Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa Ensino Médio, 2ª Série TÓPICO: A Literatura Realista.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
REALISMO - NATURALISMO
Advertisements

Machado de Assis e o Realismo
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa
Realismo - Naturalismo
Linguagens, Códigos e suas Tecnologias –Português
REALISMO / NATURALISMO
PARNASIANISMO PORTUGUÊS CAM 242 IFRJ LOUYSE FREIRE THALES SOARES PABLO DOS SANTOS MATHEUS RODRIGUES.
PARNASIANISMO LITERATURA.
Iluminismo 1- Definição. 2- Origens.
Contexto histórico - “A modernidade”
“As respigadeiras”, Millet REALISMO E NATURALISMO.
Parnasianismo Principais Aspectos.
Esaú e Jacó (Machado de Assis). Biografia Joaquim Maria Machado de Assis filho de pais humildes, foi vendedor de doces, tipógrafo na imprensa nacional,
Machado de Assis Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade em 29 de setembro de Descendente.
Karl Marx. Detalhes importantes da biografia Nasceu em Trier, Prússia (atual sul da Alemanha); estudou direito em Bonn e Berlim, mas se interessou por.
"Os Sapos": ironia ao discurso parnasiano.  O poema “Os Sapos”, de Manuel Bandeira, escrito em 1918, e publicado em Foi declamado por Ronald.
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
Contextualização histórico-literária
Parnasianismo final do século XIX origem - França
Romantismo brasileiro
CRÔNICA A CRÔNICA É UM GÊNERO DISCURSIVO QUE TEM COMO MATÉRIA-PRIMA A REALIDADE, O COTIDIANO, MAS NÃO É MERA REPRODUÇÃO DO REAL. O CRONISTA SE INSPIRA.
“Não há nada mais belo do que algo que não serve para nada”
O Romantismo.
A Educação Matemática como Campo Profissional e Científico
Peneiradoras de trigo, de Gustave Coubert,
ANTOLOGIA : Paulo Leminski
NATURALISMO.
REALISMO E NATURALISMO
Peneiradoras de trigo, de Gustave Coubert,
Parnasianismo.
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
RENASCIMENTO Classicismo
Realismo e Naturalismo no Brasil
“Ciência da Sociedade” (Comte)
Introdução ao estudo da Psicologia
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES RIBEIRO
Literatura – 3ºA Concretismo Narradores Personagens
Prof. Esp. Suzana de Morais
O Positivismo 15/06/2018
Romantismo x Realismo.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
Humanismo Período literário.
NO BRASIL PROFESSOR: LOURIVAL SOARES. O QUE É?  O Simbolismo é um movimento literário da poesia e das outras artes que surgiu na França, no final do.
Realismo/Naturalismo
Século XIX.
DOM CASMURRO UM LUGAR PAR RECOMEÇAR.
Renascimento e Reforma Escola de Atenas de Rafael ( ) – Tela em que o pintor evoca a sabedoria do passado greco-romano, como modelo a seguir no.
Trabalho de Literatura
REALISMO-NATURALISMO EM PORTUGAL
Conto Berenice De Edgar Allan Poe.
Fundamentos Filosóficos para o Serviço Social Módulo 06 – Aula 02
REALISMO/NATURALISMO. Questão Coimbrã Antero de Quental Realismo Verdade Objetividade Aproxima-se de uma tese documental Correntes filosóficas Antônio.
Gêneros Lírico ou Poético
Filosofia da Educação Primeiras Reflexões.
Realismo e Naturalismo no Brasil
O Realismo e o Naturalismo
REALISMO/NATURALISMO → 2ª. metade do séc. XIX
Conteúdo Gênero textual
INTRODUÇÃO AO ESTUDO DO DIREITO - I
O Positivismo. Ordem e Progresso  Ordem: garantir o bom funcionamento da sociedade, a harmonia social, inibir conflitos sociais, greves, manifestações.
Literatura: usos e deinições
Período Moderno Módulo 03 Maquiavel e Descartes
Longe dos olhos De Ivan Jaf.
Prosa Romântica no Brasil. Folhetim A difusão da prosa romântica foi impulsionada pelo folhetim. Os folhetins eram capítulos de romances de periodicidade.
Caroline Ferrari As fases do Modernismo.
TEORIA SOCIOLÓGICA – PRODUÇÃO HISTÓRICA
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
REALISMO E NATURALISMO Profa.Karla Faria Não tive filhos, não transmiti a nenhum ser o legado de nossa miséria. (Machado de Assis em Memórias Póstumas.
LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)
Transcrição da apresentação:

Linguagens, Códigos e suas Tecnologias – Língua Portuguesa Ensino Médio, 2ª Série TÓPICO: A Literatura Realista

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Realismo teve início No ano mil e oitocentos Oitenta e um foi a década Desse acontecimento A obra “Memórias Póstumas De Brás Cubas” que vigora Com grande merecimento.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Essa obra de Machado De Assis foi publicada Dando início ao Realismo No Brasil daquela data É uma obra perfeita Que seu leitor se deleita Com um defunto que fala.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista No Brasil do Realismo Encontra-se em decadência A economia açucareira É grave essa ocorrência O tráfico negreiro acaba A situação se agrava O Brasil fica em carência.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Com isso o eixo econômico Para o Sul é deslocado O pensamento liberal É logo estimulado O republicano conquista Junto ao abolicionista Um valor acentuado.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista O país sofre influências De duas grandes teorias Que influenciaram a mente De uma grande maioria Comte e o Positivismo Darwin, e o Evolucionismo Foi grande a alardia.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Com tais ideias em voga O pensamento foi mudado Há um campo bem propício Para o gênero literário Surge então o Realismo Se opondo ao Romantismo Que se torna ultrapassado.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Nossos realistas eram Bastante racionalistas Antirromânticos e Também antimonarquistas Priorizavam a razão Desprezavam o coração Pela arte realista.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Eram anticlericais Mas também objetivos Enxergavam a Ciência Como ponto positivo Para encontrar solução Pros problemas de relação Do homem do Realismo.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista O Machado de Assis Nosso maior escritor Da Academia de Letras É o grande fundador Escreveu vários romances No tema, muito importantes Foi um belo redator.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Escreveu “A mão e a luva” “Helena”, “Iaiá Garcia” “As Memórias de Brás Cubas” Obra com muita ironia “Dom Casmurro” e “Quincas Borba” Até hoje sua obra É lida todos os dias.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Raul d´Ávila Pompéia É o autor de “O Ateneu” Seu livro mais importante Onde ele descreveu O relato do inferno Vivido em colégio interno Que quase o enlouqueceu.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Aluísio Azevedo Foi ele quem deu início Com a obra “O Mulato” Ao nosso Naturalismo Fez a “Casa de Pensão” E com bastante razão Compôs também “O Cortiço”.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Junto com o Realismo Caminha o Naturalismo Que teve assim seu início Com a publicação do livro Chamado de “O Mulato” Onde o autor faz relato Do mundo real e ativo.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista O Naturalista busca Uma explicação científica Pro comportamento humano E também ele analisa Atitudes e coragens De todos seus personagens É escritor e analista.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Seus personagens são vistos De formas especiais São tidos como produtos De fatores sociais Externos e biológicos Que transformam o que é lógico Em doenças parciais.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista O meio físico e a raça E hereditariedade Causam graves consequências Dentro da sociedade Analisa as indigências Taras, vícios e doenças E a personalidade.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Somado a isso, observa O valor e a influência Da natureza e do meio Social e da família Também da educação Nos personagens em ação Expostos naquela época.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista No plano da poesia Contra o nosso Romantismo Surgiu uma nova escola Chamada Parnasianismo Que combateu com razão As coisas do coração Ou o sentimentalismo.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista O Parnasianismo fez Uma arte objetiva Direta e caprichada Com bastante harmonia Chamada “arte pela arte” Que até hoje nos invade Nos trazendo alegria.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Na arte parnasiana É bela a versificação A rima, a sonoridade Trazendo muita emoção Há também a assonância Recurso que nos encanta Como a aliteração.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista A “tríade parnasiana” Da poética brasileira Foi o Raimundo Correia E o Alberto de Oliveira O grande Olavo Bilac Que produziram com arte Uma poesia ordeira.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista O grande Olavo Bilac O príncipe dos poetas Fez prosa e poesia Crônicas, também novelas Mas o seu maior segredo Foi ser hábil no manejo Do verso e também da métrica.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Raimundo Correia escreveu Seus livros de poesias “Primeiros Sonhos” um deles “Aleluias”, “Sinfonias” “Versos e Versões” outro livro Escreveu “Lucindo filho” Com bastante alegoria.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Alberto de Oliveira Na arte parnasiana Escreveu “Versos e Rimas” E suas “Canções Românticas”, “Meridionais” outro livro Teve bastante prestígio Fez poesia bacana.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Agora vou terminar Este cordel arretado Que falou do Realismo Escola de muito agrado Pra você que estudou Pra quem leu e quem gostou O meu muito obrigado.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Questionamentos para estudo e debate em sala de aula

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista 01. O realismo foi um movimento de: a) volta ao passado. b) exacerbação ultra-romântica. c) maior preocupação com a objetividade. d) irracionalismo. e) moralismo.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista 02. Considera-se iniciado o movimento realista no Brasil quando: a) Aluísio de Azevedo publica O Homem. b) José de Alencar publica Lucíola. c) Machado de Assis publica Memória Póstumas de Brás Cubas. d) As alternativas a e c são válidas. e) As alternativas a e b são válidas.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista 03. O realismo, como escola literária, é caracterizado: a) pelo exagero da imaginação. b) pelo culto da forma. c) pela preocupação com o fundo. d) pelo subjetivismo. e) pelo objetivismo.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista 04. Das características abaixo, assinale a que não pertence ao Realismo: a) Preocupação crítica. b) Visão materialista da realidade. c) Ênfase nos problemas morais e sociais. d) Valorização da Igreja. e) Determinismo na atuação das personagens.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista 05. (FUND. UNIV. RIOGRANDE) Marque a afirmativa correta: a) O Parnasianismo caracterizou-se, no Brasil, pela busca da perfeição formal na poesia. b) O Parnasianismo determinou o surgimento de obras de tom marcadamente coloquial. c) O Parnasianismo, por seus poetas, preconizava o uso do verso livre. d) O Parnasianismo brasileiro deu ênfase ao experimentalismo formal. e) O Parnasianismo foi o responsável pela afirmação de uma poesia de caráter sugestivo e musical.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista 06. Assinale a alternativa que tenha apenas características do Parnasianismo: a) culto da forma; objetivismo; predomínio dos elementos da natureza. b) preocupação com a forma, com a técnica e com a métrica; presença de rimas ricas, raras, preciosas. c) predomínio do sentimentalismo; vocabulário precioso; descrições de objetos. d) teoria da arte pela arte; métrica perfeita; busca do nacionalismo. e) sexualidade; hereditariedade; meio ambiente.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista 07. (MACKENZIE) Não caracteriza a estética parnasiana: a) A oposição aos românticos e distanciamento das preocupações sociais dos realistas. b) A objetividade, advinda do espírito cientificista, e o culto da forma. c) A obsessão pelo adorno e contenção lírica; d) A perfeição formal na rima, no ritmo, no metro e volta aos motivos clássicos. e) A exaltação do “eu” e fuga da realidade presente.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista 08. (UniFEI) Leia atentamente: I. "A segunda Revolução Industrial, o cientificismo, o progresso tecnológico, o socialismo utópico, a filosofia positivista de Augusto Comte, o evolucionismo formam o contexto sócio-político-econômico-filosófico-científico em que se desenvolveu a estética realista“; II. "O escritor realista acerca-se dos objetos e das pessoas de um modo pessoal, apoiando-se na intuição e nos sentimentos“; III. "Os maiores representantes da estética realista- naturalista no Brasil foram: Machado de Assis, Aluísio de Azevedo e Raul Pompeia“; IV. "Podemos citar como características da estética realista: o individualismo, a linguagem erudita e a visão fantasiosa da sociedade“.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista Verificamos que em relação ao Realismo-Naturalismo está(estão) correta(s): a) Apenas a I e II. b) Apenas a I e III. c) Apenas a II e IV. d) Apenas a II e III. e) Apenas a III e IV.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista 09. (PUC-PR) Uma das características do Naturalismo é o determinismo. Assinale a alternativa que contém o exemplo correto para essa característica. a) Determinismo é apresentar a vida como ela é. b) Determinismo é a tendência de imitar a realidade. c) O destino das personagens está subordinado às condições de raça, meio e momento histórico. d) O narrador determina qual é o conflito que viverão as personagens. e) A paisagem e as personagens obedecem a uma ordem científica.

Língua Portuguesa, Série: 2.º ANO Tópico: A Literatura Realista 10. (UNIFAP) A respeito do período realista-naturalista, pode-se dizer que: a) A noite e a solidão são elementos que norteiam a evasão da alma, ou seja, propiciam o distanciamento do mundo real. b) As ideias de cunho materialista estão ligadas intimamente a esse período literário, contribuindo para o homem voltar-se para o não-eu. c) A realidade exterior é sugerida vagamente, através de uma linguagem simbólica com termos predominantemente abstratos. d) A produção literária desse movimento literário alimenta-se do bucolismo greco-latino; do cromatismo vocabular e do conflito. e) A temática explorada durante esse estilo de época é marcada pela intensa valorização das classes burguesa e clerical.