LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
A Semana da Arte Moderna
Advertisements

SEMANA DE ARTE MODERNA 1922.
Literatura Portuguesa um património mundial
Nome: Rubens Série do integral: 4º ano Professora: Cris
Literatura PRÉ-MODERNISMO
PRÉ-MODERNISMO Uma introdução Daniele Leite de Morais
Semana de Arte Moderna Nomes: Michael Douglas Bruno
Cidades Inventadas Ferreira Gullar Aos trancos e barrancos
AMAR, VERBO INTRANSITIVO (MÁRIO DE ANDRADE)
Mini-Curso “Como se tornar um Escritor” Autor: Eder Ferreira.
Nome: Lara Série do integral: 4º ano Professora: Cris.
Nome: Ana Caroline Série do integral: 3º ano Professora: Cristiane.
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
Caio Fernando Abreu. . Nasceu em Santiago – RS – 1948 ( fronteira com a Argentina). Em 1968 – muda para São Paulo. foi jornalista da Revista Veja,
OSWALD DE ANDRADE Equipe Serafina. José Oswald de Souza Andrade era de família abastada. Ingressou na Faculdade de Direito do Largo São Francisco (São.
Parnasianismo Principais Aspectos.
CONTEXTO HISTÓRICO Com o desgaste da politica do café com leite, que caracterizou a Primeira Republica, os conflitos gerados pelas insurreições militares,
Esaú e Jacó (Machado de Assis). Biografia Joaquim Maria Machado de Assis filho de pais humildes, foi vendedor de doces, tipógrafo na imprensa nacional,
Direito autoral, direitos autorais ou direitos de autor são as denominações empregadas em referência ao rol de direitos dos autores sobre suas obras intelectuais,
Machado de Assis Joaquim Maria Machado de Assis nasceu no Rio de Janeiro em 21 de junho de 1839 e morreu na mesma cidade em 29 de setembro de Descendente.
Poesia de vanguarda / século XX IFRN – Campus Natal Cidade Alta Curso de Tecnologia em Produção Cultural Disciplina: Estudos de literatura brasileira Professor:
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Aulas Multimídias – Santa Cecília Profº André Araújo.
Semana da Arte Moderna Ocorreu em São Paulo de 11 a 18 de fevereiro de 1922, no Teatro Municipal.
A circulação de prosa de ficção no jornal Commercio do Amazonas Objetivo Diante da necessidade em reunir os chamados romances-folhetim em jornais amazonenses.
MARIANA TAVARES; 8º.A; Nº.16 JORGE DE SENA. BIBLIOGRAFIA Em setembro de 1937 ingressa na Escola Naval como primeiro cadete do “Curso do Condestável”,
Definições: 1. Na época primitiva a arte poderia ser entendida como o produto ou processo em que o conhecimento é usado para realizar determinadas habilidades;
Primeira Fase Modernista e Semana de Arte Moderna
MODERNISMO DA GERAÇÃO DE 45 AO CONCRETISMO. MOMENTO HISTÓRICO O ano de 1945 é um marco na história da humanidade, pois marca o fim da Segunda Guerra Mundial.
Pós-modernismo brasileiro
Escola: Estadual Ernesto Solon Borges
Mia Couto - origens Nome verdadeiro: Nasceu em 5 de julho de 1955
LITERATURA CONTEMPORÂNEA
O Romantismo.
PRÉ- MODERNISMO.
A CASA DOS TRIÂNGULOS JOÃO BATISTA VILANOVA ARTIGAS FABIANA ALVES
ANTOLOGIA : Paulo Leminski
LITERATURA MODERNISTA O Modernismo brasileiro começa com a Semana de Arte Moderna de Produto das transformações sofridas pelo Brasil nas duas.
Estilo Modernismo Arquitetura e Urbanismo Turma: 1b Professor Glaucos 02 de outubro de 2017 Henrique rgm: Hugo Nogueira rgm: Sthefanie Aparecida.
Curso: Graduação em Pedagogia-Licenciatura
ESCOLA ESTADUAL JOSÉ ALVES RIBEIRO
República Populista ( ).
Filosofia – Ens. Fundamental Prof.º Renan
LITERATURA BRASILEIRA I
Patrimônio musical e “desgeograficação” do brasil
Dadaísmo Evandro Alves História das Artes Visuais Contemporâneas.
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA.
Humanismo Período literário.

Enem REVISÃO.
revisões 10º e 11ºanos Prova de expressão oral
“A música popular é tanto mais expressiva quanto mais tem uma opinião” (CNHMPB, João do Vale)
Poesia Concreta Aula 9° ano do ensino fundamental.
A Realização da Semana de Arte Moderna.. “Pela primeira vez na cidade de São Paulo as conversas no salões, nos cafés e nos jornais deixaram de girar em.
Gregório de Matos Gilmar - 11 Kailan - 18 Luciano - 19.
A poesia de Mário de Andrade
Conteúdo Gênero textual
História Geral e do Brasil José Alves de Freitas Neto
Literatura: usos e deinições
TRABALHO DE PORTUGUÊS TRABALHO DE PORTUGUÊS. CLARICE LISPECTOR.
Esboço de linha do tempo da literatura do RN
Objetivos: * Conhecer processos de criação utilizados pela linguagem teatral. * Reconhecer a função social do teatro. * Conhecer o trabalho de dramaturgos.
Prosa Romântica no Brasil. Folhetim A difusão da prosa romântica foi impulsionada pelo folhetim. Os folhetins eram capítulos de romances de periodicidade.
Caroline Ferrari As fases do Modernismo.
Vanguardas Europeias Século XX.
 André Masson Artes.  Biografia  André Masson foi um importante ilustrador, escultor e pintor francês do século XX. É considerado um dos grandes nomes.
Características e contexto histórico. CONTEXTO HISTÓRICO  Como escola literária, as bases do sentimentalismo romântico e do escapismo pelo suicídio foram.
DIVISÃO E LOCALIZAÇÃO HISTÓRICA. “Arte literária é mimese(imitação); é a arte que imita pela palavra.” (Aristóteles, séc. IV a.C.) Literatura como imitação.
Modernismo no Brasil. Contexto Histórico - Fim da escravidão (1888) Brasil República: - Política do café-com-leite ( ) Imigração Industrialização.
Transcrição da apresentação:

LITERATURA CONTEMPORÂNEA Língua Portuguesa Docente: Marcela Discente(s): Alex (1) - José (19) - Leandro (21) - Ueslei (29)

CONTEXTO HISTÓRICO JK assumindo a presidência do Brasil, em 1956; Euforia política e econômica em nosso país; Golpe Militar, que derrubou João Goulart do poder; Época de censura e medo; Ideologia ufanista; Sanção da Lei da Anistia, em 1979; “Direitas Já” na década de 80; Eleições diretas em 1989, com a posse de Fernando Collor Mello à Presidência.

Manifestações artísticas Linha tradicional: regionalismo, intimismo, urbanismo, introspecção psicológica. Linhas experimentais/inovadoras: concretismo, a poesia Práxis, os romances e contos fantásticos.

Diminuição das fronteiras entre a arte popular e a erudita; Vários estilos de narrativa; Preocupação com o presente; Temas cotidianos; Metalinguagem; Engajamento social; Novas técnicas de escrita e arte; Produção de contos e crônicas. Principais características

Augusto Luís Browne de Campos (1931) É um poeta, ensaísta, crítico de literatura e música e tradutor brasileiro; Estudou na Faculdade de Direito do Largo de São Francisco; Um dos criadores do movimento literário denominado Poesia Concreta; Coube a Augusto de Campos o lançamento do nome “Poesia Concreta”, em um artigo da revista, em É de sua autoria a primeira série sistemática de poemas concretos: “Poetamenos”, publicada no segundo número da revista.

Concretismo Augusto de Campos, 1962.

Ferreira Gullar ( ) Foi um poeta, crítico de arte e ensaísta brasileiro. Abriu caminho para a "Poesia Concreta" com o livro "A Luta Corporal“; Com 13 anos passou a se dedicar à poesia; No começo dos anos 60, Ferreira Gullar já havia rompido com as vanguardas, numa luta para construir uma expressão própria, entrando em contato com os problemas sociais que assolavam o país. Passou a fazer uma poesia de denúncia social; Preso em 1969, foi exilado em 1971 por 5 anos; Foi eleito para a cadeira n.º 37 da Academia Brasileira de Letras

Poesia Processo Avelino de Araújo Poesia Social Ferreira Gullar, 1963.

Paulo Leminski ( ) Foi um poeta, escritor, tradutor e professor brasileiro; Com 12 anos ingressou no Mosteiro de São Bento, em São Paulo, onde estudou latim, teologia, filosofia e literatura clássica; Em 1976, Paulo Leminski publicou seu primeiro romance “Catatau”, obra “Maldita”, em que o experimentalismo atinge níveis pouco usuais, classificada pelo autor como mero romance ideia. Paulo Leminski tornou-se um dos mais destacados poetas brasileiros da segunda metade do século XX.

Poesia Marginal Paulo Leminski

Curiosidade Com humor, irreverência, atitudes rebeldes e anarquistas, os tropicalistas procuravam combater o nacionalismo ingênuo que dominava o cenário brasileiro, retomando o ideário e as propostas do Movimento Antropofágico de Oswald de Andrade. Dessa forma, propunham a devoração e de deglutição de todo e qualquer tipo de cultura, desde as guitarras elétricas dos Beatles até a Bossa Nova de João Gilberto e o "nordestinismo" de Luiz Gonzaga.