Aprendendo sobre o EPLIS

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Transcrição da apresentação:

Aprendendo sobre o EPLIS Informações sobre o Exame de Proficiência em Língua Inglesa do SISCEAB

Aprendendo sobre o EPLIS O que é proficiência em língua inglesa para o Controle de Tráfego Aéreo? Uso da língua inglesa de maneira adequada, visando ao desempenho da atividade fim – resolução de problemas de tráfego aéreo, em inglês. Em outras palavras, seu inglês deve ser proficiente para o controle de tráfego aéreo, não para economia, medicina etc.

FASE I FASE II 1. COMPUTER-BASED 1.1) Avalia: compreensão 1.2) No microcomputador 1.3) 30 questões, múltipla escolha 1.4) Questões sobre os áudios 1.5) Duração máxima: 60 min. 1.6) Resultado automático ao final 1.7) 20 acertos, no mínimo 2. ORAL INTERACTION 2.1) Avalia: compreensão/produção oral 2.2) Entrevista candidato/interlocutor 2.3) 4 partes: ± 25 min a) Perguntas iniciais b) Situações de aviação c) Discussão sobre temas relevantes de aviação d) Descrição/criação de uma história sobre uma figura 2.4) Resultado: site do ICEA (www.icea.gov.br)

FASE I - Como se preparar? Treine com os exercícios de áudio disponibilizados no SIG-EPLIS Entre nos links sugeridos no SIG-EPLIS Ouça áudios em inglês sempre que possível (ex.: www.liveatc.net) Assista a filmes em inglês Procure na internet vídeos sobre aviação em inglês Tente “acostumar seu ouvido”

REFLITA: Se um estrangeiro abordasse você em plena Praça dos Três Poderes e perguntasse: “Com lichença, qual ser Palátio de Planaltou?”, apontando para o Palácio do Planalto e para o STF, você o interromperia para corrigir seu português ou, simplesmente, diria qual o prédio correto?

FASE II Imagine-se de passagem num país de língua inglesa fazendo perguntas e expressando idéias. Ninguém corrigirá seus erros em inglês, pois estarão interessados em entender e se fazer entendidos. Assim é o contexto da sua entrevista (Fase II): os avaliadores não corrigirão você. Eles só querem entender você, independente da maneira como você se expressar em inglês (com ou sem erros). Eles querem saber se você consegue expressar suas idéias, se fazer entendido (a).

FASE II – O que se espera do candidato? Se o candidato não falar, por medo de errar, não ganhará “ponto” algum; mas falando, mesmo que com erros, já estará ganhando “pontos” em algumas habilidades. Lembre-se: Expresse-se do seu jeito! Nem todos os erros impedem o candidato de obter o Nível de Proficiência 4. Não deixe de falar e de tentar fazer o seu avaliador entender você. Isso é o que importa! Ficar em silêncio só por causa do medo de errar apenas dificulta a avaliação e não lhe traz benefício.

IMPORTANTE! Fraseologia: não é avaliada Sua opinião sobre os temas abordados pode ser expressada livremente Entrevista: sempre gravada Gravação: confidencial (segurança do candidato) Acesso à gravação: só equipe de avaliação do EPLIS

FASE II Dois (2) avaliadores na sala: um avaliador interage com o candidato; o outro, fica afastado tomando notas inclusive dos pontos positivos observados. As instruções sobre as atividades são simples e há exemplos ilustrativos. Se não entender as instruções, peça repetição. Os avaliadores terão prazer em ajudar você a entender as instruções.

ESCALA DE AVALIAÇÃO DA OACI (ICAO Rating Scale) Para obter Nível de Proficiência Operacional (nível 4): 1) PRONÚNCIA: não precisa ser perfeita nem nativa, basta ser compreensiva em sua maior parte. 2) GRAMÁTICA: não precisa falar difícil nem bonito nem 100% correto, basta fazer-se entender. 3) VOCABULÁRIO: não precisa conhecer todas as palavras da aviação, mas se não se lembrar de uma determinada palavra, explique da melhor maneira que conseguir. Não fale português!

ESCALA DE AVALIAÇÃO DA OACI (ICAO Rating Scale) Para obter Nível de Proficiência Operacional (nível 4): 4) FLUÊNCIA: seja natural como se estivesse tentando ser entendido por um estrangeiro. Conecte suas idéias. 5) COMPREENSÃO: ao dar suas respostas, basear-se no que você entendeu, e não no que não entendeu. 6) INTERAÇÃO: ser imediato não é ser precipitado; ser apropriado é responder o que foi perguntado; ser informativo é falar o que souber sobre a situação ou pergunta.

Os descritores da tabela da ICAO Conceitos importantes: PRONÚNCIA: entonação, ritmo, tonicidade das palavras ESTRUTURA: deslizes que não interferem na compreensão da mensagem podem ocorrer VOCABULÁRIO: paráfrases, vocabulário de aviação FLUÊNCIA: marcadores discursivos, conectores COMPREENSÃO: estratégias de clarificação INTERAÇÃO: respostas imediatas, apropriadas e informativas

RECURSOS DISPONÍVEIS EQUIPE NO ICEA: (12) 3945.9260 ou .9096 ou .9216 Exercícios e informações gerais no site do TELEDUC CTP-010 – Inglês ATC Escolas contratadas por todo Brasil

IMPORTANTE! Ler o material referente ao EPLIS no site do ICEA, com atenção especial para o Manual do Candidato. Em 2014, TODOS devem se cadastrar no site do ICEA (www.icea.intraer ou www.icea.gov.br), independente de já ter obtido nível de proficiência (NP) 4, 5 ou 6. Quem obteve NP 4 em 2011 e NP 5 em 2008 deverá realizar o EPLIS novamente em 2014.

Enjoy your studies! Good luck! Apresentação preparada inicialmente pelo SO BCT Gilberto Carvalho Vaz e adaptada pela equipe da Coordenadoria de Língua Inglesa do ICEA.