Relato Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Faculdade Estudos Sociais do
Advertisements

CPA Comissão Própria de Avaliação
CPA – COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO FIQUE SABENDO Porto Velho 2010/2011.
FACULDADE METROPOLITANA
Avaliação dos cursos que obtiveram nota 4 no último triênio Maria Inês Schmidt Mariangela Cherchiglia Reunião Capes e Coordenadores de Programas de Pós-Graduação.
A busca das mulheres para alcançar seu espaço dentro das organizações
Auto-Avaliação Institucional da PUC-SP
MISSÃO INSTITUCIONAL: UMA PROPOSTA AVALIATIVA III Congresso Internacional em Avaliação Educacional Anamérica Prado Marcondes Pontifícia Universidade Católica.
Avaliação dos componentes curriculares 2011
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
1 INQUÉRITOS PEDAGÓGICOS 2º Semestre 2003/2004 ANÁLISE GERAL DOS RESULTADOS OBTIDOS 1.Nº de RESPOSTAS ao inquérito 2003/2004 = (42,8%) 2.Comparação.
PESQUISA AVALIAÇÃO E INOVAÇÃO COM TECNOLOGIAS DA INFORMAÇÃO
Curso de ADMINISTRAÇÃO
PUCRS - PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM PEDIATRIA E SAÚDE DA CRIANÇA Início do Mestrado: 1995 Início do Doutorado: 2004 Formou 63 Mestres e 3 doutores Conceito.
SI STEMA N ACIONAL DE VALIAÇÃO A DA DUCAÇÃO E S UPERIOR.
EXPERIÊNCIA DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL NA UFRN
MINISTÉRIO DA EDUCAÇÃO INSTITUTO NACIONAL DE ESTUDOS E PESQUISAS EDUCACIONAIS ANÍSIO TEIXEIRA DIRETORIA DE ESTATÍSTICAS E AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR.
Monitoria 2013 Informações Gerais.
Questionário de Avaliação Institucional
UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO Prof. Ms. Taisir Mahmudo Karim
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR
Avaliação Institucional na Universidade de Caxias do Sul
Etapas da construção do PDI IFTO
Fique Sabendo! Outubro de 2007 Informes do 2º semestre Uma vez por semestre (duas vezes ao ano) a equipe da CPA apresenta a toda Comunidade Educativa seu.
Faculdades Integradas Teresa D´Ávila AUTO-AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
2001- Comissão de Avaliação Institucional (CoAI) embrião da unificação de processos e iniciativas CPA e Programa de Avaliação Institucional.
CAP/UnC Universidade do Contestado - UnC AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL
Diagnósticos Educativos = Diagnósticos Preenchidos 100% = 1.539
III Congresso Interno Campus de Vitória da Conquista 07 mar. 2013
PESQUISA SOBRE PRAZO MÉDIO DA ASSISTÊNCIA NA SAÚDE SUPLEMENTAR
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR LEI Nº , de 14/04/2004.
AVALIAÇÃO TRIENAL 2013 CAPES ÁREA SAÚDE COLETIVA.
SINAES: Concepções e Diretrizes
Secretaria da Educação
PROCESSOS PRINCIPAIS Alunos - Grau de Satisfação 4971 avaliações * Questões que entraram em vigor em 2011 ** N.A. = Não Aplicável Versão: 07/02/2012 INDICADORES.
“Aperfeiçoamento e Avaliação Docente: processo e reciprocidade”
Curso de Especialização em Educação a Distância
O Sistema Integrado de Avaliação Institucional - SIAI nasce com a proposta de ser uma ferramenta de gestão que deve ser utilizada, em todo o seu potencial,
Funcionários - Grau de Satisfação 2096 avaliações
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
Avaliação Institutional - Histórico •Instalação da Universidade em Acompanhamento 07/07/1998. •Formada a 1ª equipe de trabalhos da Avaliação Institutional.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO – 2014
A CPA na ESPM: A instauração de um processo de melhoria contínua
Olhe fixamente para a Bruxa Nariguda
1. 2 SINAES INTEGRA OS DIVERSOS INSTRUMENTOS AVALIATIVOS COM BASE EM UMA CONCEPÇÃO GLOBAL NÃO CONFUNDE, MAS ARTICULA E AVALIAÇÃO E REGULAÇÃO PROPICIA.
Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes Enade 2014 Pró-Reitoria de Ensino, de Pesquisa e de Extensão Reunião com os Campi Gerências, Coordenações de.
Indicadores de Evaluación Institucional de la UFRGS Prof. Daltro José Nunes (Secretario de Evaluación Institucional UFRGS)
AVALIAÇÃO DAS INSTITUIÇÕES DE ENSINO SUPERIOR
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
INSTITUCIONAL EXTERNA 2013
III ENCONTRO DE AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL:O REPENSAR NA ACADEMIA
CPA A Comissão Própria de Avaliação está prevista na Lei nº , de
SISTEMA NACIONAL DE AVALIAÇÃO DA EDUCAÇÃO SUPERIOR 28 de outubro de 2010 Nadja Valverde Viana IMPLANTAÇÃO E DESAFIOS.
MESA REDONDA: Fixação de Doutores nas IES Particulares Núbia Maciel.
Equipe Bárbara Régis Lissa Lourenço Lucas Hakim Ricardo Spada Coordenador: Gabriel Pascutti.
SINAES CPA – Comissão Própria de Avaliação SAI – Secretaria de Avaliação Institucional –LEI Nº , DE 14 DE ABRIL DE 2004 – art 11.; –RESOLUÇÃO Nº.
SEMINÁRIO: SENSIBILIZANDO A COMUNIDADE ACADÊMICA PARA A AVALIAÇÃO INSTITUCIONAL INTERNA CPA –
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO
Trajetória acadêmica: alguns indicadores do Curso de Educação Especial Diurno da Universidade Federal de Santa Maria Brasil UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA.
Pró-Reitoria de Planejamento
Auto-avaliação.
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
Comissão Própria de Avaliação - CPA Socialização de Resultados Período Letivo
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO. SINAES  O Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES), instituído pela Lei n° , de 14 de abril de.
Sistema de Acompanhamento e Avaliação de Disciplinas e Cursos SAAS e-Tec Brasil Fevereiro 2012.
Avaliação Institucional Sistemas de Informação. Avaliação Institucional - Equipe Andrea Menezes José Francisco Maíra Nascimento Raphael Barros.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
UNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCO PROACAD / DDE COORDENAÇÃO DE AVALIAÇÃO DOS CURSOS DE GRADUAÇÃO Equipe: Coordenadora: Ana Augusta Cordeiro Técnica em.
Evolução do Sistema de Avaliação da Educação Superior Brasília - maio de 2014 João Carlos Pereira da Silva Presidente da CONAES.
COMISSÃO PRÓPRIA DE AVALIAÇÃO CPA. É uma comissão constituída por membros representantes do corpo docente, discente, técnicos administrativos e sociedade.
Transcrição da apresentação:

Relato Centro Universitário do Estado do Pará - CESUPA Profa. Gisele Abrahim Coordenadora CPA/CESUPA

Autoavaliação no CESUPA De forma sistemática e contínua, dentro dos princípios do SINAES, iniciou em 2004 formulação do projeto de autoavaliação e dos instrumentos de pesquisa. 40% de participação em cada categoria A primeira coleta de dados deu-se em 2005 A coleta é semestral

Processos e procedimentos autoavaliação 1- COLETA: semestral com instrumentos revisados por todos os segmentos 2- CONVERSÃO DOS CONCEITOS EM MÉDIAS 3- ESCALA : 1-5 4- MÉDIA MÍNIMA CESUPA - 3,5 5- Médias abaixo do valor de corte devem permitir intervenção por três semestres.

COMO ACONTECE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO? INEP CESUPA 1-MISSÃO E O PDI 1- GESTÃO E PDI (1, 2, 3, 5, 9,10) - BIENAL 2-POLÍTICAS DE PESSOAL, CORPO DOCENTE E CORPO TÉCNICO ADMINISTRATIVO 2- GESTÃO DO CURSO (3,5) - ANUAL 3-PLANEJAMENTO E AVALIAÇÃO EM RELAÇÃO A AUTO-AVALIAÇÃO 3- PROJETO PEDAGÓGICO (4 E 10) – TRIENAL 4-POLÍTICAS DE ATENDIMENTO AOS ESTUDANTES 4- AVALIAÇÃO DOCENTE (10) SEMESTRAL – ALUNOS AVALIAM PERFIL DOCENTE. 5-ORGANIZAÇÃO E GESTÃO DA INSTITUIÇÃO 5-AVALIAÇÃO DISCENTE (10) SEMESTRAL – PROFESSORES AVALIAM O PERFIL DISCENTE

COMO ACONTECE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO? INEP CESUPA 6-INFRAESTRUTURA FÍSICA 6-INFRA ESTRUTURA - BIENAL 7-A COMUNICAÇÃO COM A SOCIEDADE 7- COMUNICAÇÃO INTERNA E EXTERNA - BIENAL 8-SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA 8- SUSTENTABILIDADE FINANCEIRA - BIENAL 9-RESPONSABILIDADE SOCIAL DA INSTITUIÇÃO BIENAL 10- POLÍTICA PARA O ENSINO, A PESQUISA, A PÓS-GRADUAÇÃO E A EXTENSÃO COMO ACONTECE O PROCESSO DE AVALIAÇÃO?

Processo de coleta Agendamento de horários para cada turma nos laboratórios de informática, sob responsabilidade de um professor O instrumento de coleta foi disponibilizado no sistema on-line da instituição, para professores e alunos

O problema Encontrar a adesão para a participação voluntária do processo de autoavaliação institucional. Histórico da participação no processo 2006 - 59%; 2007 - 21,11%; 2008 - 67,92%; 2009 - 60,70%; 2010 55,49%. Média anual de aproximadamente 53%.

Como consolidar um processo de avaliação mais efetiva com a participação maciça da comunidade quando o envolvimento voluntário é frágil?

Novas estratégias Direito Reuniões com coordenação de curso e membros da CPA 2010/2: condicionamento do sistema online 1 semana de acesso regular 1 semana de acesso condicionado Direito alcançou 85,44% de participação discente

Qual a validade desses resultados? As respostas seriam a esmo? Dúvida Qual a validade desses resultados? As respostas seriam a esmo?

Objetivo Examinar os efeitos do condicionamento do sistema online nos índices de participação discente na autoavaliação institucional e nos seus resultados.

Hipóteses do estudo H0: µ2010 = µ2012 H1: µ2010 < µ2012. A hipótese nula pressupõe que a participação não se altera de 2010 para 2012 H1: µ2010 < µ2012. A hipótese alternativa apresenta a participação em 2010 menor que em 2012

Valores absolutos foram observadas, porém ainda não estava certificado o nível de confiança de seus resultados.

Procedimentos do estudo Participação discente na avaliação docente Universo: 2010.1 2.457para 2012.2 3.039 Amostra: discentes de 14 cursos de graduação Instrumento de pesquisa: 2010: 17 questões em escala e 1 aberta 2012: 14 questões e 1 aberta

Testes quantitativos Teste t de Student pareado, com apoio do software SPSS testar a significância do percentual de participação na pesquisa Teste Alpha Cronbach (α), apoio do SPSS conferir a segurança nos resultados obtidos tanto antes do condicionamento quanto depois do condicionamento do sistema

Testes qualitativos Escolheu-se como recorte o curso de direito Identificou-se os 5 docentes com melhores médias e 5 docentes com médias menores Foram analisados os conteúdos de 140 falas dos alunos identificar se houve coerência entre as médias obtidas e a essência das falas Assim houve a identificação das unidades de significado e codificação: 5 dimensões

Resultados Novo método permitiu que alunos respondessem a pesquisa no momento que acreditassem ser mais oportuno Alcançou-se 92,91% de participação discente Houve a participação organizada da comunidade agilidade na organização, análise e publicidade da avaliação institucional.

TABELA 01 – PARTICIPAÇÃO NA AUTOAVALIAÇÃO Fonte: CPA/CESUPA, 2013. Ano 2006 2007/2008 2009.1 2010.1 2011.1 2012.2 Alunos matriculados 3333 4213 4325 4.420 3866 3.437 Participação voluntária 1836 2691 2408 2.457 --- 459 Participação voluntária (%) 58% 63,87% 55,68% 55,59% 13,35% Participação condicionada 3592 3.039 Participação condicionada (%) 92,91% 88,42%

TABELA 02 – MÉDIA E VARIÂNCIA DA PARTICIPAÇÃO DISCENTE 2010.1 2012.2 Média 68,86% 87,10% Variância 192,90 35,03 n 14 O processo deixou de ser prática pulverizada e forte apenas em alguns cursos e assumiu inserção em toda a instituição Fonte: elaborado pelos autores, 2013.  

TABELA 03 – RESULTADO DO TESTE T STUDENT PAREADO Fonte: elaborado pelos autores, 2013.   Diferenças pareadas t GL Bicaldal Média Desvio Erro padrão 95% Confidence Interval of the Difference Superior Inferior µ2012 - µ2010 18,24 15,34064 4,09996 27,10 9,38 4,45 13 0,001 Índice de confiança de 95%

TABELA 04 – RESULTADO DO TESTE ALPHA DE CRONBACH Fonte: elaborado pelos autores, 2013. Teste 2010 2012 Alpha de Cronbach 0,90 0,92

TABELA 05 – RELATÓRIO QUANTITATIVO DAS FALAS DOS ALUNOS   2010 2012 Código docente Médias Qt de falas Falas destoantes MENORES MÉDIAS Am10 3,05 3 Am12 3,91 7 Bm10 3,15 14 Bm12 3,97 10 1 Cm10 3,63 2 Cm12 4,02 Dm10 3,67 12 Dm12 4,07 4 Em10 3,74 9 Em12 4,12 8 MELHORES MÉDIAS AM10 4,90 AM12 4,86 BM10 4,89 BM12 4,85 17 CM10 4,87 5 CM12 4,82 DM10 4,84 DM12 4,79 6 EM10 EM12 Total 62 1 (1,66%) 78 4 (5,12%) Fonte: CPA/CESUPA, 2013.

Falas destoantes “excelente profissional, mas precisa ser mais centrada”, “uma boa professora, mas parece ser um pouco enrolada com assuntos extraclasse”, pois “faltou muito, por motivos pessoais e tivemos muitas aulas de reposição fora do nosso horário normal”. “a professora é muito boa, contudo, o aproveitamento da disciplina poderia ter sido melhor” e “a professora é muito querida, mas tem que melhorar na explicação”.

Considerações finais A nova estratégia de coleta de dados sedimentou a permanência com que se vivencia a prática autoavaliativa na IES A cultura avaliativa de adesão voluntária de todos os segmentos está em desenvolvimento na instituição

Mais informações CPA na Unidade José Malcher Coordenadora Profa. Gisele Abrahim Reunião ocorre toda última terça-feira de cada mês, às 17hs. Telefone para contato: (91) 4009-9177 E-mail: cpa@cesupa.br Site: http://www.cesupa.br/saibamais/CPA/CPA.asp