SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DAS DISCIPLINAS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
E. E. reynaldo massi NTE – NOVA ANDRADINA
Advertisements

FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO ª REUNIÃO TÉCNICA FAXINAL DO CÉU 02 A 04 DE DEZEMBRO 2009.
o que fazer, para quê, porquê, como e quando.
Profissionalização em Serviço Ano lectivo 2009 / 2010
Common Assessment Framework CAF Estrutura Comum de Avaliação
Plano de Formação para os professores nas escolas
Apresentação da proposta do
UNIVERSIDADE FEDERAL DE JUIZ DE FORA TÉCNICAS DE PESQUISA EM ECONOMIA
O ESDE COM QUALIDADE.
Administração de Marketing 1
1 As Tecnologias da Informação na Administração Pública Indicadores Estatísticos Instituto de Informática Rosa Maria Peças Conferência A acessibilidade.
E. E. ANGELINA JAIME TEBET NTE – NOVA ANDRADINA Professora Multiplicadora Carla Varela.
Articulação Curricular da BE com as Estruturas Pedagógicas Docentes.
A Liderança e Gestão do AVEP: a opinião dos professores
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
DEFINIÇÃO DE ESTRATÉGIA DA AUTO-AVALIAÇÃO
Controlo e Aprendizagem (Ciências do Desporto e E.Especial e Reabilitação) Aula teórica 1/1 Aprendizagem e Performance Corpo Docente Mário Godinho ( Turmas.
1 Controlo e Aprendizagem Aula Teórico-Prática nº 1 Metodologia experimental Planificação das aulas Temas dos trabalhos de grupo Avaliação.
Parceiros: 1 Pesquisa de Opinião PNAFM Encontro de Coordenação Brasília 07 a 10 de novembro de 2006.


AulaNet: um ambiente gratuito para educação online e colaborativa
e-UNI: UNIversidade Eletrônica
DIRETORIA DE ENSINO – REGIÃO DE BRAGANÇA PAULISTA
“ TODA A ESCOLA PODE FAZER A DIFERENÇA”
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
Questionário de Avaliação Institucional
Qualidade nos Serviços Públicos da Região
SISTEMA DE CONTROLE DE REMANEJAMENTO E RESERVA TÉCNICA - SISCORT
Gabinete Municipal de Protecção Civil de Odivelas
INTEGRAÇÃO DO PROCESSO DE AUTO-AVALIAÇÃO NO CONTEXTO DA ESCOLA
Avaliação de desempenho dos docentes
Instituto Superior Técnico
2006.
APRESENTAÇÃO Está prevista a utilização de 6 aulas (6 blocos de 90 minutos) para o ensino do Subtema das Funções Quadráticas. Todas as aulas servirão.
Monitoria GDI Aula Prática
AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR PROCESSOS ENVOLVIDOS
Simone Braz Ferreira Gontijo
O Modelo de Auto- Avaliação das Bibliotecas Escolares…
Bibliotecas Escolares: Modelo de Auto-avaliação
2012. QUAL O SEU OBJETIVO? Avaliar o desempenho dos estudantes com relação aos conteúdos programáticos previstos nas diretrizes curriculares dos cursos.
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTICs) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2004 Carla.
METODOLOGIA DE AVALIAÇÃO DAS COMPETÊNCIAS DOS DIPLOMADOS DO IST
#3-0-1 Unidade 6: Capacitação e Supervisão. Questões de Aquecimento: Instruções Durante os próximos cinco minutos, responda às questões de aquecimento.
D. Manuel Ferreira Cabral
Las Nuevas Tecnologías de la Información y las Comunicaciones (NTIC’s) y el Mejoramiento de la Calidad de la Docencia Universitaria IST / GEP © 2003 Dr.ª.
POLÍTICA EDUCACIONAL E FORMAÇÃO INICIAL DE PROFESSORES
SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DAS DISCIPLINAS
Apresentação das opções de 5º ano Mestrado Integrado em Engenharia Mecânica 19 de Maio de 2008.
Cadastro de Docentes e Auxiliares de Educação Infantil
Secretaria da Educação
Departamento do Ensino Secundário
Conselho de Cursos de Engenharia Lic. Engenharia e Gestão Industrial Bolonha/PLE na LEGI Projecto Piloto 2004/05.
« O sistema de Gestão da Qualidade do INE « Maria João Zilhão
Agrupamento de Escolas de Arraiolos Resultados da implementação da CAF Arraiolos, 17 de Abril de 2009.
SECRETARIA DA EDUCAÇÃO Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Coordenadoria de Gestão da Educação Básica Diretoria de Ensino da região de São João.
Normas de Gestão na CARE
Procedimentos de referenciação e avaliação
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
MODELO DE AUTO-AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
1 Workshop de introdução à responsabilidade País, Mês de 20XX A Viagem de Ahmed.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
A Gestão da Tomada de Decisão
Reestruturação Internato Princípios. Internato atual 5 ano – dois períodos de 22 semanas 6 ano – dois períodos de 20 semanas Segmentado Sem interdisciplinaridade.
Um modelo de avaliação de banda larga no ensino da Bioquímica
AVALIAÇÃO DA BIBLIOTECA ESCOLAR
Avaliação Institucional Análise Estatística dos Cursos de Graduação da FURG Prof. Dr. Tabajara Lucas de Almeida Profª MSc. Suzi Samá Pinto Comissão.
Pesquisa para Avaliação de Disciplina
Transcrição da apresentação:

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DAS DISCIPLINAS DAS LICENCIATURAS DO IST Marta Pile, Marta Graça Gabinete de Estudos e Planeamento do IST http://gep.ist.utl.pt/

Enquadramento Objectivos Metodologia Procedimentos Divulgação dos resultados Pontos fortes e pontos fracos

SISTEMA DE AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA Criar estruturas e garantir os meios necessários à realização regular de exercícios de avaliação Instituir um sistema simples e eficaz de identificação, recolha, processamento e divulgação de informação Garantir que os exercícios de avaliação tenham efeitos visíveis e atempados

Sistema de Informação para a Avaliação das Licenciaturas SIAL - Sistema de Informação para a Avaliação das Licenciaturas - SIAL - Sistema de Informação para a Avaliação das Licenciaturas SIAL

- SIGLA - Sistema de Informação para a Gestão de Licenciaturas e Avaliação

- SIGLA - Sistema de Informação para a Gestão de Licenciaturas e Avaliação Avaliação das Licenciaturas Acreditação das Licenciaturas Avaliação do Funcionamento das disciplinas – Relatório de Docência Avaliação do Funcionamento das disciplinas – Inquérito aos Alunos (em preparação) Guia ECTS Consulta e Actualização dos responsáveis por disciplina

SISTEMA DE AVALIAÇÃO DO FUNCIONAMENTO DAS DISCIPLINAS 20 cursos de licenciatura Avaliação semestral 700 disciplinas 8300 alunos

OBJECTIVOS DA AVALIAÇÃO: Determinação da eficácia face aos objectivos Participação/responsabilização por parte de alunos e docentes Promoção do reajustamento de conteúdos e métodos de aprendizagem e de ensino

METODOLOGIA: Inquérito por questionário / Relatório de docência Participação activa de alunos e docentes Tratamento, apresentação e divulgação da informação pelo GEP Responsabilidade das directrizes do processo CP

Inquérito aos alunos Identificação do aluno curso ano turma

Identificação / funcionamento da disciplina Coordenação entre a matéria teórica, prática e de laboratório Contribuição dos elementos de estudo para a compreensão da matéria Articulação entre a matéria dada nesta disciplina e os conhecimentos adquiridos anteriormente Contributo da disciplina para a sua formação Adequação do método de avaliação ao conteúdo da disciplina Nº médio de horas semanais despendido nesta disciplina em trabalho+estudo Apreciação global da disciplina

Identificação / desempenho do docente A sua assiduidade às aulas deste docente A assiduidade do docente (% de aulas dadas face às previstas) A pontualidade do docente A clareza com que o docente expõe a matéria / exercícios A segurança do docente na exposição da matéria A capacidade do docente para estimular o interesse dos alunos A disponibilidade do docente para o esclarecimento de dúvidas dentro e fora das aulas O empenho do docente no desenvolvimento do raciocínio e espírito crítico nos alunos Apreciação global do docente

Condições de trabalho Adequação do espaço ao nº de alunos Condições ambientais (segurança, iluminação, acústica) Qualidade do mobiliário e equipamento

Resultados da disciplina: Relatório de docência Resultados da disciplina: taxas de aprovação / avaliação evolução das taxas de aprovação

Comentário crítico ao funcionamento da disciplina Concretização dos objectivos: cronograma das aulas e conjunto de enunciados de exames

Instruções O sucesso desta iniciativa depende da sua colaboração! Por favor leia com atenção antes de distribuir os formulários 1. A distribuição dos formulários deverá ser feita pelo docente responsável da disciplina na(s) aula(s) com maior afluência de alunos da semana de 26 de Novembro de 2001 , e a sua devolução ao GEP deverá decorrer até ao dia 10 de Dezembro de 2001. 2. O docente deverá escrever no quadro da sala de aula, o código da disciplina , os códigos dos docentes, e os códigos das salas e/ou laboratórios utilizados, de modo a evitar possíveis erros no preenchimento dos formulários que inviabilizem a leitura óptica dos mesmos. 3. Cada disciplina tem um código específico que consta da lista distribuída para cada curso neste semestre. Por favor não utilize códigos de outros cursos para uma disciplina com o mesmo nome. 4. Para os docentes sem número mecanográfico, por favor contactar o GEP (ext. 1751) , para a indicação de um número que será utilizado apenas para estes inquéritos. 5. A recolha dos formulários deverá ser feita no final da aula em que se procedeu à distribuição, de preferência pelos delegados de turma ou de ano, de modo a evitar a dispersão dos formulários e garantir a confidencialidade dos dados. 6. Utilize sempre os envelopes nos quais recebeu os formulários para os devolver ao GEP, pois a leitura óptica obriga à separação das disciplinas de cada curso. Por favor não misture formulários de vários cursos num mesmo envelope , sob pena de alguns dos formulários serem rejeitados pelo equipamento de leitura óptica. 7. Os envelopes que contêm os formulários devem ser fechados e assinados pelo responsável de disciplina e por um representante dos alunos. A sua entrega deverá ser feita directamente no GEP por ambos os signatários ou, em alternativa, por apenas um deles, devendo o seu nome vir indicado no envelope.

Inquérito aos Alunos Relatório de Docência Tarefas Semanas de Aulas Inquérito aos Alunos Encomendar Formulários 3ª semana Preparar responsabilidades; Códigos; Instruções 5ª semana Empacotar (contar e envelopar formulários) 6ª semana Envio dos formulários para os Departamentos 9ª semana Envio de carta lembrete 10ª semana Distribuição, preenchimento e recolha dos formulários 11ª semana Entrega dos formulários no GEP 13ª semana Leitura dos formulários 16ª semana (mês e meio) Tratamento dos resultados da leitura dos formulários 23ª semana (3 semanas) Divulgação dos resultados 26ª semana Elaboração do Boletim do CP 27ª semana Recepção dos Comentários dos Coordenadores de Lic. 28ª e 29ª semana Divulgação do Boletim; papel e WEB 30ª semana Relatório de Docência Disponibilização dos Relatórios de Docência na WEB* 4ª semana (fim) Envio de circular a dizer que está disponível 4ª semana (fim) Coord. Licen. Enviar p/ o CP relat.semestral s/ a 8ª semana (fim) Licenciatura

DIVULGAÇÃO DOS RESULTADOS Docentes Responsáveis por Disciplinas Coordenadores de Licenciatura Presidentes de Departamento Gestores de Edifício SOP - Secção de Organização Pedagógica Conselho Pedagógico Alunos

Divulgação dos resultados - Carta para docente (Exemplo)

Resultados globais da disciplina Média da classificação das disciplinas e dos docentes da licenciatura Resultados globais da disciplina

Resultados individuais do docente Resultados da apreciação dos espaços

Quadro Resumo (exemplo)

JORNADAS PEDAGÓGICAS Realização periódica Apresentação global dos resultados das avaliações Análise do desempenho relativo disciplinas/docentes Identificação de casos extremos Identificação das principais deficiências no processo de ensino/aprendizagem Identificação das principais deficiências na coordenação do curso e nas condições de trabalho

PONTOS FRACOS Fraca adesão dos alunos/docentes Pouca credibilidade de ambos no processo Apreciação quantitativa (perguntas fechadas) Identificação apenas de casos extremos Dificuldade na aplicação de medidas correctivas

DEBATE PÚBLICO FORMAÇÃO E AVALIAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES UNIVERSITÁRIOS Quando e que tipo de formação pedagógica Responsabilidade da organização das acções de formação Como e por quem deve ser feita a avaliação pedagógica Qual o papel da avaliação pedagógica pelos alunos e que implicações deve ter na progressão da carreira De que forma devem ser realizados os inquéritos aos alunos

PROPOSTA FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DE DOCENTES Promoção de cursos de formação pedagógica (preparação e organização de disciplinas, técnicas de ensino, metodologias de avaliação, etc.) Assistentes estagiários e Assistentes, devem obter aprovação num dos cursos Os docentes que ingressarem na carreira directamente como Professores Auxiliares, devem obter, para efeitos de lhes ser concedida a Nomeação Definitiva, aprovação em dois dos cursos acima mencionados.

EXPERIÊNCIAS PILOTO - Envio para casa do aluno Alargar taxa de resposta Ouvir a opinião dos alunos que não comparecem às aulas Não obrigar os docentes a interferir no processo Avaliar a ligação entre a matéria ensinada/avaliada Dificuldade na aplicação de medidas correctivas Vantagens Desvantagens Interferência do processo de avaliação Inflação das classificações Alteração do formulário do inquérito

EXPERIÊNCIAS PILOTO - Distribuição por funcionário Não obrigar os docentes a interferir no processo Garantir a imediata recolha/entrega dos formulários Não é necessário alterar o formulário Vantagens Desvantagens Logística central difícil de implementar

PROMOÇÃO DA AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES Projecto desenvolvido no âmbito da Medida 2, Acção 2.3 do programa PRODEP, que visa a promoção do Sucesso Educativo e da Qualidade/Empregabilidade no Ensino Superior

PROMOÇÃO DA AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES Objectivos Incorporação no sistema, de toda a informação sobre os resultados dos inquéritos de avaliação do funcionamento das disciplinas Possibilidade de detecção de eventuais deficiências do processo de avaliação do desempenho pedagógico dos docentes. Justificar a continuação do actual processo de avaliação do desempenho pedagógico dos docentes do IST e/ou uma reestruturação do mesmo Verificação do impacto deste processo na melhoria da qualidade do ensino no instituto.

PROMOÇÃO DA AVALIAÇÃO E FORMAÇÃO PEDAGÓGICA DOS DOCENTES Existência de correlação entre as questões: Apreciação global da disciplina (Q 2.8) e Apreciação global do corpo docente (Q 3.11)

Apreciação global da disciplina (Q 2.8) A não existência de correlação entre : Taxa de Aprovação e as questões Apreciação global da disciplina (Q 2.8) Apreciação global do corpo docente (Q 3.11)

PONTOS FORTES Valorização da função pedagógica do docente Promoção de uma atitude mais participativa e responsabilizada por parte dos alunos Promoção de uma atitude de permanente reflexão e auto-crítica por parte dos docentes Motivação de alunos e docentes para a importância da avaliação da qualidade