Curso Direito à Memória e à Verdade

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
Advertisements

II Encontro Estadual de Fortalecimento dos Conselhos Escolares
Direito a Informação: peça-chave nas engrenagens da Sociedade do Conhecimento Setor de Comunicação e Informação UNESCO, Representação no Brasil.
Declaração e Programa de Ação de Viena (1993)
PLANO NACIONAL DE EDUCAÇÃO EM DIREITOS HUMANOS
A essência dos Direitos Humanos
AS RELAÇÕES DE PODER NO MUNDO
DIREITOS E DEVERES DOS CIDADÃOS
Declaração Universal dos Direitos Humanos
Os Direitos Humanos Ana Beatriz Barata, nº1 Ana Beatriz Pacheco, nº2
Curso Direito à Memória e à Verdade
DIREITOS HUMANOS RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Prof. Dr.ª. Teodolina Batista da Silva Cândido Vitório
Declaração da OIT sobre Princípios e Direitos Fundamentais no Trabalho
Análise do contexto A proteção da pessoa humana, reconhecida pelo Estado, só encontra suas origens no liberalismo, na Inglaterra, no final do século XVII;
Direitos e Deveres da Pessoa
Gestão por resultados orientada por princípios de Direitos Humanos
Prof. Eudes Vitor Bezerra
Curso Direito à Memória e à Verdade
Desenvolvimento Sustentável
Jurisdição Internacional Protetiva
Guerra Fria – Mod. 16 Origem das Nações Unidas Primeira tentativa 1917 Liga das Nações Segunda tentativa 1919 Sociedade das Nações Evitar os conflitos.
Direitos das Minorias © 2013
Faça uma analogia com o corpo Humano.
Criação da Organização das Nações Unidas (ONU)
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
Curso Direito à Memória e à Verdade
 Citar os antecedentes históricos da Secretaria especial dos Direitos Humanos;  Apresentar sua estrutura administrativa e atuação por meio do Programa.
Serviço de Liberdade Sindical OIT Genebra
DIREITO HUMANOS Unidade I Introdução
Foz do Iguaçu – 28/08/2008 Pacto Global. O que é o Pacto Global Iniciativa das Nações Unidas, propondo à comunidade empresarial, às agências da ONU e.
VOCÊ SABE O QUE SÃO DIREITOS HUMANOS?
Escola de Formação Política Miguel Arraes
Organizações Internacionais Mundiais
Unidade III Declaração Universal dos Direitos Humanos DIREITOS HUMANOS
DIREITO INTERNACIONAL PÚBLICO
CARTA DAS NAÇÃOES UNIDAS
Direito das Minorias Profª.Adirleide Greice Carmo de Souza
Roteiro da Aula Convivência
Prof.º Fylipe Alves Minikovski
ORGANIZAÇÃO INTERNACIONAL DO TRABALHO
Organização das Nações Unidas.
ORGANIZAÇÕES INTERNACIONAIS
Prof. Audálio Ferreira Sobrinho
UNIVERSIDADE NOVE DE JULHO - UNINOVE
Curso Direito à Memória e à Verdade
Seminário de Capacitação das Equipes dos Serviços de Atendimento ao Cidadão em matéria de Direitos Humanos Brasília, 20 a 23/06/2006 Seminário de Capacitação.
CONTROLADORIA-GERAL DA UNIÃO SÉRGIO NOGUEIRA SEABRA Secretaria de Transparência e Prevenção da Corrupção Setembro/2013 IX Encontro Nacional do CONACI Parceria.
Comunicação, Terceiro Setor e Responsabilidade Social
Estatuto da Juventude Direitos e Políticas Públicas
DIREITOS HUMANOS: DECLARAÇÃO UNIVERSAL DOS DIREITOS HUMANOS
Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência
1 AULA : Unidade I Direito Coletivo do trabalho Introdução Definição Aspectos Gerais Conflitos Coletivos de trabalho e sua resolução.
S ISTEMAS I NTERNACIONAIS DE P ROTEÇÃO DE D IREITOS H UMANOS Faculdade Católica Salesiana do Espírito Santo Curso: Serviço Social Disciplina: Direitos.
Breve introdução ao direito internacional dos direitos humanos.
CONAE 2010 – Brasília Prof° Ms. Marco Antonio Soares – Secretário de Direitos Humanos da CNTE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Educação)
DIREITO À PAZ.
DIREITO CONSTITUCIONAL INTRODUÇÃO. MATÉRIA JURÍDICA CONSTITUCIONAL organização dos poderes estatuto das liberdades diminuição das desigualdades sociais.
OFICINA SOBRE A ISO – DIRETRIZES PARA RESPONSABILIDADE SOCIAL 17 e 18 de maio – 2012 Brasília.
DIREITOS HUMANOS, CIDADANIA E MOBILIZAÇÃO SOCIAL.
21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente: Plano Decenal e concretização da Política Nacional DCA.
Aula 1 Prof Fabio Uchôas de Lima MBA de Recursos Humanos.
Educação em Direitos Humanos. PNEDH e compromisso do Estado Compromisso do Estado brasileiro com a garantia dos DH construção histórica de especialistas.
OIT – 90 ANOS A visão da indústria brasileira Câmara dos Deputados Comissão 28 - abril
SUJEITO DE DIREITO INTERNACIONAL AULA 3 18/08/2014 Prof. Associado Wagner Menezes Salas 21 a 24 DIP I.
PROTEÇÃO E DEFESA DOS DIREITOS EIXO II CONCRIANÇA2012 Ped. Maria Salete Venhofen. SETAS/CPSE.
FACULDADE BATISTA BRASILEIRA CURSO DE DIREITO. FACULADE BATISTA BRASILEIRA DISCIPLINA: DIREITOS HUMANOS TERCEIRO SEMESTRE CARGA HORÁRIA: 72 HORAS/AULA.
DIREITO DA INFÂNCIA E JUVENTUDE Docente: Josemar Portes fone: Delegado de Polícia Civil.
Transcrição da apresentação:

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 2 - A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos Objetivos da aula Compreender os avanços conseguidos com a Declaração Universal dos Direitos Humanos; Conhecer os objetivos e a estrutura de funcionamento da ONU; Conhecer como se estruturam os sistemas global e regionais de promoção dos direitos humanos.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 2 - A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos Você sabia que a Organização da Nações Unidas - ONU foi uma das primeiras manifestações da criação de um sistema internacional de direitos humanos? Então conheça agora quais são os Objetivos da ONU: Símbolo da ONU A manutenção da paz e da segurança internacionais. A promoção dos direitos humanos no âmbito internacional. A cooperação internacional nas esferas social e econômica.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 2 - A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos Você considera que a ONU tem buscado atingir seus objetivos de forma equilibrada? Infelizmente a ONU ainda tem concedido um peso especialmente maior à manutenção da paz do que à promoção de direitos humanos e à cooperação internacional.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 2 - A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos A ONU é formada por diversos órgãos: Assembleia Geral - que corresponderia ao poder legislativo; Conselho de Segurança - que corresponderia ao poder executivo; Corte Internacional de Justiça - corresponderia ao poder judiciário; Secretariado - principal órgão administrativo e o cargo de Secretário Geral é ocupado pelo sul-coreano Ban Ki-moon.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 2 - A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos Conselho Econômico e Social - promoção da cooperação em questões econômicas, sociais e culturais; Conselho de Tutela - analisar relatórios e petições e realizar visitas aos territórios tutelados; Conselho de Direitos Humanos - promover o respeito universal e a proteção de todos os direitos humanos e liberdades fundamentais.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 2 - A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos A Declaração Universal dos Direitos Humanos também foi uma manifestação da criação de um sistema internacional de direitos humanos. A Declaração foi proclamada pela Assembléia Geral da ONU em 10 de dezembro de 1948. Foi aprovada por 48 Estados-membros e teve apenas oito abstenções.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 2 - A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos A Declaração Universal dos Direitos Humanos inovou em relação a outros documentos.   Ela consolidou uma visão contemporânea de direitos humanos marcada pela universalidade, indivisibilidade epela interdependência. Eleanor Roosevelt, ex-primeira dama dos EUA, segurando cópia da Declaração Veja, a seguir, o significado de cada um desses princípios da Declaração.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 2 - A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos Universalidade É o reconhecimento de que todo indivíduo tem direitos pelo mero fato de sua humanidade, por ser uma pessoa. Indivisibilidade É a percepção de que a dignidade humana não pode ser buscada apenas pela satisfação de alguns direitos, mas sim pela garantia de todos os direitos. Não há um direito mais importante do que outro. Cartaz em comemoração aos 60 anos da Declaração Interdependência Dependência entre direitos econômicos, civis, políticos, sociais e culturais. Só o reconhecimento integral de todos esses direitos pode assegurar a existência real de cada um deles.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 2 - A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos Para implementar medidas de promoção dos direitos expressos na Declaração foram criados dois grandes sistemas de proteção aos direitos humanos:   O Sistema Global - ligado às Nações Unidas (ONU) e aberto à adesão de praticamente todos os países do mundo; Os Sistemas Regionais - incluem os sistemas interamericano, europeu e africano. São abertos apenas à adesão dos países de cada uma das regiões.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 2 - A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos O sistema global e os sistemas regionais têm documentos (convenções) gerais e especiais e mecanismos de proteção ligados às convenções especiais e às gerais.   No caso de existirem conflitos entre uma norma regional e uma norma global aplica-se aquela que for mais benéfica à proteção dos direitos.

Curso Direito à Memória e à Verdade Módulo I Unidade I Aula 2 - A Declaração Universal dos Direitos Humanos e os Sistemas Internacionais de Proteção dos Direitos Humanos Chegamos ao final desta aula. Guarde na memória! A ONU é um organismo que congrega muitos países na busca da manutenção da paz; segurança internacional; promoção dos direitos humanos e a cooperação internacional nas esferas social e econômica. A Declaração Universal dos Direitos humanos apresenta os princípios de universalidade, indivisibilidade e interdependência. Atualmente existe um sistema global e alguns sistemas regionais de proteção aos direitos humanos.