PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
TEMPOS FUNDAMENTAIS PARA A EDUCAÇÃO INFANTIL
Advertisements

A Rede Em Rede A Formação Continuada na Educação Infantil
Secretaria Municipal de Educação – São Paulo Diretoria de Orientação Técnica Divisão de Educação Infantil Orientações Curriculares: expectativas de aprendizagens.
PROJETO POLÍTICO PEDAGÓGICO
Formação Sala de Leitura e Filosofia
EDUCAÇÃO INFANTIL Georgina Guimarães da Costa Especialista em Educação.
OBJETIVO GERAL DAS SÉRIES INICIAIS
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO
I- Concepção de Educação
O PROJETO PEDAGÓGICO PRESSUPÕE UM MOVIMENTO DE CONSTRUÇÃO COLETIVA, COM A PARTICIPAÇÃO DE TODOS OS ENVOLVIDOS NA AÇÃO EDUCATIVA, É A “CARTA DE INTENÇÕES”.
PROJETO PEDAGÓGICO 2012.
PROJETO PEDAGÓGICO 2010.
PROJETO PEDAGÓGICO.
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2012 DRE PIRITUBA / JARAGUÁ.
DRE-IQ e Unidades de Educação Infantil
SME/ DOT Educação Infantil Plano de ações 2009
JORNADA PEDAGÓGICA DRE – ITAQUERA
A criança necessita sentir-se emocionalmente bem no espaço que ocupa.
PARÂMETROS CURRICULARES NACIONAIS
Currículo de Arte do 1° ao 5° ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
Currículo de Arte ARTE TEM CONTEÚDOS PRÓPRIOS E LINGUAGENS ESPECÍFICAS
2.° Bimestre/ A criança, a Natureza e a Sociedade. 2. Objetivos
Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil
Como a Criança Pequena se Desenvolve
Orientações Curriculares Nacionais para a Educação Infantil
O TRABALHO COM PROJETOS
COLÉGIO LEONARDO DA VINCI
OS TRÊS PORQUINHOS.
Rotina na Alfabetização:
CMEI PRÍNCIPES E PRINCESAS
AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS
Integração dos eixos interação e brincadeira no cotidiano da Creche
Profa. Ms. Rita de Cassia Fernandes Academia de Ensino Superior
AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS
EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
Diretrizes da Educação Infantil MEC
RELATÓRIOS DE AVALIAÇÃO
Práticas Pedagógicas e Síndrome de Down
ESCOLA COMEÇO DE VIDA.
O QUE VOCÊ ENTENDE POR “ATIVIDADE DIVERSIFICADA”?
CONCEITOS, BENEFÍCIOS E TIPOS DE ATIVIDADES LÚDICAS
Profa. Cristina Araújo de Farias
Metodologia do Ensino de Arte
CEI JARDIM RODRIGO PROJETO PEDAGÓGICO 2014 DRE PIRITUBA.
Planejamento da Rotina Semanal
Guia para Estágio e Seminários Temáticos – módulo linguagem
PLANEJAMENTO 24 de fevereiro de 2015
Organização do espaço e do tempo na Educação Infantil
PROJETO O teatro na escola tem uma importância fundamental na educação, ele permite ao aluno uma enorme sucessão de ideias e de aprendizados onde podemos.
EDUCAÇÃO INFANTIL UMA NOVA CONCEPÇÃO DA EDUCAÇÃO INFANTIL
PRINCÍPIOS: ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Da avaliação ao acompanhamento
AMPLIANDO AS EXPERIÊNCIAS DE APRENDIZAGENS
ORALIDADE E ESCRITA NA EDUCAÇÃO INFANTIL
Nesta foto a professora, aparentemente, demonstra afeto e solidariedade por uma criança que por alguma razão quiz ficar perto dela no momento da contação.
Referencial curricular nacional para a educação infantil- movimento
Construção de um jogo de boliche
AS CANÇÕES E BRINCADEIRAS DE RODA
O QUE Relacionados às necessidades das crianças de educação e cuidado
ENSINO FUNDAMENTAL DE 9 ANOS
Proposta Pedagógica A criança pequena realiza durante seu desenvolvimento várias atividades de natureza biológica e cultural que criam, de forma natural,
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA – PAIC EIXO EDUCAÇÃO INFANTIL
A linguagem escrita e o direito à Educação Infantil na primeira infância – Mônica Correia Baptista Como sujeitos que aspiram a novos conhecimentos, as.
RESULTADOS EDUCAÇÃO INFANTIL
CONSELHO ESTADUAL DE EDUCAÇÃO. 1º REGIME DE COLABORAÇÃO/2016 EDUCAÇÃO INFANTIL Cons. Luziette Amarilha 18/3/2016.
Projeto TRILHAS Conjunto de materiais elaborados para instrumentalizar e apoiar o trabalho docente no campo da leitura, escrita e oralidade, com crianças.
AS CANÇÕES E BRINCADEIRAS DE RODA
PROGRAMA ALFABETIZAÇÃO EIXO DE EDUCAÇÃO INFANTIL
PRINCÍPIOS: ÉTICOS, POLÍTICOS E ESTÉTICOS
Transcrição da apresentação:

INTEGRANDO AS EXPERIÊNCIAS NOS TEMPOS QUE NÃO PODEM FALTAR (PLANEJANDO UMA ROTINA DIÁRIA)

PRINCÍPIOS: ÉTICOS POLÍTICOS E ESTÉTICOS   EIXOS NORTEADORES Interações Brincadeiras CRIANÇA =>Como pessoa real: singular, capaz, participante ativa e com direitos =>Como construtora de significados e coconstrutoras da aprendizagem PEDAGOGIA DA INFÂNCIA =>Pautada na criança, nas relações/interações, na escuta e nas cem linguagens da criança PROFESSORA =>Mediadora/responsável das ações educativas => capaz, profissional de educação de infância/ crianças

AS EXPERIÊNCIAS E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS Os tempos = precisam ser organizados tendo como FOCO A CRIANÇA E COMO Eixos norteadores a Brincadeira e as Interações; Os tempos = precisam ser organizados relacionando as necessidades de cuidado e educação a que as crianças têm direito => a se expressar, comunicar, criar, organizar pensamentos e ideias, conviver, brincar e trabalhar em grupo; apropriar-se de diferentes linguagens e saberes...

AS EXPERIÊNCIAS E AS APRENDIZAGENS DAS CRIANÇAS Os tempos = precisam ser organizados com “espaço” para as experiências que respeitem os saberes que circulam em nossa sociedade que podem e devem ser ampliados. Embora “o espaço” das experiências guarde uma relação com o tempo cronológico (da realização das experiências), os ritmos das crianças precisam ser respeitados. Os tempos = precisam ser organizados incluindo a vivência e experimentação de diferentes experiências fundamentais para o desenvolvimento, aprendizagem e bem estar das crianças “reais da turma”.

Questões norteadoras: Como os Tempos estão distribuídos ao longo do período? E da semana? Como estão sendo organizadas as diferentes experiências? A organização das experiências nos diferentes Tempos contempla momentos diferenciados de interação? (momentos coletivos, em pequenos grupos, individuais, coordenados pela professora, momentos em que as crianças se envolvam livremente – com a supervisão da professora?) Como se dá a transição entre as experiências? Tudo está centrado na professora? As crianças ficam muito tempo ociosas?

Questões norteadoras: A organização das experiências está acompanhada da organização dos espaços e materiais? Com que frequência as crianças estão brincando? (faz de conta, brincadeiras de construção, jogos educativos...) Em que outros Tempos a brincadeira está sendo sugerida? Os Tempos da história e da roda de conversa estão sendo contemplados diariamente? Como você está organizando o espaço e os materiais? A duração e a regularidade com que as experiências ocorrem têm garantido a aquisição pelas crianças das aprendizagens previstas? Essas experiências são interessantes e significativas para a criança?

Questões norteadoras: Que experiências estão sugeridas nos diferentes Tempos? (chegada e saída das crianças, alimentação, higiene, parque, areia, água, experiências com diferentes linguagens - narrativas, linguagem verbal, relações quantitativas, de medidas, de movimentação ampla, de conhecimento de si e da natureza... Art. 9º); De que forma observo e registro o desenvolvimento das experiências pelas crianças?

Integrando as experiências das crianças da Educação Infantil (sugestão de planejamento) O QUÊ? E EM QUAIS TEMPOS? Relacionado às necessidades das crianças de educação e cuidado (As experiências fundamentais) PARA QUÊ? Ao participarem dessas experiências (Art. 9º e de muitas outras) que aprendizagens as crianças podem construir? COMO? De que forma o professor organiza as experiências nos tempos que não podem faltar? considera as possibilidades de interação (criança/criança; professor/criança); de construção de sua autonomia (as escolhas); de brincadeiras; de produção; de diálogo e negociação? define as possibilidades de ação criativa e exploratória das crianças e de representação verbal (oral, escrita/desenho)? planeja as formas de escuta das crianças; os desafios; o espaço, o tempo e o material necessário? respeita o ritmo e interesse das crianças?

Integrando as experiências para crianças de 3 e 4 anos (sugestão de planejamento) O QUÊ? E EM QUAIS TEMPOS Tempo de chegada PARA QUÊ? - Experiências que promovam o conhecimento de si e do mundo por meio da ampliação de experiências sensoriais, expressivas, corporais que possibilitem movimentação ampla, expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança (Inciso I, Art. 9º) Crianças podem aprender: - a brincar de roda e de jogos; - a dramatizar, a vivenciar personagens, a fantasiar-se; COMO? receber as crianças com brincadeira de roda, possibilitando imitações, dançando e cantando; disponibilizar livros de história e propor atividades que instiguem as crianças a descreverem, explicarem, relatarem, recontarem. (material, espaço, tempo ...) Tempo de roda de conversa Experiências que promovam a expressão da individualidade e respeito pelos ritmos e desejos da criança; (Inciso III, Art. 9º) Crianças podem aprender a: expressar corporal e verbalmente suas vivências, sentimentos e opiniões; - socializar as brincadeiras e atividades preferidas; apresentar as fichas das crianças com o nome completo e conversar sobre a família; propiciar situações de diálogo em que as crianças falem sobre as brincadeiras e jogos preferidos

Tempo de exploração e construção de conhecimento de si e do mundo Integrando as experiências para crianças de 3 e 4 anos (sugestão de planejamento) Tempo de exploração e construção de conhecimento de si e do mundo Experiências que promovam o relacionamento e a interação das crianças com diversificadas manifestações de música, artes plásticas e gráficas, cinema, fotografia, dança, teatro, poesia literatura (Inciso IX, Art. 9º) Crianças podem aprender: - a identificar e apreciar quadros de pintores famosos e a conhecer suas vidas; a conhecer algumas técnicas de pintura e material de artes a apreciar uma música e desenvolver uma dança; Ações do professor: propiciar situações em que as crianças: - apreciem as obras de pintores renomados; desenhem e pintem algumas obras desses pintores famosos; pesquisar sobre o pintor e outras obras; Tempo de parque