A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana”

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Transcrição da apresentação:

A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana” Sheila Maria Rosin

Objetivo Apresentar parte da história da Psicologia enquanto ciência e sua relação com a educação.

Antigüidade grega Filósofo metafísico: Platão (distingue a alma do corpo) Filósofo materialista: Demócrito (distingue o psíquico do físico)

Idade Média Santo Agostinho (354-430 d.C.): filosofia patrística baseada em Platão; o homem tem tendência para o pecado original; São Tomás de Aquino (1225-1274): filosofia da escolástica baseada em Aristóteles; preocupado com a relação entre fé e razão;

Sociedade Moderna e Contemporânea Século XVII e XVIII: embate entre o racionalismo e o emprirsmo; Século XIX a Psicologia adquire status de ciência; Século XX: Vygotsky (materialismo histórico) – o comportamento é produto das relações sociais;

Considerações finais Homem enquanto ser histórico; A Psicologia deve ser entendida no processo do desenvolvimento histórico.