEIM Fundador da sociologia, Durkheim foi quem primeiro teorizou sobre a nova ciência, tanto sobre o objeto de estudo como sobre o método de pesquisa.
INTRODUÇÃO A SOCIOLOGIA
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Políticas Públicas, Organização e Funcionamento da Educação Básica
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Sócio Antropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fundamentos Socioantropológicos da Educação
Fato social.
Emile Durkheim e o fato social
CLÁSSICOS DA SOCIOLOGIA
1º EM – Durkheim e a Sociologia do Trabalho
Universidade Federal de Uberlândia – 1ª fase
Os teóricos da Sociologia e suas obras
Émile Durkheim: um dos pais da sociologia moderna
ÉMILE DURKHEIM Prof. Ricardo Lima.
Sociologia Clássica e Educação
Émile Durkheim (1858 – 1917).
ABORDAGENS SOCIOLÓGICAS CLÁSSICAS DO TRABALHO
Os Clássicos da Sociologia
Émile Durkheim ( ) David Émile Durkheim foi um sociólogo, psicólogo social e filósofo francês. Formalmente criou a disciplina acadêmica e,
ESTÁCIO RECIFE – Professora Josineide de Meneses
Resumo das principais teses de alguns pensadores na Sociologia
Módulo 5 – instituições sociais e consciência coletiva
OBRAS: DA DIVISÃO SOCIAL DO TRABALHO (1893);
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO SUL FACULDADE DE EDUCAÇÃO DEPARTAMENTO DE ESTUDOS BÁSICOS Augusto Rocha; Caroline Guedes; Maria Elvira; Mariana Vecchia;
Émile Durkheim.
Émile Durkheim Principais obras: Da Divisão do Trabalho Social (1893)
Émile Durkheim
PRINCIPAIS AUTORES E SUAS TEORIAS
Prof Dr. Robson Santos de Oliveira FAFICA
Turma: Redes de Computadores- 5º Período Disciplina: Sociologia Professora: Anna Paola Oliveira Semestre:
A sociologia de Durkheim Luciano Mendes. Èmile Durkheim (1858 – 1917) Nasceu em Épinal, região nordeste da França; Formou-se em filosofia na École Normale.
Transcrição da apresentação:

Fundamentos Socioantropológicos da Educação CURSO: PEDAGOGIA Fundamentos Socioantropológicos da Educação Profª Ms.: Solange Brito

Eixo Temático: Sociedade, Educação e Cidadania Núcleo de Fundamentos, Organização e Gestão do Trabalho Pedagógico

Tema: Paradigmas teóricos clássico e contemporâneos e suas influências na prática educativa Conteúdo: - Émile Durkheim e os Fatos Sociais; Mannheim e a Educação como técnica social; Karl Marx: Sociedade, Contradição e Emancipação

Referência Bibliográfica: DURKHEIM, Emile. A evolução Pedagógica. São Paulo: Artmed, 1995. MANNHEIM, Karl. Sociologia da Cultura. 2ed. São Paulo: Perspectiva, 2004. CHAUÍ, Marilena. O que é Ideologia. 2ed. São Paulo: Brasiliense, 2004. p. 34- 101.

Fundador da Escola Francesa de Sociologia Émile Durkheim Fundador da Escola Francesa de Sociologia Sociologia Moderna Pesquisa empírica + teoria sociológica Francês: 1858 - 1917

“Os fatos sociais devem ser tratados como coisas” Durkheim PREPONDERÂNCIA PROGRESSIVA DA SOLIDARIEDADE ORGÂNICA Consenso da sociedade Solidariedade entre seus membros Solidariedade varia segundo o grau de modernidade da sociedade Norma moral = norma jurídica

Princípio da “Consciência Coletiva” Socialização Fato social = generalidade (sentimento) + exterioridade (pensamento) + coercitividade (fazer)

“INSTITUIÇÃO SOCIAL : “é um mecanismo de proteção da sociedade, é o conjunto de regras e procedimentos padronizados socialmente, reconhecidos, aceitos e sancionados pela sociedade, cuja importância estratégica é manter a organização do grupo e satisfazer as necessidades dos indivíduos que dele participam.”

DA DIVISÃO DO TRABALHO SOCIAL SOLIDADRIEDADE ORGÂNICA ENTRE OS MEMBROS DE UMA SOCIEDADE