Notificar é Preciso NUCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
IV Seminário Estadual Vigilância do Óbito Materno e Infantil
Advertisements

VIGILÂNCIA DE ÓBITO MATERNO E INFANTIL NO HGRS
PROCESSO DE CONTRATUALIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DE SAÚDE NO ÂMBITO DO SUS
Professor: Bruno Ribeiro Mestre em Ciências da Saúde e Meio-Ambiente
Epidemia: Ocorrência de doença em um grande número de pessoas ao mesmo tempo.
Projeto Hospitais - Sentinela
VIGILÂNCIA DE CASO DE INFECÇÃO PELO HIV
Diretoria de Vigilância Epidemiológica
SYLVIA SAMARA SCHETTINI DIAS SANITARISTA JULHO 2013
O PACTO PELA SAÚDE E A VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Serviço de Segurança Especializado em Medicina do Trabalho
Gerencia de Núcleo Saúde do Adolescente
Taxa de Mortalidade Infantil por Macrorregião, Bahia 2006
Rede Sentinela de Informação em Saúde do Trabalhador na Bahia
Salvador-Ba. 21 de julho de 2010.
O papel dos NHE Márcia Sampaio Sá SESAB/SUVISA/DIVEP Julho-2010
INSTITUCIONALIZAÇÃO DA BUSCA DIRECIONADA DE NASCIMENTOS E ÓBITOS
16ª Dires – Jacobina 21ª Dires – Irecê
Ministério da Saúde Secretaria de Vigilância em Saúde Vera Lúcia Gattás GT-Doenças Emergentes e Reemergentes CGDT/DEVEP/SVS I.
Equipe Técnica: Gladys I. Gonsales Maria G. Valente Milton S. Lapchik
Atribuições do NHE 1- Manter um sistema de busca ativa para os pacientes internados e atendidos em toda unidade hospitalar para a detecção das doenças.
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA
Neida Fernanda Britto Enfermeira NHE
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA
NÚCLEO HOSPITALAR DE EPIDEMIOLOGIA DO HOSPITAL GERAL ERNESTO SIMÕES FILHO - HGESF 2013.
Coordenadora: Edna Moreira Barros Jequié-BA
Real Sociedade Espanhola de Beneficência (RSEB) Hospital Espanhol
SISTEMAS DE INFORMAÇÃO EM SAÚDE (SIS)
Presentación de Caso - Brasil
6ª PLENÁRIA ESTADUAL DOS CONSELHOS DE SAÚDE DA PARAÍBA
Perfil e Atribuições Equipe Enfermagem Trabalho
ANÁLISE DA QUALIDADE DOS DADOS DA RAIVA NO SINAN
______________ ORIENTAÇÕES TÉCNICAS PARA AÇÕES DE VIGILÂNCIA
ESTRATÉGIA DO CONTROLE
Os servidores estaduais estão ficando doentes...
RENAST Rede Nacional de Atenção Integral à Saúde do Trabalhador
COMISSÃO INTERSETORIAL DE SAÚDE DO TRABALHADOR CIST - CURITIBA
MINISTÉRIO DA SAÚDE SECRETARIA DE ATENÇÃO À SAÚDE
Elaborada em 2005 e Revisada em 2007
Coordenação de Atenção à Saúde do Servidor A Portaria 2.293, de 23 de outubro de 2014.
Vigilância Epidemiológica
Saúde Integral da Criança
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
ATUAÇÃO DO FISIOTERAPEUTA NA REDE PÚBLICA DE SAÚDE
DIRETORIA DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
XXIX Congresso de Secretários Municipais de Saúde do Estado de São Paulo Curso: Vigilância em Saúde nas Redes de Atenção à Saúde José Olimpio Moura de.
Gestão da Saúde Pública
SISTEMA NACIONAL DE NOTIFICAÇÕES PARA VIGILÂNCIA SANITÁRIA – NOTIVISA
Autores: Silva, S.R., Tayra, A., Zotto, S., Cervantes, V., Matida, L.
CENTRO DE VIGILÂNCIA SANITÁRIA
Agência Nacional de Vigilância Sanitária Contrato de Gestão 5º Termo Aditivo
Governo do Estado da Bahia Secretaria de Saúde do Estado da Bahia Superintendência de Vigilância e Proteção da Saúde Diretoria de Vigilância Epidemiológica.
Secretaria de Estado da Saúde do Paraná
PORTARIA 183/2014.
Vigilância Epidemiológica
GOVERNO DO ESTADO DA BAHIA
Enfermagem em Trauma e Emergência
PORTARIA 183/2014.
Programa Vigilância dos Acidentes de Trabalho Fatais
VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA
Vigilância Epidemiológica
Concernente à área da saúde, as principais referências legais e de políticas públicas para o atendimento de mulheres em situação de violência, nas suas.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS VIGILÂNCIA EM SAÚDE.
SEMINÁRIO DE APOIO A DESCENTRALIZAÇÃO DA GESTÃO DOS PRESTADORES DE MÉDIA E ALTA COMPLEXIDADE DO SUS Regulação, Controle, Avaliação Secretaria Estadual.
AS REDES DE ATENÇÃO À SAÚDE NO PARANÁ O que é a Rede Mãe Paranaense É um conjunto de ações que envolve a captação precoce da gestante, o seu acompanhamento.
Apresentação do Protocolo de Atendimento as Pessoas em situação de Violência Sexual. Joinville/ SC. Mônica Vollrath Assistente Social Vigilância em Saúde.
Vigilância das Doenças Exantemáticas Sarampo e Rubéola Mônica S.Stavola – técnica da GDITR.
SECRETARIA DE ESTADO DA SAÚDE Superintendência de Planejamento e Gestão Diretoria de Planejamento, Controle e Avaliação do SUS. Gerência de Coordenação.
25 a Oficina de Trabalho Interagencial – OTI Rede Interagencial de Informações para a Saúde - RIPSA Usos das correções no SIM Dr. Juan Cortez-Escalante.
Transcrição da apresentação:

Notificar é Preciso NUCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR HOSPITAL MANOEL NOVAES / ITABUNA-BA Maria do Socorro Costa de Almeida Enfª NHE/CCH/Comitê de Mortalidade Materna e Infantil

BREVE HISTORICO O Hospital Manoel Novaes fundado há 57 anos é uma instituição filantrópica mantida pela Santa Casa de Misericórdia de Itabuna. Pela qualidade dos serviços que oferece tradicionalmente firmou-se como centro de referência regional em atenção à saúde da mulher e da criança, acolhendo permanentemente a população dos municípios pactuados, em sua maioria pertencente às regiões do Sul, Extremo-Sul e Sudoeste do Estado.

O Novaes mantém serviço para assistência pediátrica em regime de urgência/ emergência e internações. A estrutura organizacional dispõe ainda dos Serviços de Direção Técnica Administrativa, Direção Medica, Auditoria Médica e de Enfermagem, Comissão de Ética Médica e de Enfermagem, Centro de Estudos, Núcleo de Vigilância Hospitalar, Comissão de Controle de Infecção Hospitalar (CCIH), Comissão de analises de prontuários, Ouvidoria, Comissão Interna de Prevenção de Acidentes (CIPA), Serviço de Medicina Ocupacional do Trabalho (SESMT), Irmãs religiosas, Irmãs auxiliadoras.

NÚCLEO DE VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA HOSPITALAR DO HMN EQUIPE BÁSICA O NHE foi implantado em novembro de 2011, sendo formado por: 01 Enfermeira Sanitarista 01 Técnica de enfermagem 01 Médico Estamos lutando para contratação de um secretário.

Portaria MS/GM nº 2. 529/2004, essa, revogada pela Portaria nº 2 Portaria MS/GM nº 2.529/2004, essa, revogada pela Portaria nº 2.254 de 05/08/2010. Institui o Subsistema Nacional de Vigilância Epidemiológica em Âmbito Hospitalar, A vigilância epidemiológica em âmbito hospitalar tem como principal objetivo detectar, notificar e investigar as Doenças de Notificação Compulsória (DNC) e demais agravos de relevância epidemiológica, principalmente para as doenças emergentes, reemergentes e os casos mais graves atendidas em hospital

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA É um processo ativo, sistemático e contínuo de coleta, análise e interpretação de dados durante o processo de descrição e monitoração de um evento de saúde. Observação sistemática da ocorrência de um evento e a avaliação de fatores que determinam a tendência de aumento ou diminuição desta ocorrência. Utilizada para planejar, implementar e avaliar medidas de intervenção.

NÚCLEO DE VIGILÂNCIA HOSPITALAR OBJETIVOS: Notificar, Investigar, recomendar e adotar as medidas de prevenção e controle das doenças ou agravos; Notificar, Investigar a ocorrência de óbitos maternos e infantis para melhorar a qualidade da assistência Melhorar a qualidade da assistência e a relação custo-benefício das ações desenvolvidas no hospital

HOSPITAL SENTINELA A notificação de DNC permite ao município a adoção, oportunamente, de medidas de controle, possibilitando a interrupção da cadeia de transmissão de doenças entre a população. A instituição da rede de hospitais de referência serve de apoio para o planejamento das ações de vigilância e constitui ferramenta importante para o planejamento e gestão hospitalar.

COMO FUNCIONA O NVEH DO HOSPITAL MANOEL NOVAES?

Notificar e investigar doenças e agravos de interesse para a saúde pública; Notificar, em tempo oportuno, os agravos de notificação imediata; Identificar e investigar as suspeitas de ocorrência de surtos se DNC; Implementar medidas de controle para interrupção da transmissão de DNC. Acompanhar o perfil de morbidade da população atendida no hospital; Realizar a análise de óbitos ocorridos na instituição, incluindo materno e infantil; Acompanhar o correto preenchimento das DO e DNV; Analisar os dados coletados rotineiramente e divulgar as informações; Elaborar normas e rotinas técnico- operacionais, visando a detecção, prevenção e controle das DNC no âmbito hospitalar; Participar das Comissões Internas da Instituição; Capacitar novos colaboradores, no que diz respeito a VE das DNC; NOTIFICA DOENÇAS EXANTEMATICAS E PAF; CULTURA DE SECREÇÕES; NOTIFICA SIFILIS; CAMPANHA DE VACINAÇÃO COM O SESMT; REVISÃO IMUNOBIOLOGICOS DAS VACINAS DA GELADEIRA;

FACILIDADES E DIFICULDADES DO nveh A dificuldade era a falta de equipamento adequado para a instalação do programa SINAN e contratação de um secretario. Recebemos o material do Núcleo Estadual, destinado ao Núcleo Hospitalar do HMN para a instalação do programa SINAN, estamos aguardando o técnico da Vigilância Epidemiológica para implantação.

Referências Bibliográficas Núcleo de Vigilância Epidemiológica do Hospital Manoel Novaes. Governo do Estado do Rio Grande do Norte – Secretaria de Estado da Saúde Pública - Disponível em http://www.saude.rn.gov.br/contentproducao/aplicacao/s esap/SUVIGE/gerados/nhve.asp Acessado em 12/08/2013 Portarias e Legislações http://www.brasilsus.com.br/legislacoes/gm/104937- 2254.html - Acessado em 12/08/2013

A COLHER O QUE PLANTAMOS” (PROVÉRBIO CHINÊS) Mensagem “PODEMOS ESCOLHER O QUE SEMEAR, MAS SOMOS OBRIGADOS A COLHER O QUE PLANTAMOS” (PROVÉRBIO CHINÊS)

OBRIGADA CCIH_HMN@HOTMAIL.COM TEL. 073 32144375