UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA Metodologia da Pesquisa Prof. Ms. Edilacir Larruscain COLETA DE MATERIAL O tipo de material vai depender da natureza.

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Felipe Gonçalves Un. Estácio de Sá. Problema é qualquer questão não resolvida e que é objeto de discussão, em algum domínio do conhecimento. É a questão.
Advertisements

Titulo da apresentação Nome dos integrantes da equipe 2010 CENTRO DE ENSINO SUPERIOR DE FOZ DO IGUAÇU MANTENEDORA: ASSOCIAÇÃO EDUCACIONAL IGUAÇU Nome do.
Faculdade Santíssimo Sacramento Comportamento Organizacional CLIMA ORGANIZACIONAL.
DICAS PARA A ELABORAÇÃO DE UM BOM REFERENCIAL TEÓRICO.
Aprender a ler não é tarefa simples, exige uma postura crítica e uma disciplina intelectual por parte d leitor.
Técnica de sublinhar para esquematizar e resumir
Referências Bibliográficas. Segundo a ABNT-NBR 6023:2003 REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS Relação de obras citadas pelo autor em livros, artigos de periódicos,
Elaboração de Projeto de Pesquisa: a construção da metodologia
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Profª Doutora Brígida singo
O que é Pesquisa de Mercado?
23ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
Tema e problema de pesquisa
Elaboração de um projeto de pesquisa
Conceito de pesquisa A pesquisa e uma atividade voltada para a solução de problemas, através do emprego de procedimentos científicos. Seus elementos são:
Leitura e Documentação
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
PISA 2015 AVALIAÇÃO DE LEITURA BRASIL
22ª Mostra de Pôster – FATEC 2016
FACULDADE PITÁGORAS METODOLOGIA E INTRODUÇÃO À PRÁTICA DE PESQUISA FICHAMENTO Professora: Cínthia Ferreira
Estrutura do Projeto de Pesquisa
Disciplina: Cultura Organizacional
DISCIPLINA: PESQUISA DE CAMPO III Prof. Francisco E. B
7. O que é síntese de evidências, revisão sistemática e metanálise?
METODOLOGIA DE PESQUISA Profa Gabriela Gonçalves Silveira Fiates Dra
Autor(a), Autor(a) e Autor(a) Orientador(a) Instituição e contato
Metodologia de Pesquisa e Redação Científica
Métodos da pesquisa – coleta de dados
ORIENTAÇÃO TCC – FASB / 2010.
Desenvolvimento ou corpo do artigo
METODOLOGIA DE PESQUISA
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL: COMO ENSINAR?
Trabalho de Conclusão de Curso I 6o. ADM
RESUMOS UNIRIO Profª.: Maria Lucia Costa de Vasconcelos Chaves
TÍTULO Nome Sobrenome (Curso - AEMS) Nome Sobrenome (Curso - AEMS)
Desenvolvimento ou corpo do pôster
  ESTÁGIO CURRICULAR SUPERVISIONADO: UM OLHAR SOBRE O PROCESSO FORMATIVO NA MODALIDADE A DISTÂNCIA. Autores: Priscila Bernardo Martins; Edda Curi; Carlos.
A LITERATURA NA EDUCAÇÃO INFANTIL: ASPECTOS E CONTRIBUIÇÕES NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM. DAGMAR NEPONUCENO BELO CARDOSO UNIVERSIDADE FEDERAL DO.
24ª Mostra de Pôster – FATEC 2017
COMO ELABORAR UMA PESQUISA DE MERCADO
Destaques do texto sobre entrevista social
Trabalhos científicos
Capítulo 2 Nascimento de um projeto de pesquisa quantitativo, qualitativo ou misto: a ideia.
Desenvolvimento ou corpo do pôster
PLANEJAMENTO EDUCACIONAL
Instrumentação Laboratorial
26ª Mostra de Pôster – FATEC 2018
Título do Artigo Introdução Desenvolvimento Objetivo
COMO INICIAR UMA INVESTIGAÇÃO
Conhecimento e Pesquisa
PESQUISA EM SALA DE AULA
O ATO DE ESTUDAR HÜHNE, Leda Miranda
Entendendo o Método Científico
PESQUISA DE CAMPO Ana Lucia Volinkevicz Gilson Tonet Rosângela Kowalek.
Referências Bibliográficas.
Texto argumentativo: artigo de opinião
E. M. Dr. Leandro Franceschini
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA Prof. Otávio Lima
Disciplina: MAF – 1175 Estágio Supervisionado IV
METODOLOGIA: TÉCNICAS DE SUBLINHAR E RESUMIR
A IMPORTÂNCIA DO MÉTODO
1º DIA – aula 01: conhecendo as partes de um tcc
METODOLOGIA CIENTÍFICA
FATEC Guaratinguetá, 27 de abril de 2019
INSTRUMENTOS PARA COLETA DE DADOS
Pesquisa Científica
O Significado de Pesquisar
Metodologia de Pesquisa Robledo Lima Gil. Repensando os projetos de pesquisa...
Faculdades Integradas de Três Lagoas, 2019
PROFESSOR: RODRIGO APARECIDO EDUARDO DOS REIS INDAIATUBA 2018.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE DA REGIÃO DA CAMPANHA Metodologia da Pesquisa Prof. Ms. Edilacir Larruscain COLETA DE MATERIAL O tipo de material vai depender da natureza do problema levantado! REVISÃO BIBLIOGRÁFICA 1º contato com os autores que versam sobre o assunto (autores consagrados e/ou especialistas); 2º leitura das obras – confrontar posições dos autores, levantar dificuldades, comparar opiniões e discordâncias; ainda não aprofundar mas ter uma visão geral do problema; Utilizar: livros, periódicos, publicações especializadas, revistas, teses, dissertações; vasculhar a Internet; Importante: “Nenhum investigador deve partir de uma realidade completamente desconhecida, do ponto zero [...] esta revisão da literatura poderá oferecer novos parâmetros para olhar o mesmo tema que queremos nos debruçar” (THUMS, 2000)

Pesquisar nos “repertórios gerais” : enciclopédias, dicionários especializados, códigos legais, catálogos, anuários, anais, almanaques, entre outros; “garimpar” bibliotecas; “Pesquisar é um trabalho árduo!”

Leitura “A leitura do mundo precede a leitura da palavra [...] linguagem e realidade se prendem dinamicamente. A compreensão do texto a ser alcançada por sua leitura crítica implica a percepção das relações entre o texto e o contexto” (Paulo Freire) Eliminar elementos que possam interferir negativamente em nossa leitura: má postura; barulhos e ruídos externos; ambiente inadequado, iluminação insuficiente; cansaço físico; vocabulário muito restrito e rebuscado; problemas de visão.

Diferentes tipos de leitura (Hühne, 1989) a) Exploratória: fase em que se lê tudo; o texto inteiro e completo para perceber o todo; b) Analítica: identificar ideia central, ideias secundárias, partes significativas (mais fortes), o tema, os diferentes enfoques, a problematização, argumentos, relações; c) Interpretativa: compreender o conjunto, olhar o texto “de cima”, interpretar, colocar vivências pessoais junto ao texto, elaborar nosso ponto de vista, questionando-o, avaliando-o, criticando-o; d) Problematização: retirar do texto os problemas e as dúvidas apresentadas; e) Crítica: confrontar as ideias – as minhas e as do texto, formulando juízos.

Tipos de pesquisa PESQUISA BIBLIOGRÁFICA É o manuseio de obras literárias visando a elaboração de novos olhares sobre determinado problema. Demanda leituras exaustivas da bibliografia disponível. Orientações: Sublinhar e anotar Copiar trechos que poderão servir de citações – identificar a fonte (autor, obra, ano, página) Ex: (FREIRE, 1999, p. 26), ou: segundo Freire (1999, p.26) Comparar as linhas de pensamento Não alterar a ideia do outro; há de haver o máximo de fidelidade possível

PESQUISA DE CAMPO Busca conhecer aspectos importantes e peculiares do comportamento humano em sociedade. Envolve estudos de satisfação, interesses, opiniões de grupos ou pessoas sobre aspectos de sua realidade. Instrumentos mais indicados: questionários, entrevistas, protocolos verbais, observações, entre outros. Coleta, tabulação e estudo dos dados. Vantagem: traz sempre elementos atuais e novidades recentes. Cuidado: que os elementos coletados sejam o mais fidedignos possível, sem qualquer tipo de alteração ou interferência. Pode-se (ou deve-se!) registrar, gravar, fotografar, escrever detalhes, observar situações curiosas ou inusitadas. Utilizar, se necessário, o Termo de Consentimento.

PESQUISA EXPERIMENTAL Ligada às Ciências Naturais, é a manipulação de variáveis sob um controle adequado com a finalidade de observar, analisar e interpretar reações e alterações ocorridas no objeto de pesquisa. Instrumentos: técnicas especiais, laboratórios. Necessita repetição dos experimentos.

ESTUDO DE CASO É um estudo criterioso de algum caso em particular, de pessoa ou de instituição, para analisar as circunstâncias específicas que o envolver. Casos clínicos, médicos, psicanalíticos, psiquiátricos, jurídicos, educacionais, culturais, que necessitem esclarecimentos objetivos e exclusivos. PESQUISA-AÇÃO Envolve o engajamento social e/ou político em alguma causa popular em questão. Desempenha-se um papel ativo na resolução de algum problema estabelecido em determinada comunidade. ETNOGRAFIA Estudo de uma cultura diferente que consiste numa permanência maior de tempo do pesquisador em uma determinada realidade, convivendo e seguindo os mesmos passos dos sujeitos pesquisados.

Outros tipos de pesquisa: