ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO

Slides:



Advertisements
Apresentações semelhantes
Letramento: do conceito
Advertisements

PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
A APRENDIZADEM DOS PRINCÍPIOS BÁSICOS DO SISTEMA ALFABÉTICO: POR QUE É IMPORTANTE SISTEMATIZAR O ENSINO?
Letramento: um tema em três gêneros
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO
Enquanto isto na roça....
LETRAMENTO.
Escola Harrisville Central Professores são Humanos Anos 3-5 ELA.
ÁREA DE CONHECIMENTO ALFABETIZAÇÃO.
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA
PELA ALFABETIZAÇÃO NA IDADE CERTA Direitos de Aprendizagem
Práticas de alfabetização e letramento no 1º ciclo: em que isto implica? LÂMINAS BASEADAS NAS PALESTRAS DAS PREFESSORAS MAGDA SOARES E MARIA DO SOCORRO.
PROPOSIÇÕES CURRICULARES PARA O ENSINO FUNDAMENTAL DA RME-BH
O direito de se alfabetizar na escola
Competência Leitora As práticas de leituras escolares são cruciais para o desenvolvimento da competência leitora dos alunos.
COLEÇÃO VIVER, APRENDER
LETRAMENTO Hoje já não é mais suficiente para responder adequadamente às demandas contemporâneas. É preciso ir além da simples aquisição do código lingüístico,
ALFABETIZAÇÃO & LETRAMENTO
EDUCAÇÃO É UM ATO POLÍTICO
LETRAMENTO Magda Soares, 2010.
ALFABETIZAÇÃO EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
APRENDER A LER EM UM CONTEXTO DE LETRAMENTO
Linguagem, alfabetização e letramento
Reunião de Pais e Professoras E. M. ERWIN PRADE 2008
EMEF Álvares de Azevedo - DRE Ipiranga
Habilidades centrais no ensino da língua portuguesa
Encontro com Professores Coordenadores dos Anos Finais fevereiro de 2014 OBJETIVO: Subsidiar os PCs do Ensino Fundamental - anos finais, quanto a sondagem.
ALFABETIZAÇÃO, ANALFABETISMO E LETRAMENTO
DISTANCIAMENTOS E APROXIMAÇÕES ENTRE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO
Os processos de construção da linguagem escrita: a Constituição do sujeito leitor numa sociedade indígena Prof° Dra° Terezinha Bazé de Lima
Orientação Técnico-Pedagógica
Profa. Reane Franco Goulart
Os conceitos de alfabetização
Alfabetização e Letramento
Estrutura do documento:
Análise Pedagógica PAEBES-Alfa Língua Portuguesa e Matemática
Alfabetização Níveis da escrita.
CONHECIMENTOS ESPECÍFICOS PROFESSORA: LILIAN MICHELLE
VALOR SONORO DAS VOGAIS LÍNGUA PORTUGUESA
VOCÊ SABE INTERPRETAR AS HIPÓTESES DE ESCRITA DE SEUS ALUNOS?
ADELAIDE REZENDE DE SOUZA
CARTILHAS.
Ano 2 Unidade 1.
NÍVEIS DE EVOLUÇÃO DA ESCRITA ALFABÉTICA
PROFª Leila de Souza Ganem
REUNIÃO DATA: 04/04/11 PAUTA:
1º ENCONTRO DE 2015 DA EQUIPE LOCAL DO PNAIC COM OS COORDENADORES DO MUNICÍPIO DE SANTANA DO ARAGUAIA.
ALFABETIZAÇÃO ? NA IDADE CERTA ?
ROTEIRO PEDAGÓGICO DISCIPLINA: LÍNGUA PORTUGUESA
Sugestões de Diagnóstico DA LEITURA E DA ESCRITA
Letramento Letramentos Educação.
PROFª. Leila de Souza Ganem
Alfabetização Na Perspectiva do Letramento
Uma proposta de discussão
Grupo: Miriã Suellén Poliana Cristina Rebeka Viviane Cristina
SOARES, Magda. Letramento: um tema em três gêneros. 3. ed
O PROCESSO DE ESCRITA NA ALFABETIZAÇÃO
O PROCESSO DE ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO DE CRIANÇAS SURDAS
ROTINA DIDÁTICA PARA ALFABETIZAR-LETRANDO
LINGUA PORTUGUESA. LINGUA PORTUGUESA Leitura e Interpretação Atividades do livro didático e atividades complementares Gramática e Ortografia Produção.
Crítica à concepção de currículo cristalizado
LEITURA:CONSTRUÇÃODESENTIDOS Profa. Terezinha Costa Hashimoto Bertin Profa. Terezinha Costa Hashimoto Bertin.
UME PROF. ANTÔNIO DEMÓSTENES DE SOUZA BRITTO
1 Os Métodos de alfabetização e as Cartilhas Leduc Laboratório de Estudos de Linguagem, Leitura, Escrita e Educação Margareth Brainer de Queiroz Lima Eliana.
REGRAS E MODELO PARA REALIZAÇÃO DE TRABALHOS ESCOLARES
Abrir o Apetite Poético
Alfabetização e /ou letramento?. O que é letramento? Magda Soares explica que: “é em meados dos anos de 1980 que se dá, simultaneamente, a invenção do.
ALFABETIZAÇÃO.
Universidade Federal Do Pampa campus Jaguarão Curso Licenciatura em Pedagogia Bolsista: Tatiane Silveira Conceição Coordenadora: Patrícia Moura Supervisora:
UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA CATARINA CENTRO DE CIÊNCIAS DA EDUCAÇÃO – CED CURSO DE PEDAGOGIA PROFESSORA: Maria Aparecida Lapa de Aguiar
Transcrição da apresentação:

ALFABETIZAÇÃO E LETRAMENTO Profa. Terezinha Costa Hashimoto Bertin

PAIXÃO, Fernando. Poesia a gente inventa.São Paulo: Ática.

Anda que corre que pula que cai vem vai pro outro lado sai! Pega-pega Anda que corre que pula que cai vem vai pro outro lado sai! Corre em volta quem tá no meio zapa recomeça outra vez a corrida escapa! Só o bobo tolo fica tonto e cai!

RARIDADE Livro: Olha o Bicho José Paulo Paes Ilustração: Rubens Matuck

Raridade A arara é uma ave rara pois o homem não pára de ir ao mato caçá-la para a pôr na sala em cima de um poleiro onde ela fica o dia inteiro fazendo escarcéu porque já não pode voar pelo céu. E se o homem não pára de caçar arara, hoje uma ave rara, ou a arara some ou então muda o seu nome para arrara.

VERIFICAR EFEITOS DE SENTIDO PRODUZIDOS PELAS LINGUAGENS VERBAL E NÃO VERBAL

CONSTRUIR SENTIDOS PARA O TEXTO (descobrir implícitos) LER CONSTRUIR SENTIDOS PARA O TEXTO (descobrir implícitos)

LETRAMENTO . 1986: termo utilizado pela primeira vez no Brasil, por Mary Kato (No mundo da escrita: uma perspectiva psicolingüística): “função da escola formar indivíduos funcionalmente letrados.”

GRAUS DE LETRAMENTO . o nível de envolvimento do indivíduo em práticas sociais que suponham a leitura e a escrita como base das interações.

-SENTIDO PRÓPRIO, ESPECÍFICO: ALFABETIZAÇÃO -SENTIDO PRÓPRIO, ESPECÍFICO: . processo de aquisição do sistema de escrita da língua portuguesa e das habilidades de leitura e de escrita.

-Domínio da base alfabética da língua: .forma das letras; .direção da escrita na linha; .orientação com que se escreve no papel ; .variedade da grafia que usamos nas palavras;

-Domínio da base alfabética da língua (cont.): .letras permitidas em nossa língua; .letras que representam partes sonoras das palavras que falamos, partes menores que as sílabas

-Domínio da base alfabética da língua (cont.): .seqüências em que as letras podem ocorrer; . valores sonoros que as letras podem assumir em nossa escrita.

-Domínio do sistema alfabético da escrita: “tecnologias” do ler e do apropriação das “tecnologias” do ler e do escrever. Magda Soares

ALFABETIZAR LETRANDO: ensinar a ler e a escrever no contexto das práticas sociais da leitura e da escrita, de modo que o indivíduo se torne, ao mesmo tempo, alfabetizado e letrado. M. SOARES: 2004- p. 47

LETRAMENTO/ALFABETISMO: estado ou condição de quem não apenas sabe ler e escrever (alfabetizado),…

…mas cultiva e exerce as práticas sociais que usam a leitura e a escrita, ou sabe fazer uso de diferentes tipos de materiais escritos, comprendê-los, interpretá-los e extrair deles informações (nível de letramento)… Magda Soares(2004)

SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA   INÍCIO AVANÇO NORMA ORTOGRÁFICA SISTEMA DE ESCRITA ALFABÉTICA

In: PAIXÃO, Fernando. Poesia a gente inventa. São Paulo: Ática.