Candidatura Formulário de Candidatura online (Innovation Journal) Projecto Sentir, Pensar, Crescer, Inspirar Programa Escolas Inovadoras WWIEF 2010.

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Transcrição da apresentação:

Candidatura Formulário de Candidatura online (Innovation Journal) Projecto Sentir, Pensar, Crescer, Inspirar Programa Escolas Inovadoras WWIEF 2010 Programa anual de trabalho – Pathfinder School Implementação do projecto da esl Avaliação do Projecto Avaliação interna Avaliação em equipa de escolas mundiais

Projecto Educativo de Escola Inovação Boas Práticas Liderança

Competências do Século XXI Ensino centrado no aluno Partilha de boas práticas

a aceitação das dificuldades sentidas pelos docentes e o acolhimento da orientação a dar aos professores pela equipa responsável pelo projecto; a efectiva utilização das ferramentas promotoras da comunicação pelas lideranças das turmas e seus pares e alunos; a utilização marcadamente pedagógica das TIC pelos alunos; as estratégias que possam fazer com que os pais sejam mais activos e participativos na vida escolar do seu educando;

a dificuldade que os professores têm em deixar de ser o centro do ensino para passarem a ser facilitadores do processo. a capacidade que os professores têm em partilhar as experiências do projecto com os seus pares;

Relationships: Educative community (students, teachers) families, local, regional, national and international community. Environment: Innovative, challenged, motivated, risk-taker, inspired, passionate, collaborative, shared, published. Improve learning process. Expand learning outside school walls 24/7. Opportunities: Expand learning in time and space; increase communication between parents, teachers and students; experiment new learning methodologies. Share experiences and results. Improve teachers professional qualification. Resources : Classrooms equipped with interactive boards, internet connection, computers. Wireless connection in every school facilities. Teachers training team. Windows Live. Distributed Leadership : Leadership is distributed by class tutors, teacher training team, school leaders and a specific group of teachers and students. Teachers and students share responsibilities, collaborate, are listened and challenged. Parents listened and challenged to collaborate and be more involved in their sons learning process. Evaluation : Active role of students, teachers and parents (how collaborate and participate in planning, execution and evaluation of the project phases). Improvement of students skills. Recognition : Changes occurred in the environment and school vision. Possibility of influence other schools following our steps.

Student Voice 10 Novembro Innovative teaching and learning practice 1 Dezembro Exploring emerging technology 2 Fevereiro2 Março6 Abril4 Maio1 Junho7 Setembro Individual learning journeys - personalization Professional Development Learning Environment Planning and scoping implementation Innovation showcase

ObjectivoActividadeDataPúblico-Alvo Plano de trabalho para 2010/ Preparar a candidatura ao Programa Escolas Inovadoras da Microsoft – Escola Pathfinder Reunião com professores da ESL 4/10Professores Contactos com superiores hierárquicos e patrocinadores 4/10 Directora Regional da Educação e Formação Presidente da Câmara Municipal Processo de candidatura4-8/10Equipa Coordenadora Ser capaz de utilizar a ferramenta Windows Live e de criar espaços virtuais Formação: Potencialidades Pedagógicas do Windows Live 11/10 Directores de Turma e Coordenadores Definir objectivos para as turmas piloto Reuniões 11/10 Directores de Turma e Professores de TIC 12/10 Pais e Encarregados de Educação

ObjectivoActividadeDataPúblico-Alvo Desafiar a comunidade escolar a utilizar pedagogicamente a ferramenta Windows Live e a serem inovadores Apresentação do projecto final.11/10 Professores Alunos Pais e E. E. Orientar, formar e apoiar professores, alunos e pais e Encarregados de Educação Membros da Equipa Coordenadora trabalham com público-alvo. 11/10 a 5/11 Professores Membros da Equipa Coordenadora trabalham com público-alvo. Feedback de directores de turma. Alunos

ObjectivoActividadeDataPúblico-Alvo Partilhar experiências e inspirar outras escolas Conferência de Escolas Inovadoras 2/11 Professores Presidentes / Directores de Escola. Avaliar os objectivos do projecto e redefinição de objectivos e procedimentos Reuniões de trabalho. 3/11 Alunos Professores Pais e E. E. Orientar, formar e apoiar professores, alunos e pais e Encarregados de Educação Membros da Equipa Coordenadora trabalham com público-alvo. 11/10 To 5/11 Professores Membros da Equipa Coordenadora trabalham com público-alvo. Feedback de directores de turma. Alunos Avaliar o projecto face aos objectivos propostos Reuniões de trabalho 5/11 Alunos

ObjectivoActividadeDataPúblico-Alvo Partilhar experiências e inspirar outras escolas Conferência de Escolas Inovadoras 2/11 Professores Avaliar o projecto face aos objectivos propostos Reuniões de trabalho 5/11 Alunos Professores Pais e E. E. Partilhar experiências e inspirar outras escolas Conferência Sentir, Pensar, Crescer, Inspirar 6/11 Professores Presidentes / Directores de Escola. Planificar o Segundo ano do projecto Reunião com os professores da ESL 7/11 Professores Planificação do Segundo ano do projecto Equipa Coordenadora

A comparação entre competências do século XXI que os alunos possuem ao chegar à escola e as desenvolvidas até o final do ano lectivo. O número e grau de satisfação dos professores participantes em formações (internas – Windows Live) e nas conferências previstas sobre o Programa Escolas Inovadoras (presenciais e virtuais). O grau de utilização das TIC e a inovação que introduzem na prática lectiva, bem como a variedade de ferramentas utilizadas. O grau de envolvimento dos pais e encarregados de educação na utilização/conhecimento da utilização das tecnologias e opinião sobre as práticas inovadoras.