3. Gestão das pescas.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
5 de Junho - DIA MUNDIAL DO AMBIENTE
Advertisements

Programa: 1. Enquadramento 2. Bases fundamentais
Epidemiologia Descritiva
Mestrado em Gestão e Conservação da Natureza
Análise Swot Objectivos Comerciais As variáveis e as políticas
Participação do ICP no âmbito da Organização de Cooperação e Desenvolvimento Económico.
CAPÍTULO 2 A INOVAÇÃO NA EMPRESA.
Parte I 1. Crescimento económico moderno: um conceito
GRS-GESTÃO DE REDES SOCIAIS um olhar coletivo sobre a cidade.
Curso de Especialização em Gestão Ambiental
A Pesca.
Dinâmica das Populações:
ALUNAS: Aghata, Ana Paula, Raquel e Tatiana
GPPAA/DPP1 Linhas de Orientação Estratégica Comunitária Desenvolvimento Rural Programação
ENGENHARIA ECOLÓGICA O QUE É?
A GESTÃO INTEGRADA DA ÁGUA E DO SOLO COMO SUPORTE DA SUSTENTABILIDADE DA PAISAGEM DO BAIXO VOUGA LAGUNAR Maria Teresa Andresen Departamento de Botânica,
POPULAÇÕES.
Declaração de Cork Uma Europa rural viva". Conferência Europeia sobre o desenvolvimento rural Reunida em Cork, Irlanda 7 a 9 de Novembro de 1996.
Estoril, 21 de Setembro de º Congresso Lusófono sobre Ambiente e Energia Rede das ONG de Ambiente da CPLP.
TRABALHO DE METODOLOGIA CIENTÍFICA
Responsabilidade Social Vodafone Portugal, SA
Gestão, Inovação e Competitividade na Agricultura
Estm mar, investigação, recursos e turismo. UNIDADES ORGÂNICAS DE ENSINO E INVESTIGAÇÃO INSTITUTO POLITÉCNICO DE LEIRIA Escola Sup. de Educação e Ciências.
Seminário CPLP Maputo 3/4 de Novembro de 2008 A estratégia da AFD na gestão e no desenvolvimento das áreas de conservação, com o exemplo de Moçambique.
Emanuel Pires Nº4 Cef oi. Qual a importância para o país e para o mundo? Existem dados da presença humana no estuário do Tejo desde a pré-história. Acredita-se.
ATUAÇÃO DO PSICÓLOGO NO CRAS/SUAS
História e Geografia de Portugal. A pesca e as actividades a ela ligadas continuam a ter alguma importância na economia nacional. Porém, tem-se registado.
PROBLEMA 4 Com base em seus conhecimentos e na literatura, analise a proposta da cota de pesca para a espécie de budião considerando se os impactos sobre.
Introdução à Gestão da Qualidade (Aula 8 – ISO 9004 & Auditoria da Qualidade) Professor Gustavo F Ribeiro PEÃO São Roque junho.
Correcção da 6.ª ficha de avaliação
Desenvolvimento Rural : um novo quadro de oportunidades
David McGrath (UFPA) (coordenador) Tereza Ximenes (UFPA)
Populações Ecológicas
DINÂMICA POPULACIONAL
CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO CONTRIBUIÇÕES PARA A FORMULAÇÃO DE POLÍTICAS PÚBLICAS NO HORIZONTE 2013 RELATIVAS AO TEMA CULTURA, IDENTIDADES E PATRIMÓNIO.
Num contexto particular...
SISTEMAS DE GESTÃO AMBIENTAL
REGIÃO AUTÓNOMA DA MADEIRA UNIÃO EUROPEIA Fundos Europeus Estruturais e de Investimento COMPETITIVIDADE E INTERNACIONALIZAÇÃO
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Organização de parcerias Uma política de coesão mais descentralizada No interior dos Estados-Membros:
Medidas para a Indústria Pesqueira da Dourada O ecossistema fluvial fornece um importante serviço – a migração das populações Medidas de manejo devem tomar.
Sub-rede 4 Manejo integrado dos recursos pesqueiros na várzea amazônica. Estudo comparativo de duas regiões: Médio Amazonas e Purus. Temas Transversais.
PLANO ESTRATÉGICO NACIONAL DE ÁREAS PROTEGIDAS - PNAP
Acções estruturais EU-Política Regional Agenda Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional Missão: “corrigir os desequilíbrios regionais.
D. COMO RESOLVER OS PROBLEMAS DA DISTRIBUIÇÃO DA POPULAÇÃO? 1.
Problema 1 / Grupo 01 Espécies Ameaçadas. Que problema ambiental é foco deste trabalho? Qual foi a estratégia do trabalho para contribuir com sua solução?
Impacto da pesca nos Ecossistemas Marinhos
Biodiversidade e Conservação 2006/2007 Horas/semana: 3,5 h Teóricas: 2h Práticas: 1,5 h Créditos: 2,5 Maria Helena Almeida 27/2/2007 Ano: 3º Semestre:
Matemática Aplicada às Ciências Sociais
Pequenos Frutos: uma bolha ou um futuro? Ciclo de Conferências: PDR2020 e Empreendedorismo Agrícola Hugo Costa Diretor de Serviços de Programação e Políticas.
SUAS - Sistema Único da Assistência Social
A pesca Filipe Miguel Botelho.
FAO, CITES, Pesca e Aquicultura
Novas espécies de tubarão e raias manta listadas nos anexos da CITES: O que devem as Partes fazer até 14 set : Sustentabilidade.
HISTÓRICO DA BIOMASSA DE UMA COHORTE
DPP1 O DESENVOLVIMENTO RURAL NO PÓS 2006 zFundo Europeu Agrícola para o Desenvolvimento Rural (FEADER)
O Programa Sectorial LEONARDO DA VINCI integra-se num programa mais vasto, que é o Programa Aprendizagem Ao Longo Da Vida ; visa atender às necessidades.
PERÍODO DE PROGRAMAÇÃO ESTRATÉGIA E PRIORIDADES Lisboa 20 Fevereiro 2006 NUNO VITORINO Coordenador Grupo de Trabalho QREN.
Aspectos biológicos, geográficos, legais e éticos.
A Agenda 21 é provavelmente o resultado mais importante da Conferência das Nações Unidas para o Meio Ambiente e o Desenvolvimento, realizada no Rio de.
Gerenciamento de riscos
A actividade piscatória. Existem várias actividades económicas relacionadas com os recursos marítimos, mas a actividade piscatória é a mais importante.
O CONHECIMENTO HIDROGRÁFICO E O ORDENAMENTO NA ZONA COSTEIRA Carlos Ventura Soares ENCONTROS DO LITORAL – UMA NOVA VISÃO PARA O LITORAL NORTE Viana do.
A PESCA.
OS RECURSOS MARINHOS E A SUA EXPLORAÇÃO
Sistema Sustentável de Gestão da Qualidade e Sistemas Integrados de Gestão Profª Sandra Virgínia G. Bacalhau.
– Módulo 4 – Porquê contar aves aquáticas? Identificação e contagem de aves aquáticas em África
Iniciativa Regional de Adaptação Baseada em Ecossistemas para SAN 04 de Novembro de 2014 Agricultura e Impacto das Mudanças Climáticas Por: Hiten Jantilal.
UNESP Biologia Marinha Gerenciamento Costeiro LEGISLAÇÃO AMBIENTAL AULA 10 REGIME JURÍDICO DA PESCA E DA AQUICULTURA.
Evidências em Saúde Pública O que são, o que podem ser e de que tipos de evidências precisamos Fernanda Jafet, Flávia Mendonça e Laís Santana.
Política ambiental com vista ao desenvolvimento sustentável.
Transcrição da apresentação:

3. Gestão das pescas

3.1 Avaliação do estado de exploração dos recursos Objectivos Condição do stock Nível sustentável de exploração Requisitos Resultado Conhecimento sobre: características da(s) frota(s) de pesca aspectos biológicos aspectos ambientais aspectos financeiros / Socio-económicos Modelo matemático Predições sobre a resposta a alterações do esforço de pesca

3.1 Avaliação do estado de exploração dos recursos Definição de stock Conjunto homogéneo de indivíduos dispondo das mesmas oportunidades de crescimento e de reprodução e sujeitos aos mesmos riscos de mortalidade natural e por pesca

3.1 Avaliação do estado de exploração dos recursos Métodos Frequência de comprimentos Marcação e recaptura Variação da captura e esforço de pesca no tempo e no espaço Modelos Ex.: Modelo de Diferença (Walters & Hilborn, 1976) Produção global População virtual …

3.2 O contributo da investigação Fundamentação científica sobre estado dos recursos - Monitorização periódica da exploração - Fontes de informação: cruzeiros de investigação embarcações comerciais Nível Nacional IPIMAR Nível Europeu Organizações regionais da pesca (I.C.E.S., C.E.C.A.F.) . Definição de estratégias comuns . Área de distribuição dos recursos pode incluir mais do que uma ZEE

3.2 O contributo da investigação Estabelecimento de medidas de gestão Tamanhos mínimos de captura Descoberta de novas oportunidades de pesca Acompanhamento de experiências de pesca Apoio ao sector Localização de pesqueiros Aconselhamento técnico sobre a arte de pesca Afastamento de predadores naturais

3.3 Ferramentas de controle do esforço de pesca Captura máxima permitida (TAC) Limitação do esforço de pesca - Diminuição do número de redes - Abatimento de embarcações Zonas de veda de pesca Épocas de defeso Malhagens mais apertadas

Os três vértices da gestão das pescas Conservação do ambiente e dos recursos GESTÃO DAS PESCAS Racionalização Económica Aspecto Sociais