Disciplina Auditoria I

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
02 – INFORMAÇÃO E AMBIENTE CONTÁBIL
Advertisements

Unidade IV: Características da informação contábil
CRITÉRIOS DE QUALIFICAÇÃO PARA AUDITORES AMBIENTAIS
AUDITORIA.
Responsabilidade Profissional
NORMA NBR ISO OBJETIVO Esta norma - NBR fornece princípios e orientações para a empresa implementar um processo eficaz e eficiente de tratamento.
NBR ISO Diretrizes para auditorias de sistema de
Caso Homero: Metodologia da problematização
Teoria da Contabilidade
FORMAÇÃO DE AUDITORES INTERNOS RONALDO COSTA RODRIGUES
Auditoria de Sistemas Aula 1.
. ANÁLISE DOS SISTEMAS DE INFORMAÇÕES FISCAIS COMO FERRAMENTA DE GESTÃO.
Contabilidade A profissão contábil vem se transformando ao longo do tempo e estas transformações têm acompanhado basicamente as mudanças da economia global,
Uniasselvi – Educação a Distância
Auditoria da Qualidade
BALANÇO PATRIMONIAL – ASPECTOS GERAIS
Disciplina Auditoria I
Disciplina Auditoria I
Contabilidade Empresarial Revisão a) História; e b) Base conceitual.
Auditoria e Segurança da Informação
CONSELHO FEDERAL DE CONTABILIDADE
REFLEXOS DA AUDITORIA SOBRE A RIQUEZA PATRIMONIAL:
CURSO TÉCNICO EM SEGURANÇA DO TRABALHO
AUDITORIA, avaliação de Desempenho e Qualidade
O Papel da Auditoria Interna no Setor Público
REVISÃO: TEORIA DA CONTABILIDADE
Modulo de Padronização e Qualidade Formação Técnica em Administração
Relatório de Auditoria
INSTITUTO DE EDUCAÇÃO SUPERIOR DA PARAÍBA – IESP
Instrumentos de Levantamento de Informação
Contabilidade Métodos Prt. Dobradas PFC Objeto Campo de Aplicação Função Econômica Função Administr. Apurar o Resultado Contr. o Patrimônio Prestar Informações.
CONCEITOS. “A contabilidade é, objetivamente, um sistema de informação e avaliação destinado a prover seus usuários de demonstrações e análises de natureza.
Auditoria e Acompanhamento.
CONTABILIDADE GERENCIAL
Instrutor: Objetivos do Workshop:.
NBC T 11 IT 05 / NBC T 11 / NBC TA 200 / NBC TA 705
TEMA E PROBLEMA.
CONTABILIDADE INTRODUTÓRA Profa: Tatiana de Oliveira Faculdade Boa Viagem Curso: Gestão Hospitalar.
UNIVERSIDADE FEDERAL DO ESPÍRITO SANTO CURSO DE CIÊNCIAS CONTÁBEIS
Agência Nacional de Vigilância Sanitária FUNASA / ANVISA/ INCQS Ministério da Saúde CURSO DE AUDITORIA INTERNA E DE GESTÃO DA QUALIDADE.
FLUXOGRAMA DO PROCESSO
O parecer representa o produto final do trabalho do auditor.
É a etapa dos trabalhos de auditoria onde se definide a natureza dos exames (quais os procedimentos a serem aplicados), a extensão dos exames (quanto será.
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Auditoria da Qualidade.
Fluxograma Juliana Borges
Abordagem Sociotécnica
CONTABILIDADE E CUSTOS UNIDA - ESAMC
Papéis de Trabalho O auditor deve documentar, através de papéis de trabalho, todos os elementos significativos dos exames realizados e que evidenciam ter.
O QUE MUDOU COM A NOVA ISO 9001:2000
Formação de Auditores do
Análise e Projeto de Sistemas Análise e Projeto de Sistemas Aula 2 Professor: Italo Rodrigues Castro.
Termos Utilizados Ação Corretiva – Ação implementada para eliminar as causas de uma não-conformidade, de um defeito ou de outra situação indesejável existente,
AUDITORIA Auditoria é o processo de confrontação entre uma situação encontrada e um determinado critério. É a comparação entre o fato ocorrido e o que.
Evidência de auditoria:
UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS (UFAM) TEORIA DA CONTABILIDADE
Desenvolve Minas Auditoria Interna.
CONTROLE DE ORÇAMENTO AUDITORIA CONTÁBIL.
Contabilidade Aula 3.
Sejam bem vindos. Projeto Empresa - Contabilidade Instrutor Luiz Carlos Júnior –
Metodologia da Problematização
Professora Rachel Monroe Prefeitura de São Gonçalo Audiência Pública dia 06/05/11.
Curso de Administração Disciplina: TGA
4.4 Implementação e Operação
PROCEDIMENTOS DE AUDITORIA
Atualizado: 19/03/ Organizações Contábeis Aproximadamente 5,2 milhões De micro e pequenas empresas formais Contadores Técnicos
D ESAFIOS DO CONTROLE INTERNO FRENTE AO PROCESSO DE CONVERGÊNCIA.
CONTABILIDADE GERENCIAL Utilidades Gerais
SISTEMAS DE GESTÃO DE ENERGIA
FUNDAMENTOS DA CONTABILIDADE PÚBLICA
O Patrimonialismo Cartorial, a Contabilidade e o determinismo legal nas diretrizes da Resolução 10 do CNE de 28 de dezembro de 2004 : a formação do profissional.
Transcrição da apresentação:

Disciplina Auditoria I Prof.º Celso Mesquita Disciplina Auditoria I

Fundamentos; História; Base conceitual; e Comportamento; Agenda Fundamentos; História; Base conceitual; e Comportamento;

História Antiga Medieval Moderna Científica

História Antiga Patris – Pater Origem e aplicações

História Medieval Frei Luca Paciolo Método Partidas Dobradas Débito e Crédito Durante o Império Romano, “Auditores” testemunhavam a comunicação de “avisos oficiais” levados por mensageiros.

História Moderna A contabilidade é muito mais do que registro, e sim um instrumento de gestão Mais tarde, os “Auditores” passaram a avaliar a confiabilidade dos dados e informações financeiras.

História Científica Contemporânea, dias atuais Outros jogadores fazem parte do negócio “partes interessadas” Sociedade, meio ambiente. Consolidar processos, adicionando valor às operações da empresa. Aplicar as melhores técnicas e ferramentas de controle , com o objetivo de garantir a eficiência dos negócios.

Conceito Contabilidade Geral “A Contabilidade é uma ciência social que estuda a riqueza patrimonial individualizada, sob os aspectos quantitativos e qualitativos, tendo entre seus objetivos a geração de informações e a explicação dos fenômenos patrimoniais, possibilitando o controle, o planejamento e a tomada de decisão, no enfoque passado/presente/futuro.”

Conceito Auditoria Interna é em um exame das atividades desenvolvidas em determinada empresa ou setor, que tem o objetivo de verificar se elas estão de acordo com os normativos estabelecidos previamente, se foram corretamente implementadas e se estão adequadas. Uma vez identificadas inconformidades, cabe ao auditor orientar e estabelecer um plano de correção das mesmas.

Especialidade Contabilidade Custos Contabilidade Financeira Auditoria Ciência Contábil Contabilidade Ambiental Contabilidade Rural Contabilidade Social

Usuários e suas necessidades i) Certificar que possui um profissional olhando para dentro da empresa; ii) Confirmar as técnicas e metodologia aplicada; iii) Observa a empresa com objetivo sistêmica. Auditoria Interna Usuários e suas necessidades i) A empresa segue regras; ii) As regras são aplicadas de forma uniforme; iii) O investimento está coberto sob um manto técnico. Auditoria Externa

Técnicas e Ferramentas Conhecer os critérios a serem auditados, conforme listas de verificações Usar liguagem simples com sentenças curtas; Usar questões abertas; Ser bom ouvinte, concentrar, interessar pelo assunto; Evitar distrações, estar atento a detalhes; Ser paciênte e manter o controle; Estar familiarizado com as áreas que serão auditadas; Manter independência; Ter total habilidade para se comunicar, buscar e registrar evidências;

O Auditor Deve Ser ético; O auditor deve emitir a sua opinão a respeito de um fato, porém não deve julgar; A opinião é expressada através de um parecer / relatório; Este relatório deve estar embasado com documentos (papéis de trabalho).

O Auditor Não Deve Comparar áreas ou auditados; Ser sarcástico / irônico; Criticar situações; Discutir personalidades; e Chegar ou sair atrasado.

Obrigado pela atenção. Dúvidas?