US$ Trilhões Fonte: ITC sob as bases do COMTRADE.

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Transcrição da apresentação:

US$ Trilhões Fonte: ITC sob as bases do COMTRADE

Descrição SH Part%Part. % Acum. Var% ÓLEOS BRUTOS DE PETRÓLEO1.043, ,228,8 30,7 OUTRAS COMMODITIES493,52548,263,512,311,1 ÓLEOS REFINADOS DE PETRÓLEO321,82497,563,215,554,6 MEDICAMENTOS222,14244,731,617,010,2 AUTOMÓVEIS > 1500 CC ATÉ 3000 CC219,51220,691,418,50,5 COMBUSTÍVEL DE AVIAÇÃO217,27203,401,319,8-6,4 GÁS NATURAL128,48176,501,120,937,4 PARTES E ACESSÓRIOS DE MÁQUINAS E EQUIPAMENTOS 141,31143,610,921,81,6 AUTOMÓVEIS > 3000 CC137,29132,920,922,7-3,2 AUTOMÓVEIS MOVIDOS À DIESIL 1500 cc to 2500 cc 126,68124,930,823,5-1,4 OUTROS10.771, ,2376, ,6 TOTAL (TODOS OS PRODUTOS)13.824, , ,7 Fonte: ITC sob as bases do COMTRADE US$ Trilhões

US$ Bilhões Evolução das exportações Brasileiras Fonte: Secex / AliceWeb Participação das Exportações Brasileiras no Comércio Mundial 20041,07% 20051,14% 20061,14% 20071,16% 20081,27%

Fonte: Secex / AliceWeb Descrição NCM Part%Part. % Acum. Var% OLEOS BRUTOS DE PETROLEO8,9113,686,9 53,7 MINERIOS DE FERRO NAO AGLOMERADOS7,1111,055,612,555,4 OUTROS GRAOS DE SOJA,MESMO TRITURADOS 6,7010,945,518,063,3 MINERIOS DE FERRO AGLOMERADOS3,445,482,820,859,3 AVIÕES3,764,392,223,017,0 BAGACOS E OUTS.RESIDUOS SOLIDOS,DA EXTR.DO OLEO DE SOJA 2,964,362,225,247,5 CAFÉ VERDE3,384,132,127,322,3 PASTA QUÍMICA DE MADEIRA2,943,771,929,228,7 CARNES BOVINAS CONGELADAS2,703,701,931,137,0 ACUCAR DE CANA,EM BRUTO3,133,651,832,916,6 DEMAIS PRODUTOS115,62132,7767,110014,8 TOTAL160,65197, ,2 US$ Bilhões

Descrição do País Part% Part. % Acum. Var% ESTADOS UNIDOS25,0727,426,9 53,7 ARGENTINA14,4217,615,612,555,4 CHINA10,7516,405,518,063,3 PAISES BAIXOS (HOLANDA)8,8410,482,820,859,3 ALEMANHA7,218,852,223,017,0 JAPAO4,326,112,225,247,5 VENEZUELA4,725,152,127,322,3 CHILE4,264,791,929,228,2 ITALIA4,464,771,931,137,0 RUSSIA, FEDERACAO DA3,744,651,832,916,6 OUTROS72,8591,7067,110014,8 TOTAL160,65197, ,2 Fonte: Secex / AliceWeb US$ Bilhões

PORTE DA EMPRESA Part. % total Var. % MICRO-EMPRESAS PEQUENAS EMPRESAS MÉDIAS EMPRESAS ,3 GRANDES EMPRESAS PESSOAS FÍSICAS TOTAL ,2 Fonte: Secex / AliceWeb

94,16% Fonte: Secex / AliceWeb 1,34% 4,5%

EMPRESAS US$ BILHÕES PART. % TOTAL VALE S.A.8,27,4% PETROLEO BRASILEIRO S A PETROBRAS8,27,3% BUNGE ALIMENTOS S/A3,93,5% EMBRAER3,02,7% ADM DO BRASIL LTDA2,62,3% CARGILL AGRICOLA S A2,01,8% SADIA S.A.1,41,2% LOUIS DREYFUS COMMODITIES BRASIL S.A.1,41,2% BRASKEM S/A1,31,2% AMAGGI EXPORTACAO E IMPORTACAO LTDA1,21,1% DEMAIS EMPRESAS78,670,3% TOTAL111,8100,0% Fonte: Secex / AliceWeb

Fonte: Pesquisa As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira – Sebrae/Funcex

Tipo de Entrave Participação (%) Dificuldade de encontrar um parceiro para apoiar as vendas nos países56,2% Dificuldade de estruturar canais de comercialização nos outros países53,2% Muitas exigências burocráticas40,0% Dificuldade de obter informações sobre as necessidades e as preferências dos compradores 35,3% Elevadas tarifas de importações27,7% Dificuldade de obter informações sobre as exigências técnicas e burocráticas nos países 26,1% Desconhecimento do mercado de destino23,6% Dificuldade de fornecer assistência técnica pós-venda19,2% Barreiras técnicas12,4% Barreiras sanitárias6,4% Fonte: Pesquisa As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira – Sebrae/Funcex Entraves à expansão das exportações em relação às condições de acesso aos mercados externos

Tipo de Entrave Participação (%) Falta de um profissional qualificado para cuidar exclusivamente das exportações 88,9 Falta de condições financeiras para exportar79,4 Produto é caro para os padrões do mercado internacional52,1 Baixo nível de qualificação da mão-de-obra30,9 Tecnologia inadequada30,7 Produto não atende às especificações técnicas exigidas no exterior 18,1 Fonte: Pesquisa As Micro e Pequenas Empresas na Exportação Brasileira – Sebrae/Funcex Entraves à expansão das exportações em relação à estrutura interna da empresa

Objetivos

Público-alvo

Modelo de Atendimento

Trilha de Atendimento – 1º Fase: Auto-Diagnóstico

Trilha de Atendimento – Auto-Diagnóstico Sua média geral foi 39.7%. Com estes resultados, seu empreendimento foi enquadrado no estágio de prontidão inicial

Você... Tem uma boa predisposição para trabalhar com outras culturas; Parece estar muito bem informado sobre entidades e programa de apoio. Você... Tem uma boa predisposição para trabalhar com outras culturas; Parece estar muito bem informado sobre entidades e programa de apoio. Seu Produto... Em princípio, tem ampla receptividade neste mercado; É de uso direto e facilmente compreendido e, em princípio, pode ser inserido facilmente no mercado internacional; Não precisa de assistência técnica e, em princípio, pode ser inserido facilmente no mercado internacional; É amplamente conhecido; Pode ser facilmente adaptado; No que diz respeito à embalagem, rótulos e/ou etiquetas, seu produto pode ser facilmente adaptado. Seu Produto... Em princípio, tem ampla receptividade neste mercado; É de uso direto e facilmente compreendido e, em princípio, pode ser inserido facilmente no mercado internacional; Não precisa de assistência técnica e, em princípio, pode ser inserido facilmente no mercado internacional; É amplamente conhecido; Pode ser facilmente adaptado; No que diz respeito à embalagem, rótulos e/ou etiquetas, seu produto pode ser facilmente adaptado. PF - Pontos Fortes Os aspectos listados nesta categoria são positivos e parecem lhe proporcionar boas condições para entrar no mercado internacional: Trilha de Atendimento – 1º Fase: Auto-Diagnóstico

Sua Empresa... Investe em P&D, o que é fundamental para ter sucesso no mercado global; Tem crédito suficiente com instituições financeiras para investir no projeto de exportação; Pode adaptar as formas ou materiais de promoção/ comunicação para o mercado internacional sem maiores investimentos. Sua Empresa... Investe em P&D, o que é fundamental para ter sucesso no mercado global; Tem crédito suficiente com instituições financeiras para investir no projeto de exportação; Pode adaptar as formas ou materiais de promoção/ comunicação para o mercado internacional sem maiores investimentos. PN - Pontos Neutros Os aspectos listados nesta categoria não são necessariamente negativos, mas precisam ser analisados criteriosamente antes de tomar a decisão de entrar no mercado internacional: Você... Precisa pesquisar mais sobre as tendências nos mercados internacionais. Você... Precisa pesquisar mais sobre as tendências nos mercados internacionais. Seu Produto... Exige condições de armazenamento que podem impactar o processo de inserção internacional, uma vez que representam custos adicionais; É apenas moderadamente competitivo no mercado interno - é importante avaliar sua competitividade para ingresso no mercado internacional. Seu Produto... Exige condições de armazenamento que podem impactar o processo de inserção internacional, uma vez que representam custos adicionais; É apenas moderadamente competitivo no mercado interno - é importante avaliar sua competitividade para ingresso no mercado internacional. Trilha de Atendimento – 1º Fase: Auto-Diagnóstico

Sua Empresa... Está passando da fase de maior risco – é importante crescer de maneira planejada. Se manteve estável - A exportação pode significar uma oportunidade para sair da estagnação. No entanto, é recomendável verificar criteriosamente as causas da estagnação antes de investir em novos projetos de expansão. Ainda não participa em nenhum projeto ou iniciativa associativista e precisa tomar iniciativa para identificar aqueles que podem mais beneficiá-la em seus projetos. Precisa controlar muito bem o custo de produção para ser competitivo no mercado internacional. Pode aumentar a capacidade produtiva com investimento e esforço organizacional aceitáveis, caso for necessário. Tem parte dos recursos próprios para investir no projeto de exportação. Busque informações sobre os programas e as entidades de apoio indicados no anexo Sua Empresa... Está passando da fase de maior risco – é importante crescer de maneira planejada. Se manteve estável - A exportação pode significar uma oportunidade para sair da estagnação. No entanto, é recomendável verificar criteriosamente as causas da estagnação antes de investir em novos projetos de expansão. Ainda não participa em nenhum projeto ou iniciativa associativista e precisa tomar iniciativa para identificar aqueles que podem mais beneficiá-la em seus projetos. Precisa controlar muito bem o custo de produção para ser competitivo no mercado internacional. Pode aumentar a capacidade produtiva com investimento e esforço organizacional aceitáveis, caso for necessário. Tem parte dos recursos próprios para investir no projeto de exportação. Busque informações sobre os programas e as entidades de apoio indicados no anexo Trilha de Atendimento – 1º Fase: Auto-Diagnóstico Sua Equipe... Precisa ser preparada ou complementada por parceiros competentes ou especialistas para atuar na parte comercial do mercado internacional; Precisa ser preparada ou complementada por parceiros competentes ou especialistas para atuar na parte operacional do mercado internacional; Precisa ser preparada ou complementada por parceiros competentes ou especialistas para atuar na parte logística do mercado internacional. Sua Equipe... Precisa ser preparada ou complementada por parceiros competentes ou especialistas para atuar na parte comercial do mercado internacional; Precisa ser preparada ou complementada por parceiros competentes ou especialistas para atuar na parte operacional do mercado internacional; Precisa ser preparada ou complementada por parceiros competentes ou especialistas para atuar na parte logística do mercado internacional.

D - Desafios Os aspectos listados nesta categoria reapresentam desafios que precisam ser superados antes de querer entrar no mercado internacional. Você... Precisa buscar mais informações sobre certificações para seus produtos e/ou insumos/ componentes. Precisa pesquisar mais sobre países de maior potencial para seu produto. Precisa conhecer o perfil e o comportamento de consumo dos potenciais clientes nos países-alvo. Precisa conhecer os recursos necessários para entrar no mercado internacional. Precisa pesquisar mais para saber quanto tempo pode levar para ter sucesso no mercado internacional. Precisa pesquisar mais sobre tarifas de importação. Precisa pesquisar mais sobre barreiras contra seu produto. Precisa pesquisar mais sobre exigências e normas técnicas. Precisa conhecer melhor sua real capacidade de produção e entrega. Precisa ganhar mais experiência internacional para ter uma noção das diferenças de cultura, valores e maneiras de fazer negócio que existem no mundo. Você... Precisa buscar mais informações sobre certificações para seus produtos e/ou insumos/ componentes. Precisa pesquisar mais sobre países de maior potencial para seu produto. Precisa conhecer o perfil e o comportamento de consumo dos potenciais clientes nos países-alvo. Precisa conhecer os recursos necessários para entrar no mercado internacional. Precisa pesquisar mais para saber quanto tempo pode levar para ter sucesso no mercado internacional. Precisa pesquisar mais sobre tarifas de importação. Precisa pesquisar mais sobre barreiras contra seu produto. Precisa pesquisar mais sobre exigências e normas técnicas. Precisa conhecer melhor sua real capacidade de produção e entrega. Precisa ganhar mais experiência internacional para ter uma noção das diferenças de cultura, valores e maneiras de fazer negócio que existem no mundo. Trilha de Atendimento – 1º Fase: Auto-Diagnóstico

Sua Empresa... Tem uma estrutura pequena – atenderão mercado internacional pode superar sua capacidade atual; Já tem uma certa presença no mercado interno, mas ainda tem desafios a superar para consolidar-se; Não tem um sistema estruturado de controle de qualidade da produção; Não tem um sistema de controle de estoque e produção estruturado e pode ter dificuldades para cumprir com prazos de entrega exigidos no mercado internacional; Precisa conhecer muito bem seus custos e lucro; Precisa ter um sistema para controlar e / ou reduzir seus custos de produção bem estruturado; Precisa de um planejamento que gere um plano de negócio escrito, que seja revisto regularmente e usado para nortear as ações da empresa; Precisa sistematizar a coleta e análise de informações sobre o mercado como ação permanente para orientar a tomada de decisão; Precisa conhecer seus custos e pesquisar os mercados; Precisa ainda ganhar experiência internacional; Precisa investir em materiais de promoção/comunicação. Sua Empresa... Tem uma estrutura pequena – atenderão mercado internacional pode superar sua capacidade atual; Já tem uma certa presença no mercado interno, mas ainda tem desafios a superar para consolidar-se; Não tem um sistema estruturado de controle de qualidade da produção; Não tem um sistema de controle de estoque e produção estruturado e pode ter dificuldades para cumprir com prazos de entrega exigidos no mercado internacional; Precisa conhecer muito bem seus custos e lucro; Precisa ter um sistema para controlar e / ou reduzir seus custos de produção bem estruturado; Precisa de um planejamento que gere um plano de negócio escrito, que seja revisto regularmente e usado para nortear as ações da empresa; Precisa sistematizar a coleta e análise de informações sobre o mercado como ação permanente para orientar a tomada de decisão; Precisa conhecer seus custos e pesquisar os mercados; Precisa ainda ganhar experiência internacional; Precisa investir em materiais de promoção/comunicação. Seu Produto... Não tem diferencial e terá de ser mais competitivo no preço; Tem um custo de logística que impacta bastante no preço final. Seu Produto... Não tem diferencial e terá de ser mais competitivo no preço; Tem um custo de logística que impacta bastante no preço final. Trilha de Atendimento – 1º Fase: Auto-Diagnóstico

Trilha de Atendimento – 2º Fase: Atendimento Presencial Sebrae

Trilha de Atendimento – 3º Fase: Atendimento In Loco

Trilha de Atendimento – Cursos On Line

Informações disponíveis no Site

Metas de Atendimentos

Parcerias - Banco do Brasil

Parceiros

Iuri Barbosa de Andrade Unidade de Acesso a Mercado Sebrae Nacional