A psicologia e a educação: repensando a “natureza humana” Sheila Maria Rosin
Objetivo Apresentar parte da história da Psicologia enquanto ciência e sua relação com a educação.
Antigüidade grega Filósofo metafísico: Platão (distingue a alma do corpo) Filósofo materialista: Demócrito (distingue o psíquico do físico)
Idade Média Santo Agostinho (354-430 d.C.): filosofia patrística baseada em Platão; o homem tem tendência para o pecado original; São Tomás de Aquino (1225-1274): filosofia da escolástica baseada em Aristóteles; preocupado com a relação entre fé e razão;
Sociedade Moderna e Contemporânea Século XVII e XVIII: embate entre o racionalismo e o emprirsmo; Século XIX a Psicologia adquire status de ciência; Século XX: Vygotsky (materialismo histórico) – o comportamento é produto das relações sociais;
Considerações finais Homem enquanto ser histórico; A Psicologia deve ser entendida no processo do desenvolvimento histórico.