Duas ou três coisas que eu sei sobre Ouvidoria e Ouvidores

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
O PROFISSIONAL DE GESTÃO DE PESSOAS
Advertisements

OGU Ações e Projetos 2011/2012.
O Modelo de Gestão e o Processo de Gestão
PROGRAMA SIPIA NO PARANÁ
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE DEPARTAMENTO DE ATENÇÃO ESPECIALIZADA COORDENAÇÃO GERAL DE ALTA COMPLEXIDADE QUALIFICAÇÃO DA ATENÇÃO.
Julho/2002 João Pessoa - PB Julho/2002 João Pessoa - PB ANEEL e a Descentralização Jaconias de Aguiar Diretor Jaconias de Aguiar Diretor Audiência Pública.
O Papel da CIS no PCCTAE.
OUVIDORIA – Serviço de Proteção aos Usuários do SUS
A importância da prevenção: a conduta do hospital e o risco legal.
CONSAD A SOLICITAÇÃO. “Vídeo-conferência para integração dos sistemas de Planejamento, Orçamento e Gestão”
Adélia Barros Requisitos Adélia Barros
Educação Escolar Indígena
CARAVANA EM DEFESA DO SUS - EVENTO PARAÍBA PLANO ESTADUAL DE SAÚDE DA PARAÍBA – AVANÇOS, DESAFIOS E PERSPECTIVAS 2009/2010.
A Política de Gestão Estratégica e Participativa no SUS
Tribunal de Contas do Estado do Paraná
PARTICIPAÇÃO E CONTROLE SOCIAL NO SUAS
Movimento Apaeano O maior movimento social pela dignidade e inclusão social das pessoas com deficiência.
Apresentação do Persona Mac
CRIAÇÃO DE CONSELHO MUNICIPAL
O SUS RECEBE NOSSA TOTAL ATENÇÃO
Conselho dos Representantes dos Conselhos de Escola
I Reunião - Preparatória Coordenadoria da Mulher
INSTITUTO DA CRIANÇA "PROF
AUDIÊNCIA PÚBLICA ELEIÇÕES 2010 Período da Gestão: a
Implantação e reorganização de ouvidorias.
Prof. Adjunto I Curso de Serviço Social
Recife, 31 de julho de Secretaria de Gestão do Trabalho
Como Fortalecera Governança para o Crescimento?  Utilizar a agenda de aprimoramento do Sistema de Gestão Regulatória para melhorar o ambiente de negócios.
Liderança em Pequenas e Médias Empresas
RELATO DE MISSÃO INTERNACIONAL Marcelo dos Santos Monteiro Divisão de Fiscalização e Verificação da Conformidade Inmetro Visita ao Laboratório Oficial.
O Novo Gestor Uma análise pós-industrial.
ECOSOL Sistema Nacional de Cooperativas de Economia e Crédito Solidário Setembro/2004.
Canal ágil e direto de comunicação entre o cliente e a empresa. Ter e oferecer essa importante ferramenta representa para a organização, acima de tudo,
Diretoria de Desenvolvimento Institucional
III ENCONTRO DAS INSTÂNCIAS DE GOVERNANÇA REGIONAL DE TURISMO DO PARANÁ Curitiba, 15 de dezembro de 2009 Boas práticas das instâncias de governança de.
III WORKSHOP DE OUVIDORIAS DO MINISTÉRIO DA INTEGRAÇÃO NACIONAL
Analise Situacional da Cultura
ÉTICA E GOVERNANÇA: OUVIDORIA PARA A CIDADANIA
1 ÉTICA E GOVERNANÇA: Ouvidoria para a cidadania 1 III Ciclo Etical em Brasília, 2006 Projeto ETICAL – Iniciativa Latino-americana pela Ética “ÉTICA E.
Definição da rede de drenagem
O projeto profissional do Serviço Social do INSS
BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 MEC/SEMTEC/PROEP GERÊNCIA TÉCNICO-PEDAGÓGICA BELO HORIZONTE SETEMBRO/2003 SEMINÁRIO NACIONAL DE GESTÃO ESTADUAL DA EDUCAÇÃO.
Eduardo Nuno Novais Ribeiro Escola Básica e Secundária de Santa Cruz Santa Cruz – Funchal - Região Autónoma da Madeira CEF – Electricista de Instalações.
PROCESSO SELETIVO.
Atribuições e Responsabilidades
INSTITUI A POLÍTICA ESTADUAL DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Universidade Federal do Rio Grande do Norte CONTROLE NA VISÃO DAS UNIDADES GESTORAS PROF. SEVERINO CESÁRIO DE LIMA, MSc. Chefe da Auditoria Interna - UFRN.
1 Oficina Técnica AS POLÍTICAS PÚBLICAS E OS PRINCÍPIOS DEMOCRÁTICOS
Universidade Estadual do Piauí O NOVO PARADIGMA DA GESTÃO DE PESSOAS
PACTO PELA VIDA E EM DEFESA DO SUS
A relação das ouvidorias com os meios de comunicação
A essencialidade da Gestão em Saúde Publica
Título do evento José Autran Teles Macieira Auditor-Chefe Auditorias Integradas Índice de conformidade da RBMLQ-I Reunião Plenária da RBMLQ-I 24 a 26/05/2011.
Ouvidoria Passo a Passo e Controle Social
PROGRAMA DE LIBERDADE ASSISTIDA COMUNITÁRIA – LAC PASTORAL DO MENOR
CONTROLE SOCIAL FINANCIAMENTO DO SUS LEI Nº 8.142, DE 28 DE DEZEMBRO DE Vide Lei nº 8.689, de 1993 Dispõe sobre a participação da comunidade na gestão.
SERVIÇO DE INFORMAÇÃO AO CIDADÃO – SIC A Lei nº /2011 regulamenta o direito constitucional de obter informações públicas. Essa norma entrou em vigor.
“FORMAÇÃO PARA CONSELHEIROS MUNICIPAIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE E CONSELHEIROS TUTELARES “ PERGUNTAS E RESPOSTAS SOBRE FUNDOS MUNICIPAIS.
Gestão e Prática em Ouvidoria (20h) Lei de Acesso à Informação (20h) Práticas de Atendimento ao Cidadão em Ouvidoria – Mediação (20h) Proteção do Usuário.
Empowerment Disciplina: Tecnologias de Gestão Prof. Eduardo M. Borba.
O Catálogo é uma continuidade de iniciativas anteriores tomadas com o objetivo de promover o uso das informações públicas pela sociedade e o direito de.
Gestão dos Serviços, Programas e Projetos – Eixo 4 – Valéria Reis Ribeiro Representante da Legião da Boa Vontade – LBV Conselheira Nacional de Assistência.
IFRO em números 8 Campi 25 Polos EAD 20 Cursos 9480 Matrículas 936 Servidores 430 Docentes 506 Técnicos Administrativos Fonte: Painel de indicadores/DGTI/PRODIN.
Disciplina: Administração de Pessoas Prof. Jean Ricardo Salgals PLANEJAMENTO ESTRATÉGICO DE GESTÃO DE PESSOAS.
Região Centro-Oeste. PARTICIPAÇÃO SOCIAL COMO MÉTODO DE GOVERNO Palestrante: Lígia Maria Alves Pereira Região Centro-Oeste.
O Agente de Viagens: suas competências para o exercício profissional Profa. Debora C. Braga.
Equipes de Aperfeiçoamento do Processo Foco no Cliente Cliente a Vista!
Controladoria.
Secretaria de Fiscalização de Pessoal Levantamento de Governança e Gestão de Pessoas na APF Brasília, 18 de junho de 2014 Alessandro Giuberti Laranja Secretário.
SETAS Controle Social da Política de Assistência Social.
Transcrição da apresentação:

Duas ou três coisas que eu sei sobre Ouvidoria e Ouvidores

Ouvidoria A cultura de Ouvidoria no país ainda está em processo de formação. Em outras palavras, está numa fase primária. A instalação de Ouvidoria procura melhorar a gestão pública, permanentemente. Ouvidoria é credibilidade na gestão. A Ouvidoria é um instrumento de promoção de equidade social. A primeira Ouvidoria foi no Paraná, há 21 anos.

Ouvidor O Ouvidor tem que ter uma postura proativa. É papel do Ouvidor ouvir, mas não descobrir o culpado ou resolver o problema. Ouvidor, também, faz diligência. Ser Ouvidor é saber buscar atendimento, esclarecimento e soluções. O Ouvidor pode ter um mandato de 2 anos, com reeleição. O Ouvidor tem acesso irrestrito a todas as instâncias de decisões. Perfil do Ouvidor: espírito público. O Ouvidor deve ter uma equipe, não acumula cargos e usa sistema de Controle de Ouvidoria para prestação de contas ao gestor.

Ouvidoria no CREA A sua implantação depende, inicialmente, da decisão pessoal do gestor. Recomendo que seja alguém de nível superior ligado ao Sistema CONFEA/CREA. O Ouvidor tem atuação autônoma e deverá estar ligado ao Presidente. Deverá se dar ao Ouvidor direitos para que ele possa defender o cidadão. Em outras palavras, o Ouvidor é um portador de direitos em defesa do cidadão.

Situação da Ouvidoria CONFEA/CREA AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO 1 N S 2 3 1 - No seu CREA tem Ouvidoria? 2 - Não tendo, há alguma programação p/ implantá-la 3 – Tendo, utiliza algum sistema de controle de acompanhamento e atendimento?

Pesquisa do Sistema de Fiscalização Inteligente - SFI AC AL AM AP BA CE DF ES GO MA MG MS MT PA PB PE PI PR RJ RN RO RR RS SC SE SP TO 1 N S 2 3 1 – O seu CREA pretende implantar a Fiscalização Inteligente? 2 – Existe algum estudo da solução a ser adotada? 3 – O Seu CREA tem implantado o sistema institucional de Controle de Infração?