UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Breve histórico A pesquisa partiu do interesse da gestão do CRESS/ES : “Tocando em frente, fortalecendo compromissos”; Esteve ligada às comissões.
Advertisements

Bruno Guimarães Carlos Eduardo Fabson Gonçalves Lourinaldo Junior
Orientação – acesso ambiente virtual
UNIVERSIDADE METODISTA DE SÃO PAULO
UTILIZAÇÃO DO MODELO KANO PARA CLASSIFICAR IMPORTÂNCIA DE FUNCIONALIDADES EM AMBIENTES VIRTUAIS DE APRENDIZAGEM Silvio Carvalho Neto Hiroo Takaoka.
Profa. Lusana VERISSIMO Profª. Drª Marina CAPRIO
SIPS Sistema de Indicadores de Percepção Social
NÍVEL DE SATISFAÇÃO DO USUÁRIO
Avaliação dos componentes curriculares : Satisfação dos docentes
1ª Etapa do Projeto Ao reunirmos a equipe de alunos monitores em Março / 2010, organizamos um vídeo de apresentação. A proposta dos monitores foi responder.
Estatística Descritiva Aula 02
A EJA E O DESENVOLVIMENTO PROFISSIONAL DOS ALUNOS
Segmentação de mercado
Avaliação da Qualidade em Operações de Serviços: uma análise comparativa entre as técnicas SERVQUAL e QUALISERV 17 Aluno: Marcos Rodrigues de Oliveira.
Questionário de Avaliação Institucional
Gestão Tecnológica: link entre mídias e plano de aula
Comparação entre usuários
Grupo de Trabalho Tabulação Vera Marchesi - Gerente de Qualidade IBOPE Media Information Novembro de 2005.
uma perspectiva curricular relativa às fontes de informação.
Comportamento informacional de estudantes do 6° ano do Ensino Fundamental de uma Escola Pública da Rede Municipal de Educação de Belo Horizonte José Geraldo.
Perfil comunicativo de crianças de 2 a 24 meses atendidas na atenção primária à saúde Ludimila Labanca, Lidia Lourenço Cunha Bragança, Avani de Fátima.
Estatística Descritiva
Média, moda e mediana.
Estatística Descritiva
Disciplina de Probabilidade e Estatística
USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE:
Questionário/Roteiro
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA ACADÊMICA DA 6ª FASE DO CURSO DE BIBLIOTECONOMIA CLAÚDIA VILVERT 2005.
TGI004 USUÁRIOS DA INFORMAÇÃO (Aula 2)
Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)
Usuários da Informação
B IBLIOTECA P ROF. A CHILLE B ASSI I NDICADORES DE Q UALIDADE Águas de Lindóia - 19 a 20 de outubro de 2008.
Salas de Matemática.
Coordenação Geral de Ensino da Faculdade
Medidas de posição  Estudando as distribuições de  frequência,  percebe-se que existe uma  posição de  concentração dos valores, que podem estar mais concentrados no início, no meio ou no 
Uso do Tablet no Ensino Superior (Graduação) na Faculdade Estácio de Sá Grupo: Andreia Alves, Andriele Pereira, Cecilia Almeida, Fernanda Mendes, Graciele.
O comportamento informacional dos alunos de cursinho pré-vestibular no processo de escolha da orientação vocacional. Apresentação de trabalho da disciplina.
O COMPORTAMENTO INFORMACIONAL DE JOVENS ESTUDANTES DO
ALUNA: Fernanda de Oliveira Boaventura Wensing
Jéssika Tais,José Manoel,Leyde Laura,Safyra Lúcia,Valdênio Rodrigues e Thyago Cosme. 1.
Pesquisas e Sistemas de Informação de Marketing
Teste Interativo - 1 [Probabilidades]
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
Data Control – e DATA CONTROL - Instituto de Pesquisa QUESTÕES DE INTERESSE DO JORNAL A GAZETA Pesquisa Realizada pelo DATA CONTROL –
Unidade 3 – Planeamento Estatístico
Projeto AVALIAÇÃO DOS CURSOS E DA UNIVERSIDADE CORPO DISCENTE- Programa de Avaliação Institucional (PROAI) PROAI ENCONTRO DE PROFESSORES ENCONTRO.
AULA DE ESTATÍSTICA PROFESSOR RODRIGÃO.
CLASSIFICAÇÃO DE FILMES
1 2 Observa ilustração. Cria um texto. Observa ilustração.
Usuários da Informação
UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Necessidades e expectativas do usuário do Espaço de Leitura da Biblioteca Central.
AVALIAÇÃO DO CURSO DE LICENCIATURA EM GEOGRAFIA
Congresso de Fortalecimento da Atenção Primária a Saúde no Estado de Minas Gerais.
Censo de leitura Escola pública: 35 alunas e 16 alunos. Escola particular: 38 alunas e 23 alunos. Faixa etária: maior parte dos alunos entre 15 e 20 anos.
Comportamento dos alunos do 8ª ano do ensino fundamental da E. E
METODOLOGIA DA PESQUISA CIENTÍFICA
Universidade Federal de Minas Gerais Escola de Ciência da Informação Biblioteconomia – Noturno Teoria e Gestão da Informação Usuários da Informação Grupo.
Nome alunos 1 Título UC. Título – slide 2 Conteúdo Conteúdo 2.
Universidade Federal de Minas Gerais Estudo de Usuários 2ª Parte
USUÁRIOS DO CIRCUITO CULTURAL DA PRAÇA DA LIBERDADE: utilização do Centro de Informação ao Visitante do Circuito Cultural da Praça da Liberdade Etapa Qualitativa.
Lição nº52 e /11/2013 Sumário: Tratamento de Dados: frequências, mediana,gráficos e dados agrupados em classes.
TGI047 - Leitura e Formação do Leitor Profa. Adriana Bogliolo Sirihal Duarte
Trabalho de Usuários da Informação
Uma comparação entre o uso da Biblioteca do COLTEC pelos alunos do Ensino Médio Técnico (EMT)e do Projeto de Ensino Médio de Jovens e Adultos (PEMJA)
Etapas do VT de Pesquisa de Marketing 1.Definição do problema ✔ o Discussão com TD; o Entrevista com Especialistas; o Dados Secundários o Pesquisa Qualitativa.
A Perspectiva de Qualidade do Corpo Discente do PPGAd por Meio de Critérios de Avaliação. Grupo de Pesquisa Gestão Universitária e Ensino Superior.
Canais de Humor na Internet Diogo Silva Guilherme Versiani Juliano Xavier Luiz Temponi.
ESTUDO DE USUÁRIOS Ivone Santos Mariana Lisboa Nathália Bastos Thatiane Moreira Thayane Carvalho.
JORNAL DO ÔNIBUS: ACESSIBILIDADE E UTILIZAÇÃO DA INFORMAÇÃO PELOS USUÁRIOS DO ÔNIBUS CONVENCIONAL E MOVE DE BELO HORIZONTE Professora: Adriana Bogliolo.
O percurso informacional dos usuários do sistema municipal de transporte público rodoviário da regional Pampulha, cidade de Belo Horizonte – MG ​ GRUPO.
Transcrição da apresentação:

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS ESCOLA DE CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Usuários da Informação PROFESSOR(A): Adriana Bogliolo Sirihal Duarte

GRUPO: ALUNOS(A): Adriana de Freitas Espírito Santo Ana Paula Porto Pereira Oscar Filho Sara de Fátima Soares Barbosa Zeila Cristina Gontijo Guimarães  

ESTRUTURA Objetivos do estudo Universo e amostra Instrumento de coleta de dados Análise quantitativa dos dados Inferências para a etapa qualitativa Considerações finais.

OBJETIVOS Objetivo geral: Necessidades e expectativas dos usuários do Espaço de Leitura da Biblioteca Central, localizado na Universidade Federal de Minas Gerais na cidade de Belo Horizonte.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS Relativo ao Espaço de Leitura: Avaliar o espaço físico; Nível de satisfação do usuário com o acervo; Saber quais serviços são oferecidos; Nível de satisfação do usuário com o serviço; Conhecer o usuário potencial; Por que o usuário ainda não frequenta; E o que motivaria o usuário a frequentar.  

UNIVERSO E AMOSTRA Foram entrevistadas 50 pessoas, escolhidas aleatoriamente na Biblioteca Central da Universidade Federal de Minas Gerais: Critérios: 25 pessoas que conhecem e frequentam o Espaço de Leitura, da Biblioteca Central na UFMG; 25 pessoas que conhecem, mas, não frequentam o Espaço de Leitura, da Biblioteca Central na UFMG.

INSTRUMENTO DE COLETA DE DADOS Foram aplicados com roteiro prévio dois questionários distintos, com os seguintes critérios: 18 perguntas fechadas, que deveriam ser respondidas pelas pessoas que conheciam e frequentavam o Espaço de Leitura, na Biblioteca Central da UFMG; (Usuários Efetivos) na cor verde. 10 perguntas fechadas, que deveriam ser respondidas pelas pessoas que conheciam, mas não frequentavam o Espaço de Leitura, na Biblioteca Central da UFMG. ( Usuários Potenciais) na cor amarela.

1- Como você avalia o Espaço de Leitura?

2- Como você avalia o atendimento?

3- Com qual a frequência você utiliza o Espaço de Leitura?

4- Você conhece os eventos oferecidos pelo Espaço de Leitura?

5- Em caso afirmativo responda: de modo geral como você avalia aqualidade destes eventos?

6- Qual é seu vínculo com a UFMG?

7- Qual a sua escolaridade?

8- Qual a sua idade?

9- Qual o horário você frequenta o Espaço de Leitura?

10- Como você avalia a conservação dos livros?

11- Como você avalia a disposição dos materiais oferecidos noEspaço de Leitura?

12- O que você busca no Espaço de Leitura?

13- Como você avalia a iluminação do Espaço de Leitura?

14- Você conhece os meios de divulgação do Espaço de Leitura?

15- Se conhece, qual?

16- Qual o gênero de leitura você tem mais interesse 16- Qual o gênero de leitura você tem mais interesse?(pode marcarmais de uma opção)

17- Com que frequência você costuma fazer empréstimo?

18- Marque os itens que você gostaria de encontrar no Espaço de Leitura?

Usuário Potencial Conhece o Espaço de Leitura mas não frequenta.

1-Qual é o seu vínculo com a UFMG?

2- Qual a sua escolaridade?

3- Você tem hábito de leitura?

4- Qual o gênero de leitura você tem mais interesse 4- Qual o gênero de leitura você tem mais interesse? (pode marcar maisde uma opção)

5- Você frequenta eventos literários?

6- Qual a sua idade?

7- Porque não frequenta o Espaço de Leitura?

8-Você tem interesse em conhecer?

9- Você conhece os meios de divulgação do Espaço de Leitura?

10- Marque os itens que você gostaria de encontrar no Espaço de Leitura

INFERÊNCIA PARA ETAPA QUALITATIVA Através dos dados obtidos no presente estudo podemos afirmar quanto aos usuários Reais (Efetivos) do Espaço de Leitura da Biblioteca Central da UFMG: Em geral, são alunos de graduação da UFMG em sua maioria jovens de 19 a 30 anos e que se mostram muito satisfeitos com este Espaço  e com a conservação e disposição do acervo nas prateleiras; Sugere-se uma atenção maior a iluminação local e também ao atendimento ao público visto que foram classificados como medianos;

Usuário Efetivo De acordo com o interesse do usuário sugere-se o oferecimento de eventos como: Lançamentos de livros e de cursos variados; Estilos literários preferidos pelos usuários são: romance, ficção e biografias.

Quanto ao usuário potencial, com a pesquisa podemos perceber que: São em sua grande maioria, estudantes de graduação da UFMG, com idade entre 19 e 30 anos; Costumam ter o hábito da leitura; A maioria prefere os gêneros literários tipo: romance, ficção; jornais e revistas. Eles gostariam de conhecer o Espaço de Leitura mas alegam "falta de tempo“; A maioria desconhece os meios de divulgação do Espaço de Leitura;  Sugere-se para tornar mais atrativo ao usuário Potencial o incremento de atividades como: lançamento de livros , palestras e mais computadores no referido espaço.

CONSIDERAÇÕES FINAIS Será preciso intensificar as maneiras para melhor divulgar o Espaço de Leitura tento em vista que 19 dos 25 entrevistados (Potencial) demonstraram interesse em conhecer o Espaço. Já o usuário efetivo acha que o Espaço deveria oferecer mais atividades interativas.