Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Profª Msc. Marta Ouchar de Brito
Advertisements

Nem Pedagogia ou Andragogia HEUTAGOGIA
Em Busca de um Novo Modelo de Aprendizagem Organizacional.
INTRODUÇÃO A EDUCAÇÃO E O IDOSO
A atitude dos discentes no ensino superior a distância
OS CONHECIMENTOS PRÉVIOS PARA A ELABORAÇÃO DO PLANO DE DISCIPLINA
Fernanda Barbosa Ferrari, M.Eng. Édis Mafra Lapolli, Dra.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
PARA ONDE CAMINHA A EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA?
PROBLEMAS E DICAS PARA A CONSTRUÇÃO DO MATERIAL DIDÁTICO
Rede SENAI 52,6 milhões de matrículas desde 1942
É só colocar óculos para conseguir ver?
Tecnologias na Educação: Ensinando e Aprendendo com as TIC
Universidade de Aveiro
MESA REDONDA EAD NA UNIVERSIDADE.
preocupações e novas perspectivas Depto de Multimeios e Nied - Unicamp
Professora Doutora Marieta Lúcia Machado Nicolau
Conceitos de Educação a Distância
Télé-université Eduardo Davel A Universidade Os programas Formação de gestores sociais Disciplina a distância Aprendizagem pela prática Parceria institucional.
DIDÁTICA E METODOLOGIA NO ENSINO SUPERIOR
Correio eletrônico como recurso didático no ensino superior
Luci Mendes Bonini Maurício Chermann
I I SIMPÓSIO INTERNACIONAL
CURSO DE CAPACITAÇÃO EM EaD Vídeo-aula e Videoconferência
EDUCAÇÃO À DISTÂNCIA (EAD)
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
Linha do Tempo EaD Pedagogia Gestão e Tecnologia Educacional
ADEMILDE SILVEIRA SARTORI
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância Conceitos de Educação a Distância.
PCEaD Programa de Capacitação em Educação a Distância
Introdução à Prática da Pesquisa I
Conceitos e Gerações de EAD
Curso de Pedagogia _ Gestão e Tecnologia Educacional
Tecnologia educacional: uma maneira de inovar na sala de aula.
Pré – Vestibular EAD Nova Exigência de Política Pública Demanda social por democratização de oportunidades Pressão por políticas para inclusão social.
Educação a Distância no Brasil
Modelo e desenho pedagógico UnisulVirtual
OBJETIVOS Apresentar a metodologia de ensino das disciplinas on-line. Fornecer informações acadêmicas referente as disciplinas on-line.
Introdução à Educação à distância
TRANSPOSIÇÃO DIDÁTICA
VÁRIAS PERSPECTIVAS As gerações de Ensino a Distância Alda Pereira – Universidade Aberta.
Necessidades Especiais, Docência e Tecnologias
Curso de Capacitação em Educação a Distância
Ferramental Pedagógico para a EAD Parte II
Formação de Tutores a Distância
Laboratório de Ensino a Distância

/ / Década de SAIR.
Educação à Distância (ED) O Que É ? Filosofia Tipos de Educação à Distância Educação à Distância na Internet Cursos Existentes na WWW Tecnologia utilizada.
EAD Profa Erci Ribeiro Moura Tecnologia Educacional.
Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul Unidade de Nova Andradina Segunda Licenciatura em Informática Disciplina: Estágio Supervisionado II Professor:
EaD Alunas: Carla Martins Prof: Zeila Miranda Juliana Carneiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DA BAHIA FACULDADE DE EDUCAÇÃO COMPONENTE CURRICULAR EDC 287-EDUCAÇÃO E TECNOLOGIAS CONTEMPORÂNEAS DOCENTE MENANDRO RAMOS DISCENTE.
Como Utilizar a Internet na Educação
Universidade Federal da Bahia Faculdade de Educação – Departamento I Disciplina: EDC 287 – Educ. Tecnologias Contemporâneas Professor: Menandro Ramos Alunos:
O Ferramental Pedagógico para a Educação a Distância Parte I
Uma Visão Geral da Educação a Distância Renato M.E. Sabbatini, PhD.

Conceitos e Fundamentos da Educação a Distância
Combinando o Uso da Videoconferência e da Web na Ensino a Distância em Ciências da Saúde Aplicações e Perspectivas Renato M.E. Sabbatini, PhD UNICAMP e.
Metodologia de Educação a Distância Baseada na Web Renato M.E. Sabbatini, PhD Instituto Edumed Campinas.
Elvia Nunes Ribeiro - CEFET-GO –
MÍDIAS EXPERIÊNCIA PESSOAL E PROFISSIONAL. Minha infância foi basicamente com as mídias de massa: televisão, rádio, jornal e revistas impressas. Na adolescência,
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
[...] Quando entro em uma sala de aula devo estar sendo um ser aberto a indagações, à curiosidade, às perguntas dos alunos, a suas inibições; um ser crítico.
Curso:Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos Docente: Maysa Soares 2ºsemestre de 2012 Educação Corporativa.
Educação à Distância Os avanços tecnológicos de nosso mundo globalizado estão mudando a maneira que nossa sociedade está vivendo. Agora, com o uso dos.
Para Compreender a Educação a Distância Prof. Dr. Denys Sales.
Docência do Ensino Superior Apresentação do Curso Silvia Pereira de Castro Casa Nova
U NIDADE 1 Atividades 5 e 6. E NSINAR E APRENDER COM AS MÍDIAS DIGITAIS Ensinar é organizar situações de aprendizagem, criando condições que favoreçam.
Transcrição da apresentação:

Experiências Significativas de EAD no Cenário Internacional Modelos de ensino por meio da Educação a Distância

Modelo: Preparação para exame. Universidade faz exames e confere diploma. Séc.XIX – Universidade de Londres, modelo atualmente praticado pelos membros do conselho da Universidade de Nova York. Na China, uma versão “auto-instrução para a preparação para um diploma universitário”. Diplomas recebidos por mais de 1.800.000 trabalhadores.

Modelo: Educação por correspondência Compõem-se de: “preparação para exame” mais o ensino regular, textos didáticos escritos ou impressos, tarefas, correção e correspondência regular ou ocasional. Muito utilizada pela Universidade da África do Sul, Faculdade no Reino Unido e Ecole Universelle francesa (1ª geração do desenvolvimento da EAD).

Modelo: Multimídia (de massa). 2ª Geração: desenvolvido nos anos 70 e 80. Uso regular do Rádio e da Televisão, material impresso, apoio de Centro de Estudos. Iniciou o movimento das Universidades Abertas. Prática da Open University Britânica que influenciou mais de trinta universidades abertas em todo o mundo e da Open Universiteit na Holanda.

Modelo: Educação a distância em grupo. O Rádio e a televisão são usados como mídia de ensino para a transmissão de palestras, assistidas por grupos de alunos. Classes obrigatórias para explicações do tutor e discussão do que foi assistido. Prática da Universidade Central por Rádio e Televisão chinesa, usado pelo Japão e Coréia. É uma forma de educação convencional tecnicamente estendida. Não adaptam os métodos de ensino e aprendizagem às necessidades dos alunos à distância. Consideram-se Universidades Abertas.

Modelo: Aluno Autônomo Aprendizagem independente. Os estudantes organizam a aprendizagem por si mesmos: por correspondência ou multimídia de massa, assumem tarefas curriculares, determinam seus propósitos e objetivos, selecionam os conteúdos, as estratégias e mídias. Professores atuam como orientadores pessoais e individuais, facilitadores de encontros regulares. Não é um modelo de educação a distância porque não ensina um número grande de alunos, no máximo 20 a 30 alunos. Utilizado pelo Empire States College.

Modelo: Salas de aula estendidas tecnicamente. Desenvolvido nos Estados Unidos, mais popular nos últimos dez anos. O professor dá aula em sala de aula, as aulas são transmitidas para duas ou mais salas por meio de cabo, satélite ou videoconferência. Prática relevante nos Estados Unidos e difusão no mundo, especialmente na Austrália.

Modelo para universidade do futuro: Modelo Híbrido. A universidade do futuro terá que combinar educação a distância, aprendizagem em ambiente informatizado e discussões exaustivas face a face. Será uma universidade de várias modalidades e a educação a distância um elemento proeminente.