Repensando da logística

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Transcrição da apresentação:

Repensando da logística O conceito básico de logística é a integração das áreas e processos da empresa a fim de obter melhor desempenho que seus concorrentes A execução de atividades relativas à movimentação, armazenagem, seleção de fornecedores, compras, produção é realizada nas empresas de forma separada e funcional. Esse enfoque fracionado incutido nas empresas traz consequências: Falta de foco no cliente Níveis de serviço abaixo do desejado Custos de logística elevados Excesso de capital operacional empregado em estoque Ciclos longos de produção e pouca flexibilidade

Repensando a logística O controle de estoque pode absorver até 40% dos custos totais. Dilema: manter ou não estoque. Logística integrada: fluxo contínuo de entrada de matéria-prima, fabricação do bem, saída do produto acabado, ponto de venda. Não interrompe o processo, diminuindo custos para o cliente final.

Fatores de pressão da mudança do papel da logística Pressões diversas estão levando as empresas a repensarem como operam os elementos de sua cadeia logística: Competição externa Ciclo de vida do produto Clientes mais exigentes e mais bem informados Racionalização da base de fornecedores Papel mais restrito dos distribuidores Demanda por parceiros

Fatores de pressão da mudança do papel da logística Competição externa: diferentes fatores implicam diferentes objetivos de desempenho para as empresas, que são: custos, rapidez, qualidade, flexibilidade e confiabilidade Ciclo de vida: devido ao rápido avanço tecnológico e às constantes e crescentes mudanças dos produtos, o ciclo de vida diminui. Um novo produto pode tornar a empresa mais competitiva Clientes mais exigentes e mais bem informados: antes de comprar, o cliente pesquisa preço, características, qualidade, etc. A empresa é obrigada a adotar uma postura que cative o cliente.

Fatores de pressão da mudança do papel da logística Racionalização da base de fornecedores: as empresas estão buscando adotar o que se prega como “sistema modular de fornecimento”, em que alguns fornecedores ficam responsáveis por manter abaixo de si uma cadeia de outros subfornecedores. Papel mais restrito dos distribuidores: com a criação e o surgimento de novos canais de distribuição aos consumidores, as empresas necessitam replanejar suas estratégias e depender menos dos distribuidores. Demanda por parcerias: existem três tipos de relações básicas cliente x fornecedor: descontínuos, contínuos e sincrônicos.

Que é supply chain ? A integração da cadeia logística concentra-se em alinhar os processos-chave do negócio Supply Chain é todo esforço envolvido nos diferentes processos e atividades empresariais que criam valor na forma de produtos e serviços para o consumidor final. A gestão da Supply Chain é uma forma integrada de planejar e controlar o fluxo de mercadorias, informações e recursos, desde os fornecedores até o cliente final, procurando administrar as relações na cadeia logística de forma cooperativa e para o benefício de todos os envolvidos.