A INOVAÇÃO, O EMPREENDEDORISMO E O FUTURO Santa Maria da Feira, 04 de dezembro de 2013
O IAPMEI
O IAPMEI O IAPMEI
A EMPRESA
Empresas … PRODUÇÃO MARKETING PRODUTOS MERCADO INOVAÇÃO MERCADO GESTÃO LIDERANÇA DIMENSÃO FINANCIAMENTO €€€€ RH COMPETÊNCIAS
INOVAÇÃO
A
A Inovação Do latim in+novare Fazer novo Renovar Alterar Inovação é o processo que inclui as atividades técnicas, conceção, desenvolvimento, gestão e que resulta na comercialização de novos (ou melhorados) produtos, ou na primeira utilização de novos (ou melhorados) processos (Freeman) Não é apenas fazer coisas diferentes, mas, também, fazer as mesmas coisas de formas diferentes (Drucker)
A Inovação Por que surge a Inovação? Necessidade Acontecimentos inesperados Influência do mercado Imposição legal... O futuro é incerto e as mudanças são mais rápidas Inovar para preparar a mudança e para fazer a mudança!
A Inovação Tipos de Inovação: Produto - tecnológica: especificações técnicas, materiais, componentes,... Processo - processos de produção, logística,... Organizacional - no negócio, no trabalho, nas relações,... Marketing - design, embalagem,distribuição, promoção,...
A Inovação Inovação Incremental (Processo de melhoria contínua) Reformulação da estrutura do produto que implica alterações significativas na optimização e mudanças tecnológicas parciais Inovação Radical Criação de competências tecnológicas distintas. Dimensão significativa da mudança tecnológica. Disseminação de novos processos industriais e organizacionais Invenção versus inovação O que as distingue? A aplicação prática e o potencial no mercado “A criatividade é a faísca, a inovação é a mistura gasosa. A primeira dura um pequeno instante, a segunda perdura e realiza-se no tempo. É a diferença entre inspiração e transpiração, a descoberta e o trabalho” (Duaibili & Simonsen Jr.)
A Inovação Inovação Fechada versus Inovação Aberta Inovação Fechada - conhecimento limitado à utilização interna de uma empresa não fazendo uso ou somente um pequeno uso do conhecimento exterior Inovação Aberta - Empresas utilizam tanto as ideias desenvolvidas internamente como aquelas que provém de outras empresas, tendo em consideração as novas maneiras de comercializar e de fazer avançar as suas próprias tecnologias (Henry Chesbrough, 2003) Clientes, fornecedores e outros stakeholders no processo de Partilha de conhecimento Permite poupar dinheiro, tempo e risco Centrada no utilizador final
A Inovação PORQUE A INOVAÇÃO COMEÇA NAS PESSOAS... CULTURA DE INOVAÇÃO: Acção, tentar, muito (Executar e implementar) Quando? Agora! Já! (Portugal, os filósofos, o stress de fazer) O inovador é um inquieto! O falhanço (aprendizagem, responsabilidade e análise) Às vezes ganha-se, outras vezes aprende-se... Comunicação, networking (o relacionamento é estratégico) Ouvir toda a gente, grandes e pequenos
A Inovação Ambiente, atmosfera criativa Ligação à universidade Incubação Fugir à zona de conforto Partilhar, espírito de equipa Entusiasmo “os entusiastas são inovadores!” Liderança inspiradora Ética no jogo das empresas
A Inovação Procurar pessoas com abordagens diferentes. Pessoas interessantes A criatividade e os prazos: Uma empresa inovadora está orientada para ‘novas coisas’, ‘coisas fantásticas’ mas de modo pragmático Objectivos pequenos, pequenas vitórias (por vezes, tornam-se nas maiores conquistas) Conquista versus Celebração
A Inovação Inovação Fechada versus Inovação Aberta O CONHECIMENTO ESTÁ POR TODO O LADO! Fonte: Henry Chesbrough UC Berkeley
A INTERNACIONALIZAÇÃO
INTERNACIONALIZAÇÃO AO LONGO DE TODA A CADEIA DE VALOR
Portugal no Mundo Posição Geoestratégica 5ª Língua mais falada no Mundo
O Mundo Perspetivas de Crescimento Económico:2011-2020 Ásia Emergente 6,5% África Subsariana 5% Médio Oriente e Norte de África 4% EUA 2,6 % Zona Euro 1,5% (Fonte – Oxford Economics)
Evolução do Consumo da Classe Média (2000-2050) O Mundo Evolução do Consumo da Classe Média (2000-2050) Outros países União Europeia Outros Países Ásia EUA Índia Japão China (Fonte – OCDE 2010 – wp 285)
O Mundo Consequências da Globalização Integração dos Mercados Desintegração da Produção Importância dos Países Emergentes Difusão Global da Tecnologia Rápida evolução do comércio internacional vs. PIB mundial Transferência do poder de compra do ocidente para o oriente
A única certeza são as incertezas... O Mundo… No mundo de hoje, A única certeza são as incertezas...
Internacionalização (+ Investimento) = Mais Criação de Valor A Inovação, a Internacionalização e o Investimento Mais e melhor Inovação + Internacionalização (+ Investimento) = Mais Criação de Valor
EMPREENDEDORISMO
Empreendedorismo porquê? EMPEENDEDORISMO CULTURAL: ENQUADRAMENTO, OPORTUNIDADES E NECESSIDADES Empreendedorismo porquê? - A redução do emprego também resulta da redução do nº de empresas; - As empresas jovens criam 46% do novo emprego; - As start-up, 6,5% do total, representam 18% do Emprego criado; - As empresas de crescimento rápido representam 1% do total, mas geram 10% do emprego em cada ano; (Informa, D&B)
Conceito/ Modelo de negócio Plano de Negócios Projecto Empreendedorismo VISÃO ESTRUTURADA Ideias/ Oportuni dades Conceito/ Modelo de negócio Plano de Negócios Projecto Negócio Empresas > 2 anos Reflexão: Estudar Adaptar Projeção: Planear Financiar Implementar: Investir Gerir projecto Gestão: Obter resulta dos Conceção: Detetar Inovar e “Internacionalizar” ao longo de todo o processo
O Empreendedorismo Competências técnicas do empreendedor SER INOVADOR! Bom conhecimento técnico do produto e/ou processo Conhecimento do mercado e dos clientes Capacidade para captar informações e torná-las úteis Organização Liderança e gosto de trabalhar em equipa SER INOVADOR!
O Empreendedorismo Competências pessoais do empreendedor SER INOVADOR! Independência e auto-confiança Capacidade de decisão Capacidade de concretização Disciplina Capacidade para correr riscos Rede de contactos Cumprir os compromissos assumidos Persistência Capacidade de persuasão SER INOVADOR!
O Empreendedorismo Competências de gestão do empreendedor Áreas em que deve ter conhecimentos mínimos: Gestão das operações Gestão financeira Funcionamento do sistema bancário Planeamento e controle da actividade Negociação Acção orientada para: Eficiência e qualidade Inovação Entrega de ‘valor’ ao cliente SER INOVADOR!
E o que acontece na realidade… Acesso a financiamento Gap de crédito, Gap de capital E o que acontece na realidade… Rating Potencial de crescimento & inovação + - Perseguir! Estudar Evitar Interesse dos financiadores Apoiar Declinar Variáveis críticas de sucesso Rui Ferreira ISCTE
Muito obrigada!! Slides de André Março e José Vale