Lição 08: A liberdade do evangelho

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
14 DE MAIO DE 2016 Os discípulos do Filho do Homem Depois disso designou o Senhor outros setenta, e os enviou adiante de si, de dois em dois, a todas as.
Advertisements

Sinais de uma igreja avivada
9 DE JULHO DE 2016 O derramamento do Espírito De repente veio do céu um ruído, como que de um vento impetuoso, e encheu toda a casa onde estavam sentados.
8 DE OUTUBRO DE 2016 A Bíblia e o dinheiro Ordene aos que são ricos no presente mundo que não sejam arrogantes, nem ponham sua esperança na incerteza da.
LIÇÃO 10 QUANDO A DIVISÃO SE INSTALA NA FAMÍLIA Prof. Lucas Neto.
29 DE OUTUBRO DE 2016 A gratidão e o dinheiro Porque o serviço dessa assistência não só supre a necessidade dos santos, mas também redunda em muitas graças.
CLICAR “Pois a palavra de Deus “Pois a palavra de Deus é viva e poderosa e corta mais do que qualquer espada afiada dos dois lados. Ela vai.
“Contudo, aos que o receberam, aos que creram em seu nome, deu-lhes o direito de se tornarem filhos de Deus, os quais não nasceram por...
LIÇÃO 4 - ADORAÇÃO COMO CUMPRIMENTO DA VONTADE DE DEUS Prof. Lucas Neto.
Alegrem-se sempre no Senhor. Novamente direi: alegrem-se! (Fp 4:4)
10 As duas alianças LIÇÃO de agosto a 2 de setembro
O perigo da rebeldia 4 DE MARÇO DE 2017
Um povo que celebra 28 DE JANEIRO DE 2017
Um novo estilo de vida 4 DE FEVEREIRO DE 2017
Exercício do conserto 30 DE SETEMBRO DE 2017
Sede inesgotável da Palavra
Amor que restaura amizades
Amor que restaura amizades
Capítulo 02 Máximas Paulinas
Uma igreja carente de cura
O CONCÍLIO DE JERUSALÉM Atos
A perceptível presença de Deus
O privilégio de servir a Cristo
Lição 9 “Salvos pelo sangue”.
Lição 11 “Vida após a morte?”.
GÁLATAS. GÁLATAS Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia.
Lição 5 Muros vêm abaixo.
Orientações ao professor
LIÇÃO 9 A ADORAÇÃO INTEGRAL ENSINADA POR JESUS
Orientações ao professor
Lição 02 O reino de Deus e a missão
Lição 13 Desejo insaciável pela oração.
Uma igreja carente de cura
a essência da compaixão de deus Aula 9: Romanos 9
Lição 04 O que é igreja missional?
Paulo usa a metáfora da árvore sagrada do versículo 16.
Lição 03 Israel, o povo da missão
• Fazer: Evangelizar pessoas queridas e próximas.
Lição 01 A missão nasceu em Deus
Antes crescei na graça e conhecimento de nosso Senhor e Salvador, Jesus Cristo. A ele seja dada a glória, assim agora, como no dia da eternidade. Amém.
A JUSTIFICAÇÃO PELA FÉ Prof. Lucas Neto
Orientações ao professor
Lição 12 Avivamento missionário
Lição 08 O Espírito Santo na missão
Lição 13 A missão foi realizada
Lição 02 O quarto mandamento. Lição 02 O quarto mandamento.
Que fazeis a mais que os outros?
Lição 11 Um repouso sabático. Lição 11 Um repouso sabático.
Lição 10 O sábado foi abolido?. Lição 10 O sábado foi abolido?
Lição 03 Liderem com exempo. Lição 03 Liderem com exempo.
Lição 06 Tenham esperança. Lição 06 Tenham esperança.
Lição 12 Para sempre sábado. Lição 12 Para sempre sábado.
Lição 04 Fiquem firmes. Lição 04 Fiquem firmes.
Lição 11 Os opositores da missão
Lição 10 Ninguém vos engane. Lição 10 Ninguém vos engane.
Lição 02 Sejam engajados. Lição 02 Sejam engajados.
Lição 12: As marcas do evangelho
1 À igreja de Deus em Corinto. 1 À igreja de Deus em Corinto.
Santidade e vida cristã
Lição 06: O papel da lei no evangelho
Lição 11: O próximo e o evangelho
Lição 02: A defesa do evangelho
A Paz do Senhor!. A Paz do Senhor! Estamos no 3º trimestre de 2019 com o tema:
Lição 10: O caráter do evangelho
Lição 01: A essência do evangelho
Lição 03: A origem do evangelho
Lição 04: A justiça do evangelho
Lição 09: O legalismo e o evangelho
“A bênção do SENHOR enriquece, e, com ela, Ele não traz desgosto” (Pv 10:22). A promessa feita a Abraão: “Em ti serão benditas todas as famílias.
Lição 06 O abençoado descanso. Lição 06 O abençoado descanso.
Transcrição da apresentação:

Lição 08: A liberdade do evangelho

A liberdade do evangelho Lição 08 A liberdade do evangelho

Objetivo Mostrar ao estudante da Escritura, com base em Gálatas 4:21-5:1, que devemos fugir de tentar alcançar a salvação por meio da obediência à lei, pois este é um tipo de escravidão.

Texto-base Digam-me vocês, os que querem estar debaixo da lei: Acaso vocês não ouvem a lei? Pois está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. (Gl 4:21-22)

Introdução Paulo conclui suas explicações a respeito da superioridade do evangelho com um argumento inesperado por seus opositores. Ele faz uma ilustração com base numa história do Antigo Testamento.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA Paulo se dirige de modo claro e contundente àqueles que haviam resolvido ficar “debaixo da lei”, isto é, os que estavam aceitando o argumento dos judaizantes: a necessidade de acrescentar seu próprio esforço ao de Cristo para serem aceitos por Deus.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 1. Uma história instrutiva: Paulo constrói um argumento usando a história de Sara e Agar e seus filhos com Abraão: Porque está escrito que Abraão teve dois filhos, um da escrava e outro da livre. (Gl 4:22)

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 2. Uma ilustração adequada: Agar é usada para representar a busca da salvação por obras; a tentativa de alcançar a justificação diante de Deus por conta própria. Sara, por sua vez, representa a Nova Aliança em Cristo, baseada na promessa. Representa aqueles que confiam em Deus para a sua salvação.

I. ESTUDANDO O ENSINO DA CARTA 3. Uma aplicação necessária: Para o apóstolo, os verdadeiros filhos de Abraão são os cristãos, os filhos da promessa, aqueles que nasceram segundo o Espírito (Gl 4:28-29). Os cristãos, judeus e gentios, foram salvos por causa de uma ação sobrenatural do Espírito Santo, não em razão do que fizeram ou deveriam fazer.

Questões do estudo

Questões do estudo 01. Leia Gn 12:1-2, 15:1-6, 16:1-4, 17:15-22, 21:1-5 e resuma para a classe as circunstâncias do nascimento de Ismael e Isaque. 02. Com base em Gl 4:21-23, responda: Por que Paulo disse que o filho de Agar nascera “segundo a carne” e o de Sara, “segundo a promessa”? 03. Após ler Gl 4:24-27 e o item 2, explique a ilustração que Paulo apresenta nesse trecho da Carta aos Gálatas. 04. De acordo com Gl 4:28-31, para que os filhos da promessa devem estar preparados e como devem agir, diante dos falsos doutrinadores? Leia também o item 3.

II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA 1. Fujamos da escravidão produzida pelo falso evangelho! Não deixe que ninguém o escravize novamente! Você foi liberto do pecado e da maldição da lei. Não se coloque debaixo do jugo de escravidão de nenhum falso mestre ou religioso do nosso tempo, que ensina que a salvação é conquistada por nossos esforços! 05. Em que sentido o falso evangelho, de algum modo, produz escravidão? Em nosso tempo, é possível encontrar pessoas religiosas que confiam mais em seus méritos do que nos méritos de Cristo?

II. APLICANDO O ENSINO DA CARTA 2. Vivamos a liberdade proporcionada pelo verdadeiro evangelho! Como pessoas libertas, os cristãos possuem os privilégios da cidadania celestial, da Jerusalém do alto. Vivamos como gente livre! 06. Quem é o autor da liberdade que o verdadeiro evangelho produz? Leia Gl 5:1.

Desafio da semana Como você tem vivido: como alguém que foi liberto poderosamente por Cristo, que teve seus pecados perdoados e foi aceito por Deus ou como alguém que vive o tempo todo se esforçando para ser seu próprio salvador? Alguém que confia na lei para a sua própria salvação, ao invés de obedecer a lei por amor, em resposta à liberdade efetuada por Cristo? Reflita sobre isso nesta semana. Somos livres! Não deixe ninguém o convencer da necessidade de acrescentar o próprio desempenho ao de Cristo para ser salvo.

Próximo estudo Lição 09 O legalismo e o evangelho